Cantinho do Zeb - Apresentação, Resistencias e Suportes
7 mensagens
|Página 1 de 1
mantem-te nos suportes/resistencias horizontais que vais no bom caminho
não há nenhuma regra especifica para colocar uma linha horizontal
tanto podes colocar no minimo/maximo de uma barra, como no fecho da mesma
nem todos os minimos/maximos são "reais"
o minimo/maximo de hoje pode ser superior ao de ontem ou ao de 1 semana atrás que continua a não ter o menor significado
o minimo/máximo a ter em conta continua a ser o de ontem ou de 1 semana atrás
não enchas o grafico com muitas linhas, se o fizeres, principalmente agora que te estás a iniciar na AT, o teu cerebro acaba por ficar paralisado
estuda swing trading, tenta perceber como se forma um trend, e como essas linhas horizontais são/podem ser formadas
deste modo será mais facil para ti encontrar os verdadeiros pontos a ter em atenção
volto a repetir, mantem o grafico o "mais limpo" possivel
não há nenhuma regra especifica para colocar uma linha horizontal
tanto podes colocar no minimo/maximo de uma barra, como no fecho da mesma
nem todos os minimos/maximos são "reais"
o minimo/maximo de hoje pode ser superior ao de ontem ou ao de 1 semana atrás que continua a não ter o menor significado
o minimo/máximo a ter em conta continua a ser o de ontem ou de 1 semana atrás
não enchas o grafico com muitas linhas, se o fizeres, principalmente agora que te estás a iniciar na AT, o teu cerebro acaba por ficar paralisado
estuda swing trading, tenta perceber como se forma um trend, e como essas linhas horizontais são/podem ser formadas
deste modo será mais facil para ti encontrar os verdadeiros pontos a ter em atenção
volto a repetir, mantem o grafico o "mais limpo" possivel
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
deixa-me meter aqui uma colherada:
como é que eu fiz (e ainda faço)?
analisei o psi 20 e mais umas coisas: tracei suportes, resistências, linhas de tendência ascendentes e descendentes e procurei tirar as minhas conclusões
depois - e só depois - fui ver os gráficos dos experts
da comparação nasceram certezas e dúvidas: toca a perguntar-lhes os porquês ...
claro que também li muito sobre AT - por exemplo, este site dá umas boas ideias; mas aqui no caldeirão também há excelentes artigos sobre AT
como é que eu fiz (e ainda faço)?
analisei o psi 20 e mais umas coisas: tracei suportes, resistências, linhas de tendência ascendentes e descendentes e procurei tirar as minhas conclusões
depois - e só depois - fui ver os gráficos dos experts
da comparação nasceram certezas e dúvidas: toca a perguntar-lhes os porquês ...

claro que também li muito sobre AT - por exemplo, este site dá umas boas ideias; mas aqui no caldeirão também há excelentes artigos sobre AT
Zeb_PT Escreveu:E quanto a usar um gap para um suporte/resistencia?
Existe algum tipo de vela que possamos desprezar para traçar suportes e resistencias?
Há quem diga que um gap é sempre fechado mas nunca vi evidência estatística sustentando tal afirmação. Eu não dou qualquer relevância especial aos gaps em termos de análise técnica, salvo quando os mesmos fazem parte de uma figura como é, por exemplo, o caso das "reversal islands". Mas em qualquer caso isso não representa a utilização de gaps como níveis de suporte ou resistência.
Quanto à segunda questão, a minha opinião é negativa no que rtespeita a tipos de velas. Agora sucede que uma linha não toca por vezes perfeitamente em todos os pontos, ou é ultrapassada por uma ou duas velas, etc. Tudo depende da forma como ela parece mais sólida a quem faz a análise.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
E quanto a usar um gap para um suporte/resistencia?
Existe algum tipo de vela que possamos desprezar para traçar suportes e resistencias?
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Caro Zeb_PT,
Sê bem-vindo. Nonca somos demais a analisar, opinar e discutir os títulos e as oportunidades de investimento.
Apenas uma nota: A regra dos toques (mínimo 3) aplica-se às linhas de tendência e não aos suportes/resistências. Assim sendo, um mínimo (ou um máximo) absoluto, por exemplo, é sempre um valor a ter em consideração, mesmo que - o que acontece na maior parte das vezes - tenha só um toque.
Naturalmente que um valor ou, como muito bem referes, uma zona com vários toques, ora como suporte ora como resistência, tende a assumir uma relevância maior. Mas os mínimos e máximos absolutos, por representarem valores psicológicos importantes, possuem uma elevada relevância específica que, naturalmente, não avém do número de toques.
Pessoalmente, não me parece que aquela linha de tendência ascendente (tentativa, presumo) que assinalaste tenha qualquer valor técnico e, como tal, eu pura e simplesmente não a consideraria.
Fico à espera de mais análises e comentários
FT
Sê bem-vindo. Nonca somos demais a analisar, opinar e discutir os títulos e as oportunidades de investimento.
Apenas uma nota: A regra dos toques (mínimo 3) aplica-se às linhas de tendência e não aos suportes/resistências. Assim sendo, um mínimo (ou um máximo) absoluto, por exemplo, é sempre um valor a ter em consideração, mesmo que - o que acontece na maior parte das vezes - tenha só um toque.
Naturalmente que um valor ou, como muito bem referes, uma zona com vários toques, ora como suporte ora como resistência, tende a assumir uma relevância maior. Mas os mínimos e máximos absolutos, por representarem valores psicológicos importantes, possuem uma elevada relevância específica que, naturalmente, não avém do número de toques.
Pessoalmente, não me parece que aquela linha de tendência ascendente (tentativa, presumo) que assinalaste tenha qualquer valor técnico e, como tal, eu pura e simplesmente não a consideraria.
Fico à espera de mais análises e comentários

