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Caldeirão da Bolsa

Market Gurus - Muito cuidado porque eles andam por ai...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tmms » 7/4/2009 18:13

tmms Escreveu:o problema não reside apenas nos gurus... Eles existem porque, efectivamente, há um público (um mercado) que os quer ouvir e não ouvir a verdade.

Sobre estas pessoas (os seguidores de gurus) não resisto a deixar a frase do amigo do Alexander Elder que achei genial:

"Eles andam com o cordão umbilical na mão, procurando algum lugar onde ligá-lo." :mrgreen:

Abraço,
Tiago
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por salvadorveiga » 7/4/2009 18:02

Relativamente ao Prechter porque gosto imenso dele, ele há uns tempos ainda tocou nisso... e ele sendo adepto obviamente de Elliott e da falada "socionomics" e sendo um contrarian ele mesmo diz, que um dos indicadores que usa, e' quando esta' a ser muito requisitado ou ha' um aumento elevado nas suas newsletter ;) - vide o exemplo quando no final de fevereiro ele apareceu na Bloomberg, CNBC, etc...
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por tmms » 7/4/2009 17:56

tiagopt Escreveu:Eu ia destacar exactamente a mesma frase que o Godfather destacou. No primeiro artigo, parece-me que tentam culpar em demasia o sucesso que os gurus alcançam.

Concordo. Por isso é que fui procurar num livro aquele exemplo da conferência do Ed Seykota. :wink:

De facto, o problema não reside apenas nos gurus... Eles existem porque, efectivamente, há um público (um mercado) que os quer ouvir e não ouvir a verdade. Por isso ficam desapontados ao ouvir o Ed Seykota.

Parece surreal mas as pessoas preferem pagar a um vigarista qualquer para ouvir uma mentira do que pagar para ouvir a verdade. Bem, na realidade para saber a verdade nem sequer é preciso pagar absolutamente nada.

Penso que poderemos acrescentar mais algumas características a este público que o Marco começou por caracterizar muito bem:

- Têm memória curta;

- Têm tendência para fazer deduções com base em amostras muito pequenas (lei dos pequenos números);

- Têm dificuldade em pensar em termos probabilísticos. Para eles a realidade tem de ser balizada por valores absolutos e nunca relativos;

- O seu comportamento é transversal a outras áreas não sendo, naturalmente, um exclusivo dos mercados. Penso que os mercados apenas o tornam mais evidente;

Abraço,
Tiago
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por tiagopt2 » 7/4/2009 17:18

Godfather Escreveu:Olá Tiago

interessante o artigo que nos deixas-te. Destacaria a seguinte afirmação:

O público quer gurus, e os gurus acorrerão. Como investidor inteligente você precisa entender que a longo prazo nenhum guru vai torná-lo rico. Você tem que trabalhar por conta própria.


E claro quem sabe, se esse trabalho por conta própria tiver sucesso tornar-se num guru (nem que seja por um par de anos e ganhar algum com livros, palestras e newsletters :lol:)

Cumprimentos,


Olá Tiago,

Eu ia destacar exactamente a mesma frase que o Godfather destacou. No primeiro artigo, parece-me que tentam culpar em demasia o sucesso que os gurus alcançam. Não tenho dúvidas que as ideias e métodos que os levaram ao apogeu do sucesso eram válidos e possíveis de colocar em prática. Mas, como foi dito, eles só correspondem às expectativas das pessoas, dando-lhes fórmulas mágicas e prometendo rentabilidades fantásticas.

Se um determinado investidor mostrar evidências que consegue uma rentabilidade anual de 25% será tão aplaudido como um trader que conseguiu 500% num mês?
"Quantos anos demoraria o primeiro a atingir a rentabilidade que o segundo atingiu em apenas um mês?" pergunta-se...
Não seria a pergunta certa "quantos traders faliram até haver um a atingir esta rentabilidade" ou "quantos faliriam a tentar replicar a mesma estratégia"?

Citando o Marco, a nossa sociedade busca incessantemente o "sucesso pronto-a-vestir", os gurus são simples vendedores que adaptam o seu produto aos desejos e ambições dos interessados. Infelizmente é isso que vende, o que ensina a pensar nem sai da prateleira.

Abraço
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por tmms » 7/4/2009 17:06

Sim, concordo com tudo o que foi escrito.
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por MarcoAntonio » 7/4/2009 16:15

tmms Escreveu:1. "Quantas" são as pessoas? Pelo teu comentário fico com a ideia que serão a maioria das
que chegam aos mercados. Se sim, baseias esta tua convicção em quê? Na tua experiência aqui
no Caldeirão?


