Não comprem carros novos nem usados JÁ !!!! Esperem.....
Eu estou curioso para saber quando é que a generalidade das pessoas, incluindo Governo, Associações do sector, marcas, concessionário etc PERCEBEM que a manter-se a fiscalidade automóvel em Portugal nos moldes actuais, é a morte anunciada deste sector (sem qualquer drama, antes um cenário muito realista).
QUANDO?
Eu dou já uma palpite: é quando a Renault, PSA e AutoEuropa pederem a vergonha e chegarem ao Governo e imporem as suas regras: ou o preços em Portugal ficam ao nível dos de Espanha (em que o salário mínimo nacional é quase o dobro do nosso e um C5 dos novos versão base é 8 mil Euros mais barato) ou começam a despedir pessoal ou a ponderar a decisão de fechar.
Alguém de direito que perçeba a força negocial que tem e pressione o Governo. Dar dinheiro a ****** é que não. Já chega. Eu já tomei a decisão de apenas comprar carro quando o meu estourar (knock...knock...knock). Já vai com 8 anos e quando tiver 10, 12 ou 15 ainda há-de valer mais que vale agora.....
QUANDO?
Eu dou já uma palpite: é quando a Renault, PSA e AutoEuropa pederem a vergonha e chegarem ao Governo e imporem as suas regras: ou o preços em Portugal ficam ao nível dos de Espanha (em que o salário mínimo nacional é quase o dobro do nosso e um C5 dos novos versão base é 8 mil Euros mais barato) ou começam a despedir pessoal ou a ponderar a decisão de fechar.
Alguém de direito que perçeba a força negocial que tem e pressione o Governo. Dar dinheiro a ****** é que não. Já chega. Eu já tomei a decisão de apenas comprar carro quando o meu estourar (knock...knock...knock). Já vai com 8 anos e quando tiver 10, 12 ou 15 ainda há-de valer mais que vale agora.....
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As vendas de automóveis ligeiros de passageiros continuaram a cair em Abril, completando quatro meses consecutivos de quedas e acumulando uma quebra de 40,3% desde o início do ano, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Em Abril, as vendas de ligeiros de passageiros caíram 33,9% face ao mesmo mês de 2008, de acordo com a ACAP.
Nos primeiros quatro meses do ano, refere a associação, "foram vendidos no nosso país 43.976 automóveis ligeiros de passageiros, o que corresponde a uma diminuição de 40,3 por cento face ao período homólogo do ano anterior".
O mercado de veículos comerciais ligeiros registou uma quebra de 32,7% em Abril em comparação com o mesmo mês de 2008.
De Janeiro a Abril, o mercado de veículos comerciais ligeiros caiu 38,6% face ao período homólogo de 2008.
Já o mercado de veículos pesados registou um decréscimo de 54,6% em Abril, enquanto nos primeiros quatro meses do ano as vendas caíram 42,8% face a igual período de 2008.
Em Abril, as vendas de ligeiros de passageiros caíram 33,9% face ao mesmo mês de 2008, de acordo com a ACAP.
Nos primeiros quatro meses do ano, refere a associação, "foram vendidos no nosso país 43.976 automóveis ligeiros de passageiros, o que corresponde a uma diminuição de 40,3 por cento face ao período homólogo do ano anterior".
O mercado de veículos comerciais ligeiros registou uma quebra de 32,7% em Abril em comparação com o mesmo mês de 2008.
De Janeiro a Abril, o mercado de veículos comerciais ligeiros caiu 38,6% face ao período homólogo de 2008.
Já o mercado de veículos pesados registou um decréscimo de 54,6% em Abril, enquanto nos primeiros quatro meses do ano as vendas caíram 42,8% face a igual período de 2008.
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Caro Mjaguiar,
Respeito perfeitamente todos os teus comentários assim como acho que devas respeitar os meus. Os argumentos aqui redigidos por mim, não são mais do que a minha mais recente aventura aquando da tentativa de compra de um veículo novo para a minha esposa. Mais te digo, ainda bem que tive uma experiênica má com um mau profissional, pois vai-me certamente fazer poupar umas centenas de euros na compra do mesmo veículo.
Como já frizei aqui, há bons e maus profissionais no teu sector, mas é louvável da tua parte, vires enaltecer a tua profissão, no entanto lembra-te que existem colegas teus que não sabem respeitar o seu lugar, nem o lugar do cliente. Mais te digo, que essa dos 3% tá muito aquém daquilo que os meus colegas me transmitem. Olha, tu frizas aqui várias vezes que eu não sei do que falo, mas sei, e se leres desde o íncio o que eu tenho reportado aqui, vês bem que os valores estão muito proximos da realidade ( pecando mesmo por serem melhores ) sobre as vendas previstas de cada mês. Essa informação é me dita por colegas meus donos de stands. Repara que nós consumidores, nem estamos muito contra vocês ( em certos aspectos ) mas sim contra a politica fiscal adoptada. Seria lamentável por parte do governo manter estas politicas por mais tempo, pois os principais visados são mesmo vós que ireis ter o vosso lugar em perigo.