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Não considero existirem linhas de suporte/resistencia mas bandas de suporte/resistencia logo pode-se considerar um determinado suporte ou resistencia mesmo quando esta linha não toca claramente em todos os seus pontos de validações.
Resolvi desenhar resistencias e suportes até 2008
Segundo li um suporte transforma-se em resistencia quando é quebrado e vice-versa, logo quando digo suporte/resistencia estou a falar de ambos.
Começando pelo BCP:
- Um Minimo absoluto será um bom suporte, a 0.575. Mas a 0.6 encontra-se 2 toques como suporte a 24/02 e 20/03, <b>deverei considerar o mínimo ou esta resistencia mais validada?</b>
- A 0.6527 parece haver uma resistencia mas que me parece algo ténue com necessidade de mais pontos de validação como o de meados de Março, pois poderá fazer parte também de uma linha de tendencia, também a confirmar.
- A 0.7 um minimo relativo que se aguentou cerca de 3 meses não sei se deve considera-la uma boa resistencia...
- A 0.858 parece-me suporte (finais de Setembro de 2008) que passou a Resistencia com validações a Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009.
- <b>A 0.92 poderá haver nova resistencia com base no gap de Outubro de 2008 e com um toque modesto no mês seguinte?</b>
Decidi parar por agora por aqui para nao dizer mais barabaridades
Resolvi desenhar resistencias e suportes até 2008
Segundo li um suporte transforma-se em resistencia quando é quebrado e vice-versa, logo quando digo suporte/resistencia estou a falar de ambos.
Começando pelo BCP:
- Um Minimo absoluto será um bom suporte, a 0.575. Mas a 0.6 encontra-se 2 toques como suporte a 24/02 e 20/03, <b>deverei considerar o mínimo ou esta resistencia mais validada?</b>
- A 0.6527 parece haver uma resistencia mas que me parece algo ténue com necessidade de mais pontos de validação como o de meados de Março, pois poderá fazer parte também de uma linha de tendencia, também a confirmar.
- A 0.7 um minimo relativo que se aguentou cerca de 3 meses não sei se deve considera-la uma boa resistencia...
- A 0.858 parece-me suporte (finais de Setembro de 2008) que passou a Resistencia com validações a Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009.
- <b>A 0.92 poderá haver nova resistencia com base no gap de Outubro de 2008 e com um toque modesto no mês seguinte?</b>
Decidi parar por agora por aqui para nao dizer mais barabaridades

- Anexos
-
- B.COM.PORTUGUES.png (10.94 KiB) Visualizado 1111 vezes
Cantinho do Zeb - Apresentação, Resistencias e Suportes
Boas,
Resolvi passar da minha fase de observador deste belo forum à fase de escritor de barbaridades.
Para começar registei-me no ProRealTime e comecei a desbravar esta ferramenta utilizada por muitos.
A minha ideia é fazer análises técnicas muito debelitadas e cheias de erros com a esperança que os muitos utilizadores deste forum me corrijam.
Suponho que irei fazer erros básicos mas com o passar do tempo espero atingir alcançar erros mais complicados
Para isso vou iniciar de tempos em tempos alguns tópicos (com o nome, o cantinho do Zeb) com algumas básicas analises técnicas, não com o objectivo de analisar o futuro (só muito mais para a frente podeirei aspirar tal coisa), mas analisando o passado de algumas cotações do nosso PSI20.
Para iniciar, nada como começar por baixo, resistencias e suportes.
Resolvi passar da minha fase de observador deste belo forum à fase de escritor de barbaridades.
Para começar registei-me no ProRealTime e comecei a desbravar esta ferramenta utilizada por muitos.
A minha ideia é fazer análises técnicas muito debelitadas e cheias de erros com a esperança que os muitos utilizadores deste forum me corrijam.
Suponho que irei fazer erros básicos mas com o passar do tempo espero atingir alcançar erros mais complicados

Para isso vou iniciar de tempos em tempos alguns tópicos (com o nome, o cantinho do Zeb) com algumas básicas analises técnicas, não com o objectivo de analisar o futuro (só muito mais para a frente podeirei aspirar tal coisa), mas analisando o passado de algumas cotações do nosso PSI20.
Para iniciar, nada como começar por baixo, resistencias e suportes.
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, bigest, Bing [Bot], danielme1962, Goya777, icemetal, latbal, m-m, malakas, Mar58, marketisnotefficient, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, PXYC, Shimazaki_2, Tosta mista, trend=friend, trilhos2006 e 75 visitantes