Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic:Televisão Digital Terrestre - próxima semana...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tava3 » 30/4/2009 10:51

"Por isso, se não tiveres a powerbox, só vês uma parte dos canais, a parte dos canais emitidos analógicamente."

No caso do DVB-S, digital por satélite, qualquer receptor com uma cam e um cartão (oficial) devidamente pareado pode receber os canais zon ou meo. Sem cartão apanha os canais livres digitais, não os analógicos.

Registado: 3/11/2004 15:53

por EALM » 29/4/2009 21:52

Mas atenção que a emissão digital da TDT não tem nada a ver com a emissão digital no Cabo.

A emissão terrestre usa DVB-T e no cabo usam DVB-C. As modulaçãoes são bem diferentes (uma tem envolvente OFDM, a outra não). TV's, receptores (o que voces chamam boxes), ou placas de PC, são todas diferentes e incompatíveis entre si. Uma TV com sintonizador digital (DVB-T) não vai captar emissões de cabo ou vice-versa para os receptores de cabo.

FT: bem-visto! Devia mesmo ser isso que queriam dizer... Mas não disseram.

Registado: 1/5/2008 2:21

por Nyk » 29/4/2009 21:30

majomo Escreveu:
Nyk Escreveu:Então e quem tem televisão por cabo ( no meu caso tvcabo ) se os televisores não estiverem preparados para receber o sinal digital, também tem que adquirir os descodificadores de sinal ou não? :-k

Quem tem TVCabo já pode receber tv digital há muito tempo, mas para tal tem que ter a powerbox...

Por isso, se não tiveres a powerbox, só vês uma parte dos canais, a parte dos canais emitidos analógicamente.

Esta emissão digital é para quem não tem tv por cabo. :wink:

Obrigado pelo esclarecimento majomo, um abraço. :wink:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por majomo » 29/4/2009 21:28

Nyk Escreveu:Então e quem tem televisão por cabo ( no meu caso tvcabo ) se os televisores não estiverem preparados para receber o sinal digital, também tem que adquirir os descodificadores de sinal ou não? :-k

Quem tem TVCabo já pode receber tv digital há muito tempo, mas para tal tem que ter a powerbox...

Por isso, se não tiveres a powerbox, só vês uma parte dos canais, a parte dos canais emitidos analógicamente.

Esta emissão digital é para quem não tem tv por cabo. :wink:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Nyk » 29/4/2009 21:22

Flying Turtle Escreveu:

Quem recebe por cabo, incluindo ADSL, em princípio ao tem de fazer nada.

FT

Obrigado. :wink:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Flying Turtle » 29/4/2009 21:20

Quem recebe por cabo, incluindo ADSL, em princípio ao tem de fazer nada.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Re: TDT

por Flying Turtle » 29/4/2009 21:19

EALM Escreveu:
rufa Escreveu:PT <PTC.LS> arranca TDT grátis com cobertura 40 pct população
(29 Apr 2009)

--------------------------------------------------------------------------------

LISBOA, 29 Abr (Reuters) - (...)
Na Europa, cinco países tinham TDT no final de 2008.

(Por Elisabete Tavares; Editado por Sérgio Gonçalves)

((---Lisboa Editorial 351 21 3509205, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))

Cumps.

Só para refutar mais uma vez esta mentira (sim, para mim não existem "inverdades", são mesmo mentiras) partilho aqui um link onde se pode constatar que são muitíssimo mais do que 5 países que já tinham TDT em final de 2008. Aliás, Portugal é dos mais atrasados.

http://tvdigital.wordpress.com/2009/04/ ... -europeia/

Cumps,

Face aos dados apresentados, trata-se de facto de uma notícia incorrecta. Tendo a pensar que foi escrita à pressa, não tendo sido minimamente escrutinada após ter sido escrita, como muitas vezes infelizmente acontece. A falha é até simples de detectar: Bastaria ter substituído "cinco países tinham TDT" por "cinco países tinham TDT", ou "cinco países já não tinham televisão analógica", +para a notícia estar correcta :wink:

FT

por Nyk » 29/4/2009 21:17

Então e quem tem televisão por cabo ( no meu caso tvcabo ) se os televisores não estiverem preparados para receber o sinal digital, também tem que adquirir os descodificadores de sinal ou não? :-k

Re: TDT

por EALM » 29/4/2009 21:06

rufa Escreveu:PT <PTC.LS> arranca TDT grátis com cobertura 40 pct população
(29 Apr 2009)

--------------------------------------------------------------------------------

LISBOA, 29 Abr (Reuters) - (...)

