GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Recordo que o gráfico acima compara o preço de venda GALP dos combustíveis antes de impostos com o preço médio por litro dos combustiveis refinados na semana anterior nos mercados internacionais, o que nos dá uma aproximação da margem de preço desde a refinadora ao cliente final.
Claro está que esta margem terá que cobrir as despesas de distribuição e retalho (deduzidas essas chegariamos só depois então ao lucro líquido).
Esta é a melhor forma de verificarmos se os preços de venda dos combustiveis acompanham os preços dos combustíveis refinados (derivados do petróleo) nos mercados internacionais ou se por outro lado as alterações de preços por parte das petrolíferas são arbitrárias ou "abusivas".
Ao longo dos cerca de dois anos e meio em análise no gráfico, a margem variou relativamente pouco e o incremento dos cerca de 14 centimos para 16.5 centimos, sensivelmente, explica-se quase todo pela inflação.
Isto quer dizer muito simplesmente que os preços de venda nos postos dos combustiveis são hoje mais ou menos aquilo que seria de esperar para a actual cotação do petróleo/derivados.
Claro está que esta margem terá que cobrir as despesas de distribuição e retalho (deduzidas essas chegariamos só depois então ao lucro líquido).
Esta é a melhor forma de verificarmos se os preços de venda dos combustiveis acompanham os preços dos combustíveis refinados (derivados do petróleo) nos mercados internacionais ou se por outro lado as alterações de preços por parte das petrolíferas são arbitrárias ou "abusivas".
Ao longo dos cerca de dois anos e meio em análise no gráfico, a margem variou relativamente pouco e o incremento dos cerca de 14 centimos para 16.5 centimos, sensivelmente, explica-se quase todo pela inflação.
Isto quer dizer muito simplesmente que os preços de venda nos postos dos combustiveis são hoje mais ou menos aquilo que seria de esperar para a actual cotação do petróleo/derivados.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Aqui vai a actualização dos gráficos, para já ignorando qualquer alteração na tributação.
Em todo o caso, eu li a portaria e o decreto-lei e o que encontrei foi: a) a obrigação de incorporar o biocombustivel no gasoleo; b) estebelecimento de um limite de preço a partir do qual se podem legitimamente recusar a incorporar o biocombustivel; c) estabelecimento de quotas máximos (volume) aos produtores de biocombustivel isento de ISP.
Basicamente foi isto, deixo os dois links, o que já tinha deixado o Elias e ainda o do Decreto-Lei que antecede esta portaria:
http://dre.pt/pdf1sdip/2009/04/06602/0004800049.pdf
http://dre.pt/pdf1sdip/2009/02/04000/0135001354.pdf
Os gráficos que se seguem assumem uma não alteração ao nivel da tributação nos combustíveis de venda ao publico (o que poderá não estar correcto mas que a seu tempo verificaremos e corrigiremos se for caso disso).
Em todo o caso, eu li a portaria e o decreto-lei e o que encontrei foi: a) a obrigação de incorporar o biocombustivel no gasoleo; b) estebelecimento de um limite de preço a partir do qual se podem legitimamente recusar a incorporar o biocombustivel; c) estabelecimento de quotas máximos (volume) aos produtores de biocombustivel isento de ISP.
Basicamente foi isto, deixo os dois links, o que já tinha deixado o Elias e ainda o do Decreto-Lei que antecede esta portaria:
http://dre.pt/pdf1sdip/2009/04/06602/0004800049.pdf
http://dre.pt/pdf1sdip/2009/02/04000/0135001354.pdf
Os gráficos que se seguem assumem uma não alteração ao nivel da tributação nos combustíveis de venda ao publico (o que poderá não estar correcto mas que a seu tempo verificaremos e corrigiremos se for caso disso).
- Anexos
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Só para complementar, investiguei os preços nos postos de comb. aqui em Aveiro que vendem os dois combustiveis - Diesel e B15 (Diesel com bioetanol incorporado a 15%) e conclui que o B15 é vendido a sensivelmente menos 2 centimos que o Diesel, logo a incoporação de Bioetanol tem que significar uma poupança e não um incremento relativamente ao preço do Diesel puro.
R.P.
R.P.
Trade the trend.
Se estás a incoperar 10% de bioetanol em gasoleo p.e. e partindo do principio que o bioetanol tem o mesmo preço de custo que o gasoleo, o preço do combustivel fica-te mais barato 4 centimos devido à isenção de ISP do Bio.
O que pode acontecer é que o bioetanol tem um preço de custo mais elevado. Gostava de saber isto.
