OPA à VAA – Irregularidades e Mistérios
Às escuras
Hoje em dia saber algo quanto a esta "OPA" é quase como tentar saber qual é a chave do euromilhões antes do sorteio.
Já ouvi falar em segredo de justiça neste país e de como não funciona/existe, agora em segredo de OPA nunca tinha ouvido até hoje!
Talvez o Sr. PGR fizesse bem em dirigir-se à CMVM, Visabeira e VAA e perguntar como o conseguem para aprender e aplicar no seu foro.
Realmente neste país ou as coisas não funcionam ou funcionam ao contrário.
Onde deveria haver segredo não existe e onde tudo deveria ser claro e explícito nada se sabe.
E mesmo tendo direito a saber e ainda que se pergunte não nos respondem.
Começo a duvidar que venhamos a saber no prazo o resultado da OPA pois não me admiraria que houvesse negociações de última hora envolvendo os bancos se as coisas não estiverem a correr de feição à Visabeira e os pequenos accionistas continuarem a fazer-lhe manguitos.
Aliás, tanto quanto se sabe até ao momento a Visabeira não terá a maioria do capital (pelo menos 50,01%).
Teremos de esperar para ver/saber, sempre às escuras.
Bons negócios.
------------------------------------------------------------------
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.
Já ouvi falar em segredo de justiça neste país e de como não funciona/existe, agora em segredo de OPA nunca tinha ouvido até hoje!
Talvez o Sr. PGR fizesse bem em dirigir-se à CMVM, Visabeira e VAA e perguntar como o conseguem para aprender e aplicar no seu foro.
Realmente neste país ou as coisas não funcionam ou funcionam ao contrário.
Onde deveria haver segredo não existe e onde tudo deveria ser claro e explícito nada se sabe.
E mesmo tendo direito a saber e ainda que se pergunte não nos respondem.
Começo a duvidar que venhamos a saber no prazo o resultado da OPA pois não me admiraria que houvesse negociações de última hora envolvendo os bancos se as coisas não estiverem a correr de feição à Visabeira e os pequenos accionistas continuarem a fazer-lhe manguitos.
Aliás, tanto quanto se sabe até ao momento a Visabeira não terá a maioria do capital (pelo menos 50,01%).
Teremos de esperar para ver/saber, sempre às escuras.
Bons negócios.
Re: Re
JAS Escreveu:Nesses englobam-se:
- os accionistas mais recentes, especuladores de bolsa, que ficaram entalados entre os 0,12-0,14 ou até mais, que têm esperança de ainda recuperarem da actual perda de 40-65%.
Eu estou nesse lote. Obrigado JAS espero que o teu palpite se confirme.
Mas esses accionistas que compraram a 1 euro perderam tanto valor, não houve stock-splits pelo meio?
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Os cofres.....
a 0.07 já estão quase vazios.
Eu é que já estou exposto nelas até á ponta mais alto dos meus cabelos, senão era rapazinho de comprar mais umas quantas....
Já faltou mais para esta NOVELA, terminar.
Abraços
Eu é que já estou exposto nelas até á ponta mais alto dos meus cabelos, senão era rapazinho de comprar mais umas quantas....
Já faltou mais para esta NOVELA, terminar.
Abraços
- Registado: 29/11/2007 12:24
Re
Woodhare Escreveu:Eu decidi não vender mas ficava mais descansado se soubesse que não vão conseguir chegar aos 90%. Ninguém sabe a percentagem de acções que não vão ser vendidas? (eu sei que é pedir demais)
Penso que não saíu qualquer informação.
Se nos baseássemos na amostragem aqui do Caldeirão chegaríamos à conclusão que eles só iriam conseguir uns 40%.
É que não me lembro de alguém ter dito que ia vender na OPA...
Penso que a amostra não é representativa pois não há aqui muita gente que tenha VAA em carteira.
Penso que quem não vendeu até agora não estará muito interessado em assumir os prejuízos vendendo na OPA.