Quanto ás compras online, tás enganado, pois a maioria das minhas compras informáticas são feitas online e tenho sempre suporte aqui no país para qualquer anormalidade. O caso do sector automóvel é mais complexo mas não impossivel de acontecer. Aqui à tempos, li um artigo qualquer numa revista da especialidade inglesa que focava este aspecto como uma solução para cortes nas despesas dos gigantes do sector. Sé era verdade ou não o que estavam pra li a dizer, não sei. Olha, numa altura em que os estimulos orçamentais disparam por essa Europa fora no incentivo á compra de veículos novos, Portugal fez o contrário, aumentou a sua taxa fiscal. Enfim, nós só temos que respeitar quem nos governa e sermos infléxiveis nas nossas convições, ou seja, não comprar aquilo que achamos que está super inflacionado pela carga fiscal.
Perante este cenário deflacionário mais que provável no vosso sector, só existe uma solução, colocarem os produtos mais acessiveis ao consumidor através de TAEG's interessantes, sem isso, duvido que muitos sobrevivam. Na altura que abri este tópico, discutia-se a eventualidade de Portugal vir adoptar medidas drásticas como incentivo á compra de veículos, isso passou na comunicação social e chegou mesmo a ser discutido em Bruxelas, agora o que os outros fizeram que Portugal não fez, é algo que vos compete a vós discutir dentro do vosso seio administrativo. Não tenho visto as vossas associações muito preocupadas com a recente queda de vendas, aliás ainda nem se pronunicaram sobre os 250 adicionais, o que tudo leva a crer que o alarido vosso é mais do que a realidade existente. Aguiar e Acintra, eu sou mesmo contra as comissões, seja em que sector for, não é isso que destingue o bom professional. Um inquérito no fim do negócio ao cliente, é que deveria avaliar o empregado, é a minha opinião que estou por fora, e acho que deve haver aqui pessoas que partilham a mesma opinião.
Chiça, a comentar assim, isto ainda vai dar uma novela para o horário nobre. Desejos de enormes felicidades aos vossos negócios, pois têm argumentado bem os vossos principios. Lembrem-se que eu não estou contra vós, mas sim contra algumas politcas fiscais e certos vicios que se instalaram no sector e que não dignifica a classe.
Um abraço,
Respeito perfeitamente todos os teus comentários assim como acho que devas respeitar os meus. Os argumentos aqui redigidos por mim, não são mais do que a minha mais recente aventura aquando da tentativa de compra de um veículo novo para a minha esposa. Mais te digo, ainda bem que tive uma experiênica má com um mau profissional, pois vai-me certamente fazer poupar umas centenas de euros na compra do mesmo veículo.
Como já frizei aqui, há bons e maus profissionais no teu sector, mas é louvável da tua parte, vires enaltecer a tua profissão, no entanto lembra-te que existem colegas teus que não sabem respeitar o seu lugar, nem o lugar do cliente. Mais te digo, que essa dos 3% tá muito aquém daquilo que os meus colegas me transmitem. Olha, tu frizas aqui várias vezes que eu não sei do que falo, mas sei, e se leres desde o íncio o que eu tenho reportado aqui, vês bem que os valores estão muito proximos da realidade ( pecando mesmo por serem melhores ) sobre as vendas previstas de cada mês. Essa informação é me dita por colegas meus donos de stands. Repara que nós consumidores, nem estamos muito contra vocês ( em certos aspectos ) mas sim contra a politica fiscal adoptada. Seria lamentável por parte do governo manter estas politicas por mais tempo, pois os principais visados são mesmo vós que ireis ter o vosso lugar em perigo.
Quanto ás compras online, tás enganado, pois a maioria das minhas compras informáticas são feitas online e tenho sempre suporte aqui no país para qualquer anormalidade. O caso do sector automóvel é mais complexo mas não impossivel de acontecer. Aqui à tempos, li um artigo qualquer numa revista da especialidade inglesa que focava este aspecto como uma solução para cortes nas despesas dos gigantes do sector. Sé era verdade ou não o que estavam pra li a dizer, não sei. Olha, numa altura em que os estimulos orçamentais disparam por essa Europa fora no incentivo á compra de veículos novos, Portugal fez o contrário, aumentou a sua taxa fiscal. Enfim, nós só temos que respeitar quem nos governa e sermos infléxiveis nas nossas convições, ou seja, não comprar aquilo que achamos que está super inflacionado pela carga fiscal.
