Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como detectar um GAP ??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por cannot » 28/4/2009 12:26

Eu já sou leitor assíduo do (ou da) scpnuno, fico sempre bem disposto :mrgreen:

Só mais uma achega. Os gaps são descontinuidades fortes na variação de um valor, portanto reflectem algo importante que mudou radicalmente de um momento para o outro, geralmente enquanto o mercado está fechado. Por esta simples razão, e sem informação privilegiada, na minha opinião são imprevisíveis, caso contrário não existiriam, seriam compensados gradualmente.

abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Ulisses Pereira » 28/4/2009 12:03

Genial, SCPNuno!

arlindo, tal como ela bem disse, é extremamente difícil identificar o que pretendes. Se já é difícil detectar, durante as sessões, padrões de comportamento, quanto mais no fecho detectar possíveis "gaps" na sessão seguinte...

Nas acções voláteis norte-americanas, ass sessões antes da apresentação de resultados costumam ser antecâmaras de "gaps". O problema é saber me que sentido se vai ser para cima ou para baixo. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por arlind0 » 28/4/2009 10:42

LOLOL!!

Obrigado! Excelente sentido de humor! E mais ou menos percebi a dificuldade da coisa... A minha ideia seria tentar evitar ou aproveitar o máximo estes variações, ás vezes brutais... ( Não é o que todos procuram?? )

Agora esta:
Com o ProRealtime ( Quem usa a pagar) consegue fazer um Screener para, por exemplo, uns minutos depois da abertura localizar as acções com maiores GAP's. Existe alguma forma ou sitio para fazer o mesmo em tempo real, mas de forma gratuita?

Agradecido!!

Registado: 3/12/2008 1:14

por scpnuno » 28/4/2009 10:25

Ora bem, cá vamos nós

Arlindo, não sei se vou ajudar ( :roll: ) mas vou dar o meu melhor e o mister e tal..pra equipa.. (já me perdi, voltemos à questão)

Para que se entenda os GAP, é preciso saber a história dos mesmos.

GAP - ao contrário do que muita gente pensa, não é um termo em inglês. É bem português e derivado de uma expressão muito usada em mercados:

Garantidamente Amanhã Pimba

(claro que o "pimba" pode dar para qualquer um dos lados)

Isso é que depois dá aquelas imagemzinhas nos gráficos em que a gente fica com a duvida se acabou a tinta na caneta ou é mesmo um GAP.

Agora, reportada a origem dos GAP vamos à tua questão. Identificá-los ou prevê-los com antecedencia.
Devo começar por dizer que não é facil. Tal como a expressão inglesa que lhe é equivalente, "buraco", normalmente a gente só dá por eles depois de se estender ao comprido. Mas há alguns casos em que se consegue prever GAps com uma razoavel certeza.

Por exemplo:

Se depois do fecho for noticiado por tudo quanto é orgão de comunicação que se está a propagar qualquer tipo de constipação animalesca - gripe das aves, dos porcos, das formigas, das pulgas, etc, tu ficas com duas certezas
1ª - Que a proxima vez que alguém espirrar ao pé de ti desatas a fugir
2ª - Deve haver um GAP "ó-pra-baixo" no dia seguinte

Se um Obama ou outro sucedaneo mais ou menos colorida ganhar a presidencia de um país com lugar na mesa VIP da ONU, se alguém baixar os juros a alguma coisa (neste momento é dificil) ou se for descoberto petroleo debaixo da sede de alguma cotada, no dia seguinte tens GAP "ó-pra-cima"

Não sei porquê, fico com a ideia que não esclareci grande coisa, mas já agora fica a pergunta:

Exactamente, para que queres tu idenficar GAPs futuros? eu já lidar com o mercado no presente, Deus sabe, quero lá saber do futuro...

Um abraço
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

Como detectar um GAP ??

por arlind0 » 28/4/2009 10:05

Bom dia,

Por vezes no dia anterior temos uma percepção se pode ou não existir um GAP numa determinada acção, pelo volume de fecho ou pelas noticias após fecho... Mas antes de fecho, alguém pode aqui explicar alguma técnica mais ou menos fidedigna (se existir...) para detectar possíveis GAPS para o dia seguinte, nos minutos finais da secção?

Agradecido e bons trades!

Registado: 3/12/2008 1:14

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, CarlosMoreira1969, goncaladas, Google [Bot], macau5m, PMP69, trilhos2006 e 71 visitantes