Novos BPN's e BPP's - ou excesso noticioso?
17 mensagens
|Página 1 de 1
Flying Turtle Escreveu:Nuno, se o pior vier a acontecer podes estar certo de que não faltarão os queixosos lamurientos contra o Estado Português.
Só espero não ter de assistir a isso, mas não sei não...
FT
Pois, eu tb não...
E mais uma vez considero que quem investe em produtos de risco, deve estar preparado para o risco que daí advêm.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Outra notícia preocupante sobre a Letónia e o efeito dominó em economias mais fortes (como a Suécia) ou vizinhas (como a Lituânia).
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... wpwjAe6fGI
Deste artigo, gostava de realçar este ponto:
Currency traders expect the lats to drop to half its value against the euro within a year as the Baltic nation struggles to cope with the effects of the global financial crisis, said Bank of America Corp.-Merrill Lynch & Co.
Se o Privat bank entrasse em default (e o facto da Letónia entrar em default não implica o mesmo relativamente ao banco) os depósitos seriam devolvidos em lats não sei muito bem quando (se for como em Portugal e o BPP estão a ver qdo será) a uma cotação inferior à de hoje (levando a perdas devido a isso.
Um abr
Nuno
http://www.bloomberg.com/apps/news?pid= ... wpwjAe6fGI
Deste artigo, gostava de realçar este ponto:
Currency traders expect the lats to drop to half its value against the euro within a year as the Baltic nation struggles to cope with the effects of the global financial crisis, said Bank of America Corp.-Merrill Lynch & Co.
Se o Privat bank entrasse em default (e o facto da Letónia entrar em default não implica o mesmo relativamente ao banco) os depósitos seriam devolvidos em lats não sei muito bem quando (se for como em Portugal e o BPP estão a ver qdo será) a uma cotação inferior à de hoje (levando a perdas devido a isso.
Um abr
Nuno
Dada esta notícia sobre a Letónia, se eu tivesse $$ no Privat bank, transferia-o para outro banco (mas a verdade é que eu nunca colocaria o $$ no Privat bank).
Um abr
Nuno
Ninguém empresta dinheiro à Letónia
A Letónia fez ontem soar os alarmes nos mercados financeiros ao não ter conseguido arranjar compradores para o leilão de dívida pública. Os receios de que as economias em apuros não consigam angariar financiamento para os seus planos de relançamento económico adensa-se, em particular para os países da Europa central e de leste, que ontem assistiram a uma forte desvalorização das suas moedas.
Elisabete Miranda
elisabetemiranda@negocios.pt
A Letónia fez ontem soar os alarmes nos mercados financeiros ao não ter conseguido arranjar compradores para o leilão de dívida pública. Os receios de que as economias em apuros não consigam angariar financiamento para os seus planos de relançamento económico adensa-se, em particular para os países da Europa central e de leste, que ontem assistiram a uma forte desvalorização das suas moedas.
A Letónia esperava obter um empréstimo de 50 milhões de lats (cerca de 71 milhões de euros) no leilão de ontem, mas não conseguiu qualquer comprador. Os bancos suecos, habituais tomadores de dívida soberana naquela região, também enfrentaram desvalorizações no valor das acções.
O país debate-se com uma situação económica difícil – espera-se que o produto caia 18% e o défice orçamental se situe nos 9% do PIB -, tendo já recorrido a um empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) no valor de 7,5 mil milhões de euros. O primeiro-ministro, que hoje começa a discutir no Parlamento o Orçamento do Estado para 2009, espera conseguir um empréstimo adicional unto da União Europeia de 1,2 mil milhões de euros, segundo a Reuters.
Yields sobem nas economias avançadas...
Mas não é só nos países emergentes que se sentem dificuldades de financiamento. As economias mais avançadas, apesar de terem encontrado até agora investidores interessados, têm vindo a ser forçadas a pagar juros cada vez mais altos, o que encarece as operações de financiamento. O efeito tem sido visível na Alemanha, Reino Unido e até Portugal, mantendo-se a expectativa de que as “yields” continuem a subir, uma má notícia para os governos ocidentais que precisam de ir ao mercado pedir várias dezenas de milhares de milhões de euros emprestados para financiarem os seus planos de relançamento económico.
... e Espanha coloca até 2,5 mil milhões
Já em Espanha, o Tesouro colocou hoje entre 1,5 e 2,5 mil milhões de obrigações a cinco anos, ultrapassando, assim, em apenas cinco meses toda a emissão de dívida pública feita em 2008 (59,95 mil milhões de euros) e que já tinha representado uma marca histórica. Com a operação desta manhã, o novo recorde de emissão de dívida situar-se-à entre os 61,4 e os 62,4 mil milhões de euros.
Um abr
Nuno
Ninguém empresta dinheiro à Letónia
Elisabete Miranda
elisabetemiranda@negocios.pt
A Letónia esperava obter um empréstimo de 50 milhões de lats (cerca de 71 milhões de euros) no leilão de ontem, mas não conseguiu qualquer comprador. Os bancos suecos, habituais tomadores de dívida soberana naquela região, também enfrentaram desvalorizações no valor das acções.
O país debate-se com uma situação económica difícil – espera-se que o produto caia 18% e o défice orçamental se situe nos 9% do PIB -, tendo já recorrido a um empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI) no valor de 7,5 mil milhões de euros. O primeiro-ministro, que hoje começa a discutir no Parlamento o Orçamento do Estado para 2009, espera conseguir um empréstimo adicional unto da União Europeia de 1,2 mil milhões de euros, segundo a Reuters.
Yields sobem nas economias avançadas...
Mas não é só nos países emergentes que se sentem dificuldades de financiamento. As economias mais avançadas, apesar de terem encontrado até agora investidores interessados, têm vindo a ser forçadas a pagar juros cada vez mais altos, o que encarece as operações de financiamento. O efeito tem sido visível na Alemanha, Reino Unido e até Portugal, mantendo-se a expectativa de que as “yields” continuem a subir, uma má notícia para os governos ocidentais que precisam de ir ao mercado pedir várias dezenas de milhares de milhões de euros emprestados para financiarem os seus planos de relançamento económico.
... e Espanha coloca até 2,5 mil milhões
Já em Espanha, o Tesouro colocou hoje entre 1,5 e 2,5 mil milhões de obrigações a cinco anos, ultrapassando, assim, em apenas cinco meses toda a emissão de dívida pública feita em 2008 (59,95 mil milhões de euros) e que já tinha representado uma marca histórica. Com a operação desta manhã, o novo recorde de emissão de dívida situar-se-à entre os 61,4 e os 62,4 mil milhões de euros.
Já agora, aconselho as pessoas a LEREM todos os documentos no site do Private bank e perceberem como será devolvido o dinheiro caso o Private entre em falência. Pelo que me lembro, na altura em que li o dinheiro seria devolvido na moeda local, que provavelmente tinha sofrido uma desvalorização brutal devido à falência do banco, e que por isso já não valeria o mesmo dinheiro em €...
Por isso, LEIAM e INFORMEM-SE ANTES de colocar o $$ em qualquer instituição bancária (e não só estas... as cajas espanholas também).
Um abr
Nuno
Por isso, LEIAM e INFORMEM-SE ANTES de colocar o $$ em qualquer instituição bancária (e não só estas... as cajas espanholas também).
Um abr
Nuno
Flying Turtle Escreveu:nunofaustino Escreveu:deve ser o Private bank... esse "oferece" cerca de 6%, mas eu não coloco lá o $$ pois considero que não compensa o risco...
Exactamente Nuno, tinha acabado de copiar a imagem abaixo. Quanto a garantias, desde que operando legalmente em Portugal (e não fiquei 100% certo de que assim é, apesar de terem um escritório em Lisboa), estarão cobertos pelo Fundo de Garantia dos depósitos. Mas nos comentários à notícia do CM há quem fale - não sei se a sério se a brincar - estarem cobertos pelo fundo de garantia da... Letónia![]()
FT
FT, eles estão cobertos pelo FGD da Letónia, pois é uma banco Letão. Isto é normal... Por exemplo, o Barclays está coberto pelo FGD do Reino Unido.
Um abr
Nuno
Efectivamente, têm no site um link - http://www.privatbank.pt/PORTUGALE/down ... 0.2008.pdf - para a Lei de Garantia de Depósitos da Letónia.
Eu sempre quero ver se um dia isto der para o torto o pessoal a reclamar junto do BdP - ou então arranjar um advogado na Letónia para conseguir o dinheiro de volta...
FT
Eu sempre quero ver se um dia isto der para o torto o pessoal a reclamar junto do BdP - ou então arranjar um advogado na Letónia para conseguir o dinheiro de volta...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
nunofaustino Escreveu:deve ser o Private bank... esse "oferece" cerca de 6%, mas eu não coloco lá o $$ pois considero que não compensa o risco...
Exactamente Nuno, tinha acabado de copiar a imagem abaixo. Quanto a garantias, desde que operando legalmente em Portugal (e não fiquei 100% certo de que assim é, apesar de terem um escritório em Lisboa), estarão cobertos pelo Fundo de Garantia dos depósitos. Mas nos comentários à notícia do CM há quem fale - não sei se a sério se a brincar - estarem cobertos pelo fundo de garantia da... Letónia

