S&P: ontem e hoje - Coluna Semanal no Negócios
um peao Escreveu:A acreditar nestes dados os preços das casas e o mercado imobiliário americano começam a estabilizar. Acho que este é um forte indicador de que a recessão poderá estar a bater no fundo e que o segundo semestre poderá já ser marcado por um ténue crescimento económico. Daí achar que dificilmente virão novos mínimos e que vencidas importantes resistências nos índices americanos e europeus as subidas continuarão.
http://finance.yahoo.com/news/Home-prices-post-181-percent-apf-1811716579.html?x=0&sec=topStories&pos=main&asset=&ccode=
Mais dados animadores deste sector nos EUA.
http://finance.yahoo.com/news/Pending-home-sales-up-4th-apf-3390663003.html?x=0&sec=topStories&pos=1&asset=&ccode=
- Registado: 2/4/2009 22:13
A acreditar nestes dados os preços das casas e o mercado imobiliário americano começam a estabilizar. Acho que este é um forte indicador de que a recessão poderá estar a bater no fundo e que o segundo semestre poderá já ser marcado por um ténue crescimento económico. Daí achar que dificilmente virão novos mínimos e que vencidas importantes resistências nos índices americanos e europeus as subidas continuarão.
http://finance.yahoo.com/news/Home-prices-post-181-percent-apf-1811716579.html?x=0&sec=topStories&pos=main&asset=&ccode=
Já agora, isto é uma mera curiosidade mas eu já tinha notado as semelhantes bastante cedo no Bear Market como se pode ver nesta referência do Ulisses em Setembro do ano passado:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=1974
Passados 9 meses as semelhanças persistem.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=1974
Passados 9 meses as semelhanças persistem.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Deixo aqui a cópia do post que coloquei noutro tópico porque realmente foi onde o assunto foi tratado com maior destaque e serve ainda de referência futura para eventuais actualizações. Também ajudará a perceber que tipo de conclusões eu retiro desta comparação, que como já escrevi várias vezes é a comparação de Bear Markets que considero mais adequada:

MarcoAntonio Escreveu:Semitela Escreveu:Comparação entre aquilo que os indices fizeram em 1929 e aquilo que poderão fazer
Deixo uma comparação alternativa.
Já aqui no Forum fiz esta referência antes mas cá fica de novo, actualizado. A fazer uma comparação a minha opção recai no Bear Market de 1973/1974 que apresenta uma série de vantagens face a uma comparação com 1929 que a meu ver dão um maior significado à comparação de que uma mera semelhança gráfica:
1. Trata-se do mesmo índice (o Dow é um índice de composição/estrutura e cálculo bastante diferente do S&P com repercursões práticas significativas);
2. Até ao momento e tratando-se do mesmo índice, a estrutura do Bear é semelhante e a amplitude em termos relativos também;
3. Ambos os Bear Markets surgem num contexto de lateralização de longo-prazo, surgem após outro(s) Bear Market(s) recentes enquanto que o Crash e Bear Market de 1929 é o "primeiro" após um Bull Market colossal;
4. Por fim, ambos dão-se em torno de uma linha de muito, muito longo-prazo que eu penso que representa a LT de suporte numa escala secular (esta linha, dado o prazo em causa, pode ser traçada de forma ligeira diferente com um impacto de algumas centenas de pontos no momento actual mas em qualquer um dos casos vem bater na região em que se dá este Bear Market, tal como tinha ocorrido com o de 1974).
Portanto, sintetizando: o Bear Market é semelhante quando visto no mesmo índice, num contexto de longo-prazo algo semelhante e num posicionamento no muito longo-prazo também semelhante.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Bem, eu não percebo nada desses super mega hyper cycles xpto mas não acho descabido poderem acontecer novos mínimos mais para o final do ano início do próximo. Para isso bastaria o cenário económico piorar e acabar por gerar problemas sociais graves. Tenho muitas dúvidas de que as medidas que são tomadas sirvam para mais do que mascarar o curto prazo e adiar e piorar a situação no médio/longo prazo.
Neste caso quando os investidores perceberem que a antecipação que os mercados (e eles) fazem da recuperação económica real não passou de uma ilusão tudo pode desabar de novo. E de forma violenta. Julgo que estamos perante um problema estrutural muito grave que está a ser resolvido com base nessa própria estrutura, isto para mim dá feedback negativo...
Esperemos que não!
Neste caso quando os investidores perceberem que a antecipação que os mercados (e eles) fazem da recuperação económica real não passou de uma ilusão tudo pode desabar de novo. E de forma violenta. Julgo que estamos perante um problema estrutural muito grave que está a ser resolvido com base nessa própria estrutura, isto para mim dá feedback negativo...