O que pode acontecer é que o bioetanol tem um preço de custo mais elevado. Gostava de saber isto.
Trade the trend.
Atenção que o que eu disse pode não estar totalmente correcto (pois ainda não confirmei totalmente qualquer alteração de fiscalidade, mas tal como ontem, ainda não encontrei qualquer referência a isso e portanto estou a assumir que não existiu, nem para cima nem para baixo).
Quanto às tuas questões, sim, presumo que o biocombustível é mais caro (aliás, é algo que eu "já sabia" e estou a supor que continua a ser assim).
Ainda em relação à tua segunda questão, cada combustível tem um imposto. A gasolina tem um imposto, o gasóleo tem outro imposto, o gpl tem outro imposto, etc.
Diferentes combustiveis, diferentes taxas, conforme o Estado quer promover o consumo de um ou outro, o que pode ocorrer por diversas razões.
O biocombustivel que está a ser incorporado no gasóleo, se não houve alteração de impostos, está obviamente a ser vendido com a mesma taxação do gasóleo convencional.
Quanto às tuas questões, sim, presumo que o biocombustível é mais caro (aliás, é algo que eu "já sabia" e estou a supor que continua a ser assim).
Ainda em relação à tua segunda questão, cada combustível tem um imposto. A gasolina tem um imposto, o gasóleo tem outro imposto, o gpl tem outro imposto, etc.
Diferentes combustiveis, diferentes taxas, conforme o Estado quer promover o consumo de um ou outro, o que pode ocorrer por diversas razões.
O biocombustivel que está a ser incorporado no gasóleo, se não houve alteração de impostos, está obviamente a ser vendido com a mesma taxação do gasóleo convencional.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Razão o bioetanol está isento de ISP mas será este o único biocombustível?
Vê esta informação que encontrei no Portal do Cidadão:
Fonte: http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt ... iferos.htm
Vê esta informação que encontrei no Portal do Cidadão:
Bioetanol com isenção de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos
Foi publicada em Diário da República a Portaria n.º 13/2009 que isenta de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) o bioetanol, o biocombustível substituto da gasolina. Esta isenção, que será atribuída no decurso de 2009, situa-se entre os €400 e os €420 por cada 1.000 litros.
Esta Portaria define ainda que, caso as especificações da gasolina não se alterem de modo a permitir uma incorporação de etanol superior a 5% em volume, as quantidades de bioetanol passíveis de isenção estão condicionadas a um limite máximo de 100 milhões de litros.
A legislação agora publicada refere-se ainda ao biodisel, biocombustível substituto do gasóleo, e fixa entre os €280 e os €300 a isenção e ISP para este combustível em 2008, valor igual ao definido para 2007.
Refira-se que a Portaria agora publicada produz efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2008.
Fonte: http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt ... iferos.htm
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Esta questão da incorporação do biodiesel para mim não é clara.
Tinha ideia que o Biodiesel estava a ser "subsidiado" pelo Estado.
Existe uma marca de postos de abastecimento que vende combustível com %s (5 a 15%, penso eu) de biodiesel incorporadas (PRIO) e que consegue vender os combustiveis mais baratos até 7 centimos.
Porque razão a incoporação de % baixas de biodiesel pelas outas operadoras leva ao aumento de preços?
R.P.
Tinha ideia que o Biodiesel estava a ser "subsidiado" pelo Estado.
Existe uma marca de postos de abastecimento que vende combustível com %s (5 a 15%, penso eu) de biodiesel incorporadas (PRIO) e que consegue vender os combustiveis mais baratos até 7 centimos.
Porque razão a incoporação de % baixas de biodiesel pelas outas operadoras leva ao aumento de preços?
R.P.
Trade the trend.
Marco,
Duas questões:
1 - o preço final fica mais caro porque os biocombustíveis são mais caros?
2 - quando escreves "os consumidores passam agora a comprar mais biodiesel que lhes é vendido com mesma e pesada carga fiscal dos combustiveis de origem petrolífera" - eu julgo que o ISP se aplica a qualquer combustível usado para transporte, independentemente da sua origem. Confirmas?
1 abraço,
Elias
Duas questões:
1 - o preço final fica mais caro porque os biocombustíveis são mais caros?
2 - quando escreves "os consumidores passam agora a comprar mais biodiesel que lhes é vendido com mesma e pesada carga fiscal dos combustiveis de origem petrolífera" - eu julgo que o ISP se aplica a qualquer combustível usado para transporte, independentemente da sua origem. Confirmas?
1 abraço,
Elias
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Ok, assim já começa a ficar tudo mais claro.
