Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Resumo diário às ações do PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 31/3/2009 0:06

Sempre fizemos questão de discutir via MP ou e-mail as questões de moderação porque a nossa experiência diz-nos que estas questões fazem com que o fórum se centre mais nestas questões do que na Bolsa em si. Por isso, este tópico vai ser bloqueado. Mas antes querida deixar alguns esclarecimentos, já que a discussão vai longa:

:arrow: No Caldeirão, os seus utilizadores, sempre transcreveram artigos de vários analistas, desde que citem a fonte.

:arrow: No Caldeirão, a publicidade sempre foi paga.

:arrow: Não interessa se se chama César Borja, Mário Soares ou José Sócrates. Aqui há regras que devem ser cumpridas.

:arrow: Não nos viram tecer qualquer tipo de consideração à medida que a pretensa esposa de César Borja ia aqui colocando as suas análises. Mas, quando começa a ser claro que apenas o faz para promover o seu site, respondendo que apenas lá encontrarão respostas às questões aqui colocadas, percebemos qual o motivo pelo qual, religiosamente, todos os dias apareciam aqui as análises.

:arrow: O Caldeirão já tem mais de 6 anos de vida e já sabemos quando um utilizador coloca aqui, despretenciosamente, análises que considera interessantes ou quando o Caldeirão é utilizado como um veículo promocional.

:arrow: Temos todo o gosto em receber publicidade de todos os sites. Desde que paga.

Deixo de fora deste rol de argumentos a reincidência de comportamento neste mesmo espaço, alguns anos depois. Não foi isso que influiu na minha respsta ao que considero de uma falta de ética tremenda. Ou alguém acredita que a pretensa esposa do César colocou aqui as análises sem ele saber? Ou se respondeu que ele apenas responderia no seu site, sem lhe ter perguntado nada primeiro? :roll:

Falemos de Bolsa. Foi sempre isso que tornou o Caldeirão na enorme casa que é hoje.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por amelye » 30/3/2009 23:55

Pata-Hari Escreveu:Percebeste mal. O que pedimos é que, se usam este site para publicitar os videos, usem este site para responder às perguntas que são colocadas acerca dos mesmos. Qualquer outra coisa, é abuso.

OK Pata. E gostei da expressão "Qualquer outra coisa, é abuso." Eu teria chamado qualquer coisa bem mais forte.
Ás vezes ainda me questiono como é possível, num meio como é o cladeirão, ainda serem tentadas jogadas como estas, substimando completamente a administração do forum.

Bons negócios a todos

Registado: 4/1/2008 15:56

por longBlackCandle » 30/3/2009 23:08

marbar Escreveu:será que daqui a uns tempos não teremos uma newsletter a pagantes :lol: :lol:

Não me admiraria nada que sim porque ninguém trabalha para aquecer.

Por isso aproveitem bem enquanto é à borlix e não sejam pobres e mal agradecidos porque isso é muito feio. ;)

Registado: 2/6/2005 13:54

por artista_ » 30/3/2009 23:05

Parece-me que o que está aqui em causa é mais uma questão ética, acho que é preciso ter bom senso... neste sentido obviamente não me parece muito correcto o que o César está a fazer, parece-me no mínimo desilegante!

Como já disse lá atrás parece-me que o mercado português é pequeno de mais para tantos sites sobre bolsa, querer lançar um novo projecto não é fácil, o César tem aquilo que vulgarmente se chama "nome na praça" por isso não me parece que lhe fique bem este tipo de "esquema" tipicamente português...

