Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Burlas por contabilistas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ele ha gente boa em todo o lado.

por bboniek33 » 30/4/2009 13:20

Atee nas prisoes... 8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por tugatuga11 » 30/4/2009 13:18

leazinho Escreveu:Vá la ainda ninguém disse que a culpa é do Socrates, felizmente não é do PS senão caros forenses o tópico já tinha "N" ao quadrado de páginas.

O Macedo que é um conhecido meu nem assim desvia as acusações do Sócrates. Quando souber desta burla do vice do psd vai dizer o que sempre diz "a culpa é do Sócrates!" :mrgreen:

Registado: 27/4/2009 19:07

por nunofaustino » 30/4/2009 12:25

Isto é uma questão de confiança que temos nas pessoas que contratamos.

Eu confio totalmente no meu TOC e ele é que faz os pagamentos por mim. Normalmente, e como comprovativo, ele costuma enviar-me os recibos desse pagamento.

Adicionalmente vou ver de 3 em 3 meses se os pagamentos foram efectuados no site da SS. Não tanto por desconfiar, mas porque necessito de ter a situação sempre regularizada com a SS e é algo que controlo sempre.

No entanto, a verdade é que até há pouco tempo, quase qquer pessoa poderia ser TOC, o que faz com que haja muito chico esperto a fazer muita porcaria por aí...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por leazinho » 30/4/2009 12:01

"Rui Trovão pediu esta semana a demissão dos cargos que exercia na Rádio Batalha e Associação de Propaganda e Defesa da Região da Batalha, revelou ontem um dirigente das duas instituições. Antes do caso ser tornado público, o ex-autarca deixou também a Comissão Política Concelhia do PSD, onde era vice-presidente."
Vá la ainda ninguém disse que a culpa é do Socrates, felizmente não é do PS senão caros forenses o tópico já tinha "N" ao quadrado de páginas.
Grão a grão chegaremos ao milhão?

Registado: 29/11/2007 9:39

por CerealKiler » 30/4/2009 11:52

Felizmente são casos isolados, a CTOC tem mais de 60.000 toc´s. nem sei ao certo o valor actual... de vez em quando lá surgem um esperalhete... tal como noutras profissões (advogados, bancários...)

A solução é nunca delegar pagamentos tão importantes como os impostos. O Fisco e a Seg Social têm tantos mecanismos para receber (Banca electrónica, MB, Ctt, repartições...)

Registado: 1/4/2008 17:29

por JPtuga » 30/4/2009 11:51

Penso que o hábito vem desde há largos anos, em que as pessoas " não percebiam nada disto" e entregavam aos TOC tudo, inclusive os pagamentos, era o conceito de serviço e confiança. Era mais facil deixar tudo por conta do TOC, até porque havia em muitos casos relações de amizade e confiança mutua, era mais cómodo.
Hoje em dia, com as responsabilidades acrescidas dos TOC (A administração fiscal quer que estes façam por si, o seu trabalho de fiscalização, e responsabilizam-nos) e com os infelizmente muitos episodios de burla envolvendo TOC, as coisas terão que mudar.
Efectivamente, porque razão deverá o TOC pagar, por conta do contribuinte esses valores?
A sua obrigação é apenas informar o contribuinte dos valores em divida atempadamente, acho eu...

Disclosure: não sou TOC, mas sou casado com uma :mrgreen:

Registado: 29/3/2007 12:40

por mlra » 30/4/2009 11:46

Eu sou TOC e recuso-me a efectuar qualquer pagamento em nome dos clientes. Não percebo (e nunca percebi) o porquê das empresas entregarem o seu dinheiro aos TOC para efectuarem os seus pagamentos.

è o comodismo tuga. :wink:

Cumps
If it looks like a duck, walks like a duck and quacks like a duck, it is a duck.

Registado: 24/12/2007 12:02

por aramis1971 » 30/4/2009 11:40

Bom dia,

Hoje em dia todos os pagamentos ao Estado podem ser efectuados por Multibanco ou pela internet.

Eu sou TOC e recuso-me a efectuar qualquer pagamento em nome dos clientes. Não percebo (e nunca percebi) o porquê das empresas entregarem o seu dinheiro aos TOC para efectuarem os seus pagamentos.

Registado: 29/11/2007 2:04

por mlra » 30/4/2009 11:10

Apenas referi, por ser do meu conhecimento, que algums TOC, por causa destes acontecimentos, um pouco mais frequentes nos ultimos tempos, para serem mais transparentes e evitar duvidas dos clientes, optam por fazer assim, cheques separados.

Isso concordo consigo.

Cumps
If it looks like a duck, walks like a duck and quacks like a duck, it is a duck.

por JPtuga » 30/4/2009 11:04

Caro mlra,

Claro que sim, não quis com o meu comentário denegrir a classe.

Obviamente, tal como os advogados, lá por aparecer um Vale e Azevedo ocasionalmente, não serão todos, nem sequer a maioria, desonestos.

Apenas referi, por ser do meu conhecimento, que algums TOC, por causa destes acontecimentos, um pouco mais frequentes nos ultimos tempos, para serem mais transparentes e evitar duvidas dos clientes, optam por fazer assim, cheques separados.

Independentemente disso, o cliente deve sempre ocasionalmente controlar a sua situação perante o fisco e a ss, dirigindo-se directamente aos serviços.
E ninguém deverá sentir-se ofendido por isso.
Afinal, quem não deve, não teme.
Os próprios clientes é que muitas vezes são desleixados.

por mlra » 30/4/2009 10:52

É por estas e por outras que algums TOC mais sérios
já pedem ao cliente que pague os valores devidos ao fisco ou á segurança social, em cheques separados, devidamente endossados ao IGCP ou á seg. social, para não haver duvidas.