((---Lisboa Editorial 351 21 3509205, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))

Cumps.

Só para refutar mais uma vez esta mentira (sim, para mim não existem "inverdades", são mesmo mentiras) partilho aqui um link onde se pode constatar que são muitíssimo mais do que 5 países que já tinham TDT em final de 2008. Aliás, Portugal é dos mais atrasados.

http://tvdigital.wordpress.com/2009/04/ ... -europeia/

Cumps,
Anexos
TDT_EU.JPG
TDT_EU.JPG (78.25 KiB) Visualizado 2605 vezes

por majomo » 29/4/2009 17:25

EALM Escreveu:Eu já vi as emissões e fiquei desapontado. A imagem tem a banal resolução 720 x 576 (PAL) e devido a ter sinal fraco a pixelização era enorme. Portanto, em zonas de sinal fraco os problemas vão continuar. A diferença é que trocamos "grão" por "pixelização".

Como é possível dizer: "Na Europa, cinco países tinham TDT no final de 2008"??? Agora a PT também mente ou foi bacorada de jornalista ?

Uma lista rápida que sei de cor de Países que tinham TDT bastante antes de final de 2008:

- Reino Unido -> "FreeView" (mais de 20 canais gratis)
- França -> TNT (17 canais grátis)
- Espanha -> TDT (mais de 20 canais grátis)
- Alemanha
- Bélgica
- Holanda
- Itália
- Noruega
- Irlanda

E de certeza que se for pesquisar encontro mais...

Ainda estamos em testes, mas era o que temia... :roll:
-Devo usar STOP's

por EALM » 29/4/2009 17:17

Eu já vi as emissões e fiquei desapontado. A imagem tem a banal resolução 720 x 576 (PAL) e devido a ter sinal fraco a pixelização era enorme. Portanto, em zonas de sinal fraco os problemas vão continuar. A diferença é que trocamos "grão" por "pixelização".

Como é possível dizer: "Na Europa, cinco países tinham TDT no final de 2008"??? Agora a PT também mente ou foi bacorada de jornalista ?

Uma lista rápida que sei de cor de Países que tinham TDT bastante antes de final de 2008:

- Reino Unido -> "FreeView" (mais de 20 canais gratis)
- França -> TNT (17 canais grátis)
- Espanha -> TDT (mais de 20 canais grátis)
- Alemanha
- Bélgica
- Holanda
- Itália
- Noruega
- Irlanda

E de certeza que se for pesquisar encontro mais...
Editado pela última vez por EALM em 29/4/2009 21:14, num total de 2 vezes.

por majomo » 29/4/2009 17:08

_asdrubal_ Escreveu:
majomo Escreveu:
_asdrubal_ Escreveu:Como é que é possível que a emissão TDT começou hoje, e não existem ainda descodificadores para televisões CRT à venda no mercado nacional ? :shock:

Já há LCD's preparados para tal, assim como descodificadores para os outros... :wink:

Obviamente que estou a falar de televisões CRT, que necessitam de descodificadores para receber a emissão digital...

Ouvi sim dizer de uma pessoa entendida no assunto que ainda não existem descodificadores para TV's CRT, mas únicamente pen's para ligar ao computador. Daí ter dito o que disse no post anterior. No mínimo estranho.

Ainda não estive a investigar, mas os descodificadores devem ter saída hdmi, assim como scart, pelo que podes ligar via scart aos CRT's...
-Devo usar STOP's

por _asdrubal_ » 29/4/2009 17:05

majomo Escreveu:
_asdrubal_ Escreveu:Como é que é possível que a emissão TDT começou hoje, e não existem ainda descodificadores para televisões CRT à venda no mercado nacional ? :shock:

Já há LCD's preparados para tal, assim como descodificadores para os outros... :wink:

Obviamente que estou a falar de televisões CRT, que necessitam de descodificadores para receber a emissão digital...

Ouvi sim dizer de uma pessoa entendida no assunto que ainda não existem descodificadores para TV's CRT, mas únicamente pen's para ligar ao computador. Daí ter dito o que disse no post anterior. No mínimo estranho.

Registado: 4/9/2008 15:20

por majomo » 29/4/2009 16:50

-Devo usar STOP's

por _asdrubal_ » 29/4/2009 16:38

Como é que é possível que a emissão TDT começou hoje, e não existem ainda descodificadores para televisões CRT à venda no mercado nacional ? :shock:

Registado: 4/9/2008 15:20

por majomo » 29/4/2009 16:09

Quem é que já conseguiu sintonizar a emissão digital?! :wink:
-Devo usar STOP's

TDT

por rufa » 29/4/2009 15:24

PT <PTC.LS> arranca TDT grátis com cobertura 40 pct população
(29 Apr 2009)

LISBOA, 29 Abr (Reuters) - A Portugal Telecom (PT) <PTC.LS> arrancou hoje com a Televisão Digital Terrestre (TDT) grátis com uma cobertura de 40 pct da população nacional, continuando a analisar o futuro do serviço de TDT paga, disse Zeinal Bava, presidente executivo da PT.