Por um lado não se registou o aumento de 2 centimos para o qual ontem eu não via justificação. Por outro, a outra questão levantada não tem que ver com aumentos de impostos ou com um novo imposto, mas com a nova composição do combustivel por incorporação do biodiesel.
É o combustível que é alterado (passa a conter mais biocombustivel) e não nenhum novo imposto que surge.
Agora, tb existe aqui uma questão na qual o Estado obviamente "fez de conta e olhou para o lado": os consumidores passam agora a comprar mais biodiesel que lhes é vendido com mesma e pesada carga fiscal dos combustiveis de origem petrolífera.
É um "princípio" interessante (not).
Por um lado não se registou o aumento de 2 centimos para o qual ontem eu não via justificação. Por outro, a outra questão levantada não tem que ver com aumentos de impostos ou com um novo imposto, mas com a nova composição do combustivel por incorporação do biodiesel.
É o combustível que é alterado (passa a conter mais biocombustivel) e não nenhum novo imposto que surge.
Agora, tb existe aqui uma questão na qual o Estado obviamente "fez de conta e olhou para o lado": os consumidores passam agora a comprar mais biodiesel que lhes é vendido com mesma e pesada carga fiscal dos combustiveis de origem petrolífera.
É um "princípio" interessante (not).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Obrigado Elias!!! O meu colega disse que tinha informação escrita sobre isso e que tinha sido publicado em 3 de Abril, e tinha ficado de me enviar mas até agora ainda não enviado....
Já agora fala-se que os combustiveis ainda vão subir de quinta para sexta, no entanto a última vez que me armei em (abelha) Maia falhei,
por isso vou estar calado a aguardar!!!!
Já agora fala-se que os combustiveis ainda vão subir de quinta para sexta, no entanto a última vez que me armei em (abelha) Maia falhei,

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
pedrom aqui está a confirmação daquilo que procuravas:
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=363436
Link para a Portaria: http://dre.pt/pdf1sdip/2009/04/06602/0004800049.pdf
Incorporação de biocombustíveis provoca aumento do preço do gasóleo
A BP subiu hoje o preço do gasóleo em 1,2 cêntimos por litro, uma subida que não se ficou a dever à variação dos preços da matéria-prima nos mercados internacionais, mas antes à imposição de quotas mínimas de incorporação de biocombustíveis.
Segundo fonte oficial da petrolífera, a BP passou a recomendar o preço de venda do gasóleo de 0,991 euros por litro, mais 1,2 cêntimos do que o anterior preço.
Ao contrário das recentes alterações nos preços dos combustíveis, esta mexida não “tem a ver com a variação dos preços” dos combustíveis nos mercados internacionais. Mas antes com a aplicação da Portaria que regula a incorporação de biocombustíveis em gasóleo”, explicou a mesma fonte.
A portaria nº 353-E/2009 estabelece e regula a imposição de quotas mínimas de incorporação obrigatória de biocombustíveis em gasóleo, bem como os procedimentos aplicáveis à sua monitorização e controlo”.
Esta portaria determina uma nova fórmula de cálculo dos preços, que a BP aplicou e que veio a determinar, segundo a empresa, o aumento hoje efectuado.
Consulte aqui a portaria, que foi publicada em Diário da República a 3 de Abril.
Também a Galp e a Cepsa procederam a aumentos nos preços dos combustíveis. A Galp Energia subiu esta noite os preços dos combustíveis em meio cêntimo por litro, sendo que a Cepsa também acompanhou a subida mas neste caso só no gasóleo.
A Galp Energia, segundo fonte oficial, subiu o litro do gasóleo em 0,5 cêntimos, custando agora 0,979 euros. O mesmo aumento foi registada na gasolina, o que leva o litro deste combustível para os 1,209 euros.
A Cepsa também efectuou uma alteração mas apenas no gasóleo que subiu 0,9 cêntimos para os 0,988 euros, disse fonte oficial da empresa. A gasolina sem chumbo 95 continua assim a custar 1,199 euros e a de 98 octanas 1,262 euros. Também na BP a gasolina ficou inalterada.
Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=363436
Link para a Portaria: http://dre.pt/pdf1sdip/2009/04/06602/0004800049.pdf
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pedrom Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Tenho de actualizar a minha BD, mas não o posso fazer já. Mais logo dou uma olhada sobre isso e coloco aqui uma actualização...
Já tenho confirmação o PVP vai subir 2 centimos no gasoleo a partir da meia noite, por isso quem tiver o depósito vazio e quiser aproveitar....