Esperemos que não!
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
salvadorveiga Escreveu:Mas o mega bull q falas duvido q seja mega bull... caso o cenario aconteça sera' apenas a perna B a corrir a onda A desde o ano 2000 ate ao possivel fundo de 2014...
Expliquei-me mal. O mega bull para mim começa nos topos de 2000 e 2007, ou seja, em 2014 acho que o S&P500 estará acima dos 1560 pontos.
Se quiseres contar o megabull desde o mínimo então eu acho que ele começou há um mês atrás nos 666 pontos.
salvadorveiga Escreveu:2021 ou 2027 seria um topo para começar novamente a descida, sendo esta ainda mais mortifera que o periodo de 2000-2014? Visto q as ondas C são as mais fortes de um BEAR
Não entendo nada de EW mas, sinceramente, dizer-se que se consegue prever cientificamente os mercados a longo prazo com EW para mim soa a fantasia.
Só me parece que o S&P500 terá um novo mega bull de 15-20 anos porque é esse padrão que ele vem fazendo desde o fim da segunda guerra. É um palpite baseado em probabilidade de se repetir um padrão nada mais.
46-67 (mega bull)
68-82 (mega bear)
82-00 (mega bull)
00-?? (mega bear)
...
Editado pela última vez por um peao em 17/4/2009 23:30, num total de 2 vezes.
um peao Escreveu:Tenho uma visão de longo prazo muito semelhante à do Marco António:
1. Não acredito em novos mínimos.
2. Acho que estamos no segundo mega bear cycle do S&P500 desde a segunda grande guerra.
Só discordo na previsão de mais uma década de bear market. O bear market de 68-81 durou cerca de 14 anos e penso que este durará o mesmo tempo e não 20 anos. No entanto adivinhar o fim deste mega bear é um exercício muito pouco científico e de importância irrelevante neste momento.
Se a tradição se mantiver, e penso que sim, algures entre 2013/2015 começará novo mega bull de 15-20 anos.
Nada cientifico ? Tens EW que o segue como se fosse uma ciencia... a data estimada por EW, apesar de ainda ser cedo obviamente e' entre 2013 e 2016 como referes, 2 anos de Fibonacci...
Mas o mega bull q falas duvido q seja mega bull... caso o cenario aconteça sera' apenas a perna B a corrir a onda A desde o ano 2000 ate ao possivel fundo de 2014...
2021 ou 2027 seria um topo para começar novamente a descida, sendo esta ainda mais mortifera que o periodo de 2000-2014? Visto q as ondas C são as mais fortes de um BEAR
Tenho uma visão de longo prazo muito semelhante à do Marco António:
2. Acho que estamos no segundo mega bear cycle do S&P500 desde a segunda grande guerra.
Só discordo na previsão de mais uma década de bear market. O bear market de 68-81 durou cerca de 14 anos e penso que este durará o mesmo tempo e não 20 anos. No entanto adivinhar o fim deste mega bear é um exercício muito pouco científico e de importância irrelevante neste momento.
Se a tradição se mantiver, e penso que sim, algures entre 2013/2015 começará novo mega bull de 15-20 anos.
Eu já estava a escrever o post e quando o submeti já lá estava o teu. Mas... estavamos basicamente a escrever as mesmas coisas ao mesmo tempo
(num dos pontos formulaste de forma diferente da minha mas acaba por ser basicamente a mesma questão).
(num dos pontos formulaste de forma diferente da minha mas acaba por ser basicamente a mesma questão).
Não gosto por uma série de razões: as linhas não são coexistentes, existem em momentos diferentes (depois uma está prolongada para trás e outra para a frente mas o S&P não testa a outra linha em nenhum dos casos); por outro lado ambas são de consistência mínima (dois pontos de toque); por fim, o gráfico está em escala linear que é uma escala inadequada para estas amplitudes, em escala logarítmica o paralelismo desaparece completamente, isto significa que realmente são dois ritmos de queda completamente diferentes.
Na verdade, enquanto uma começa por descrever uma queda mt moderada de 9% em 7 meses, a outra quando surge representa uma queda de 10% em 4 meses. Ou seja, uma queda bem mais brutal...
E à medida que o tempo passa, a disparidade aumenta.
Na verdade, enquanto uma começa por descrever uma queda mt moderada de 9% em 7 meses, a outra quando surge representa uma queda de 10% em 4 meses. Ou seja, uma queda bem mais brutal...
E à medida que o tempo passa, a disparidade aumenta.
Re: O que pensas deste canal descendente?
jaime_henriques Escreveu:O que pensas deste canal descendente?
O Marco pensará o que entender, eu cá penso o seguinte:
- Dois toques apenas em cada linha - parece-me pouco;
- Apenas uma oscilação entre os extremos do alegado canal - acho insuficiente.