Sim, é evidente que quero dizer "a maioria das pessoas".

Baseio-me na experiência aqui no Caldeirão e fora dele e quer no que diz respeito aos
mercados quer no que diz respeito a outras questões paralelos. Isto é mais ou menos
transversal a uma série de experiências humanas.

tmms Escreveu:2. Supondo que tens razão (e eu acho que tens) quais é que achas que são os principais motivos dessas escolhas irracionais além da evidente ganância?


Hmm, eu diria que a generalidade das pessoas, primeiro que tudo, é superficial. Eu não
descreveria a generalidade dos individuos como "analíticos". Claro que o ser humano
tem a capacidade de análise mas, numa análise comparativa, diria que a generalidade
dos individuos não está minimamente interessado em perder tempo a analisar e a
estudar como atingir o sucesso em aspectos da vida que possam ser mais complicados.
Querem tudo tão simples quanto possível. São capazes de gastar uma vida atrás do
"sucesso pronto-a-vestir" sem se dar conta de que tal coisa não existe. Não existe
"sucesso pronto-a-vestir". Se queremos atingir o sucesso, temos de ser nós próprios
o "alfaiate do nosso sucesso".

Ou então, atingi-lo por obra do acaso. Também é possível claro...

Depois, verdade seja dita, a maior parte das pessoas não tem disponibilidade para
investir mt tempo em certas coisas. Não podemos ser todos investidores e gastar o
nosso tempo a estudar/analisar como devemos investir. Se todos fossemos
investidores a tempo inteiro ou parcial que fosse, quem fazia o resto?

Portanto, tb há um factor de ordem prática envolvido, creio.



Face a este contexto, diria depois que há grosso modo dois tipos de individuos: os
individuos que não dizem o que as pessoas querem ouvir mas o que precisam de
ouvir; os individuos que dizem o que as pessoas querem ouvir, mesmo que não
seja aquilo que as pessoas precisam realmente de ouvir.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por tmms » 7/4/2009 16:04

MarcoAntonio Escreveu:O que as pessoas querem ouvir é que lhe digam o que fazer (o que comprar e o que vender e quando)
ou alternativamente que lhes forneçam a formula simples do sucesso, a galinha dos ovos de ouro.

É a mesma razão porque as piramides, ponzi e os multinível, os forex scam, etc continuam por aí
a colar em tanta gente...

As pessoas querem o lucro fácil, sem cartões ou outras complicações.

Olá Marco António,

Penso que estou globalmente de acordo contigo mas gostava de (1) clarificar uma coisa e (2) saber a tua opinião acerca de outra.

1. "Quantas" são as pessoas? Pelo teu comentário fico com a ideia que serão a maioria das que chegam aos mercados. Se sim, baseias esta tua convicção em quê? Na tua experiência aqui no Caldeirão?

2. Supondo que tens razão (e eu acho que tens) quais é que achas que são os principais motivos dessas escolhas irracionais além da evidente ganância?

Abraço,
Tiago
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por MarcoAntonio » 7/4/2009 15:05

O que as pessoas querem ouvir é que lhe digam o que fazer (o que comprar e o que vender e quando)
ou alternativamente que lhes forneçam a formula simples do sucesso, a galinha dos ovos de ouro.

É a mesma razão porque as piramides, ponzi e os multinível, os forex scam, etc continuam por aí
a colar em tanta gente...


As pessoas querem o lucro fácil, sem cartões ou outras complicações.
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por tmms » 7/4/2009 14:46

Godfather, não sei o que o público quer mas o excerto que anexo dá-me uma ideia.

Abraço,
Tiago
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por Godfather » 7/4/2009 10:33

Olá Tiago

interessante o artigo que nos deixas-te. Destacaria a seguinte afirmação:

O público quer gurus, e os gurus acorrerão. Como investidor inteligente você precisa entender que a longo prazo nenhum guru vai torná-lo rico. Você tem que trabalhar por conta própria.


E claro quem sabe, se esse trabalho por conta própria tiver sucesso tornar-se num guru (nem que seja por um par de anos e ganhar algum com livros, palestras e newsletters :lol:)

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Market Gurus - Muito cuidado porque eles andam por ai...

por tmms » 7/4/2009 9:11

Deixo-vos com o artigo "Market gurus" publicado originalmente por Alexander Elder em 1990 na revista Futures and Options World. É também uma pequena secção de um capítulo de um livro do mesmo autor.

Tiago
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