Nesses englobam-se:
- os accionistas antigos da VAA, que devem ter preços de aquisição superiores a 1,00 euro, para quem receber apenas 5% do seu investimento não tem qualquer interesse. Certamente que prefirão ficar com elas por razões afectivas nem que seja para forrar paredes.
- os accionistas mais recentes, especuladores de bolsa, que ficaram entalados entre os 0,12-0,14 ou até mais, que têm esperança de ainda recuperarem da actual perda de 40-65%.
- a CGD, que já cedeu 10%, deverá manter os restantes 10% dado que é dona de 20% da Visabeira.
Quem irá vender:
- o grupo dirigente dos velhos tempos da VAA julgo que sairá agora completamente. Mais por birra do que pela razão. Como já nem 5% devem ter pouco contam.
- alguns accionistas menos informados, que ouviram falar em que "ia sair da bolsa e depois seria difícil vender", deverão aceitar a OPA. É difícil quantificar quanto pesará este grupo mas, num free-float de apenas 40%, podemos admitir que poderá chegar a 10%.
O BCP, que ainda pesa 10%, é uma incógnita.
Tanto pode manter a posição, baseando numa presumivel viabilização da empresa, como pode alienar totalmente, justificando o prejuízo "como mais um buraco deixado pela anterior administração"...
Aposto nos 55-60%.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Eu decidi não vender mas ficava mais descansado se soubesse que não vão conseguir chegar aos 90%. Ninguém sabe a percentagem de acções que não vão ser vendidas? (eu sei que é pedir demais)
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Re: Não acredito...
elgenedy Escreveu:e a OPA tiver sucesso, que provavelmente terá, que acontecerá às acções dos investidores que não entraram na OPA e que não venderam ?
Continuam cotadas na bolsa como até aqui.
Um abraço,
JAS
-----------------------------------
elgenedy Escreveu:Vi hoje no site da CMVM uma adenda ao prospecto da OPA, disponibilizado ontem (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd14426.pdf).
Isto tem alguma implicação em alguma coisa?
Em nada, o CA limita-se a dizer que mantém a opinião, expressa no comunicado inicial, de que os accionistas devem aceitar a opa.
De notar que nesse comunicado era relatado o facto de muitos accionistas terem feito saber ao CA que não concordavam com a distinção de valores entre os 2 tipos de acções.
E de notar também que o CA não se referiu às "acções Não Admitidas" o que, pelo Código, seria obrigatório...
Um abraço,
JAS
Boa noite,
Jas, como tens demonstrado um conhecimento mais profundo sobre a VAA, queria fazer-te uma pergunta.
Vi hoje no site da CMVM uma adenda ao prospecto da OPA, disponibilizado ontem (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd14426.pdf).
Agradeço-te desde já.
Abraço,
Jas, como tens demonstrado um conhecimento mais profundo sobre a VAA, queria fazer-te uma pergunta.
Vi hoje no site da CMVM uma adenda ao prospecto da OPA, disponibilizado ontem (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd14426.pdf).
Agradeço-te desde já.
Abraço,
- Registado: 17/12/2002 22:25
Re: Não acredito...
rasteiro Escreveu:que eles consigam, levar o barco a bom porto, por isso nas minhas, nem vão tocar-lhes.
Vou esperar, pelas cenas dos próximos capitulos, e penso que serão RISONHAS, para os pequenos accionistas, como eu.....
Abraços
O que estás a querer dizer ?
Que não vais vender as acções na OPA ?
Então que vais fazer com elas ?
Se a OPA tiver sucesso, que provavelmente terá, que acontecerá às acções dos investidores que não entraram na OPA e que não venderam ?
- Registado: 4/9/2008 15:20
Resina Escreveu:Tenho VAA Fusão... Não percebi mto bem a carta... Se a nova empresa quiser, pode não ir para bolsa... nesse caso o que é que acontece ao meu dinheiro??
Não é bem assim...
A carta alerta para o facto da VAA poder vir a ser retirada da bolsa se alcançarem os 90% e se lançarem uma "opa potestativa".
