"Masteroid 2009" em acção
Ola Cem !
Antes de mais, parece que o mercado está a dar razão ao Masteroid, pelo menos por agora. Estás de parabens.
Agora tenho uma duvida técnica ou melhor de designação.
O que designas de PF é a relação entre a média dos ganhos sobre as media das perdas ou é outra coisa ?
Se é outra coisa, podes explicar como o calculas ?
Aqui fica um exemplo simples com 5 trades:
Trade 1: -10%
Trade 2: +20%
Trade 3: -08%
Trade 4: +16%
Trade 5: -10%
Resultado final: 0.90*1.20*0.92*1.16*0.90 = 1.0373
Ou seja temos +3.73%
2 trades com sucesso em 5 significa que temos 40% de trades com sucesso e 60% de trades com prejuizos.
Media de ganhos = (1.20*1.16)^(1/2) = 1.1798305 ou seja +17.98305%
Media de prejuizos = (0.90*0.92*0.90)^(1/3) = 0.9066179 ou seja -9.33821%
PF = 17.98305 / 9.33821 = 1.926
E isto ou qual seria o PF neste caso ?
Obrigado e BN,
ljbk.
Antes de mais, parece que o mercado está a dar razão ao Masteroid, pelo menos por agora. Estás de parabens.
Agora tenho uma duvida técnica ou melhor de designação.
O que designas de PF é a relação entre a média dos ganhos sobre as media das perdas ou é outra coisa ?
Se é outra coisa, podes explicar como o calculas ?
Aqui fica um exemplo simples com 5 trades:
Trade 1: -10%
Trade 2: +20%
Trade 3: -08%
Trade 4: +16%
Trade 5: -10%
Resultado final: 0.90*1.20*0.92*1.16*0.90 = 1.0373
Ou seja temos +3.73%
2 trades com sucesso em 5 significa que temos 40% de trades com sucesso e 60% de trades com prejuizos.
Media de ganhos = (1.20*1.16)^(1/2) = 1.1798305 ou seja +17.98305%
Media de prejuizos = (0.90*0.92*0.90)^(1/3) = 0.9066179 ou seja -9.33821%
PF = 17.98305 / 9.33821 = 1.926
E isto ou qual seria o PF neste caso ?
Obrigado e BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
Re: Re
JAS Escreveu:Cem pt Escreveu:Ou seja, que um mercado só pode subir sustentadamente se essas subidas forem acompanhadas por um aumento de volume. Totalmente de acordo!
A nossa divergência reside na identificação do grupo a quem pertencem os grandes volumes: tu dizes que é aos "tubarões" e eu digo que é à "multidão"!
Claro que esta identificação pode ter muito de subjectivo, são teorias, cada um interpreta como quiser!
Na prática estamos de acordo no essencial: o grupo com os maiores volumes comanda o mercado, pelo menos nas subidas...
Acho que a estatística diz que os "tubarões", em volume, pesam 80% e que a "multidão" pesa apenas 20%.
Admito que isso possa ter mudado, com a popularização da bolsa, mas a desproporção continuará muito elevada.
Outro problema que se põe em relação ao comportamento dos 2 grupos é que existirá mais coerência nos tubarões (é mais fácil um acordo através dos fundamentais) do que na multidão que tenderá a dispersar-se entre posições antagónicas.
No fim da descida não há grande dúvida que o mercado só pára de cair se começar a haver umas compras jeitosas e, compras com esse volume, só podem ser originadas por tubarões.
Nesta fase temos do lado da venda a "multidão com a corda na garganta" e também alguns tubarões na mesma situação.
Os AT, que eu considero ser o "smart money" estão de fora certamente por falta de sinais.
No início da subida a posição dos 3 grupos não se altera e a única diferença é que a procura acabou por superar a oferta.
No início da fase ascendente continuaremos a ter apenas os tubarões a comprar e a multidão ainda a vender.
Os AT começam a ter sinais ténues e, os mais afoitos, começaram a aventurar-se em posições longas.
Outros, mais cepticos, ainda estarão à espera de "novos mínimos".