De qualquer forma não estou aqui a julgar ninguém, quem não errou que atire a primeira pedra...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por marbar » 30/3/2009 22:58

será que daqui a uns tempos não teremos uma newsletter a pagantes :lol: :lol:
aliás, foi isso que fez um outro membro que aqui deixava as suas análises, às quais,curiosamente, não respondia aqui..... coincidências :twisted: :twisted: :twisted:
puro veneno :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 10:11

por Pata-Hari » 30/3/2009 22:53

Percebeste mal. O que pedimos é que, se usam este site para publicitar os videos, usem este site para responder às perguntas que são colocadas acerca dos mesmos. Qualquer outra coisa, é abuso.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por amelye » 30/3/2009 22:45

Adamhedge Escreveu:
longBlackCandle Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:Manter aqui algum mmovimento assegurar-lhe-ia a alimentação sistemática de visitantes ao seu forum. Deixar de participar aqui, como se vuislumbra - e, como disse, com a minha compreensão - vai fazer o forum dele cair no esquecimento para a larga maioria desta comunidade. Alguns continuarão a ir lá, mas arrisco dizer que a generalidade deixará de o fazer.

FT

FT, dúvido sinceramente que isso aconteça, quem já conhece as analises do César e conhece o BorjaInvest muito dificilmente o esquecerá. Acho, também, que se haverá alguem que perde com esta pseudo-polémica será este fórum e nunca o outro.

MHO

boa noite.

concordo com o longBlakCandle.

abraço

Adamhedge

Não concordo com o longBlackCandle."Não há almoços grátis". Mesmo correndo riscos de cometer uma injustiça com a "Catarina", não acredito que coloquem aquelas análises sem segundas intenções. Logo também ficam a perder.
Aliás o tempo falará mais alto, pois pelo que percebí, a administração do caldeirão não impede os videos, impede é que seja dada a resposta, de que mais informações só serão dadas no outro site. Veremos se os videos mesmo assim, continuarão a ser colocados pela "Catarina".

Bons negócios para todos

Registado: 4/1/2008 15:56

por Adam hedge » 30/3/2009 21:39

longBlackCandle Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:Manter aqui algum mmovimento assegurar-lhe-ia a alimentação sistemática de visitantes ao seu forum. Deixar de participar aqui, como se vuislumbra - e, como disse, com a minha compreensão - vai fazer o forum dele cair no esquecimento para a larga maioria desta comunidade. Alguns continuarão a ir lá, mas arrisco dizer que a generalidade deixará de o fazer.

FT

FT, dúvido sinceramente que isso aconteça, quem já conhece as analises do César e conhece o BorjaInvest muito dificilmente o esquecerá. Acho, também, que se haverá alguem que perde com esta pseudo-polémica será este fórum e nunca o outro.

MHO

boa noite.

concordo com o longBlakCandle.

abraço

Adamhedge
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por longBlackCandle » 30/3/2009 21:34

FT

MHO

Registado: 2/6/2005 13:54

por Flying Turtle » 30/3/2009 21:17

rsacramento Escreveu:contudo discordo da tua última frase, já que creio que o Borja, nesta jogada, não ficou a perder

Acho que ficará, mas não tenho como o demonstrar. É que terá ganho alguns participantes para o seu forum mas a generalidade da grande massa que constitui o Caldeirão não vai ter paciência para andar a saltitar de forum em forum. Penso que ele ganharia muito mais em colocar aqui as suas análises diárias resumidas e responder também aqui às questões que lhe fossem sendo colocadas, deixando todo o trabalho mais aprofundado no seu próprio forum.

Manter aqui algum mmovimento assegurar-lhe-ia a alimentação sistemática de visitantes ao seu forum. Deixar de participar aqui, como se vuislumbra - e, como disse, com a minha compreensão - vai fazer o forum dele cair no esquecimento para a larga maioria desta comunidade. Alguns continuarão a ir lá, mas arrisco dizer que a generalidade deixará de o fazer.

Pela parte que me toca, dou-te o exemplo do Clubeinvest, onde pontuam ou, pelo menos, pontuavam, algumas pessoas cujas análises eu muito aprecio, como é por exemplo o caso do Pedro Miranda. Passam-se no entanto largos meses sem que eu lá vá, e isto apesar de saber perfeitamente "onde mora"...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por hugob0ss » 30/3/2009 21:14

rsacramento Escreveu:com todo o respeito pela tua opinião, deixa-me dizer que estás a comparar coisas distintas:

uma coisa é eu pegar num artigo do ulisses e levá-lo a outro fórum

(até pode ter consequências - o pessoal de lá começa a frequentar o caldeirão)

outra coisa é uma campanha planeada:

um testa de ferro sistematicamente posta aqui tudo o que o interessado quer, reservando-se o direito de resposta no seu site

Como podes perceber pelo minha data de registo, sou novo aqui no fórum, e portanto, desconheço o que quer que se tenha passado anteriormente.