Ainda faltam muitos "ses"...
Além disso na potestativa voltam a aplicar-se as regras que determinam o preço das opas pelo que, durante os primeiros 6 meses, os 0,072 ou 0,092 estariam sempre garantidos.
Resina Escreveu:A carta dizia que se pretendesse vender, que o poderia fazer até esta sexta. Acontece que ele as adquiriu a 0,12€ (nem se lembra bem, mas foi o valor que me disse).
Eu disse-lhe para não o fazer... Supostamente apartir desta data, e aos excedentes irão subir o preço de modo a adquirir o restante, ou estarei errado?
Vai depender da quantidade que conseguirem na OPA.
-Se só conseguissem os 40% que já têm, o que é uma hipótese muito improvavel, certamente que iriam tentar obter os 50,1% ao preço de mercado e isso faria subir as cotações.
- Entre os 50,1% e os 70%, hipótese bastante provavel, ficam a controlar a VAA mas podem não fazer qualquer tentativa de comprar acções por estarem bastante longe dos 90% e da potestativa.
Neste caso a procura pode rarear e a cotação até pode descer abaixo dos valores da opa mas, numa primeira fase, julgo que haverá sempre uma pequena subida de cotação.
- Entre os 70 e os 89,9% é provavel que tentem obter os 90% para fazerem, a seguir, a potestativa e a retirarem da bolsa.
A tecnica será comprarem devagarinho, sem provocarem excesso de procura, de forma a manterem "preços módicos".
Como o mercado percebe isso é muito provavel que apareçam outras ordens de compra e pode subir 0,02 ou 0,03.
Isso significa mais 28 ou 43% para quem as tem a 0,072...
- Acima de 90%, o que me parece muitissimo improvavel, fariam certamente a potestativa ao mesmo preço da opa e apenas teremos perdido tempo.
Chegar aos 0,12 do teu amigo parece-me difícil no curto/médio prazo.
No longo acho muito possível mas não se sabe se ainda estará cotada.
Um abraço,
JAS
Jas,
Um amigo meu recebeu uma carta do Santander e decidiu contactar-me via e-mail:
Tenho VAA Fusão... Não percebi mto bem a carta... Se a nova empresa quiser, pode não ir para bolsa... nesse caso o que é que acontece ao meu dinheiro??
A carta dizia que se pretendesse vender, que o poderia fazer até esta sexta. Acontece que ele as adquiriu a 0,12€ (nem se lembra bem, mas foi o valor que me disse).
Eu disse-lhe para não o fazer... Supostamente apartir desta data, e aos excedentes irão subir o preço de modo a adquirir o restante, ou estarei errado?
Um amigo meu recebeu uma carta do Santander e decidiu contactar-me via e-mail:
Tenho VAA Fusão... Não percebi mto bem a carta... Se a nova empresa quiser, pode não ir para bolsa... nesse caso o que é que acontece ao meu dinheiro??
A carta dizia que se pretendesse vender, que o poderia fazer até esta sexta. Acontece que ele as adquiriu a 0,12€ (nem se lembra bem, mas foi o valor que me disse).
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
- Registado: 29/11/2007 12:01
Não acredito...
que eles consigam, levar o barco a bom porto, por isso nas minhas, nem vão tocar-lhes.
Vou esperar, pelas cenas dos próximos capitulos, e penso que serão RISONHAS, para os pequenos accionistas, como eu.....
Abraços
Abraços
Re: Questão
MercúrioH Escreveu:Considerando a percentagem de acções já nas mãos da Visabeira e o que ainda se mantém na posse dos bancos, qual será então a percentagem nas mãos dos pequenos accionistas?
Os pequenos accionistas têm 40%.
MercúrioH Escreveu:Coloco esta questão para perceber se é possível à Visabeira chegar aos 90% necessários para lançar uma potestativa ou até aos 100%, caso em que é desnecessário o seu lançamento, sendo o resultado o mesmo: a retirada da VAA da bolsa.