Com a subida a meio, os AT's estarão nitidamente longos, alguns tubarões já podem andar a realizar mais-valias, a procura continua a superar a oferta.
Mas, isto é importante, a "multidão" ainda está escaldada com o último tombo e ainda não quer saber da bolsa...
Com o acentuar da subida toda a gente começa a fazer contas ao que já perdeu por ter vendido 6 meses antes ou por não ter entrado.
O assunto é comentado no café e no barbeiro.
A multidão corre para a bolsa e compra tudo o que lhe vem à cabeça e temos a fase de grande euforia.
Que dura até os tubarões despejarem e se iniciar a queda.
Queda que dá sinal aos AT's para saírem.
Os últimos a perceberem que já não é altura de comprar é a "multidão".
E, mais uma vez, ficam entalados.
Não te esqueças que na Bolsa há 20% que ganham e que há 80% que perdem...
E 80% será sempre uma muldidão.
Um abraço,
JAS
Amigo Jazz:
Essa estatística entre "tubarões" e "multidão" não a conheço.
Na tua óptica os "tubarões" acertam quase sempre na mouche e levam a "multidão" à certa! Bem, estarei a exagerar mas a conclusão da tua prosa leva a concluir algo de parecido.
Suponho que te estarás a referir a "tubarões" ao pessoal com um poder de capital desmesurado que normalmente acompanha os mercados, tipo Buffett, Soros ou, mais no nosso "quintalinho" à escala, o Berardo ou o tio Belmiro, sem desprimor para nenhum deles porque certamente no passado já ganharam muito dinheiro, certamente infinitamente mais do que eu.
Mas mesmo esses diz-me lá se não levaram um belo "entalão" no último ano.
Quanto ao grupo a que chamas dos AT / "smart money", sem dúvida que muitos dos analistas de AT pertencerão a essa designação, mas faltam lá outros players importantes, como referi mais atrás.
Em relação às posições dos ATs não concordo com a tua visão quando dizes que no fim da descida estão de fora por falta de sinais. Não, estão dentro e provavelmente curtos, aproveitando grande parte da tendência de descida para acumular algum pecúlio jeitoso, pelo menos não perdem dinheiro com as quedas!
Na fase ascendente todos os grupos começam a tomar posição de compra, certamente uns mais cedo que os outros, incluindo os ATs devido às estratégias de timings de escalas diferenciadas. Mesmo os "position traders" de médio / longo prazo conseguem ganhar bastante dinheiro em tendências estáveis, se estas durarem umas boas semanas.
Passando ao teor dos temas discordantes sou da opinião de que a "multidão" é uma massa anónima que se espalha ao longo de todos os períodos, mas certamente mais concentrada em dias de enormes volumes.
Não alinho no entanto facilmente na teoria de que a "multidão" só perde dinheiro, a esmagadora maioria certamente que sim mas uma percentagem significativa conseguirá "safar-se".
Para mim existem perdedores maioritários em todos os grupos a longo prazo, vê a sova que levaram os "tubarões" gestores dos maiores fundos, com perdas acumuladas médias significativas em períodos para além dos 5 anos.
Apesar de tudo no "smart money" talvez haja maior percentagem a sobreviver aos pesadelos de ver o seu capital a esfumar-se com alguma facilidade, provavelmente pelo traquejo de ter alguma estratégia de se saberem desenvencilhar nos períodos piores.
Agora vou dizer um "à parte": tenho também para mim que os traders mais activos, os daytraders e intraday traders, que costumam ser incluídos, provavelmente com alguma razão, no grupo do "smart money", estarão certamente entre os mais penalizados a longo prazo! Mas isso é outra história...
Finalmente e porque muitas vezes vejo que muito pessoal não associa os grandes volumes à "multidão desinformada", deixa-me só transcrever um parágrafo significativo transcrito do "Help" do Metastock em relação à interpretação do indicador NVI (Negative Volume Index) que se encontra associado ao "smart money" pelo facto de ocorrer em dias com diminuição de volume em relação à véspera, creio que pode esclarecer muitas dúvidas:
" Interpretation of the NVI assumes that on days when volume increases, the crowd-following "uninformed" investors are in the market. Conversely, on days with decreased volume, the "smart money" is quietly taking positions. Thus, changes shown in the NVI (remember that the NVI changes only on lower volume days) display what the smart money is doing."