Ou seja, para mim não há canal: Como princípio básico, a linha da oferta num canal descendente, ou a linha da procura num canal ascendente, têm obrigatoriamente de obedecer aos critérios técnicos de uma linha de tendência. Além disso, um canal caracteriza-se necessariamente por mais do que uma oscilação entre extremos. É assim que eu construo canais.
Dito isto:
O bear market pode muito bem não ter ainda acabado, mas isso já todos sabemos não é?

FT
P.S.: Também não concordo com a utilização de escala linear de preços neste caso.
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
O que pensas deste canal descendente?
O que pensas deste canal descendente?
- Anexos
-
- sp500_5.jpg (875.56 KiB) Visualizado 48155 vezes
- Registado: 29/11/2007 4:02
MarcoAntonio Escreveu:Se as "semelhanças" persistirem e a comparação for válida, só dentro de uma década ou algo semelhante é que veremos os índices a fazer
novos máximos. Em compensação, este Bear Market que viemos a atravessar terá já terminado...
É o exemplo clássico de uma boa e uma má notícia em simultâneo.
Já agora, para completar a ideia, poderá questionar-se: bom, mas a ser assim agora seria sempre (ou quase sempre) a subir.
Pois, mas os investidores não estão (todos) a entrar agora. Há investidores dentro aos mais diversos valores e mesmo para aqueles que
entraram a meio deste Bear Market, ainda poderá demorar uns anos a recuperar o investimento.
Note-se que há que descontar o efeito da inflacção que acaba por ser considerável nestas longas lateralizações.
Na verdade tratam-se de "Mega Bear Markets" disfarçados.
maximo_ Escreveu:Muito bom Marco, já há muito que vinha a pensar na possibilidade do actual bear market desenvolver um grafismo parecido com o da década de 70. Acredito que este zigue-zague de longo prazo poderá continuar se os problemas estruturais não forem resolvidos, mas deus queira que voltemos a ter 2 décadas de crescimento quase interrupto.
Se as "semelhanças" persistirem e a comparação for válida, só dentro de uma década ou algo semelhante é que veremos os índices a fazer
novos máximos. Em compensação, este Bear Market que viemos a atravessar terá já terminado...
É o exemplo clássico de uma boa e uma má notícia em simultâneo.
Muito bom Marco, já há muito que vinha a pensar na possibilidade do actual bear market desenvolver um grafismo parecido com o da década de 70. Acredito que este zigue-zague de longo prazo poderá continuar se os problemas estruturais não forem resolvidos, mas deus queira que voltemos a ter 2 décadas de crescimento quase interrupto.
The answer to 1984 is 1776
- Registado: 24/11/2008 0:36
Eu confesso que neste momento é-me mt difícil olhar para os mercados, olhar para o big picture, e não considerar a possibilidade do "fundo" já estar feito.
Contudo, convém distinguir o que é uma perspectiva e o que são sinais, nomeadamente sinais técnicos. Continuo a dizer que tecnicamente/formalmente é
prematuro dizer que estamos em Bull Market.
Mas também, como já escrevi aqui e na coluna (julgo que na semana passada inclusivamente) nós só vamos ter a certeza de que estamos em Bull Market
quando este já for razoavelmente desenvolvido.
Agora, eu olho para alguns títulos e olho para os gráficos de mt longo-prazo e fico com a impressão relativamente forte de que o mínimo está feito.
Em relação aos títulos dou o exemplo do caso da Sonae onde eu há algumas semanas atrás escrevi isto no meu tópico do PSI20:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=415
Contudo, convém distinguir o que é uma perspectiva e o que são sinais, nomeadamente sinais técnicos. Continuo a dizer que tecnicamente/formalmente é
prematuro dizer que estamos em Bull Market.
Mas também, como já escrevi aqui e na coluna (julgo que na semana passada inclusivamente) nós só vamos ter a certeza de que estamos em Bull Market
quando este já for razoavelmente desenvolvido.
Agora, eu olho para alguns títulos e olho para os gráficos de mt longo-prazo e fico com a impressão relativamente forte de que o mínimo está feito.
Em relação aos títulos dou o exemplo do caso da Sonae onde eu há algumas semanas atrás escrevi isto no meu tópico do PSI20:
Se o mercado fosse apenas a Sonae SGPS eu até me sentia tentado para dizer que talvez o fundo já estivesse feito. O comportamento deste papel começa a
assemelhar-se ao comportamento tido em 2002/2003 quando fez um fundo arredondado que eu na altura identifiquei "on the fly".
Se à volta da Sonae SGPS existisse um vazio completo eu diria que começa a estar interessante...