Não me parece que na OPA consigam atingir os 90%.
Repara que na VAFK não tem havido cedência de acções a 0,07 pelo que me parece que poucos irão aceitar os 0,072...
MercúrioH Escreveu:E já agora, qual é na tua opinião a melhor decisão a tomar quanto à OPA?
1 - Vender
2 - Manter
3 - Aumentar
A minha opinião mantém-se, acho que VAFK é melhor que VAF e acho que é seguro comprar VAFK a 0,07.
Parece é que será impossível arranjares alguma a esse preço pois tens 7M à frente...
Para a semana é possível que os 0,08 sejam tentadores.
MercúrioH Escreveu:Analisando a tua exposição do início parece óbvio que há um preço para o mercado e outro para os bancos, de onde se conclui o claro benefício dos últimos.
Se acreditarmos no Prospecto não podemos concluir isso pois teremos que concluir que os Bancos assumiram as perdas e que "ofereceram" a VAA à Visabeira a preço zero.
De qualquer forma mantém-se a dúvida se a OPA pode ser feita com milésimas (estando a VAA cotada em centésimas) e se as "acções não admitidas" não serão identicas às VAFK.
MercúrioH Escreveu:o prejuízo dos pequenos accionistas que se confrontam com a decisão de vender a um valor injusto e baixo
Não podes considerar o preço injusto e baixo pois a VAA, actualmente, estará falida e valerá zero.
MercúrioH Escreveu:manter/aumentar as suas acções por discordar do valor oferecido ou por acreditar que o valor (não da OPA) das acções pode aumentar no mercado após a OPA, caso se comece a acreditar na viabilização/valorização da VAA.
Eu acredito que a compra da VAA pela Visabeira levará à sua viabilização/valorização e que a compra de acções, mesmo a 0,08, pode vir a tornar-se um excelente negócio em menos de 1 ano.
Um abraço,
JAS
Questão
JAS, uma vez que pareces ser o mais bem informado sobre a VAA gostaria de colocar uma questão:
Considerando a percentagem de acções já nas mãos da Visabeira e o que ainda se mantém na posse dos bancos, qual será então a percentagem nas mãos dos pequenos accionistas?
Coloco esta questão para perceber se é possível à Visabeira chegar aos 90% necessários para lançar uma potestativa ou até aos 100%, caso em que é desnecessário o seu lançamento, sendo o resultado o mesmo: a retirada da VAA da bolsa.
Mas se bem me recordo das declarações (oficiais) até ao momento, não é pretensão da Visabeira retirar a VAA da bolsa. A ver vamos.
E já agora, qual é na tua opinião a melhor decisão a tomar quanto à OPA?
1 - Vender
2 - Manter
3 - Aumentar
Analisando a tua exposição do início parece óbvio que há um preço para o mercado e outro para os bancos, de onde se conclui o claro benefício dos últimos. Assim se verifica a injustiça da desigualdade de tratamento mas também o prejuízo dos pequenos accionistas que se confrontam com a decisão de vender a um valor injusto e baixo, manter/aumentar as suas acções por discordar do valor oferecido ou por acreditar que o valor (não da OPA) das acções pode aumentar no mercado após a OPA, caso se comece a acreditar na viabilização/valorização da VAA.
Bons negócios.
-----------------------------------------------------------------------
Considerando a percentagem de acções já nas mãos da Visabeira e o que ainda se mantém na posse dos bancos, qual será então a percentagem nas mãos dos pequenos accionistas?
Coloco esta questão para perceber se é possível à Visabeira chegar aos 90% necessários para lançar uma potestativa ou até aos 100%, caso em que é desnecessário o seu lançamento, sendo o resultado o mesmo: a retirada da VAA da bolsa.
Mas se bem me recordo das declarações (oficiais) até ao momento, não é pretensão da Visabeira retirar a VAA da bolsa. A ver vamos.
E já agora, qual é na tua opinião a melhor decisão a tomar quanto à OPA?