Aproveito para mais uma vez te dar publicamente os parabéns pela sensacional performance da tua carteira, essa sim é de um verdadeiro "tubarão"!
Acho que outros nomes que associamos mais facilmente aos "tubarões", ao ler os teus posts, até corariam de vergonha, transformando-se em "camarões".
Abraço,
Cem
P.S: Beijinhos e abraços à Susie, Sacra (não arrisco o "R" para não me enforcar já) e Garrancho.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Cem pt Escreveu:Ou seja, que um mercado só pode subir sustentadamente se essas subidas forem acompanhadas por um aumento de volume. Totalmente de acordo!
A nossa divergência reside na identificação do grupo a quem pertencem os grandes volumes: tu dizes que é aos "tubarões" e eu digo que é à "multidão"!
Claro que esta identificação pode ter muito de subjectivo, são teorias, cada um interpreta como quiser!
Na prática estamos de acordo no essencial: o grupo com os maiores volumes comanda o mercado, pelo menos nas subidas...
Acho que a estatística diz que os "tubarões", em volume, pesam 80% e que a "multidão" pesa apenas 20%.
Admito que isso possa ter mudado, com a popularização da bolsa, mas a desproporção continuará muito elevada.
Outro problema que se põe em relação ao comportamento dos 2 grupos é que existirá mais coerência nos tubarões (é mais fácil um acordo através dos fundamentais) do que na multidão que tenderá a dispersar-se entre posições antagónicas.
No fim da descida não há grande dúvida que o mercado só pára de cair se começar a haver umas compras jeitosas e, compras com esse volume, só podem ser originadas por tubarões.
Nesta fase temos do lado da venda a "multidão com a corda na garganta" e também alguns tubarões na mesma situação.
Os AT, que eu considero ser o "smart money" estão de fora certamente por falta de sinais.
No início da subida a posição dos 3 grupos não se altera e a única diferença é que a procura acabou por superar a oferta.
No início da fase ascendente continuaremos a ter apenas os tubarões a comprar e a multidão ainda a vender.
Os AT começam a ter sinais ténues e, os mais afoitos, começaram a aventurar-se em posições longas.
Outros, mais cepticos, ainda estarão à espera de "novos mínimos".
Com a subida a meio, os AT's estarão nitidamente longos, alguns tubarões já podem andar a realizar mais-valias, a procura continua a superar a oferta.
Mas, isto é importante, a "multidão" ainda está escaldada com o último tombo e ainda não quer saber da bolsa...
Com o acentuar da subida toda a gente começa a fazer contas ao que já perdeu por ter vendido 6 meses antes ou por não ter entrado.
O assunto é comentado no café e no barbeiro.
A multidão corre para a bolsa e compra tudo o que lhe vem à cabeça e temos a fase de grande euforia.
Que dura até os tubarões despejarem e se iniciar a queda.
Queda que dá sinal aos AT's para saírem.
Os últimos a perceberem que já não é altura de comprar é a "multidão".
E, mais uma vez, ficam entalados.
Não te esqueças que na Bolsa há 20% que ganham e que há 80% que perdem...
E 80% será sempre uma muldidão.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Penso que, mais que nunca, o fim deste Bear será da responsabilidade da "multidão".
O actual Bear está directamente relacionado com uma crise financeira sem precedentes. A falta de liquidez é notória bem como a falta de confiança nas instituições financeiras.
O smart money continua smart mas tem pouco money. Os tubarões estão mais pequenos, não passam de uns bacalhaus. Os gestores de fundos têm poucos fundos para movimentar no mercado, os institucionais não têm a liquidez de outros Bear...