Se acima dos 50 centimos surgir momentum, esta visão sai reforçada.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=415
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/4/2009 15:47, num total de 3 vezes.
Por fim, um gráfico com o histórico completo do S&P500.
O primeiro "super bull" vem mais de trás, como se pode perceber pelo gráfico do Dow Jones no post anterior.
O primeiro "super bull" vem mais de trás, como se pode perceber pelo gráfico do Dow Jones no post anterior.
- Anexos
-
- S&P500-ab.png (15.31 KiB) Visualizado 48473 vezes
Aqui ficam os gráficos com mais de duas décadas para cada um dos casos, onde se pode ver quer num caso
quer no outro um período muito prolongado de forte valorização, seguida de uma sequência de Bear Markets
de grande (e semelhante) dimensão e relativamente próximos no tempo.
Acrescento tb o Dow Jones que com um histórico mais longo nos permite visualizar um período (mais) semelhante.
quer no outro um período muito prolongado de forte valorização, seguida de uma sequência de Bear Markets
de grande (e semelhante) dimensão e relativamente próximos no tempo.
Acrescento tb o Dow Jones que com um histórico mais longo nos permite visualizar um período (mais) semelhante.
- Anexos
-
- S&P500-a.png (15.45 KiB) Visualizado 48524 vezes
-
- S&P500-b.png (14.88 KiB) Visualizado 48514 vezes
-
- DOW-a.png (16.15 KiB) Visualizado 48506 vezes
Essa comparação é que cria a ilusão de semelhança, com a selecção de um período específico, com o ajuste das escalas e com
a sobreposição (que acaba por esconder/disfarçar as diferenças mesmo nessa secção do gráfico).
Vou colocar agora os gráficos em separado, para o período completo e sem ajustes. Há uma secção em que são bastante
semelhantes mas a impressão geral é bastante diferente se o fizermos assim...
a sobreposição (que acaba por esconder/disfarçar as diferenças mesmo nessa secção do gráfico).
Vou colocar agora os gráficos em separado, para o período completo e sem ajustes. Há uma secção em que são bastante
semelhantes mas a impressão geral é bastante diferente se o fizermos assim...
- Anexos
-
- actual-1.png (15.19 KiB) Visualizado 48603 vezes
-
- old-1.png (14.62 KiB) Visualizado 48608 vezes
Ok, já vi. Trata-se do Dow Jones em 37/38...
Mas isso é só uma parte do actual Bear Market (a segunda metade) e a semelhante já se começou a desfazer.
Esse gráfico não está a mostrar o primeiro ano de Bear Market do actual (esse com que estão a comparar, começa aí mesmo, o actual tem quase mais um ano para trás que o gráfico não mostra). Além disso, o que se passou nos anos anteriores tb é completamente diferente em ambos os caso, mesmo ignorando o facto de faltar meio Bear Market aí.
Ora, bem, se fizeremos uma selecção desse tipo, conseguimos encontrar sobreposições fantásticas. Mesmo que à volta dessa secção do gráfico seja tudo bastante diferente...
Mas isso é só uma parte do actual Bear Market (a segunda metade) e a semelhante já se começou a desfazer.
Esse gráfico não está a mostrar o primeiro ano de Bear Market do actual (esse com que estão a comparar, começa aí mesmo, o actual tem quase mais um ano para trás que o gráfico não mostra). Além disso, o que se passou nos anos anteriores tb é completamente diferente em ambos os caso, mesmo ignorando o facto de faltar meio Bear Market aí.
Ora, bem, se fizeremos uma selecção desse tipo, conseguimos encontrar sobreposições fantásticas. Mesmo que à volta dessa secção do gráfico seja tudo bastante diferente...
e esta heim!!! já por aqui tinha lido algo sobre isto, mas o gráfico que entao postaram era de facto como o Veiga diz dos anos 30.
sinceramente , similiaridade com os anos 70 é á 1 vez que leio.
já agora Marco se puderes contextualizar, com outros argumentos que nao sejam gráficos o ppl agradece.
de qualquer forma, e se entendi bem, é provavel uma lateralizaçao no mercado nos proximos anos antes de um novo bull market. será isso?
sinceramente , similiaridade com os anos 70 é á 1 vez que leio.
já agora Marco se puderes contextualizar, com outros argumentos que nao sejam gráficos o ppl agradece.
de qualquer forma, e se entendi bem, é provavel uma lateralizaçao no mercado nos proximos anos antes de um novo bull market. será isso?
Sou do SL BENFICA com muito orgulho...
O gráfico de trás (a branco) é de que índice e de que ano?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bing [Bot], boavista, Carrancho_, Google [Bot], Goya777, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, TheKuby, trilhos2006 e 74 visitantes