1 - Vender
2 - Manter
3 - Aumentar
Analisando a tua exposição do início parece óbvio que há um preço para o mercado e outro para os bancos, de onde se conclui o claro benefício dos últimos. Assim se verifica a injustiça da desigualdade de tratamento mas também o prejuízo dos pequenos accionistas que se confrontam com a decisão de vender a um valor injusto e baixo, manter/aumentar as suas acções por discordar do valor oferecido ou por acreditar que o valor (não da OPA) das acções pode aumentar no mercado após a OPA, caso se comece a acreditar na viabilização/valorização da VAA.
Bons negócios.
-----------------------------------------------------------------------
Re: Algumas informações do Prospecto da OPA
nunofaustino Escreveu:JAS, uma vez que o valor nominal de cada acção da VAA é de 0.2€, os bancos podem ter recebido cerca de 25% dos 38M€ e não 10% como dizes.
Nota que nesta compra há 2 negócios:
- Compra de Acções
- Compra de Suprimentos
Como o vendedor é o mesmo o negócio podia ser feito pagando 1 euro pelas acções e X euros pelos suprimentos ou pagando 1 euro pelos suprimentos e X pelas acções.
Assim a Visabeira teve que esclarecer que "o valor pago pelos suprimentos a dividir pelo número de acções adquiridas a cada banco" foi substancialmente inferior a 0,072.
Como adquiriram 37% das acções ~ 52,5M acções temos que:
52,5M x 0,072 = 3,78 ME
Portanto a Visabeira comprou 38ME de suprimentos por "um valor substancialmente inferior a" 3,78ME...
Um abraço,
JAS
P.S. - E ainda vamos ver quem vai vender os 5% à AICEP Capital e a quanto...
Anúncio
Oferta Pública Geral e Obrigatória de Aquisição de acções representativas do capital social da VAA – Vista Alegre Atlantis, SGPS, S.A.
De acordo com as condições abaixo definidas, foi tornado público o anúncio de lançamento de uma Oferta Pública Geral e Obrigatória de Aquisição de Acções representativas do capital social da VAA – Vista Alegre Atlantis, SGPS, S.A.
O Oferente é a Cerutil – Cerâmicas Utilitárias, SA
A Sociedade visada é a VAA – Vista Alegre Atlantis, SGPS, S.A.
O Objecto da Oferta são a totalidade das acções ordinárias, escriturais e ao portador representativas do capital social da sociedade visada e não detidas pelo oferente, e por pessoas que procedam ao respectivo bloqueio das suas acções durante o prazo da oferta.
A Contrapartida oferecida é:
- de 0,092 €uros por cada acção VAA (PTVAA0AE0001) e VAA não admitida (PTVAA7AE0020)
- de 0,072 €uros por cada acção VAA Fusão (PTVAA9AE0002)
O Prazo da Oferta decorre entre as 8H30 13 e 24 de Abril de 2009 até às 15H00.
A revogação das ordens de aceitação será possível até as 15H00 do dia 17 de Abril de 2009.
Os resultados da oferta serão apurados em sessão especial no dia 27 de Abril de 2009 as 17H00, sendo que a Liquidação Física e Financeira ocorrerá no 3º dia útil seguinte à data de sessão especial para apuramento dos resultados da Oferta.
NÃO DISPENSA A LEITURA DO PROSPECTO
De acordo com as condições abaixo definidas, foi tornado público o anúncio de lançamento de uma Oferta Pública Geral e Obrigatória de Aquisição de Acções representativas do capital social da VAA – Vista Alegre Atlantis, SGPS, S.A.
O Oferente é a Cerutil – Cerâmicas Utilitárias, SA
A Sociedade visada é a VAA – Vista Alegre Atlantis, SGPS, S.A.
O Objecto da Oferta são a totalidade das acções ordinárias, escriturais e ao portador representativas do capital social da sociedade visada e não detidas pelo oferente, e por pessoas que procedam ao respectivo bloqueio das suas acções durante o prazo da oferta.