Perante este cenário deflacionário mais que provável no vosso sector, só existe uma solução, colocarem os produtos mais acessiveis ao consumidor através de TAEG's interessantes, sem isso, duvido que muitos sobrevivam. Na altura que abri este tópico, discutia-se a eventualidade de Portugal vir adoptar medidas drásticas como incentivo á compra de veículos, isso passou na comunicação social e chegou mesmo a ser discutido em Bruxelas, agora o que os outros fizeram que Portugal não fez, é algo que vos compete a vós discutir dentro do vosso seio administrativo. Não tenho visto as vossas associações muito preocupadas com a recente queda de vendas, aliás ainda nem se pronunicaram sobre os 250 adicionais, o que tudo leva a crer que o alarido vosso é mais do que a realidade existente. Aguiar e Acintra, eu sou mesmo contra as comissões, seja em que sector for, não é isso que destingue o bom professional. Um inquérito no fim do negócio ao cliente, é que deveria avaliar o empregado, é a minha opinião que estou por fora, e acho que deve haver aqui pessoas que partilham a mesma opinião.
Chiça, a comentar assim, isto ainda vai dar uma novela para o horário nobre. Desejos de enormes felicidades aos vossos negócios, pois têm argumentado bem os vossos principios. Lembrem-se que eu não estou contra vós, mas sim contra algumas politcas fiscais e certos vicios que se instalaram no sector e que não dignifica a classe.
Um abraço,
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Re: ...
AC Investor Blog Escreveu:acintra Escreveu:Então mas assim as despesas ainda eram maiores em momentos como estamos a passar. Com as comissões recebem pelo que vendem, com o ordenado fixo podiam não vender nada que recebiam o mesmo. As comissões são a cenoura para se correr atrás.
Está muito melhor do que era, visto que está a entrar uma 2ª ou até 3ª geração no ramo, que é mais culta e procura alternativas em vez do lucro rápido e dubio.
Acintra depende..........um empregado profissional tem de ver o seu emprego como um todo e nao só quando lhe cheira........Eu tenho estado a falar muito no asssunto porque tive várias peripécias com vendedores ao longo do último ano, talvez por isso, não gostar muito de "vendedores", salvo algumas excepções. Digo-te francamente, a vossa profissão, está muito mal formada e a ganância de vender é tanta que não se transmite o real valor do carro, as suas caracteristicas, nem o seu desempenho, tudo se designa a assinar papéis e quanto mais cedo melhor. Tive uma situação em que me transmitiram por telefone negócio fechado, e quando cheguei para comprar, disseram-me que naquela altura o director das vendas tinha decidido aumentar o preço e que já não podiam voltar atrás ,tinha que pagar mais 1000 euros pelo carro se o quissese adquirir, algo impensável nos dias que correm. Muitos que por aqui passam também já devem ter tido situações de desonestidade. Enfim, como em todos os negócios há bons e maus profissionais. Uma coisa eu aprendi, pagar a pronto é mau !!! São mais depressa bem atendidos os senhores dos créditos malparados, do que os outros que podem bater a pasta.......sabes como é , vão pagar 2 em vez de 1, e no fim naõ pagam nenhum.
Apesar de não estar envolvido nas vendas directamente ao particular, acho que estás a exagerar e a personalizar, nos vendedores de automoveis, o que se passa em Portugal com todos.
Não Te podes esquecer por exemplo: dos gestores que pagam multas com dinheiros do estado, do BPP, do BPN, das luvas nas autarquias, da fuga ao IRC, IRS e IVA, do Freeport, acho que ficava aqui o dia todo.
Infelizmente, está instituido em Portugal o tentar enganar seja quem for e como for, nem que a verba seja pequena.
O sector automovél, até tem sido o que tem tido mais evolução, conforme já mencionei. São novas gerações a tomar conta dos stands ou concessões de familia, novas ferramentas de credibilização como a internet, facturas electrónicas de oficina com tempo contabilizados...
Por outro lado e onde estou há 12 anos, os leilões para o retalho, vieram criar uma transparençia muito maior quer a quem vende como a quem compra. Não há gato por lebre, está tudo registado e aquele que tentar enganar á posteriori pode ser confrontado pela policia com registos de venda, kms, documentação...
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
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Re: "a culpa e mesmo dos popos"
mjaguiar Escreveu:...que não se vendem!![]()
Uma ultima nota sobre o que o "nunofaustino" escreve acerca das empresas não fecharem.
Pensem so nos valores necessários para encerrar a actividade de uma empresa com 20/30 anos e com 40/50 pessoas com antiguidades nessa ordem de grandeza...
O problema de muitas empresas ainda não terem encerrado e porque simplesmente não tem dinheiro para encerrar (e pagar a quem devem)!
Uma ultima nota, a data de sexta feira 17/4, a queda das vendas em Abril relativamente a Abril/08 era de uns meros 47%!
um abraço a todos
Compreendo perfeitamente o que queres dizer. Mas tenho a certeza que essa questão não vai embora com o passar do tempo (pelo contrário) e que daqui a algum tempo as pessoas vão olhar para trás e pensar que de facto deveriam ter optado por outra alternativa. No fundo estão perante um negócio em que investiram muito e que terão de assumir vender e assumir as perdas. É sempre muito complicado, mas dificilmente irá melhorar... e isso é algo que se deve encarar e não ignorar e "esperar por tempos melhores".
