O leopardo e o elefante
14 mensagens
|Página 1 de 1
Olá Vasco.
Há muitos mais bichos na selva da Bolsa, mas neste artigo foquei-me apenas no leopardo e no elefante.
Não consigo responder á tua questão. O que te digo é que, com 10 milhões de euros, tens dificuldade em fazer "trading" em Portugal, torna-se demasiado pesado, enquanto nos States é fácil, até porque a tua capacidade de diversificação é bem maior.
Eu diria que, quando negoceias numa sessão mais de 10% do volume de uma acção, a negociação torna-se bem mais difícil.
Um abraço,
Ulisses

Não consigo responder á tua questão. O que te digo é que, com 10 milhões de euros, tens dificuldade em fazer "trading" em Portugal, torna-se demasiado pesado, enquanto nos States é fácil, até porque a tua capacidade de diversificação é bem maior.
Eu diria que, quando negoceias numa sessão mais de 10% do volume de uma acção, a negociação torna-se bem mais difícil.
Um abraço,
Ulisses
Olá,
excelente artigo do Druida, como habitualmente.
Focou um assunto anteriormente discutido no Caldeirão e com o qual concordo na maior parte.
Claro que prefiro a rapidez do leopardo, mas se eu fosse um elefante ia era descansar à sombra de um embondeiro qualquer!
Eu complemento a bicharada com a baleia e o golfinho, em que muitas vezes o golfinho apanha a onda criada pelo movimento da baleia, mas quem manda é mesmo a corrente!
Já agora, a partir de que "parâmetros" é que se define um elefante? (% de acções de uma determinada empresa vs. volume diário/semanal dessa empresa vs. volume do mercado, etc.). Opiniões?
Um abraço
Vasco
excelente artigo do Druida, como habitualmente.
Focou um assunto anteriormente discutido no Caldeirão e com o qual concordo na maior parte.
Claro que prefiro a rapidez do leopardo, mas se eu fosse um elefante ia era descansar à sombra de um embondeiro qualquer!

Eu complemento a bicharada com a baleia e o golfinho, em que muitas vezes o golfinho apanha a onda criada pelo movimento da baleia, mas quem manda é mesmo a corrente!

Já agora, a partir de que "parâmetros" é que se define um elefante? (% de acções de uma determinada empresa vs. volume diário/semanal dessa empresa vs. volume do mercado, etc.). Opiniões?
Um abraço
Vasco
- Registado: 8/11/2002 17:27
Howdy,
Eu só não concordo aqui com uma coisa...
Neste Zoo que vocês mencionaram não há referencia a nenhuma ave...
As águias e ao falcões teem olho para a coisa entram e saem quase como soubesse de alguma informação privilegiada muitas vezes basta-lhes os COFs
Para manipular uma investida.
PS: Falta a fauna marítima mas já é muita bicharada
Eu só não concordo aqui com uma coisa...
Neste Zoo que vocês mencionaram não há referencia a nenhuma ave...
As águias e ao falcões teem olho para a coisa entram e saem quase como soubesse de alguma informação privilegiada muitas vezes basta-lhes os COFs
Para manipular uma investida.
PS: Falta a fauna marítima mas já é muita bicharada