A Contrapartida oferecida é:
- de 0,092 €uros por cada acção VAA (PTVAA0AE0001) e VAA não admitida (PTVAA7AE0020)
- de 0,072 €uros por cada acção VAA Fusão (PTVAA9AE0002)
O Prazo da Oferta decorre entre as 8H30 13 e 24 de Abril de 2009 até às 15H00.
A revogação das ordens de aceitação será possível até as 15H00 do dia 17 de Abril de 2009.
Os resultados da oferta serão apurados em sessão especial no dia 27 de Abril de 2009 as 17H00, sendo que a Liquidação Física e Financeira ocorrerá no 3º dia útil seguinte à data de sessão especial para apuramento dos resultados da Oferta.
NÃO DISPENSA A LEITURA DO PROSPECTO
Re: Algumas informações do Prospecto da OPA
JAS Escreveu:
Interessante que os Bancos tenham vendido aproximadamente 37% da VAA pelo preço total de 3 euros...
Gostaríamos de saber por quanto venderam os 38ME de suprimentos...
Como dizem que o que pagaram pelos Suprimentos é "substancialmente inferior" ao número de acções x 0,072 basta fazer as contas para percebermos que os Bancos não terão recebido mais do que 3,8ME.
Ou seja, os Bancos com o negócio da VAA já perderam 11ME em acções e uns 34ME nos Suprimentos.
Não há dúvida que a Visabeira faz excelentes negócios...
JAS
JAS, uma vez que o valor nominal de cada acção da VAA é de 0.2€, os bancos podem ter recebido cerca de 25% dos 38M€ e não 10% como dizes.
Mas independentemente de serem 25% ou 10%, foi um péssimo negócio para os bancos... para a Visabeira, e dados os quase nulos detalhes deta operação, ainda não dá para perceber se este foi ou não um bom negócio (não nos podemos esquecer que houve várias empresas com uma história semelhante ou maior do que a VAA a falir nos últimos meses).
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Aicep Capital
Aicep Capital estuda investimento de cinco milhões na Vista Alegre
04/03/09 00:05
-----------------------------------------------------
Empresa de capital de risco pública deverá entrar no capital da empresa fabricante de porcelana, que se encontra em dificuldades e está em vias de ser comprada pelo grupo Visabeira.
A sociedade de capital de risco do Estado, Aicep Capital, está a estudar a entrada no capital da Vista Alegre, com um investimento de cerca de cinco milhões de euros, segundo fonte próxima do processo.
Acho que este "pequeno" pormenor passou ao lado de muita gente e eu próprio apenas agora soube a novidade com um mês de atraso.
Parece-me óbvio que não é apenas a Visabeira a fazer o "esforço" (de €3, aparentemente, para controlar os destinos da VAA) e criar a maior empresa do sector a nível nacional.
O Estado também está a dar uma ajudinha dando uma forcinha.
Mas será que a Visabeira vai investir algum montante na VAA ou a adquiri-la ou tudo é isso tão fácil?
Ainda falam de crise?!
Fazendo uma análise com base nas informações disponíveis é possível colocar as seguintes questões:
1º Fará tudo isto parte de um "negócio" cozinhado entre a Visabeira e o Estado?
2º A Visabeira compromete-se a adquirir a FBP mantendo os postos de trabalho (onde vai beneficiar da renegociação da dívida à Segurança Social, a tal contribuição de €2 milhões do Estado a que se referiu Manuel Pinho) e o Estado, através da Aicep, participa no capital da VAA (onde está em curso a saída de alguns funcionários)?
3º Ou seja, a Visabeira mantém os funcionários na FBP mas poupa na VAA com a saída de alguns? Afinal de contas, passa a ser tudo o mesmo grupo, daí as sinergias.
Assim sendo, e com o beneplácito dos bancos que lá estão/estavam e a mãozinha que ajuda e segura do Estado prevejo um futuro risonho para a VAA e todo o grupo.
Será também para os pequenos accionistas que se mantêm?