Já a "multidão" do Cem está mais informada. Os donos do dinheiro vão precisar de muito mais provas das financeiras para lhes voltarem a confiar o seu dinheiro. Acredito que muitos vão querer intervir directamente no mercado até porque também estão mais informados. Aos ex-tubarões não restará mais que seguir os fabulosos cardumes de carapaus de corrida.
Abraço,
Carrancho
O actual Bear está directamente relacionado com uma crise financeira sem precedentes. A falta de liquidez é notória bem como a falta de confiança nas instituições financeiras.
O smart money continua smart mas tem pouco money. Os tubarões estão mais pequenos, não passam de uns bacalhaus. Os gestores de fundos têm poucos fundos para movimentar no mercado, os institucionais não têm a liquidez de outros Bear...
Já a "multidão" do Cem está mais informada. Os donos do dinheiro vão precisar de muito mais provas das financeiras para lhes voltarem a confiar o seu dinheiro. Acredito que muitos vão querer intervir directamente no mercado até porque também estão mais informados. Aos ex-tubarões não restará mais que seguir os fabulosos cardumes de carapaus de corrida.
Abraço,
Carrancho
- Anexos
-
- cardumes.jpg (40.2 KiB) Visualizado 1803 vezes
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Re
Respondendo concretamente ao amigo de outras lides de longa data:
- Jazz, entendo o que queres transmitir, provavelmente estaremos a dizer a mesma coisa!
Ou seja, que um mercado só pode subir sustentadamente se essas subidas forem acompanhadas por um aumento de volume. Totalmente de acordo!
Abraço para ti e beijinhos e abraços ao resto do pessoal,
Cem
- Jazz, entendo o que queres transmitir, provavelmente estaremos a dizer a mesma coisa!
Ou seja, que um mercado só pode subir sustentadamente se essas subidas forem acompanhadas por um aumento de volume. Totalmente de acordo!
Abraço para ti e beijinhos e abraços ao resto do pessoal,
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
JAS Escreveu:cem Escreveu:Por exemplo, num fundo de um bear market, se não houver dinheiro fresco a entrar proveniente da “multidão” jamais o mercado conseguirá recuperar, já que o capital rotativo do grupo dos”smart money” seria sempre insuficiente para influenciar um movimento de alta significativo caso não aparecesse novo capital de outras proveniências.
Acho que nesta frase estás profundamente errado.
No fundo de um Bear Market a "multidão" está a vender e os tubarões é que estão a entrar.
E o smart money, ou seja os ATzinhos, estarão de fora pois todos os indicadores não dão sinais nem de entrada nem de saída.
Um abraço,
JAS
curioso:
para mim, tubarões era sinónimo de smart money, não de ATzinhos, como lhes chamas ...
Re
cem Escreveu:Por exemplo, num fundo de um bear market, se não houver dinheiro fresco a entrar proveniente da “multidão” jamais o mercado conseguirá recuperar, já que o capital rotativo do grupo dos”smart money” seria sempre insuficiente para influenciar um movimento de alta significativo caso não aparecesse novo capital de outras proveniências.
Acho que nesta frase estás profundamente errado.
No fundo de um Bear Market a "multidão" está a vender e os tubarões é que estão a entrar.
E o smart money, ou seja os ATzinhos, estarão de fora pois todos os indicadores não dão sinais nem de entrada nem de saída.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Cem pt Escreveu:Eheh!
Beijinhos às meninas Razão, Susie e AeiouFernanda e abraços ao AngHawk, Nuno, Luís, Garrancho e "R"ibeiro (lol, algum dia alguém acertará).
Cem
Pois! Algum dia...
Romão, Romeu, Rômulo, Remulo, Romero, Robim, Rosa, Rosário, Rufino...