1- Respeito a decisão tomada, no entanto, o pressuposto no qual é baseada, para mim não faz sentido. Basta que qualquer utilizador se disponibilize a postar aqui os vídeos para que estes passem a ser permitidos. Ou vão proibir os vídeos dele? É que se assim for, também não devia ser permitido qualquer outro tipo de informação que não fosse do jornal de negócios, e/ou fizesse referência à concorrência.

2- Creio que seria bem menos ético, se a pessoa que colocou os vídeos não se identificasse. Tendo assim um comportamento já várias vezes condenados neste fórum.

Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por artista_ » 30/3/2009 20:58

Acho é que no meio disto tudo há muitos sites sobre a bolsa em Portugal, o mercado é pequeno e não me parece que haja viabilidade para todos... para os utilizadores também seria melhor ter a informação mais centralizada!

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por azteca » 30/3/2009 20:23

boa noite a todos,com frontalidade direi que o modo como as analises do borja são feitas são extraordinarias(o modo como são feitas...não os seus efeitos praticos,pois isso e impossivel afirmar com convicção),mas eticamente o ulisses tem claramente razão,e dou lhe os meus parabens pela postura demonstrada.quanto aos videos continuarei a velos....quanto a duvidas,se todos quiser mos serão debatidas aqui.

Registado: 23/2/2009 23:36

por rsacramento » 30/3/2009 20:03

Flying Turtle Escreveu:A história da participação do César Borja no Caldeirão não está isenta de escolhos. Infelizmente, numa pesquisa rápida não consegui encontrar elementos dessa história (dá-me ideia de que o asterisco deixou de funcionar, pelo menos a partir da integração do Caldeirão no JN), mas tenho ideia de que o César Borja teria mesmo, num dado momento, prometido não voltar nunca mais a participar no Caldeirão.

Como sou pouco adepto de decisões radicais para coisas que não são absolutamente fundamentais na vida, fiquei sempre com a esperança de que o tempo suavizasse (des)ânimos e (faltas de) vontades e foi com muita satisfação que vi as análises do César Borja regressar ao Caldeirão, embora por interposta pessoa (para não quebrar a jura anterior, poderei presumir).

Caso a Administração do Caldeirão decida não autorizar as condições em que o César Borja está a colocar aqui as análises, eu compreendo. Possivelmente, se ainda fosse Administrador, concordaria com essa tomada de posição, dado que há princípios de gestão que não devem admitir excepções. Ficarei nesse caso com pena de que a minha ilusão de que o tempo ajudaria a resolver incompreensões não tenha passado disso mesmo, e com mais pena ficarei de não ver aqui uma participação activa, assumida e de corpo inteiro, do César Borja. Mesmo que (agora) saiba onde encontrar as suas análises (o "agora" significa que de facto o mecanismo publicitário, mesmo que encapotado, funciona).

Enfim. Ficaremos todos a perder e não sei se alguém ficará a ganhar. Jogo de soma negativa portanto...

FT

registo a tua frontalidade

contudo discordo da tua última frase, já que creio que o Borja, nesta jogada, não ficou a perder

Registado: 29/11/2007 12:50

por Flying Turtle » 30/3/2009 19:27

A história da participação do César Borja no Caldeirão não está isenta de escolhos. Infelizmente, numa pesquisa rápida não consegui encontrar elementos dessa história (dá-me ideia de que o asterisco deixou de funcionar, pelo menos a partir da integração do Caldeirão no JN), mas tenho ideia de que o César Borja teria mesmo, num dado momento, prometido não voltar nunca mais a participar no Caldeirão.