Pelos vistos só subiu 0,5 centimos!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Assim de repente e com base nos dados que tenho aqui (já actualizei parte da BD) parece-me, a confirmar-se, uma subida exagerada. Mas amanhã colocarei em principio os gráficos com os dados todos actualizados e uma conclusão final...
Os preços dos produtos petrolíferos têm estado bastante estáveis nas últimas duas semanas.
Os preços dos produtos petrolíferos têm estado bastante estáveis nas últimas duas semanas.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Tenho de actualizar a minha BD, mas não o posso fazer já. Mais logo dou uma olhada sobre isso e coloco aqui uma actualização...
Já tenho confirmação o PVP vai subir 2 centimos no gasoleo a partir da meia noite, por isso quem tiver o depósito vazio e quiser aproveitar....

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Tenho de actualizar a minha BD, mas não o posso fazer já. Mais logo dou uma olhada sobre isso e coloco aqui uma actualização...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Está explicitada a natureza das medidas, sendo:
Para assegurar o cumprimento destas metas torna-se necessário definir um conjunto de normas e de incentivos, como sejam: (i) a criação de mecanismo de certificados de incorporação de biocombustíveis; (ii) a criação de condições para regulamentação de normas técnicas que permitam níveis de incorporação de biocombustíveis superiores aos actuais; (iii) a obrigação de incorporação de 5% de biocombustíveis no gasóleo colorido e marcado.
Em lado nenhum, aí ou no resto do texto, se fala de alteração de impostos.
Continuo a achar que é um rumor, que não passa de mera especulação, quem sabe lançada por alguém no dia de 1 de Abril...
Já perdi uns bons minutos a pesquisar e não encontro qualquer informação no sentido de que isso vai acontecer de facto.
Até encontrar alguma informação concreta e de fonte credível...
Estou a tentar apurar a fonte do rumor para averiguar a veracidade assimque tiver algo mais digo.
Já agora juntamente com esse rumor vinha outro da subida do gasóleo em 1/2 centimos amanhã. Será que existe margem para isso?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Está explicitada a natureza das medidas, sendo:
Em lado nenhum, aí ou no resto do texto, se fala de alteração de impostos.
Continuo a achar que é um rumor, que não passa de mera especulação, quem sabe lançada por alguém no dia de 1 de Abril...
Já perdi uns bons minutos a pesquisar e não encontro qualquer informação no sentido de que isso vai acontecer de facto.
Até encontrar alguma informação concreta e de fonte credível...
Para assegurar o cumprimento destas metas torna-se necessário definir um conjunto de normas e de incentivos, como sejam: (i) a criação de mecanismo de certificados de incorporação de biocombustíveis; (ii) a criação de condições para regulamentação de normas técnicas que permitam níveis de incorporação de biocombustíveis superiores aos actuais; (iii) a obrigação de incorporação de 5% de biocombustíveis no gasóleo colorido e marcado.
Em lado nenhum, aí ou no resto do texto, se fala de alteração de impostos.
Continuo a achar que é um rumor, que não passa de mera especulação, quem sabe lançada por alguém no dia de 1 de Abril...
Já perdi uns bons minutos a pesquisar e não encontro qualquer informação no sentido de que isso vai acontecer de facto.
Até encontrar alguma informação concreta e de fonte credível...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Terá a ver com isto possivelmente:
Mas será que vai aumentar o preço dos combustiveis?
Resolução do Conselho de Ministros que aprova a estratégia para o cumprimento das metas nacionais de incorporação de biocombustíveis nos combustíveis fósseis
Esta Resolução vem estabelecer a estratégia para o cumprimento das metas nacionais de incorporação de biocombustíveis (combustíveis com origem em fontes renováveis) nos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e outros).
Os outros países da UE estão a adoptar medidas semelhantes, de forma a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de CO2.
O Governo decidiu aumentar o objectivo existente de incorporação de biocombustíveis nos combustíveis fósseis de 5,75%, para 10%, em 2010. Esta medida vem antecipar o objectivo da União Europeia para os biocombustíveis em dez anos, ou seja atingir os 10%, em 2010, quando a UE prevê esta meta para 2020.
Esta medida, conjuntamente com o relançamento do hídrico e a forte aposta na energia eólica e outras formas de renováveis constituem os pilares fundamentais para colocar Portugal em boas condições para cumprir as metas europeias.
Para assegurar o cumprimento destas metas torna-se necessário definir um conjunto de normas e de incentivos, como sejam: (i) a criação de mecanismo de certificados de incorporação de biocombustíveis; (ii) a criação de condições para regulamentação de normas técnicas que permitam níveis de incorporação de biocombustíveis superiores aos actuais; (iii) a obrigação de incorporação de 5% de biocombustíveis no gasóleo colorido e marcado.