Beijinhos para ti também Cem,
Susana
Boas Cem
apenas uma pergunta, essa venda no s&p500 efectuada em junho, quando é que o master deu sinal de saída? foi hoje?
a indicacao hoje, de entrada longo no indice coincidiu com a indicaçao de saida do curto de junho?
obrigado...
p.s. já agora e como já te deves ter apercebido há muitos users aqui no caldeirao que negoceiam s&p500. se nao for abuso da minha parte , umas indicaçoes do master sobre o indice eram bem vindas, de vez em quando. o Nuno teve boa ideia de te pedir esta analise...
bons negocios
apenas uma pergunta, essa venda no s&p500 efectuada em junho, quando é que o master deu sinal de saída? foi hoje?
a indicacao hoje, de entrada longo no indice coincidiu com a indicaçao de saida do curto de junho?
obrigado...
p.s. já agora e como já te deves ter apercebido há muitos users aqui no caldeirao que negoceiam s&p500. se nao for abuso da minha parte , umas indicaçoes do master sobre o indice eram bem vindas, de vez em quando. o Nuno teve boa ideia de te pedir esta analise...
bons negocios
Cem pt Escreveu:Eheh!
Com esta participação repentina na história do puzzle do "R" tenho de mudar o título da thread para "Onde está o Wil..., minto, onde está o "R"? Ou: Cherchez le garçon!
De certeza que isto ganha muito mais interesse.
Beijinhos às meninas Razão, Susie e AeiouFernanda e abraços ao AngHawk, Nuno, Luís, Garrancho e "R"ibeiro (lol, algum dia alguém acertará).
(...)
ainda não foi desta - estás quase enforcado

- Anexos
-
- jogo.png (491 Bytes) Visualizado 1990 vezes
Re
Eheh!
Com esta participação repentina na história do puzzle do "R" tenho de mudar o título da thread para "Onde está o Wil..., minto, onde está o "R"? Ou: Cherchez le garçon!
Cem
Nota: Deixo a pedido do Nuno o gráfico diário do "Masteroid 2009" para o S&P 500.
O que teria feito este bicho?!
Resposta: última venda efectuada há quase um ano em 23 de Junho do ano passado e última compra hoje efectuada na abertura!
Cem
Nota: Deixo a pedido do Nuno o gráfico diário do "Masteroid 2009" para o S&P 500.
O que teria feito este bicho?!
Resposta: última venda efectuada há quase um ano em 23 de Junho do ano passado e última compra hoje efectuada na abertura!
- Anexos
-
- S&P 500 Diário
- S&P 500 Masteroid 2009 20090505.png (29.69 KiB) Visualizado 2017 vezes
luis.live Escreveu:nope, Rui o Cem já disse...
nao é Rui![]()
vou mais para um nome de um desenho animado que começe por R. ou uma personagem.![]()
aquilo é um boneco animado.
a pista sao desenhos animados.
penso eu de que...

Pois!

Já nem me lembrava... como o meu irmão se chama Rui

e Renato? já alguém disse?

Beijinhos
Razão Pura Escreveu:Rato Mickey....... não? ganhei? ganhei? ganhei o quê? Qual é o prémio? Vá passem pra cá o prémio que eu que matei a charada.
Com esse boneco do puto não me enganaste tu!
(Isto é só para ir puxando o tópico do Cem para cima que é para isto se ir mantendo fortissimamente, ou massivamente, ou lá o que é, na mó de cima.)
R.P.
Tomem lá mais nomes para chamar ao homem.
Reinaldo
Rolando
Ronaldo
Ok, Luis já tirei os nomes quase todos.
- Anexos
-
- com-licenca.jpg (4.2 KiB) Visualizado 2137 vezes
Editado pela última vez por aefernandes em 5/5/2009 17:45, num total de 3 vezes.
Rato Mickey....... não? ganhei? ganhei? ganhei o quê? Qual é o prémio? Vá passem pra cá o prémio que eu que matei a charada.
(Isto é só para ir puxando o tópico do Cem para cima que é para isto se ir mantendo fortissimamente, ou massivamente, ou lá o que é, na mó de cima.)
R.P.
R.P.
Trade the trend.
Cem pt Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Roberto, Ronaldo, Roalfredo, Rodrigo, Roalberto, Rossono, Rofia, Rolando, Rovaniemi
Isto é só para verem que estou atenta.
Eheh, amigos Luís e Patinha, este nosso amigo está a querer pôr-nos a descobrir um puzzle muito complicado!