FT
- Anexos
-
- ASPrivatbank 20090430.gif (41.33 KiB) Visualizado 1460 vezes
Pata-Hari Escreveu:Pelos vistos referem-se ao BIGonline que tem uma oferta de 6% para DPs entr 500 e 30 000 euros. Para outros montantes, as taxas são mais normais: 3.52 a 3 meses e 2.63 a 60 dias.
Onde viste isso? No BIG o mais alto que vejo é 4% (3,2% líquidos) anuais por apenas 1 mês, e só para novos clientes.
Longe dos 6% e 6,5% noticiados portanto...

FT
Novos BPN's e BPP's - ou excesso noticioso?
Correio da Manhã Escreveu:30 Abril 2009 - 00h30
Poupança: Pequenos bancos oferecem taxas líquidas de 4,8% ao ano
Contas a prazo já dão 4,8% líquidos
Os pequenos bancos estão a apostar forte em Portugal nos superdepósitos. As taxas de juro nos depósitos a prazo actualmente no mercado podem chegar aos 6,5 por cento, mais do dobro dos juros que se pagam no empréstimo à habitação.
Conheça todos os pormenores na edição de quinta-feira do jornal 'Correio da Manhã'.
Não tenho a edição impressa, mas estou curioso para saber quem são os novos candidatos. Ou estará o CM a fazer espalhafato excessivo com meros depósitos promocionais de curto prazo?

FT
17 mensagens
|Página 1 de 1