Como sou pouco adepto de decisões radicais para coisas que não são absolutamente fundamentais na vida, fiquei sempre com a esperança de que o tempo suavizasse (des)ânimos e (faltas de) vontades e foi com muita satisfação que vi as análises do César Borja regressar ao Caldeirão, embora por interposta pessoa (para não quebrar a jura anterior, poderei presumir).

Caso a Administração do Caldeirão decida não autorizar as condições em que o César Borja está a colocar aqui as análises, eu compreendo. Possivelmente, se ainda fosse Administrador, concordaria com essa tomada de posição, dado que há princípios de gestão que não devem admitir excepções. Ficarei nesse caso com pena de que a minha ilusão de que o tempo ajudaria a resolver incompreensões não tenha passado disso mesmo, e com mais pena ficarei de não ver aqui uma participação activa, assumida e de corpo inteiro, do César Borja. Mesmo que (agora) saiba onde encontrar as suas análises (o "agora" significa que de facto o mecanismo publicitário, mesmo que encapotado, funciona).

Enfim. Ficaremos todos a perder e não sei se alguém ficará a ganhar. Jogo de soma negativa portanto...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Ulisses Pereira » 30/3/2009 19:19

Não. O site é outro. Agora se alguém ligado a mim andar a espalhar os meus artigos pelos sites e a dizer que só respondo às questões no Caldeirão, certamente que isto é publicidade pura e nós jamais permitiriamos isso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 30/3/2009 19:05

hugob0ss Escreveu:
rsacramento Escreveu:bom, mas então, para quê dispersar e postar (também) aqui?

Ulisses Pereira Escreveu:É esse o aviso que está a ser feito, Hugo, a partir do momento em que percebemos o intuito publicitário do mesmo.

Um abraço,
Ulisses

Compreendo o vosso ponto de vista, mas acho que a única questão, que pode ser de um carácter mais complicado de analisar, é ser a esposa do autor a publicar os vídeos. Se fosse outra pessoa continuaria a ser publicidade?

Não são raras as ocasiões que vejo neste fórum artigos de outros analistas replicados por utilizadores do fórum. Os videos do Oscar, artigos do cramer...etc. E em nenhum desses casos, isso tem sido um problema.

Por exemplo se eu agora pegasse num dos artigos do Ulisses publicados no jornal de negócios, que sem dúvida tem o seu valor para a comunidade de investidores, e os colocasse noutro fórum, o Ulisses estaria disposto a ir lá justificar as suas opiniões? Penso que não o faria, para bem da sua produtividade, e até porque existe um veículo próprio para debater esses artigos, que é o Caldeirão.

Hugo

com todo o respeito pela tua opinião, deixa-me dizer que estás a comparar coisas distintas:

uma coisa é eu pegar num artigo do ulisses e levá-lo a outro fórum

(até pode ter consequências - o pessoal de lá começa a frequentar o caldeirão)

outra coisa é uma campanha planeada:

um testa de ferro sistematicamente posta aqui tudo o que o interessado quer, reservando-se o direito de resposta no seu site

e, já agora, o seu (dele) site é na concorrência (DE, creio), donde eu não entender bem aquela auto-referência de analista independente (independente de quê ou de quem?, em oposição a quem?)

por hugob0ss » 30/3/2009 18:47

rsacramento Escreveu:bom, mas então, para quê dispersar e postar (também) aqui?

Ulisses Pereira Escreveu:É esse o aviso que está a ser feito, Hugo, a partir do momento em que percebemos o intuito publicitário do mesmo.

Um abraço,
Ulisses

Compreendo o vosso ponto de vista, mas acho que a única questão, que pode ser de um carácter mais complicado de analisar, é ser a esposa do autor a publicar os vídeos. Se fosse outra pessoa continuaria a ser publicidade?

Não são raras as ocasiões que vejo neste fórum artigos de outros analistas replicados por utilizadores do fórum. Os videos do Oscar, artigos do cramer...etc. E em nenhum desses casos, isso tem sido um problema.