Um abr
nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Diz-me só uma coisa Aguiar, achas que a medida dos 250 euros adicionais do abate faz algum sentido ? Achas que vai melhorar as tuas vendas ? Achas que não era melhor teres um bom ordenado sem dependeres das comissões ?
AC podes tar descançado! a discussão e sempre "salutar", a questão e que (por vezes) acabamos por "falar" sem estarmos bem informados.
Quanto as questões que levantas respondo-te assim:
1. O resultado do aumento anunciado nos abates será praticamente nulo! (os motivos ja os indiquei no primeiro post). Na pratica o governo acedeu as indicações da ACAP que prima por defender bem os importadores! (e não os retalhistas). No final ainda vão dizer: "..mas nos fizemos o que a ACAP pediu e o resultado foi este" (marginal).
2. Como ja o referi no ponto anterior para mim o resultado vais ser...marginal (para não dizer nulo)! Na gama dos modelos da marca com que trabalho apenas existem dois modelos elegiveis, um paga entre 370€ e 870€ de ISV, o outro cerca de 1000€. Portanto nem que o incentivo fosse de 5000€ apenas è deduzido o valor do ISV!
3. As comissões fazem parte da componente variavel dos comerciais, sendo excatamente essa parte que destingue um bom de um mau comercial! Nem entendo esta realidade de outra forma (pelo menos nesta actividade)
4. Quanto a ultima questão que levantas (da honestidade) ela era (e ainda é em alguns casos) uma realidade! Acontece que tudo hoje e mais profissional e o amadorismo,"jeitinho" ja era.
Nem te passa pela cabeça o nivel de exigencia que este sector obriga nos dias de hoje!
Desculpa la mas não te estou a ver comprar um carrito pela internet e ele "chegar" todo "pimpão" a tua porta num "embrulho"! e ja agora quem te explica todas aquelas funções do "popo"? o significado de todas aquelas luzinhas e informações do "computador de bordo"? com quem deves falar se tiveres algum problema? (sim porque um "popo" não deixa de ser uma maquina)
fica bem, um abraço
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!
Re: ...
acintra Escreveu:Então mas assim as despesas ainda eram maiores em momentos como estamos a passar. Com as comissões recebem pelo que vendem, com o ordenado fixo podiam não vender nada que recebiam o mesmo. As comissões são a cenoura para se correr atrás.
Está muito melhor do que era, visto que está a entrar uma 2ª ou até 3ª geração no ramo, que é mais culta e procura alternativas em vez do lucro rápido e dubio.
Acintra depende..........um empregado profissional tem de ver o seu emprego como um todo e nao só quando lhe cheira........Eu tenho estado a falar muito no asssunto porque tive várias peripécias com vendedores ao longo do último ano, talvez por isso, não gostar muito de "vendedores", salvo algumas excepções. Digo-te francamente, a vossa profissão, está muito mal formada e a ganância de vender é tanta que não se transmite o real valor do carro, as suas caracteristicas, nem o seu desempenho, tudo se designa a assinar papéis e quanto mais cedo melhor. Tive uma situação em que me transmitiram por telefone negócio fechado, e quando cheguei para comprar, disseram-me que naquela altura o director das vendas tinha decidido aumentar o preço e que já não podiam voltar atrás ,tinha que pagar mais 1000 euros pelo carro se o quissese adquirir, algo impensável nos dias que correm. Muitos que por aqui passam também já devem ter tido situações de desonestidade. Enfim, como em todos os negócios há bons e maus profissionais. Uma coisa eu aprendi, pagar a pronto é mau !!! São mais depressa bem atendidos os senhores dos créditos malparados, do que os outros que podem bater a pasta.......sabes como é , vão pagar 2 em vez de 1, e no fim naõ pagam nenhum.

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Re: ...
AC Investor Blog Escreveu:
Achas que não era melhor teres um bom ordenado sem dependeres das comissões ?
Neste como noutros negócios, existem sempre pessoas honestas, mas o sector automóvel, nomeadamente a nivel de concessionários e stands não está bem visto, e tu sabes.
Uma abraço a ambos.
Então mas assim as despesas ainda eram maiores em momentos como estamos a passar. Com as comissões recebem pelo que vendem, com o ordenado fixo podiam não vender nada que recebiam o mesmo. As comissões são a cenoura para se correr atrás.
Está muito melhor do que era, visto que está a entrar uma 2ª ou até 3ª geração no ramo, que é mais culta e procura alternativas em vez do lucro rápido e dubio.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
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...
Mjaguiar,
A última coisa que me passa pela alma é ver empresas a fechar, juro-te, que não fico feliz de maneira nenhuma. Em virtude que as vitimas do encerramento são sempre os mesmos, os mais pequenitos. O problema fulcral de todo este problema é os impostos, e alguma benevolência da vossa parte em não sucumbir determinados vicios ao longo dos anos. Tudo isto agrava-se numa situação de falta de liquidez.