Re
Pois eu não concordo nem discordo...
É evidente que o leopardo pode saltar em cima da presa num movimento muito rápido e isso tem vantagens.
Também é evidente que o elefante é um bicho pachorrento mas, não nos podemos esquecer que ele vai comendo todo o dia quantidades muito apreciáveis de alimentos.
E que, na selva, nenhum outro animal ousa enfrentá-lo.
Isto parece querer dizer que o elefante segue o seu caminho, indiferente ao ruído de fundo, numa direcção bem definida.
Pelo caminho espanta uns animalecos que o leopardo vai comendo...
O problema, que não focaste no artigo, é que na floresta existe uma terceira classe de animais sem os quais tanto o elefante como o leopardo não sobrevivem.
São uns bichinhos que, comidos ou não, costumam ficar depenados.
-------
Falando agora mais a sério.
Num mercado como o nosso, um investidor com 10 milhões de euros, dita o caminho de quase todos os títulos em que resolva investir.
Ele sabe que assim que começar a comprar o título vai subir e que quando começar a vender o título vai descer.
Os pequenos investidores, se usarem a AT, detectam essas inversões e aproveitam parte delas.
Quando o grande investidor decide começar a vender ainda haverá AT's a comprar e, portanto, haverá uns quantos leopardos apanhados na armadilha.
Se ele se distrai também podem aparecer os leões e as hienas que lhe roubam a presa.
Vida de leopardo não é só facilidades!!!
No final do movimento o grande investidor estará a vender aos outros animais, que não são leopardos nem elefantes, cujo nome não recordo.
Por vezes também acontece o elefante ir para Norte e aparecer uma manada de elefantes na direcção contrária.
Isso é um problema para o nosso elefante pois custa-lhe muito fazer marcha-atrás.
Vida de elefante também não é fácil!!!
Quando aqueles outros animais, cujo nome não recordo, já estiverem muito depenados começam a querer ver-se livres das acções e o elefante recomeça a pastar, os leopardos notam a azáfama na selva e voltam à caça, e o ciclo repete-se.
Julgo que quem pode ganhar mais na bolsa é quem se situar no meio e que se chama leão.
Tem a velocidade necessária para a apanhar a presa, tem a força suficiente para a derrubar, ninguém o incomoda enquanto a devora e no final ainda tem tempo para dormir a sesta...
Um abraço,
JAS
P.S.- Periodicamente também há fogos na floresta e quase toda a bicharada, independentemente do tamanho, sai chamuscada.
É evidente que o leopardo pode saltar em cima da presa num movimento muito rápido e isso tem vantagens.
Também é evidente que o elefante é um bicho pachorrento mas, não nos podemos esquecer que ele vai comendo todo o dia quantidades muito apreciáveis de alimentos.
E que, na selva, nenhum outro animal ousa enfrentá-lo.
Isto parece querer dizer que o elefante segue o seu caminho, indiferente ao ruído de fundo, numa direcção bem definida.
Pelo caminho espanta uns animalecos que o leopardo vai comendo...
O problema, que não focaste no artigo, é que na floresta existe uma terceira classe de animais sem os quais tanto o elefante como o leopardo não sobrevivem.
São uns bichinhos que, comidos ou não, costumam ficar depenados.
-------
Falando agora mais a sério.
Num mercado como o nosso, um investidor com 10 milhões de euros, dita o caminho de quase todos os títulos em que resolva investir.
Ele sabe que assim que começar a comprar o título vai subir e que quando começar a vender o título vai descer.
Os pequenos investidores, se usarem a AT, detectam essas inversões e aproveitam parte delas.
Quando o grande investidor decide começar a vender ainda haverá AT's a comprar e, portanto, haverá uns quantos leopardos apanhados na armadilha.
Se ele se distrai também podem aparecer os leões e as hienas que lhe roubam a presa.
Vida de leopardo não é só facilidades!!!
No final do movimento o grande investidor estará a vender aos outros animais, que não são leopardos nem elefantes, cujo nome não recordo.
Por vezes também acontece o elefante ir para Norte e aparecer uma manada de elefantes na direcção contrária.
Isso é um problema para o nosso elefante pois custa-lhe muito fazer marcha-atrás.
Vida de elefante também não é fácil!!!
Quando aqueles outros animais, cujo nome não recordo, já estiverem muito depenados começam a querer ver-se livres das acções e o elefante recomeça a pastar, os leopardos notam a azáfama na selva e voltam à caça, e o ciclo repete-se.
Julgo que quem pode ganhar mais na bolsa é quem se situar no meio e que se chama leão.
Tem a velocidade necessária para a apanhar a presa, tem a força suficiente para a derrubar, ninguém o incomoda enquanto a devora e no final ainda tem tempo para dormir a sesta...
Um abraço,
JAS
P.S.- Periodicamente também há fogos na floresta e quase toda a bicharada, independentemente do tamanho, sai chamuscada.
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Olá Ulisses, boa noite e parabéns por mais este artigo que quanto a mim, como Leopardo (no tamanho porque na astucia, para já ainda não me sinto como tal...longe disso...........ando cá a ver se aprendo a caçar),considero bastante oportuno e na realidade vem reforçar a nossa moral de que apesar de "pequenos" também podemos conquistar o nosso espaço no mercado, pelo menos para ganhar uns tostões..........
Quanto à parte de "Os grandes controlam isto tudo", desculpa mas, não querendo usar isso como desculpa para os nossos/meus insucessos, acho que é um bocadinho isso que acontece, tal como diz o Fernando Braga de Matos no seu livro "Ganhar em Bolsa", que esse poder existe ninguém tem duvidas, agora nós...os pequenos, temos é que nos posicionar da melhor forma para aproveitar as "ondas" e ganhar com isso.
No que diz respeito à margem de manobra dos pequenos em relação aos grandes, também esse tema foi abordado pelo senhor anteriormente referido da mesma forma que o fizeste, ou seja, nós pequenos temos vantagens............fugimos mais rápido............lá está e bem, a caracterização.............LEOPARDO..........
Abraço
Daniel Sousa.
Quanto à parte de "Os grandes controlam isto tudo", desculpa mas, não querendo usar isso como desculpa para os nossos/meus insucessos, acho que é um bocadinho isso que acontece, tal como diz o Fernando Braga de Matos no seu livro "Ganhar em Bolsa", que esse poder existe ninguém tem duvidas, agora nós...os pequenos, temos é que nos posicionar da melhor forma para aproveitar as "ondas" e ganhar com isso.
No que diz respeito à margem de manobra dos pequenos em relação aos grandes, também esse tema foi abordado pelo senhor anteriormente referido da mesma forma que o fizeste, ou seja, nós pequenos temos vantagens............fugimos mais rápido............lá está e bem, a caracterização.............LEOPARDO..........
Abraço
Daniel Sousa.
DS
Ulisses Pereira Escreveu:marbar, devem ser saudades sim.
Atomez, sim, várias vezes falo na Bolsa portuguesa no artigo.
tatanka, afagar os pequenos investidores? Estou sempre a dar na cabeça pelos seus erros, até já publiquei uma entrevista ao Francisco Palito que é o protótipo do investidor perdedor e achas que foi para "afagar" alguém? Aliás, discordo profundamente disso. Se quem tem maus resultados ler o artigo, acho que se sentirá tudo menos "afagado". Se vires bem, o artigo tem exactamente o objectivo oposto: Deixar que os pequenos investidores que usam como desculpa para os seus maus o facto de terem pouco capital o deixem de fazer. "Os grandes controlam isto tudo" é das frases mais ouvidas e lidas. Mais uma bela desculpa para os nossos erros.
Um abraço,
Ulisses
A minha interpretação foi outra.
O bear já vai longo, grande parte da raia míuda, vem cansada e castigada de um mercado impiedoso.
É natural que num sentimento de desanimo, surjam muitas duvidas, se questione a continuidade nos mercados, se coloque em causa a capacidade de realizar mais valias, num mercado tão competitivo.
O artigo pareceu-me querer mostrar que afinal existe alguma vantagem em ser pequeno. Vale a pena cá andar, afinal de contas, conseguimos ser muito mais velozes, e muito mais ageis que os elefantes.
Foi a leitura que fiz do artigo.
Cumprimentos
- Registado: 29/11/2007 13:44
marbar, devem ser saudades sim.
tatanka, afagar os pequenos investidores? Estou sempre a dar na cabeça pelos seus erros, até já publiquei uma entrevista ao Francisco Palito que é o protótipo do investidor perdedor e achas que foi para "afagar" alguém? Aliás, discordo profundamente disso. Se quem tem maus resultados ler o artigo, acho que se sentirá tudo menos "afagado". Se vires bem, o artigo tem exactamente o objectivo oposto: Deixar que os pequenos investidores que usam como desculpa para os seus maus o facto de terem pouco capital o deixem de fazer. "Os grandes controlam isto tudo" é das frases mais ouvidas e lidas. Mais uma bela desculpa para os nossos erros.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
A minha opinião é que, apesar de eu ser um Leopardo, anda por aí outro animal para alem dos touros, ursos, elefantes, esse animal é a chita, mas só aparece quando o VIX está a valores elevados e deixa qualquer um de boca aberta, sem saber o que fazer.
2008 correu-me muito melhor do que está até ao momento 2009.
2008 tive 42% ganhos
2009 até ao momento estou com -7%.
E ainda não sei se é de mim, se é o mercado que tem um comportamento diferente...
Bons negócios para o leitor.
2008 correu-me muito melhor do que está até ao momento 2009.
2008 tive 42% ganhos
2009 até ao momento estou com -7%.
E ainda não sei se é de mim, se é o mercado que tem um comportamento diferente...
Bons negócios para o leitor.
Ulisses Escreveu:Por mais estranho que possa parecer, é muito mais fácil obter bons resultados, em termos percentuais, com 10 mil euros do que com 10 milhões de euros.
Isso também tem que ver com a dimensão do mercado.
Esses números referem-se à bolsa portuguesa, não?
É que num mercado muito maior, como o americano ou até mesmo Londres, os volumes e a volatilidade são muito mais altos. Por lá esses números deveriam ser multiplicados por 1000 ou coisa assim.
O leopardo pode muito bem ter melhores resultados em termos percentuais, só que uma percentagem de pouco é... muito pouco!
Acho que o melhor era investir os 10 milhões nos States.
(wishful thinking)