O diploma prevê a possibilidade de venda de combustíveis com níveis de incorporação de biocombustíveis até 20%,o que permitirá diminuir as emissões de CO2 para atmosfera e reduzir a dependência do petróleo e outros combustíveis fósseis.
Do mesmo modo, estabelece-se a criação de um mecanismo de certificados de incorporação que vem impor às gasolineiras a obrigação de incorporação de um nível crescente de biocombustíveis compatíveis com a meta de 10% em 2010.
Mas será que vai aumentar o preço dos combustiveis?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Já fiz uma pesquisa pelo assunto e não encontrei qualquer noticia sobre isso. Se existe está bem escondida.
A única coisa que encontrei foi uma notícia bastante recente (com alguns dias) onde a Federação Europeia para o Transporte e o Ambiente defendia que os Governos deviam aumentar o imposto.
Mas não nenhuma notícia onde se referisse que os Governos (ou o nosso Governo) o iam fazer.
Neste momento e com a informação de que disponho, parto do princípio que se trata de um rumor (quem sabe, lançado no dia 1 de Abril, afinal estamos a 14 de Abril) ou de uma mera expectativa.
Note-se que tal como no último par de anos, o ISP este ano foi de novo congelado não tendo ocorrido aumento. Tanto em Portugal como numa série de paises Europeus (note-se que o ISP é uma componente fixa do imposto que tende a ser actualizada numa base anual e de acordo com a inflacção sendo depois aplicado sobre o preço base + isp, o iva em vigor).
A única coisa que encontrei foi uma notícia bastante recente (com alguns dias) onde a Federação Europeia para o Transporte e o Ambiente defendia que os Governos deviam aumentar o imposto.
Mas não nenhuma notícia onde se referisse que os Governos (ou o nosso Governo) o iam fazer.
Neste momento e com a informação de que disponho, parto do princípio que se trata de um rumor (quem sabe, lançado no dia 1 de Abril, afinal estamos a 14 de Abril) ou de uma mera expectativa.
Note-se que tal como no último par de anos, o ISP este ano foi de novo congelado não tendo ocorrido aumento. Tanto em Portugal como numa série de paises Europeus (note-se que o ISP é uma componente fixa do imposto que tende a ser actualizada numa base anual e de acordo com a inflacção sendo depois aplicado sobre o preço base + isp, o iva em vigor).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Ainda não li nem ouvi nada sobre isso? Tens alguma outra fonte sobre essa questão?
Não mas estou a tentar arranjar. Segundo o que é falado é que essa taxa vai ser incorporada nos combustiveis de um dia para outro o que me parece extranho!!!
A unica coisa que sei de concreto é que desde 1 de março que é obrigatório a especificação dos da composição dos combustives tanto de % de energia como de emissões de CO2 na factura. É a lei 51/2008.
http://siddamb.apambiente.pt/publico/do ... slacao%3An
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Ainda não li nem ouvi nada sobre isso? Tens alguma outra fonte sobre essa questão?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
pedrom Escreveu:Marco qual o panorama para esta semana?
Já agora em conversa com um amigo ligado aos combustiveis falou-se num novo imposto que podia fazer subir os cumbustiveis em alguns centimos de um dia para o outro. Achei o assunto totalmente descabido e quando cheguei aos escritório ainda fui pesquisar qualquer coisa sobre o assunto mas não encontrei nada!!!! Por acaso já ouviste alguma coisa ou isto não passará de uma "aldrabice"?!?!?!?
Afinal sempre parece haver uma ponta de verdade, tem a ver com o biodiesel pelo que parece!!!



Se for verdade não devia de haver um aviso prévio aos consumidores?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Marco qual o panorama para esta semana?
Já agora em conversa com um amigo ligado aos combustiveis falou-se num novo imposto que podia fazer subir os cumbustiveis em alguns centimos de um dia para o outro. Achei o assunto totalmente descabido e quando cheguei aos escritório ainda fui pesquisar qualquer coisa sobre o assunto mas não encontrei nada!!!! Por acaso já ouviste alguma coisa ou isto não passará de uma "aldrabice"?!?!?!?
Já agora em conversa com um amigo ligado aos combustiveis falou-se num novo imposto que podia fazer subir os cumbustiveis em alguns centimos de um dia para o outro. Achei o assunto totalmente descabido e quando cheguei aos escritório ainda fui pesquisar qualquer coisa sobre o assunto mas não encontrei nada!!!! Por acaso já ouviste alguma coisa ou isto não passará de uma "aldrabice"?!?!?!?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?