Os que mehor se encontram em tempos financeiros, neste momento acanham-se, pois sabem que isto vai ter de mudar, de uma maneira ou de outra. Pois os bancos, só a eles lhe emprestam dinheiro, ninguém neste momento com poucas possibilidades consegue um empréstimo bancário para comprar um carro, tu sabes disso.
Diz-me só uma coisa Aguiar, achas que a medida dos 250 euros adicionais do abate faz algum sentido ? Achas que vai melhorar as tuas vendas ? Achas que não era melhor teres um bom ordenado sem dependeres das comissões ?
Neste como noutros negócios, existem sempre pessoas honestas, mas o sector automóvel, nomeadamente a nivel de concessionários e stands não está bem visto, e tu sabes.
Uma abraço a ambos.
A última coisa que me passa pela alma é ver empresas a fechar, juro-te, que não fico feliz de maneira nenhuma. Em virtude que as vitimas do encerramento são sempre os mesmos, os mais pequenitos. O problema fulcral de todo este problema é os impostos, e alguma benevolência da vossa parte em não sucumbir determinados vicios ao longo dos anos. Tudo isto agrava-se numa situação de falta de liquidez.
Os que mehor se encontram em tempos financeiros, neste momento acanham-se, pois sabem que isto vai ter de mudar, de uma maneira ou de outra. Pois os bancos, só a eles lhe emprestam dinheiro, ninguém neste momento com poucas possibilidades consegue um empréstimo bancário para comprar um carro, tu sabes disso.
Diz-me só uma coisa Aguiar, achas que a medida dos 250 euros adicionais do abate faz algum sentido ? Achas que vai melhorar as tuas vendas ? Achas que não era melhor teres um bom ordenado sem dependeres das comissões ?
Neste como noutros negócios, existem sempre pessoas honestas, mas o sector automóvel, nomeadamente a nivel de concessionários e stands não está bem visto, e tu sabes.
Uma abraço a ambos.
Editado pela última vez por AC Investor Blog em 21/4/2009 0:02, num total de 1 vez.
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"a culpa e mesmo dos popos"
...que não se vendem!
Caro AC acho que podes reler o texto do "nunofaustino" e do "iniciado".
Não quero levantar polemicas estereis sobre de quem e a culpa (sera do ovo? da galinha?).
A questão em causa era saber se devem esperar para comprar +barato! olha pensa na mercado acionista e numa daquelas empresas simpaticas que vai descendo descendo, ate que de repente: truz sobe ate ao ceu!
Desculpa a comparação (que se calhar não e a mais feliz), mas a realidade e que se estas a espera de maiores quedas nos preços so tens uma solução: pedir ao engenheiro que esqueça as receitas destes "porquinhos"!!! ate porque nesta altura muitos deles so tem mesmo pele e osso (e alguns nem isso).
Uma ultima nota sobre o que o "nunofaustino" escreve acerca das empresas não fecharem.
Pensem so nos valores necessários para encerrar a actividade de uma empresa com 20/30 anos e com 40/50 pessoas com antiguidades nessa ordem de grandeza...
O problema de muitas empresas ainda não terem encerrado e porque simplesmente não tem dinheiro para encerrar (e pagar a quem devem)!
Uma ultima nota, a data de sexta feira 17/4, a queda das vendas em Abril relativamente a Abril/08 era de uns meros 47%!
um abraço a todos

Caro AC acho que podes reler o texto do "nunofaustino" e do "iniciado".
Não quero levantar polemicas estereis sobre de quem e a culpa (sera do ovo? da galinha?).
A questão em causa era saber se devem esperar para comprar +barato! olha pensa na mercado acionista e numa daquelas empresas simpaticas que vai descendo descendo, ate que de repente: truz sobe ate ao ceu!
Desculpa a comparação (que se calhar não e a mais feliz), mas a realidade e que se estas a espera de maiores quedas nos preços so tens uma solução: pedir ao engenheiro que esqueça as receitas destes "porquinhos"!!! ate porque nesta altura muitos deles so tem mesmo pele e osso (e alguns nem isso).
Uma ultima nota sobre o que o "nunofaustino" escreve acerca das empresas não fecharem.
Pensem so nos valores necessários para encerrar a actividade de uma empresa com 20/30 anos e com 40/50 pessoas com antiguidades nessa ordem de grandeza...
O problema de muitas empresas ainda não terem encerrado e porque simplesmente não tem dinheiro para encerrar (e pagar a quem devem)!
Uma ultima nota, a data de sexta feira 17/4, a queda das vendas em Abril relativamente a Abril/08 era de uns meros 47%!
um abraço a todos
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!
Qualquer pessoa que alinhe pela area comercial, sabe que tem um ordenado base e que o complemento ao ordenado são as comissões. Agora, "o seu ao seu dono", há bons e maus vendedores sem duvida, mas as marcas ou concessões é que devem perceber isso.