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Re: Mais uma excelente analise!!!
Percebo bem o objectivo da análize e visto dessa forma faz todo o sentido.
Mas deixo aqui outra forma de ver o tema!
10 milhões são várias vezes 10 mil o que significa se a diversidade de titulos for baseada em trades de 10 mil então com 10 milhões a velocidade de locomoção pode ser diferente! Claro que exige mais controlo e trabalho!
Mas sem Trabalho nada se consegue, mesmo em bolsa.
Cumpts.
Trisquel
Mas deixo aqui outra forma de ver o tema!
10 milhões são várias vezes 10 mil o que significa se a diversidade de titulos for baseada em trades de 10 mil então com 10 milhões a velocidade de locomoção pode ser diferente! Claro que exige mais controlo e trabalho!
Mas sem Trabalho nada se consegue, mesmo em bolsa.
Cumpts.
Trisquel
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Mais uma excelente analise!!!
Subscrevo Ulisses e concordo plenamente.
Como já nos habituaste... mais uma excelente analise.
Cmps,
Marco
Como já nos habituaste... mais uma excelente analise.
Cmps,
Marco
"Saber esperar é uma virtude"
O leopardo e o elefante
O meu artigo "O leopardo e o elefante" foi publicado em http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=362372
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
14 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], Carrancho_, Google [Bot], jjlefty, m-m, magofir, malakas, MPAM, niceboy, SalvaFP, Shimazaki_2 e 236 visitantes