Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

offTopic-Dinamarca adopta sesta remunerada p/ trabalhadores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: turnos

por limpaesgotos » 19/4/2009 23:17

lkj Escreveu:Efectivamente a duração (normal) dos turnos, pelo menos na indústria é 7,5 horas. Antes era de 8 horas.

Claro que a produção não para 1,5h. Trabalha-se 8 horas. De 3 em 3 ou de 4 em 4 semanas, os trabalhadores dos turnos ficam 1 dia em casa para se fazer as compensações.

Cumprimentos

Isto de que falas são casos excepcionais, a grande maioria é 8 horas por turno, mesmo em horário normal, por isso eu ter estranhado o patronato falar nas 7,5 horas. Dão 8 horas e depois vêm-se "gavar" que dão 7,5 horas. já parece o Socrates. :shock:
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

turnos

por katanga » 18/4/2009 16:13

Efectivamente a duração (normal) dos turnos, pelo menos na indústria é 7,5 horas. Antes era de 8 horas.

Claro que a produção não para 1,5h. Trabalha-se 8 horas. De 3 em 3 ou de 4 em 4 semanas, os trabalhadores dos turnos ficam 1 dia em casa para se fazer as compensações.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 4:20

por tonirai » 18/4/2009 14:33

limpaesgotos Escreveu:Também gostava de saber é onde se fazem turnos de 7,5 horas ? Um dia tem 24 horas, 3 turnos por dia, sobram 1,5 horas. Os serviços e fábricas de laboração continua param nessa 1,5 hora ?

Claro que não (embora abrandem);
Eu penso que eles referem 7,5 horas porque esse é efectivamente o tempo em que "trabalham", e que estaria disponível para a sesta;
O que falta aí devem ser os tempos de passagens de turno... em que obviamente não iriam fazer sestas :lol:

Não esquecer que há áreas ou empresas em que se praticam turnos de 12h. É o meu caso.

Registado: 19/4/2007 18:26

por mfsr1980 » 18/4/2009 13:14

Tenho de ir para lá. :)
Ui...está-me a dar uma soneiraaaaa. Acho que para mim uma sesta/dia vai ser pouco.

Registado: 3/5/2007 13:55

Viva a sesta!

por Garfield » 18/4/2009 12:52

http://www.amigosdasesta.pt

Viva a sesta!

Muitos são os que defendem as qualidades terapêuticas da sesta, até porque entre as 13 e as 15 horas o organismo sofre uma quebra na vigilância.

Vários estudos comprovam que dormir alguns minutos de tarde compensa uma má noite de sono, melhora a performance física, intelectual e a disposição, evita doenças cardíacas e acidentes derivados da sonolência.

Poucos sabem que a temperatura do corpo decresce depois do almoço, mesmo que não se tome esta refeição, o que induz o sono e torna a sesta numa necessidade biológica.

Mas ninguém leva a luta por este direito tão a sério como a Associação Portuguesa dos Amigos da Sesta (A.P.A.S.).

Desde Junho de 2003, os fundadores Prates Miguel e José Miguel Medeiros conseguiram reunir cerca de 200 associados, incluindo o antigo Presidente Mário Soares.

O ideal que os une é simples – uma hora de descanso depois do almoço.

Para saber mais visite www.amigosdasesta.pt.

Registado: 9/2/2005 4:29

por Jesse James » 18/4/2009 3:29

Este Van Zeller é uma paródia :mrgreen:
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por EALM » 18/4/2009 0:47

Olha que 20 minutinhos podem fazer milagres!!
Eu as vezes dormia apenas 5 ou 10 minutos seguidos no comboio e parecia-me imenso tempo.

Registado: 1/5/2008 2:21

por Pemides » 17/4/2009 23:51

20 minutos? :lol: Mas alguém quer dormir 20 minutos? Eu se estiver com sono e tiver o direito de adormecer, ai de quem me acordar passado 20 minutos! :mrgreen:
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por limpaesgotos » 17/4/2009 23:32

Também gostava de saber é onde se fazem turnos de 7,5 horas ? Um dia tem 24 horas, 3 turnos por dia, sobram 1,5 horas. Os serviços e fábricas de laboração continua param nessa 1,5 hora ?
Cumprimentos.

por MarcoAntonio » 17/4/2009 22:52

Mas que grande trapalhada...

Primeiro, parece que os Dinamarqueses e Portugueses são muito diferentes (será ao nível genético?). Por exemplo, uns precisam de lavar a cara e outros não (será que os Dinamarqueses vêm de origem com algum gadget que lhes lava a cara?).

Depois, "nas contas", os 20 minutos que já tinham passado a 45 minutos, acabam numa hora.

E para "agravar" começa com o exercício de considerar que a sesta se dava para todos ao mesmo tempo (como se isso passasse pela cabeça de alguém ou fizesse algum sentido).

Mais valia dizer: não, em Portugal não, não queremos!

PS: Vestir o pijama? Para uma sesta no trabalho? Está a sério? Não Pode!

Eu por acaso conheço funcionários publicos que fazem turnos e é-lhes (ou era no passado) permitido fazer sesta nos turnos da noite. Não vestem pijama coisíssima nenhuma e obviamente é fazível... na Dinamarca e em Portugal. Tanto é fazível que se faz mesmo (ou já se fez, não consigo precisar porque a pessoa que conhecia e que o fazia - porque tinha direito a fazê-lo - já não está no mesmo horário por turnos; por acaso era da área da Saúde, tal como o exemplo Dinamarquês). Agora, volto a dizer, se os Industriais estão contra o alargamento desta prática em Portugal que digam as verdadeiras razões, não andem cá com exercícios destes ridículos para demonstrar uma impraticabilidade que não existe!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por limpaesgotos » 17/4/2009 22:41

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Econom ... id=1204702

CIP

Sesta no trabalho seria uma «fantasia» em Portugal, diz Van Zeller
Hoje às 20:53

O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) entende que a ideia de aplicar em Portugal uma sesta remunerada no trabalho, como está a acontecer na Dinamarca, é uma «fantasia». Para Francisco Van Zeller, uma soneca de 20 minutos traduzia-se em 45 minutos em Portugal.

Para o presidente da CIP a aplicação de uma sesta remunerada, num período não superior a 20 minutos, aos trabalhadores por turnos, como está a acontecer numa região dinamarquesa, não seria exequível em Portugal.

«Interromper os turnos que já são de 7:30 para tirar mais 20 minutos para ir dormir» resultava em Portugal em 45 minutos, tendo em conta que os trabalhadores precisavam de «preparar-se para dormir, vestir o pijama, lavar a cara», entre outras tarefas, considerou.

Além disso, continuou Van Zeller, «uma empresa com 500 trabalhadores» teria de «arranjar uma camarata para 500 lugares» e mesmo que a paragem fosse desfasada em 7:30 dava várias dezenas de pessoas por hora.

Na opinião do presidente da CIP, no mercado da Dinamarca «talvez» esta medida se justifique, mas «mesmo assim só em certas empresas».
Cumprimentos.

offTopic-Dinamarca adopta sesta remunerada p/ trabalhadores

por limpaesgotos » 17/4/2009 22:34

Medida pode estender-se a todo o país

2009/04/17 19:56Redacção / RPV

Período não superior a 20 minutos

Trabalhadores dinamarqueses vão ter direito a sesta remunerada, diz a TSF.

Os funcionários de turnos nas áreas da Saúde e Assistência Social da província mais a norte daquele país vão passar a ter direito a uma sesta remunerada no trabalho, num período não superior a 20 minutos.

Esta medida mandatária pode vir a ser aplicada pelo executivo de Copenhaga em todo o país se os resultados forem positivos.
Cumprimentos.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CarlosMoreira1969, Eduardo R., Ferreiratrade, GamesOver, Google [Bot], Jonas74, smog63 e 83 visitantes