Na minha opinião isto já começou há muitos anos. Eu deixei as viaturas novas em 1994, quando vi que um cliente trocava uma relação de confiança por um rádio, mesmo a comprar um carro igual e numa concessão do mesmo grupo. De quem era a culpa? Do importador ou do grupo automovél porque permitia que tal acontecesse.
Houve muitos erros cometidos, a pensar que as vendas iriam sempre aumetar e agora estão a pagar a factura. O que o cliente quer é o desconto maior independentemente da marca.
Para alem do que já eu mencionei, tu tb e tantos outros, que temos impostos altos, dividas em diversos sitios e falta de liquidez na grande maioria da população.
Todas as crises são más, mas tb são filtros ás loucuras que se cometeram no passado, seja automoveis, banca, comercio...
Na minha opinião isto já começou há muitos anos. Eu deixei as viaturas novas em 1994, quando vi que um cliente trocava uma relação de confiança por um rádio, mesmo a comprar um carro igual e numa concessão do mesmo grupo. De quem era a culpa? Do importador ou do grupo automovél porque permitia que tal acontecesse.
Houve muitos erros cometidos, a pensar que as vendas iriam sempre aumetar e agora estão a pagar a factura. O que o cliente quer é o desconto maior independentemente da marca.
Para alem do que já eu mencionei, tu tb e tantos outros, que temos impostos altos, dividas em diversos sitios e falta de liquidez na grande maioria da população.
Todas as crises são más, mas tb são filtros ás loucuras que se cometeram no passado, seja automoveis, banca, comercio...
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
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Re: Crise no sector automovel?
Mas amigo acintra,
Achas bem existirem comissões na venda de veículos quando a função do vendedor é mesmo essa de vender. O próprio desempenho da pessoa no seuy trabalho é mais do que suficiente para avaliar as suas capacidades. Agora diz-me uma coisa, essa comissão é paga pelo cliente não é ? Não achas um pouco insensato qualquer cliente saber que vai pagar mais pelo carro só pelo simples facto de ter ido comprar a um vendedor, que se calhar até o atendeu e informou mal. Se a marca me permitsse comprar directamente á fábrica a pronto pagamento, eu nem olhava para trás. Eu sou contra as comissões, seja do que for, o produto final é sempre inflacionado, sejam elas grandes ou pequenas.
Adoro a tua honestidade, visto estares a falar do teu próprio sector.
Achas bem existirem comissões na venda de veículos quando a função do vendedor é mesmo essa de vender. O próprio desempenho da pessoa no seuy trabalho é mais do que suficiente para avaliar as suas capacidades. Agora diz-me uma coisa, essa comissão é paga pelo cliente não é ? Não achas um pouco insensato qualquer cliente saber que vai pagar mais pelo carro só pelo simples facto de ter ido comprar a um vendedor, que se calhar até o atendeu e informou mal. Se a marca me permitsse comprar directamente á fábrica a pronto pagamento, eu nem olhava para trás. Eu sou contra as comissões, seja do que for, o produto final é sempre inflacionado, sejam elas grandes ou pequenas.
Adoro a tua honestidade, visto estares a falar do teu próprio sector.
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Re: Crise no sector automovel?
AC Investor Blog Escreveu:Progress Escreveu:Apenas concordo quando referes que o problema não está apenas no nosso Estado! Há muito trabalho a fazer, há muito a melhorar (controlo das despesas)..
Estás-te a contradizer, primeiro queres controlo de despesas, depois naõ queres cortar as comissões aos vendedores, afinal em que é que ficamos ? As comissões aos vendedores são uma forte componente das despesas. Por isso começem por aí .....
Nesta parte não tens razão. Neste momento as comissões devem ser o que menos pesa nas margens. Existem vendedores que vendem carros e recebem quase zero. Tem de vender diversos para ir acumulando valor e quanto mais vendem mais ganham por unidade.
Sei de muitos que estão a ganhar quase o que tem por base no ordenado.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
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Crise no sector automovel?
Mais uma vez estás redondamente enganado! A comissão paga pela venda de uma viatura não dá para ir jantar fora com a família (mas n viaturas mês durante n meses...). Desculpa AC não posso continuar a discutir estes assuntos por razões óbvias!
Abraço encontramo-nos noutro tópico!
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Re: Crise no sector automovel?
Progress Escreveu:Apenas concordo quando referes que o problema não está apenas no nosso Estado! Há muito trabalho a fazer, há muito a melhorar (controlo das despesas)..
Estás-te a contradizer, primeiro queres controlo de despesas, depois naõ queres cortar as comissões aos vendedores, afinal em que é que ficamos ? As comissões aos vendedores são uma forte componente das despesas. Por isso começem por aí .....
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Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
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Pois, pois...
mas desde que este post arrancou os precos das viaturas ja caiu mais de 5% e a musica a tocar. Ee soo esperar pelo Desespero e... PIMBA !