Boas!

Em todas as profissões existem bons e maus profissionais, assim como na vida existem pessoas boas e más.

Este tipo de situações apesar de ocorrer com alguma frequência é crime e da expulsão da CTOC.

Não devem é por uma classe toda no mesmo saco.

Cumps

por JPtuga » 30/4/2009 10:39

É por estas e por outras que algums TOC mais sérios
já pedem ao cliente que pague os valores devidos ao fisco ou á segurança social, em cheques separados, devidamente endossados ao IGCP ou á seg. social, para não haver duvidas.

Ah, e como disse o Duque, nada como pedir os comprovativos do pagamento, ou pelo menos consultar assiduamente os sites das finanças e da ss para averiguar de dividas.

por Duque de Bragança » 30/4/2009 10:12

De facto essas noticias vão sendo recorrentes... lá na minha terra também corre um contra um TOC que alegadamente terá desviado uns quantos milhares...

Os impostos não têm de ser pagos pelo TOC, isso pode ser encarado como um serviço que o TOC presta aos seus clientes, agora se eu entrego dinheiro a alguém para esse alguém fazer um pagamento por mim, o minimo que devo fazer é em seguida pedir o comprovativo do pagamento...
às vezes facilita-se, e às vezes é tão evidente que não vemos o que está à nossa frente...

Registado: 28/4/2009 9:46

Burlas por contabilistas

por Pata-Hari » 30/4/2009 8:27

Decidi deixar aqui esta noticia porque infelizmente este tipo de histórias é extremamente comum. Este ano ouvi várias história de burlas exactamente iguais a esta com montantes quase tão elevados:

Rui Miguel Pedrosa

Na casa de Rui Trovão, acusado de ter burlado várias pessoas, alguém escreveu: “Aqui mora um ladrão” 30 Abril 2009 - 00h30

Batalha: Vítimas de ex-autarca incrédulas com megaburla
“Era tão bem feito que nunca desconfiámos”
"Era tudo tão bem feito que nunca desconfiámos de nada", disse ontem ao CM José Costa, director da Lugand Aciers, uma das empresas mais prejudicadas pelo contabilista e ex-autarca da Batalha, Rui Trovão, que tal como o CM ontem noticiou burlou vários clientes em pelo menos 1,7 milhões de euros. Já há queixas em várias polícias.

A trabalhar com a Contibatalha há dez anos, quando se instalou em Regueira de Pontes, Leiria, José Costa pensava ter as contas em dia. A semana passada, numa reunião com oito dos principais lesados, convocada por Rui Trovão, ficou a saber que este não entregou às Finanças e Segurança Social "pelo menos 250 mil euros" da Lugand Aciers. "A princípio pensei que era uma brincadeira", conta José Costa. Mas depois de inteirado do montante das dívidas, apercebeu-se da gravidade da situação. O total de verbas desviadas por Rui Trovão ronda os 1,7 milhões de euros.

Naquele encontro, as empresas representadas tentaram chegar a um acordo, pedindo ao ex-autarca que disponibilizasse os seus bens como garantia do pagamento das dívidas. Numa primeira fase, a proposta terá sido aceite por Rui Trovão, que voltou atrás na decisão e optou por deixar seguir o caso para os tribunais.

Em conversa com os lesados, alguns dos quais seus amigos, o contabilista confessou "ter iniciado o desvio do dinheiro dos clientes há cinco anos". "Quis ser cada vez mais guloso e acabou por perder o controlo do barco", desabafou uma das vítimas, incrédula.

UMA PENHORA REVELOU A BURLA

O caso foi desencadeado por uma penhora bancária, de 48 mil euros, efectuada pelo Centro Distrital da Segurança Social de Leiria (CDSSL). O utente foi directamente à instituição e percebeu que andava a ser enganado pela Contibatalha. "Infelizmente, este não é caso único", lamentou ontem o director do CDSSL, Fernando Gonçalves, aconselhando os contribuintes a verificar se as contas estão em ordem. Podem fazê-lo na internet, em www.seg-social.pt.

"FALAREI QUANDO FOR OPORTUNO"

Rui Trovão pediu esta semana a demissão dos cargos que exercia na Rádio Batalha e Associação de Propaganda e Defesa da Região da Batalha, revelou ontem um dirigente das duas instituições. Antes do caso ser tornado público, o ex-autarca deixou também a Comissão Política Concelhia do PSD, onde era vice-presidente. Em declarações ao CM, Rui Trovão escusou--se a fazer comentários, reservando uma tomada de posição para o "momento oportuno".

PORMENORES

CONFIRMADOS

O Centro Distrital da Segurança Social de Leiria já detectou 19 casos de dívida relacionados com a Contibatalha. O valor já apurado é de 370 mil euros.

PREOCUPAÇÃO

A Segurança Social promete seguir o caso com redobrada atenção, pois podem ocorrer situações sociais delicadas com o não pagamento das contribuições.

QUEIXAS

Após terem conhecimento da situação, alguns lesados queixaram-se às autoridades. Um na PJ, dois na GNR da Batalha e um na PSP de Leiria.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, m-m, malakas, marketisnotefficient, Nuno V, nuuuuno, OCTAMA, sempreamesma, Shimazaki_2 e 85 visitantes