Será boa ideia permanecer/aumentar na VAA aguardando desenvolvimentos e uma possível recuperação das empresas fruto da nova administração (mas parece que não só) ou vender agora na OPA?
Bons negócios, melhores resultados.
04/03/09 00:05
Empresa de capital de risco pública deverá entrar no capital da empresa fabricante de porcelana, que se encontra em dificuldades e está em vias de ser comprada pelo grupo Visabeira.
A sociedade de capital de risco do Estado, Aicep Capital, está a estudar a entrada no capital da Vista Alegre, com um investimento de cerca de cinco milhões de euros, segundo fonte próxima do processo.
Acho que este "pequeno" pormenor passou ao lado de muita gente e eu próprio apenas agora soube a novidade com um mês de atraso.
Parece-me óbvio que não é apenas a Visabeira a fazer o "esforço" (de €3, aparentemente, para controlar os destinos da VAA) e criar a maior empresa do sector a nível nacional.
O Estado também está a dar uma ajudinha dando uma forcinha.
Mas será que a Visabeira vai investir algum montante na VAA ou a adquiri-la ou tudo é isso tão fácil?
Ainda falam de crise?!
Fazendo uma análise com base nas informações disponíveis é possível colocar as seguintes questões:
1º Fará tudo isto parte de um "negócio" cozinhado entre a Visabeira e o Estado?
2º A Visabeira compromete-se a adquirir a FBP mantendo os postos de trabalho (onde vai beneficiar da renegociação da dívida à Segurança Social, a tal contribuição de €2 milhões do Estado a que se referiu Manuel Pinho) e o Estado, através da Aicep, participa no capital da VAA (onde está em curso a saída de alguns funcionários)?
3º Ou seja, a Visabeira mantém os funcionários na FBP mas poupa na VAA com a saída de alguns? Afinal de contas, passa a ser tudo o mesmo grupo, daí as sinergias.
Assim sendo, e com o beneplácito dos bancos que lá estão/estavam e a mãozinha que ajuda e segura do Estado prevejo um futuro risonho para a VAA e todo o grupo.
Será também para os pequenos accionistas que se mantêm?
Será boa ideia permanecer/aumentar na VAA aguardando desenvolvimentos e uma possível recuperação das empresas fruto da nova administração (mas parece que não só) ou vender agora na OPA?
Bons negócios, melhores resultados.
Algumas informações do Prospecto da OPA
No dia 20 de Fevereiro de 2009, o Oferente celebrou um contrato com o Banco BPI, S.A.,
através do qual, depois de obtida a necessária autorização da CMVM, nos termos do disposto
na alínea a) do n.º 1 do artigo 180.º do CódVM, adquiriu fora de bolsa, pelo preço de um euro,
um total de 1.574.626 Acções VAA, 13.745.907 Acções VAA Fusão e de 9.700.000 Acções
VAA Não Admitidas, representativas no seu conjunto de cerca de 17,25% dos direitos de voto
da VAA.
No dia 6 de Março de 2009, o Oferente celebrou um contrato com a Caixa Geral de Depósitos,
S.A., através do qual, depois de obtida a necessária autorização da CMVM, nos termos do
disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 180.º do CódVM, adquiriu fora de bolsa, pelo preço de
um euro, um total de 14.503.999 Acções VAA Não Admitidas, representativas de cerca de 10
% dos direitos de voto da VAA.
No dia 27 de Março de 2009, o Oferente celebrou um contrato com o Banco Comercial
Português, S.A., através do qual, depois de obtida a necessária autorização da CMVM, nos
termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 180.º do CódVM, adquiriu fora de bolsa, pelo
preço de um euro, um total de 14.610.724 Acções VAA Não Admitidas, representativas de
cerca de 10,07 % dos direitos de voto da VAA.