Por exemplo se eu agora pegasse num dos artigos do Ulisses publicados no jornal de negócios, que sem dúvida tem o seu valor para a comunidade de investidores, e os colocasse noutro fórum, o Ulisses estaria disposto a ir lá justificar as suas opiniões? Penso que não o faria, para bem da sua produtividade, e até porque existe um veículo próprio para debater esses artigos, que é o Caldeirão.

Hugo

por Ulisses Pereira » 30/3/2009 18:25

É esse o aviso que está a ser feito, Hugo, a partir do momento em que percebemos o intuito publicitário do mesmo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 30/3/2009 18:23

hugob0ss Escreveu:Sem querer ser "advogado do diabo", mas para mim faz todo o sentido que a informação esteja centralizada apenas num sítio. E já que o autor da análise tem um fórum é normal que ele queria responder lá às duvidas e questões. Se a moderação não concorda com este tipo de prática, e considera que as analises publicadas, só por si, não trazem mais valia, então que não permita que se coloquem aqui os vídeos.

bom, mas então, para quê dispersar e postar (também) aqui?

por hugob0ss » 30/3/2009 18:19

Sem querer ser "advogado do diabo", mas para mim faz todo o sentido que a informação esteja centralizada apenas num sítio. E já que o autor da análise tem um fórum é normal que ele queria responder lá às duvidas e questões. Se a moderação não concorda com este tipo de prática, e considera que as analises publicadas, só por si, não trazem mais valia, então que não permita que se coloquem aqui os vídeos.

por rsacramento » 30/3/2009 17:56

catborja Escreveu:Bom dia,

Fica a 2ª parte do resumo. Em relação aos comentários e às questões colocadas, infelizmente o César, por uma questão de tempo e organização, só responde no seu próprio site.
(...)
Cumprimentos,
Catarina

infelizmente o que dá a parecer é que não é nem por tempo (se tem tempo para responder, tanto faz o sítio) nem por organização (a coisa está organizada: um analisa e o outro publica), de maneira que acho isto tudo muito fraco, não resisto a dizê-lo

ó catborja, deixemo-nos de coisas: então põem-me umas análises (interessantes, certamente), mas agora se quero saber mais, tenho de ir a outro lado? cheira a pub enganosa, não é?

por Ulisses Pereira » 30/3/2009 12:14

Catarina, eticamente, uma vez mais é uma atitude condenável. Se apenas responde no seu site, o que aqui faz é pura publicidade.

Temos todo o gosto em que as pessoas coloquem aqui as suas análises. Mas, tal como já dissemos em outros casos, isso implica que se responda aqui às questões, dúvidas e contraditório.

Se não o faz, o Caldeirão é usado meramente como veículo promocional. Tal como sempre foi no passado. Jamais espalharia análises minhas por vários sites da net e depois, quando me fizessme perguntas, dizia que só respondia no meu site. Infelizmente, já é um clássico.

Há coisas que nunca mudam.

Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por catborja » 30/3/2009 11:31

Bom dia,

Fica a 2ª parte do resumo. Em relação aos comentários e às questões colocadas, infelizmente o César, por uma questão de tempo e organização, só responde no seu próprio site.

<object width="480" height="295"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/0Awh1jQu8Eo&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/0Awh1jQu8Eo&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="295"></embed></object>

Cumprimentos,
Catarina

Registado: 18/3/2009 22:12

por PIKAS » 29/3/2009 5:33

Ilustre X-expeculator:

Muito bom.
Um regresso em grande.
Faz-me lembrar outros tempos e aquelas análises que corriam pela net, inclusivé já no Caldeirão, e que quase desapareceram.
Muito bons tempos. Cascais no seu melhor e o bar junto à igreja que enchia para se falar de bolsa, o Caldeira era quem destoava.
César: últimamente não estavas por África?
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, Majestic-12 [Bot], malakas, Mr.Warrior, MR32, nbms2012, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, Shimazaki_2, Tosta mista, trend=friend, trilhos2006, TTM62 e 97 visitantes