Comprar grandes maquinas ao Desbarato.
Viva a Crise !!!
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Crise no sector automovel?
Não sou vendedor, mas sim alguém que trabalha no sector à uns anitos! Faço do controlo de gestão a minha profissão e analisar margens é o meu dia à dia!
Fazer prova, mas fazer prova do quê? Não vi aqui uma única afirmação devidamente sustentada (ou a conversa do amigo serve como prova?)!
Os vendedores não deviam receber comissão? Esta máxima aplica-se a toda a actividade comercial ou apenas ao sector automóvel? Esta é boa!!!
Apenas concordo quando referes que o problema não está apenas no nosso Estado! Há muito trabalho a fazer, há muito a melhorar (controlo das despesas)..
Fazer prova, mas fazer prova do quê? Não vi aqui uma única afirmação devidamente sustentada (ou a conversa do amigo serve como prova?)!
Os vendedores não deviam receber comissão? Esta máxima aplica-se a toda a actividade comercial ou apenas ao sector automóvel? Esta é boa!!!
Apenas concordo quando referes que o problema não está apenas no nosso Estado! Há muito trabalho a fazer, há muito a melhorar (controlo das despesas)..
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Caro AC, concordo com o que dizes no penultimo tópico e tem sido o que ando a comentar. Só duvido que ainda exista alguma concessão com marge de 10%.
Quanto aos usados, onde estou mais informado, as margens tb desceram e asgora um bom stand vende 20 viaturas em vez das 50 que vendia há 3 ou 4 anos.
Não é só por não comprar, mas tb porque cada vez mais existe a venda directa ao particular por parte das gestoras de frota, financeiras, rent a car e inclusive particulares através do jornais e da net.
Quanto aos usados, onde estou mais informado, as margens tb desceram e asgora um bom stand vende 20 viaturas em vez das 50 que vendia há 3 ou 4 anos.
Não é só por não comprar, mas tb porque cada vez mais existe a venda directa ao particular por parte das gestoras de frota, financeiras, rent a car e inclusive particulares através do jornais e da net.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
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Re: Crise no sector automovel?
Progress Escreveu:Desculpa AC mas não sabes o que dizes!
Relativamente a quê ? E prova com factos o que realmente estou a dizer de errado.
Começo a verificar que existe aqui já uma guerra de argumentos,entre consumidores e vendedores, algo perfeitamente saudável , desde que se refira a factos plausiveis de contra-argumentação.
Já agora, as comissões do vendedor nunca deveriam existir.....o vendedor está a li para tentar vender o produto da sua empresa e não para inflacionar ainda mais o seu preço.
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Crise no sector automovel?
Desculpa AC mas não sabes o que dizes!
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Caro Mjaguiar,
Nota-se de facto que estás por dentro do mercado automóvel e o teu não conhecimento, não é mais que uma simples ironia. Como já reparaste, n interessa se vocês têm 3 ou menos % de margens, o povo continua a pensar e bem, que os carros estão super inflacionados pela carga fiscal e também pela vossa especulação. Tenho casos práticos e isso é veridicto, que vocês também são parte do problema.
Eu ao longo do ano passado fiz uma prospecção de orçamentos antes e depois da redução do IVA, e posso-te dizer com toda a sinceriedade que os carros ficaram mais carros com o abaixamento do IVA, ou seja, desde logo existiu um aproveitamento de incremento de margens, facto que muitos consumidores se aperceberam e desde logo as vendas começaram a cair. São este tipo de práticas e de outras que descridibilizam um sector já de si muito debilitado e com sinais de doença prolongada.
Podes dizer que são 3% de margens a quem quiser, mas eu sei de ante-mão através dos colegas que tenho, já aqui frizei várias vezes, que as margens nos veículos
novos chegam facilmente aos 2 digitos. Há aqui no Porto muitos concessionários que registam os carros novos, e os vendem mais tarde por menos 10%, que o preço inicial, só para demonstar números á casa mãe
( grande falsidade ). Reparei também que és daqui da zona do Porto, daí que aquilo que eu estou a dizer não te é estranho, mas sim muito familiar. Nos carros usados as margens ainda são muito mais espantosas......10, 20, 30 e por aí adiante.
Lembro-me quando ia para a carregosa no Porto, tinha um amigo que investia na bolsa que era vendedor de automóveis, e sempre que nós conversavamos sobre isso ele me dizia que o melhor mercado para negócios é vender carros. Chegava a ter negócios que ganhava mais de 50%, daí que não me tenha espantado ao longo dos últimos anos ver um "boom" neste mercado com stands abrir como cogumelos, depois dos cafés eram agora os stands. Agora falares em aumento dos preços por virem a existir poucos no mercado é complemtente mal visto e não tem qualquer fundamento de verdade, muito menos em tempos deflacionários que certamente irão vir. Ides é conseguir suportar melhor o impacto da queda a pique dos vossos preços. Aliás muito se tem ouvido que os portugueses começam a ter mais poder de compra com a queda do valor das prestações da casa, facto esse que não estimula em nada o consumidor que se endividou em tempos de euforia, pois só agora é que vai conseguir iniciar o pagamento dessa divida com o desaluviar dos custos.
O vosso problema actual, é que quem pode comprar não
compra, e quem não pode tenta e o banco diz NÃO. Ou seja os consumidores espertos e com poder de compra já entraram em periodo de deflação. Compreendo o teu envolvimento e sentido de fundamento, mas a tua revolta tem de ser direcionada para o governo ou para as entidades que vos tutelam. Temos de ser realistas....
Nota-se de facto que estás por dentro do mercado automóvel e o teu não conhecimento, não é mais que uma simples ironia. Como já reparaste, n interessa se vocês têm 3 ou menos % de margens, o povo continua a pensar e bem, que os carros estão super inflacionados pela carga fiscal e também pela vossa especulação. Tenho casos práticos e isso é veridicto, que vocês também são parte do problema.
Eu ao longo do ano passado fiz uma prospecção de orçamentos antes e depois da redução do IVA, e posso-te dizer com toda a sinceriedade que os carros ficaram mais carros com o abaixamento do IVA, ou seja, desde logo existiu um aproveitamento de incremento de margens, facto que muitos consumidores se aperceberam e desde logo as vendas começaram a cair. São este tipo de práticas e de outras que descridibilizam um sector já de si muito debilitado e com sinais de doença prolongada.
Podes dizer que são 3% de margens a quem quiser, mas eu sei de ante-mão através dos colegas que tenho, já aqui frizei várias vezes, que as margens nos veículos
novos chegam facilmente aos 2 digitos. Há aqui no Porto muitos concessionários que registam os carros novos, e os vendem mais tarde por menos 10%, que o preço inicial, só para demonstar números á casa mãe
( grande falsidade ). Reparei também que és daqui da zona do Porto, daí que aquilo que eu estou a dizer não te é estranho, mas sim muito familiar. Nos carros usados as margens ainda são muito mais espantosas......10, 20, 30 e por aí adiante.
Lembro-me quando ia para a carregosa no Porto, tinha um amigo que investia na bolsa que era vendedor de automóveis, e sempre que nós conversavamos sobre isso ele me dizia que o melhor mercado para negócios é vender carros. Chegava a ter negócios que ganhava mais de 50%, daí que não me tenha espantado ao longo dos últimos anos ver um "boom" neste mercado com stands abrir como cogumelos, depois dos cafés eram agora os stands. Agora falares em aumento dos preços por virem a existir poucos no mercado é complemtente mal visto e não tem qualquer fundamento de verdade, muito menos em tempos deflacionários que certamente irão vir. Ides é conseguir suportar melhor o impacto da queda a pique dos vossos preços. Aliás muito se tem ouvido que os portugueses começam a ter mais poder de compra com a queda do valor das prestações da casa, facto esse que não estimula em nada o consumidor que se endividou em tempos de euforia, pois só agora é que vai conseguir iniciar o pagamento dessa divida com o desaluviar dos custos.
O vosso problema actual, é que quem pode comprar não
compra, e quem não pode tenta e o banco diz NÃO. Ou seja os consumidores espertos e com poder de compra já entraram em periodo de deflação. Compreendo o teu envolvimento e sentido de fundamento, mas a tua revolta tem de ser direcionada para o governo ou para as entidades que vos tutelam. Temos de ser realistas....
Editado pela última vez por AC Investor Blog em 20/4/2009 19:03, num total de 1 vez.
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Concordo com a totalidade do último texto do Nuno Faustino.
É uma evidência que salta aos olhos.
Mas claro que, tal como um trader comprometido com uma posição perdedora pode ter dificuldade de fechá-la, também um empresário do ramo automóvel não admite o que está a acontecer. Primeiro vem sempre a negação...
Mas o mercado vai-se encarregar de o fazer nos próximos meses/anos. Sempre foi assim e sempre será.
O meu carro tem dois anos e pouco e já só admito trocá-lo por um 100% eléctrico e quando a rede fruto do acordo deste governo com a Renault-Nissan estiver operacional. Conheço outras pessoas que estão a fazer o mesmo...
Tiago
É uma evidência que salta aos olhos.
Mas claro que, tal como um trader comprometido com uma posição perdedora pode ter dificuldade de fechá-la, também um empresário do ramo automóvel não admite o que está a acontecer. Primeiro vem sempre a negação...
Mas o mercado vai-se encarregar de o fazer nos próximos meses/anos. Sempre foi assim e sempre será.
O meu carro tem dois anos e pouco e já só admito trocá-lo por um 100% eléctrico e quando a rede fruto do acordo deste governo com a Renault-Nissan estiver operacional. Conheço outras pessoas que estão a fazer o mesmo...
Tiago
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