Juntamente com as compras acima referidas, o Oferente adquiriu ao Banco BPI, S.A., à Caixa
Geral de Depósitos, S.A. e ao Banco Comercial Português, S.A., por preço inferior ao
respectivo valor nominal, prestações adicionais, relevadas contabilisticamente como
Prestações Suplementares de capital, no montante global total de € 38.181.653. Importa
salientar que, ainda que se pretendesse considerar o valor de aquisição destas prestações
para efeitos do cálculo do preço de aquisição dos referidos lotes de acções, caso esses
créditos fossem convertidos em acções ao valor nominal, a contrapartida paga por esses créditos, dividida pelo número dessas acções teóricas, resultaria num preço unitário
consideravelmente inferior a € 0,072.
Interessante que os Bancos tenham vendido aproximadamente 37% da VAA pelo preço total de 3 euros...
Gostaríamos de saber por quanto venderam os 38ME de suprimentos...
Como dizem que o que pagaram pelos Suprimentos é "substancialmente inferior" ao número de acções x 0,072 basta fazer as contas para percebermos que os Bancos não terão recebido mais do que 3,8ME.
Ou seja, os Bancos com o negócio da VAA já perderam 11ME em acções e uns 34ME nos Suprimentos.
Não há dúvida que a Visabeira faz excelentes negócios...
JAS
Nunca mais.....
Estes senhores se decidem acerca da OPA.
Arre chiça, que este pais é mesmo LENTO.
Assim sendo nunca mais vendo a MERCADORIA, e qualquer dia ainda se ESTRAGA, de tanto esperar.
Vamos lá meus senhores, toca a apresentar os valores da OPA.....
Era lindo ao fim de eu escrever isto, amanhã sairem noticias desta menina, que eu gosto tanto, mas que me começa a fazer perder um POUQUITO da minha paciência...
Abraços
Arre chiça, que este pais é mesmo LENTO.
Assim sendo nunca mais vendo a MERCADORIA, e qualquer dia ainda se ESTRAGA, de tanto esperar.
Vamos lá meus senhores, toca a apresentar os valores da OPA.....

Era lindo ao fim de eu escrever isto, amanhã sairem noticias desta menina, que eu gosto tanto, mas que me começa a fazer perder um POUQUITO da minha paciência...

Abraços
Mistério...
Alguém sabe alguma coisa da OPA?
Prazos (início, fim), negociações, como está a decorrer, que percentagem já é detida pela Visabeira (creio que ultrapassou os 40% ao comprar metade das acções detidas pelo BCP, mas desde então nada se sabe)?
Já fui aos sites da CMVM, da VAA, da Visabeira.
Onde mais poderão estar "escondidas" estas informações que deveriam ser públicas?
É um grande mistério e uma enorme surpresa pois outras OPA's que ocorreram há relativamente pouco tempo, nomeadamente Sonae/PT e BCP/BPI o fluir de notícias era constante e diário, totalmente público.
Esta, por outro lado, parece ser feita às escuras entre parceiros privilegiados com conhecimento total dos envolvidos (leia-se grandes accionistas e comprador).
Até dava para rir, não fosse este o país em que vivemos.
Caso alguém no fórum saiba algo ajude a resolver o mistério.
Bons negócios.
--------------------------------------------------------------------
Prazos (início, fim), negociações, como está a decorrer, que percentagem já é detida pela Visabeira (creio que ultrapassou os 40% ao comprar metade das acções detidas pelo BCP, mas desde então nada se sabe)?
Já fui aos sites da CMVM, da VAA, da Visabeira.
Onde mais poderão estar "escondidas" estas informações que deveriam ser públicas?
É um grande mistério e uma enorme surpresa pois outras OPA's que ocorreram há relativamente pouco tempo, nomeadamente Sonae/PT e BCP/BPI o fluir de notícias era constante e diário, totalmente público.
Esta, por outro lado, parece ser feita às escuras entre parceiros privilegiados com conhecimento total dos envolvidos (leia-se grandes accionistas e comprador).
Até dava para rir, não fosse este o país em que vivemos.
Caso alguém no fórum saiba algo ajude a resolver o mistério.
Bons negócios.
--------------------------------------------------------------------
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 77 visitantes