Aquela figura dum homem maneta e só com uma perna não acredito que seja ele, mas aquilo parece mais um sol a iluminar que uma figura humana.
No Egipto chamar-lhe-iam "Rá" mas o Sacramento não será propriamente um deus nesta terra, podia ser "Rissol", lol, mas vou mais pela pista do Luís: aquilo parece alguém a apontar para uma bola a rolar: "Rolando", vou nessa!
(...)
não...

- Anexos
-
- f.png (442 Bytes) Visualizado 1505 vezes
Re
Oi, Razão, claro que tem todo o sentido o que afirmas!
Se reparares a componente tendencial fica sempre com +100% enquanto durar a tendência ascendente, vai sempre teimosa até ao fim com a sua posição até à mudança de sinal tendencial.
O que se passa é que a componente oscilatória do sistema, que possui sempre uma percentagem flutuante entre -100% a +100% durante qualquer tendência, poderá em qualquer altura da tendência ascendente ditar que acha, de forma "contrarian", que chegou o momento de aproveitar algumas oportunidades, seja para fazer umas mais-valias quando a acção "acelera" seja para reforçar a posição comprada quando a acção "corrige".
Dependerá sempre do que o programa entenda onde nos encontramos na fase cíclica.
Se a SON corrigir entretanto supostamente para a zona dos 0,60 / 0,62, visto a olhómetro e sem contas, quase de certeza que aí o programa vai manter uma postura comprada de tendência ascendente e reforçar a posição através de possíveis compras em zona oscilatória "deprimida" com a "multidão" fora do papel!
Se isto continuar a subir vai largando um pequeno lastro de cada vez mas sempre com uma posição maioritariamente comprada a favor da trend dominante.
Nesta altura do campeonato a componente cíclica aponta para um valor de escala de "-22" o que, para anular o valor da trend de "+100" e ficar neutro na SON, ainda existe muita palha para ir deitando fora de onde em onde pelo caminho, se calhar só lá para os 1,10 € / 1,15 € por acção se atingiria um valor cíclico extremo de "-100", estou eu agora a especular sem fazer grandes contas...
É desta forma simplista que este "Masteroid" está programado para actuar. Se vai dar ou não bons resultados, logo veremos!
Beijinhos e bons negócios,
Cem
Se reparares a componente tendencial fica sempre com +100% enquanto durar a tendência ascendente, vai sempre teimosa até ao fim com a sua posição até à mudança de sinal tendencial.
O que se passa é que a componente oscilatória do sistema, que possui sempre uma percentagem flutuante entre -100% a +100% durante qualquer tendência, poderá em qualquer altura da tendência ascendente ditar que acha, de forma "contrarian", que chegou o momento de aproveitar algumas oportunidades, seja para fazer umas mais-valias quando a acção "acelera" seja para reforçar a posição comprada quando a acção "corrige".
Dependerá sempre do que o programa entenda onde nos encontramos na fase cíclica.
Se a SON corrigir entretanto supostamente para a zona dos 0,60 / 0,62, visto a olhómetro e sem contas, quase de certeza que aí o programa vai manter uma postura comprada de tendência ascendente e reforçar a posição através de possíveis compras em zona oscilatória "deprimida" com a "multidão" fora do papel!
Se isto continuar a subir vai largando um pequeno lastro de cada vez mas sempre com uma posição maioritariamente comprada a favor da trend dominante.
Nesta altura do campeonato a componente cíclica aponta para um valor de escala de "-22" o que, para anular o valor da trend de "+100" e ficar neutro na SON, ainda existe muita palha para ir deitando fora de onde em onde pelo caminho, se calhar só lá para os 1,10 € / 1,15 € por acção se atingiria um valor cíclico extremo de "-100", estou eu agora a especular sem fazer grandes contas...
É desta forma simplista que este "Masteroid" está programado para actuar. Se vai dar ou não bons resultados, logo veremos!
Beijinhos e bons negócios,
Cem
Editado pela última vez por Cem pt em 5/5/2009 11:22, num total de 2 vezes.
Quem está ligado: