Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Especial Sonae

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 6/8/2009 19:57

Uma pergunta que me fazem com frequência é algo como "o que é necessário para eu considerar uma resistência quebrada".

Não há uma resposta concreta, precisa e exacta para essa questão dado que não sigo nenhum critério rígido. Depende de vários factores conforme ainda recentemente expus perante a questão...

E aqui entra a Sonae porque serve para ilustrar como uma "quebra" da resistência pode não me deixar "satisfeito".

A sonae acabou ontem de fazer máximos relativos que batiam o anterior valor de Maio, numa sessão quente e com volume. Já hoje o momentum esteve perfeitamente ausente. Até aqui não existe, a meu ver, uma quebra da resistência satisfatória.

Por vezes os papéis quebram o obstáculo e praticamente logo de seguida entram em correcção/consolidação (empiricamente diria que tende a acontecer bastante quando o momentum vem de trás e a resistência é quebrada ao cabo de algum esforço).

Claro que para a sensação de que poderá entrar em correcção deverá contribuir a forma como estou a ver os mercados mais em geral (o que pode ser consultado noutros tópicos).

Isto não invalida - na verdade dado que outros papéis estão em situação bastante idêntica mas abaixo das suas resistências ou máximos relativos sublinha - o facto de que a Sonae tem estado a mostrar força relativa e a querer estar no pelotão da frente das subidas...

Mas para já, poderá corrigir e nem haveria nada de mal nisso.
Anexos
SON090806.png
SON090806.png (17.55 KiB) Visualizado 11811 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por paulosaints » 5/8/2009 14:28

MarcoAntonio Escreveu:O papel hoje está a fazer novo máximo relativo. Resistência propriamente dita não há nenhuma bem definida por aqui mas está a subir forte (e com bastante volume, por sinal) fazendo para já novo máximo relativo...

Acredito que ela pare nos 0,80€, nem que seja para respirar uns dias até ao fim do mês, mas espero estar errado e que ela suba mais!

Registado: 29/11/2007 11:39

por MarcoAntonio » 5/8/2009 14:23

O papel hoje está a fazer novo máximo relativo. Resistência propriamente dita não há nenhuma bem definida por aqui mas está a subir forte (e com bastante volume, por sinal) fazendo para já novo máximo relativo...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

sonae

por bolo » 5/8/2009 13:36

Bom Dia,

há uns dias, quando a sonae estava na casa dos 0,70, coloquei um alerta para entrar, e ele disparou hoje. Acham que ela hoje ela está mais segura a cima de alguma resistência? ou confirmando o sentido ascendente? (estou sem cotações, mas acredito que ela tenha subido)

Obrigado.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por tiopatinhas » 24/7/2009 11:26

Não gostaria de ver este tópico do MarcoAntónio cair no esquecimento... :!:
Com o momento que os índices mundiais começam a mostrar querer percorrer acredito que a sonae terá muito para demonstrar e parece-me ser das que ainda não deu aqueles arranques a que nos habituou :roll:
Será que os investidores ainda não acreditam... :?:
Mas... ela já deu um pulinho e agora seria bom uma nova actualização gráfica :roll: :wink:
Um abraço

Registado: 17/3/2005 14:58

por MarcoAntonio » 21/7/2009 23:11

MarcoAntonio Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Depois de uns dias sem prestar grande atenção aos mercados, aqui vai um update às duas sonaes, que têm sido duas das estrelas desta fase de domínio bull nos mercados.

A Sonae SGPS cumpriu perfeitamente as expectativas que aqui tinham sido apontadas para uma potencial quebra da resistência. Ganhou imediatamente momentum numa quebra feita com volume e surgiu mesmo um pequeno gap-up, que é relativamente típico - e bullish - neste tipo de cenário. Entretanto foi até próximo do último máximo relativo na zona dos 80 centimos onde penso que poderá encontrar nova resistência. Penso que agora está em situação favorável para nova correcção ou consolidação após uma boa leg ascendente.

Uns dias depois, aqui fica mais um breve update à Sonae. A correcção já era esperada pelo que não há muito mais a comentar neste momento, apenas a registar que agora a zona de suporte/resistência volta a funcionar, agora como zona de suporte naturalmente. O movimento parece-me perfeitamente natural dado o ponto em que a Sonae SGPS se encontrava e o contexto imediato nos mercados em geral, também eles em movimento de correcção às recentes subidas.

Ao retomar o acompanhamento regular dos mercados, quase me sinto obrigado a começar pela Sonae SGPS - no que a acções diz respeito, o gráfico dos indices já actualizei há minutos - dado que foi um dos papéis onde me mostrei mais optimista e que considerei com maior potencial de subida num cenário de domínio Bull.

Entretanto e praticamente em total sintonia com o índice (e aliás a partir de um momento em que tal era razoavelmente expectável) o papel iniciou uma correcção que foi progredindo para uma larga consolidação. Do ponto de vista técnico o aspecto mais interessante que entretanto submerge é o facto da anterior e evidente zona de resistência ter funcionado agora como zona de suporte.

O papel segurou-se bem o que é um indício interessante para o caso da força Bull voltar em força (passe a redundância) ao ponto de projectar os índices para novos máximos relativos. Pela amostra, a Sonae SGPS está para as curvas e poder-se-á esperar vê-la de novo no pelotão da frente...
Anexos
SON090721.png
SON090721.png (16.58 KiB) Visualizado 12994 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/5/2009 17:28

MarcoAntonio Escreveu:Depois de uns dias sem prestar grande atenção aos mercados, aqui vai um update às duas sonaes, que têm sido duas das estrelas desta fase de domínio bull nos mercados.

A Sonae SGPS cumpriu perfeitamente as expectativas que aqui tinham sido apontadas para uma potencial quebra da resistência. Ganhou imediatamente momentum numa quebra feita com volume e surgiu mesmo um pequeno gap-up, que é relativamente típico - e bullish - neste tipo de cenário. Entretanto foi até próximo do último máximo relativo na zona dos 80 centimos onde penso que poderá encontrar nova resistência. Penso que agora está em situação favorável para nova correcção ou consolidação após uma boa leg ascendente.

Uns dias depois, aqui fica mais um breve update à Sonae. A correcção já era esperada pelo que não há muito mais a comentar neste momento, apenas a registar que agora a zona de suporte/resistência volta a funcionar, agora como zona de suporte naturalmente. O movimento parece-me perfeitamente natural dado o ponto em que a Sonae SGPS se encontrava e o contexto imediato nos mercados em geral, também eles em movimento de correcção às recentes subidas.
Anexos
SON090515.png
SON090515.png (17.23 KiB) Visualizado 13390 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/5/2009 19:18

Entretanto a Sonae.com atingiu a zona que tinha sido apontada como provável resistência e entrou em correcção, uma correcção que me parece perfeitamente oportuna, de resto como já se poderá perceber pelos meus comentários anteriores.
Anexos
SNC090511.png
SNC090511.png (16.75 KiB) Visualizado 13960 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/5/2009 17:52

Depois de uns dias sem prestar grande atenção aos mercados, aqui vai um update às duas sonaes, que têm sido duas das estrelas desta fase de domínio bull nos mercados.

Anexos
SON090511.png
SON090511.png (18.22 KiB) Visualizado 14155 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 30/4/2009 18:57

Como o update acabou por ser o último post da página anterior e para não andarem a saltar de página, aqui fica o post e já com os gráficos intercalados:

MarcoAntonio Escreveu:Aqui vai um update às Sonaes...

A Sonae SGPS teve hoje o melhor fecho desde Setembro. Não constitui uma quebra clara da resistência e para já não o assinalaria como um sinal claro de início de novo arranque mas tem potencial para vir a sê-lo. Vejamos como responde após o fim de semana prolongado...

A sessão de hoje foi acompanhada de volume interessante.

Imagem

Já a Sonaecom continuou no seu ritmo de subida e foi tocar nos 2 euros (conforme tinha sugerido no artigo original no Negócios, o papel poderia encontrar resistência por volta destes níveis). O título foi dos primeiros a começar uma tendência ascendente no nosso mercado, conforme sublinhei também na altura e como que praticamente explodiu depois de quebrar aquela imporante resistência nos 1.18 euros. Neste momento já terá esgotado mt do seu potencial de subida de curto-prazo e a minha sensibilidade é a de que agora precisaria de corrigir ou consolidar desta subida...

Imagem

Para finalizar, a Sonae Industria atingiu e superou mesmo os 2.30 euros que era onde aparecia o primeiro nível de resistência importante. Muito volume nesta zona e hoje abriu mesmo em gap-up denunciando a importancia para o mercado de ultrapassar esta fasquia. Contudo aplicaria o mesmo que à Sonaecom: por esta altura precisava de corrigir ou consolidar desta escalada toda!

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por Jesse James » 30/4/2009 18:51

A SONI é do tipo dois em um :mrgreen:

Um breakout a duas resistências :shock:

bn

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por MarcoAntonio » 30/4/2009 18:46

Aqui vai um update às Sonaes...

A Sonae SGPS teve hoje o melhor fecho desde Setembro. Não constitui uma quebra clara da resistência e para já não o assinalaria como um sinal claro de início de novo arranque mas tem potencial para vir a sê-lo. Vejamos como responde após o fim de semana prolongado...

A sessão de hoje foi acompanhada de volume interessante.

Já a Sonaecom continuou no seu ritmo de subida e foi tocar nos 2 euros (conforme tinha sugerido no artigo original no Negócios, o papel poderia encontrar resistência por volta destes níveis). O título foi dos primeiros a começar uma tendência ascendente no nosso mercado, conforme sublinhei também na altura e como que praticamente explodiu depois de quebrar aquela imporante resistência nos 1.18 euros. Neste momento já terá esgotado mt do seu potencial de subida de curto-prazo e a minha sensibilidade é a de que agora precisaria de corrigir ou consolidar desta subida...

Para finalizar, a Sonae Industria atingiu e superou mesmo os 2.30 euros que era onde aparecia o primeiro nível de resistência importante. Muito volume nesta zona e hoje abriu mesmo em gap-up denunciando a importancia para o mercado de ultrapassar esta fasquia. Contudo aplicaria o mesmo que à Sonaecom: por esta altura precisava de corrigir ou consolidar desta escalada toda!
Anexos
SON090430.png
SON090430.png (18.32 KiB) Visualizado 22223 vezes
SNC090430.png
SNC090430.png (18.2 KiB) Visualizado 22204 vezes
SONI090430.png
SONI090430.png (18 KiB) Visualizado 22199 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/4/2009 9:40

No artigo da sexta-feira tb é abordada a Sonae.com

Entretanto não se passou nada de especial, por isso hoje escreveria basicamente a mesma coisa: continua a subir mas agora mais lentamente. Tem provavelmente resistência pelos 2 euros ou um pouco acima (não sei chega lá ou não neste movimento que como digo parece mostrar já algum cansaço da subida, com perda de momentum).

A Sonae Industria tem uma importante resistência nos 2.30 euros. É provavelmente a referência mais importante e o valor a seguir mais atentamente. Deixo o gráfico com todo o Bear Market na Sonae Industria.

A Sonae Capital não acompanho...
Anexos
SONAEIND090421.png
SONAEIND090421.png (15.66 KiB) Visualizado 19808 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Re: Request...

por aguiass » 22/4/2009 9:29

acham que neeste momento ainda tem forca de chegar a resistencia ou está a perdela a medida que o tempo passa

Registado: 17/4/2009 15:13

Request...

por rufa » 22/4/2009 9:25

Marco neste dossier "especial soane" não podias dar a tua opinião sobre as outras "sonaes"?

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por MarcoAntonio » 22/4/2009 9:20

22/04/2009

Aqui fica um breve update à Sonae SGPS onde para já se confirma a zona de resistência entre os 0.61~0.65 que já era esperada.

Quanta ao resto, mantenho a posição: caso a Sonae SGPS consiga passar esta barreira fica de novo em boa situação técnica e com bastante potencial de subida.
Anexos
SON090421.png
SON090421.png (16.91 KiB) Visualizado 19951 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/4/2009 9:44, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por newtrade » 18/4/2009 17:14

Para acrescentar acho que está numa posição em que muita gente têm medo de entrar ou entram com uma correcção ou depois de ultrapassada a resistência.

Registado: 12/10/2008 15:57

por newtrade » 18/4/2009 17:12

Se fizer uma correcção é possivel que venha a ganhar força para superar a proxima resistencia, está muita gente á espera dela um pouco mais abaixo para entrar .

Registado: 12/10/2008 15:57

por Pousada » 18/4/2009 17:06

No PSI 20 as Sonaes são das minhas favoritas.
Entrei no dia 20-02-2009 na SONAE SGPS a 0.44 e ainda não fui stopado.
Tenho o stop colocado a 3% abaixo da cotação.
Na minha opinião os 0.65 é uma forte resistência dúvido que tenha força para a romper nos próximos dias, o volume está a diminuir talvez precise de ganhar um pouco de folgo para nova subida.

Bons Negócios
Pousada

Registado: 20/5/2006 11:13

por cannot » 18/4/2009 16:07

Eu acho que só lhe dá força consolidar um pouco por esta zona, deixar o pessoal fazer a mais valias com calma e depois dava oportunidade ao pessoal de reforçar de novo perto dos .60.

Foi um pouco como aconteceu por volta dos .50...

Entrar agora não entro, se não for abaixo então só acima dos .65.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por AC Investor Blog » 18/4/2009 15:52

Cannot,

Podes ter sorte na próxima semana. Penso termos assistido a alguma distribuição nestas 2 últimas sessões. A força vendedora foi mesmo superior á compradora, e nem mesmo com o PSI ajudar a sonae consegiu quebrar os máximos da semana passada. Neste momento é preferível uma entrada na casa dos 0.60 do que propriamente entrar aqui.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por cannot » 18/4/2009 15:18

Boas!

Para um investidor a curto/médio prazo eu acho que o importante aqui são mesmo os .55 não serem quebrados, nesse caso preferiria sair para ver até onde vai.

Para já está tudo com bom aspecto. A minha primeira zona de compras (reforço) será entre .6-.61 e a segunda já nos .55-.56, e é como digo, só a quebra dos .55 me fará sair.

Eu gostava que ela fosse perto dos .56 mas isto não vai de desejos portanto se marinar por aqui e for só aos .6 é aí que reforço. Se não fizer nada disto e seguir para cima terei que a apanhar mal passe os .65 (isto depende um bocado do volume, mas com um bom volume entro logo acima dos .65).
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

Re: Wishful thinking

por MarcoAntonio » 17/4/2009 22:42

MSP78 Escreveu:Marco, se vires os meus posts no tópico da Sonae SGPS também usei o 0.65 como referência, estava só a ser "preciosista" :wink:.

Sim, mas eu quis esclarecer onde estava a colocar a resistência pois ao ler o teu post poderia ficar-se com uma ideia diferente sobre o que eu tinha escrito.
Imagem

Administrador Fórum

Wishful thinking

por msp1978 » 17/4/2009 21:54

Marco, se vires os meus posts no tópico da Sonae SGPS também usei o 0.65 como referência, estava só a ser "preciosista" :wink:. Usando os gráficos candlestick de facto os 0,70 foram resistencia recente e os 0.65 são ex-suporte recente, pelo que poderá fazer sentido considera-los uma resistência natural.

Quanto à dependência da tendência do mercado americano, também a evoquei por várias vezes e o NyK pode ter razão, mas sinceramente apesar de estar bem dentro na Sonae, acho que mesmo que os states não quebrem, pelos menos a à vizinhança dos 0.60 deve ir. Já é muita subida sem paragem técnica para respirar. Neste caso naturalmente ficaria ainda mais dentro, recomprando pelo menos o que fui tomando como mais valia nas últimas semanas, pelo que admito talvez algum "wishful thinking". :oops:
Abaixo disto (os tais 0.55), pelo que vejo há mesmo uma multidão à espera de reforçar/entrar numa correcção, e portanto talvez não chegue.

Abraço
Anexos
son.JPG
Já agora o meu gráfico.
son.JPG (50.59 KiB) Visualizado 20915 vezes

Registado: 17/11/2008 0:44

por MarcoAntonio » 17/4/2009 20:30

Não é isso que está no artigo, mas antes uma zona de resistência entre os 0.61 e os 0.65, sensivelmente. Essa zona já tinha funcionado antes como zona de suporte...

Deixo o gráfico actualizado e mais completo que a versão do artigo.
Anexos
SONAE090417.png
SONAE090417.png (16.27 KiB) Visualizado 21115 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Opcard e 54 visitantes