Adiantou que a empresa lançou uma placa da TMN para acesso ao gratuito ao serviço de TDT em portáteis, sem mensalidade.

A maior empresa de telecoms em Portugal venceu as duas licenças de TDT -- gratuita e paga -- mas o processo da TDT paga foi afectado pela contestação do outro concorrente do concurso, Airplus, que entretanto desistiu do recurso.

"Nós hoje anunciamos uma cobertura de 40 pct da população. Nenhum país europeu lançou um 'piloto' com esta ambição", disse Zeinal Bava, no lançamento da TDT gratuita.

"Ainda estamos a analisar (a TDT paga)", referiu o CEO aos jornalistas.

O presidente executivo da PT disse, no passado dia 17 de Abril, que a empresa estava a analisar o impacto do atraso na TDT paga e sublinhou que houve uma alteração de circunstâncias.

A Airplus anunciou, a 2 de Abril, que não iria recorrer aos tribunais da decisão judicial que permitiu o avanço da implementação da TDT paga em Portugal. A empresa contestou resultado do concurso por alegada falta de isenção do júri, exigindo a nomeação de um novo.

Além da TDT, a PT tem um serviço de TV paga na rede fixa, o Meo, concorrente dos operadores de TV por cabo, incluindo do líder do sector Zon Multimédia <ZON.LS>.

Em Portugal, cerca de 60 pct da população apenas tem TV analógica em casa, segundo a PT.

A implementação da TDT é uma imposição comunitária que pretende desligar a transmissão de TV analógica -- 'switch'off' -- em Abril de 2012.

"A partir de agora, a TDT é a nova forma de ver TV em Portugal", disse Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações no mesmo evento, lembrando que a PT pretende ter 80 pct da população coberta até ao final deste ano e 100 pct no fim de 2010.

Em Portugal, além dos quatro canais generalistas na nacionais -- RTP, RTP2, SIC, da Impresa <IMPA.LS>, e TVI, da Media Capital <MCP.LS> -- e dois regionais, vai ser emitido em na TDT um quinto canal com emissão em alta definição dos canais existentes, de forma rotativa.

O Governo pretendia lançar um novo quinto canal generalista para incluir na TDT mas as candidaturas dos concorrentes únicos -- Zon e Telecinco -- foram rejeitadas.

Na TDT gratuita, os telespectadores terão de comprar descodificadores caso não tenha televisores compatíveis com a norma europeia DVB-T e com o formato de compressão MPEG4/H.264, sendo que Zeinal Bava apontou que a 'caixa' mais barata actualmente à venda rondará os 90 euros.

Entre os fabricantes deste equipamento, encontram-se a portuguesa Novabase <NBA.LS>, a Siemens <RIC>, a Sagem <RIC> e a Thompson <RIC>.

A PT comprometeu-se a subsidiar os descodificadores para as pessoas que menores rendimentos, num montante até os 20 milhões de euros.

A TDT permite, além da visualização de televisão com qualidade digital, serviços como guia TV, barra de programação, gravação digital de programas e pausa TV.

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por TiagoLM » 29/4/2009 8:42

TDT sem novos canais é um "sem-sentido". ninguem vai gastar dinheiro num aparelho que não lhe oferece vantagens. ate à vespera do apagao é idiotice comprar TDT. nesse dia todos teremos de ir comprar pois sem ele deixaremos de ter TV.

aqui em Espanha o TDTé bastante util! comprei logo (30€) já que permite ter uns 25 canais (alguns completo lixo mas ha alguns que valem a pena).
alem do aumento do nr de canais com TDT as series e filmes são enviados em español e Versão Original (VO). é dificil vender a VO se estiver a ver com espanhois mas ha tb essa vantagem.

RTP Memoria podia ir directamente para TDT que não tinha custos. SIC Noticias, RTPN e TVI 24h podiam ter versoes lights dos seus canais informativos. Sem grandes custos e com alguma publicidade penso que poderia ser viavel e rentavel.
Por exemplo, a RTP com conteudos produzidos a diario pelas RTPN, RTP1+2(documentarios+series historicas+progrmas miticos tipo herman enciclopedia) e RTP Memorias faziam um novo canal c/ baixos custos e qualidade aceitavel. Ha que ser imaginativo.

A SIC e a TVI com mais dificuldade poderiam fazer coisas semelhantes ou tb se podem juntar as 3 para criar um canal light de noticias na TDT ou canais temáticos com documentarios ou series historicas.

Como é que não sai um canal de musica na TDT!?
espanta-me kererem vender TDT com o mm de sempre!
e canais regionais?
(ex-lazarus/ex-lazarus04)

Registado: 23/3/2009 12:20

por Rockerduck » 29/4/2009 7:50

http://tdt-portugal.blogspot.com/

A TDT que começa hoje é a chamada TDT gratuita. São transmitidos os canais nacionais RTP1, RTP2, SIC e TVI. Nos açores é também transmitida a RTP Açores e na Madeira a RTP Madeira. É também transmitido um canal de alta definição (HD), com emissão em simultâneo de programação dos outros canais. Actualmente a PT está a emitir neste espaço o canal AXN HD, em emissão experimental. No futuro deverá também ser emitido um 5º Canal, mas no recente concurso de concessão os dois únicos concorrentes acabaram excluídos.

Relativamente à TDT paga (designada Meo DT), o atraso na concessão das licenças e o fracasso do concurso de atribuição do 5º Canal de televisão generalista, que de acordo com a PT seria um importante incentivo à compra das caixas receptoras, terão levado a mesma a “repensar” o projecto. Estão prometidos para hoje desenvolvimentos a esse respeito.

Lista dos emissores que provavelmente irão iniciar as emissões regulares já no dia 29 de Abril:

Palmela *JÁ EMITE*
Monsanto (Lisboa/Benfica) *JÁ EMITE*
Costa de Caparica
Estoril
Sintra
Coimbra (Sto António dos Olivais) *JÁ EMITE*
Guarda *JÁ EMITE*
Monte da Virgem (V.N. Gaia/Porto) *JÁ EMITE*
Alto do Galeão (Darque/Viana do Castelo) *JÁ EMITE*
Pico da Barrosa (S. Miguel/Açores) *JÁ EMITE* (Canal 61 - 794Mhz)
Funchal (Madeira) *JÁ EMITE*
S. Miguel (Olhão/Faro) *JÁ EMITE*
São Bento (Évora) *JÁ EMITE*
Mangualde *JÁ EMITE*
Leiranco (Boticas/Chaves) *JÁ EMITE*
Alvaiázere ?
Marofa ?
Figueira da Foz ?
Montejunto ?

Obs: *JÁ EMITE* = confirmada recepção de emissão.

FREQUÊNCIAS:

Continente: Canal 67 - 842 Mhz (842000Khz)

Madeira: Canal 67 - 842 Mhz (842000Khz)

Açores:
Canal 47 - 682 MHz (682000 Khz) - (Ilha de São Jorge)
Canal 56 - 754 MHz (754000 Khz) - (Ilha do Pico)
Canal 61 - 794 MHz (794000 Khz) - (Ilhas de S. Miguel e Graciosa)
Canal 64 - 818 MHz (818000 Khz) - (Ilha do Faial)
Canal 67 - 842 MHz (842000 Khz) - (Ilhas da Terceira, S. Maria, Flores e Corvo)

Polarização do sinal: Horizontal

Para receber as emissões da TDT é necessário possuir um televisor com sintonizador DVB-T e que suporte a norma MPEG-4/H.264.

Ou adquirir um receptor de TDT DVB-T que suporte a norma MPEG-4/H.264. Este receptor é ligado entre a antena receptora e o televisor. A ligação ao televisor pode fazer-se através de cabo HDMI, Scart ou tomada de antena.

É ainda necessário possuir ou ter acesso a uma antena de UHF, de preferência exterior, e de banda larga (C21-C69), orientada para o emissor de TDT que serve a sua zona. Nalgumas zonas, de sinal forte, uma pequena antena interior poderá bastar.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por Flying Turtle » 28/4/2009 22:12

silvaxico Escreveu:E seria assim tão caro difundir mas alguns canais (de acesso gratuito) como fizeram os espanhois?

Não comentei essa questão, apenas observei que, mesmo que tal não aconteça, é muito difícil que venha a existir um boicote capaz de criar suficiente pressão do mercado para forçar uma estratégia diferente.

FT

por silvaxico » 28/4/2009 22:06

Flying Turtle Escreveu:
silvaxico Escreveu:Mas quem é que vai comprar os tais descodificadores se for para ver o mesmo que vê agora? Acho que ninguém...

Mesmo com a ameaça do "apagão" para 2012 as pessoas só vão gastar dinheiro nos aparelhos se ganharem alguma coisa com isso (os tais canais extra). Caso contrário não compram os descodificadores e não há governo nenhum que tenha corajem para desligar o sinal actual em 2012...

Se tomarmos como exemplo os telemóveis, as mudanças das chapas de matrícula dos automóveis ou o cartão do cidadão, penso que poderás vir a ter uma surpresa: Os portugueses são por via de regra "early adopters" deste tipo de novidades e Portugal é aliás por isso mesmo (e também pela dimensão) considerado um mercado interessante para testar inovações.

FT

FT, os telemóveis vieram trazer algo de novo (além da funcionalidade servem para o pessoal se exibir) as matriculas tb foram um caso de show off, o cartão do cidadão é útil (junta vários cartões num).

Posso (é claro) estar enganado, mas qual é a vantagem de um sistema que os vizinhos não vão ver que "eu" tenho, que custa dinheiro e que deixa tudo o resto na mesma?

E seria assim tão caro difundir mais alguns canais (de acesso gratuito) como fizeram os espanhois?

Registado: 30/11/2007 21:12

por Flying Turtle » 28/4/2009 19:30

EALM Escreveu:por que não colocar a RTPN, que é estatal - pago por nós

Salvo melhor opinião, se não é um canal de acesso livre e gratuito não é paga por "nós", mas sim por quem tem - e paga - assinatura. Passar o canal a gratuito significaria um acréscimo de despesas para o Estado, ou seja, para "nós".

Ou estou a ver mal?

silvaxico Escreveu:Mas quem é que vai comprar os tais descodificadores se for para ver o mesmo que vê agora? Acho que ninguém...

Mesmo com a ameaça do "apagão" para 2012 as pessoas só vão gastar dinheiro nos aparelhos se ganharem alguma coisa com isso (os tais canais extra). Caso contrário não compram os descodificadores e não há governo nenhum que tenha corajem para desligar o sinal actual em 2012...

Se tomarmos como exemplo os telemóveis, as mudanças das chapas de matrícula dos automóveis ou o cartão do cidadão, penso que poderás vir a ter uma surpresa: Os portugueses são por via de regra "early adopters" deste tipo de novidades e Portugal é aliás por isso mesmo (e também pela dimensão) considerado um mercado interessante para testar inovações.

FT

por silvaxico » 28/4/2009 18:33

Afinal parece que é mesmo verdade. Espera-se que o pessoal compre o descodificador para continuar a ver o que já vê...

A Portugal Telecom avança amanhã, 29 de Abril, com as primeiras emissões de Televisão Digital Terrestre em mais de 10 localidades.

Numa primeira fase vai estar disponível o acesso a canais gratuitos, prevendo-se que a operadora revele amanhã, durante a presentação do lançamento oficial do serviço, pormenores acerca da oferta de canais pagos.

Zeinal Bava, presidente da PT, admitiu recentemente que o processo relativo ao lançamento da oferta de canais pagos acabou por sofrer vários atrasos com a impugnação dos resultados do concurso pelo concorrente derrotado, a AirPlus TV.

A primeira fase de implementação da TDT em Portugal prevê o início das emissões em mais de dez concelhos, cujo nome a PT só vai revelar amanhã.

Nesses locais vão ser oferecidos gratuitamente os canais RTP1, RTP2, SIC, TVI e um canal em alta-definição (HD) que transmite conteúdos fornecidos pelos anteriores. Nas regiões autónomas pode ainda ver-se a RTP Madeira e Açores.

Para aceder ao sinal a PT disponibiliza várias opções de boxes, sendo que a mais básica custará 50 euros enquanto as mais sofisticadas, que permitem gravar e parar programas, serão mais caras.

tek.sapo.pt

2010

por rufa » 27/4/2009 11:32

Depois de inserir o meu indicativo, o programa diz que vou ter TDT em 2010 :?

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por silvaxico » 27/4/2009 7:16

Mas quem é que vai comprar os tais descodificadores se for para ver o mesmo que vê agora? Acho que ninguém...

Já agora, aqui vai um site (algo antigo) onde se podem ver os canais que estão na TDT espanhola.

http://www.formulatv.com/canales/
Editado pela última vez por silvaxico em 27/4/2009 13:29, num total de 1 vez.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Bing [Bot], danielme1962, m-m, malakas, marketisnotefficient, Nuno V, nuuuuno, OCTAMA, peterteam2, sempreamesma, Shimazaki_2, Tosta mista e 79 visitantes