Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A mudança de sentimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por SMALL1969 » 25/3/2009 13:55

A minha opinião é que quando começarem a sair os resultados do 1º trimestre de 2009, podem acontecer 2 coisas:

- Dos bancos que não foram entretanto à falência, melhoram porque já retiraram alguma parte importante dos produtos tóxicos do balanço, e os títulos que têm em carteira estarão iguais ou melhores que a cotação de Dezembro. Os depósitos não rendem nada actualmente e o risco de colocar algum na bolsa é favorável. Portanto os bancos tendem a subir por melhores vendas e iguais ou menores provisões.

- A restante economia, parte industrial, etc, vão existir surpresas muito negativas, porque as pessoas não têm emprego e não investem tanto em bens de consumo duradouro, e as cotações deverão cair novamente.

Como os bancos apresentarão resultados operacionais a subir, podem recomeçar a apostar nas empresas mais a sério, e talvez aí exista uma recuperação mais a sério na economia.

Só depois de falhar tudo mais uma vez é que o mundo mudará brutalmente com convulsões sociais mais graves que as actuais, mas já não cá devemos estar nós. Claro que tenho esperança que os problemas se resolvam e que a Europa dê uma lição ao resto do Mundo, aliás como sempre deu no Longo Prazo

Registado: 3/2/2009 12:21

por Ulisses Pereira » 25/3/2009 5:30

Já não concordo contigo em que "algum pessimismo" conduza necessariamente a quedas.

Jas, mas eu não referi isso. Apenas disse que passava a "neutro" no curto prazo já que, os factores que tinham dado oridem à minha convicçaão de subida forte se tinham alterado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por JAS » 25/3/2009 4:37

Como sabes gosto muito de "caçar fundos" pelo que o teu artigo inicial, que li com muito prazer, veio reforçar a minha opinião de que iríamos ter uma subidinha jeitosa.

Corri o risco de alavancar as posições pelo que foram 3 semanas que correram muito bem.

E agora que fazer?

Tens toda a razão em dizeres que o sentimento se alterou pois passámos do "pessimismo absoluto" para apenas "algum pessimismo".

Um "pessimismo absoluto" implica quase obrigatoriamente uma subida e, em geral, muito significativa.

Já não concordo contigo em que "algum pessimismo" conduza necessariamente a quedas.

Achos que vamos apenas andar em oscilações diárias significativas, com os mercados muito nervosos e de humor variável, ao sabor de notícias ditas "boas" ou ditas "más".

Ontem houve notícia "boa" os States subiram 6%, hoje houve notícia "má" os states caíram 2%.

Amanhã logo se vê que notícia há.

Em termos de longo prazo estou nitidamente do lado Bull, em termos de curto prazo acho que haverá que adoptar a chamada "negociação gay"...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

prognósticos só no fim

por Pedro73 » 25/3/2009 2:19

Não me parece difícil de prever, que nesta fase, a descida a novos mínimos, como os que ocorreram em Março 2009 impliquem ressaltos . Daí que não considere que estejamos perante uma extraordinária previsão.

Antecipar a evolução após este interregno do ressalto, isso sim, eu chamaria uma boa previsão. Ou prever a ocorrência ou não de novos mínimos nos próximos meses.

Já agora deixo as minhas premonições:

a) Este rally tem condições para se esticar mais ( de 25% a 75% do que já fez).

b) Creio que depois se seguirão novos mínimos num horizonte de 4 meses ou na melhor das hipóteses um duplo fundo.

c) Caso não se assista a mínimos nos próximos 4 meses mas sim a um duplo fundo já no segundo semestre de 2009 , é caso para se considerar seriamente a hipótese de inversão de ciclo.

1 Abraço

Registado: 31/1/2008 16:13

Re: A mudança de sentimento

por charles » 24/3/2009 22:48

Ulisses Pereira Escreveu:Foi há pouco publicado o meu artigo "A mudança de sentimento":

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=360088

Um abraço,
Ulisses

Li o artigo e concordo com o que dizes, concordo tambem com o timing em que ficaste bull e tal como eu tambem idializei o ressalto aconteceu, e no caso do Dax (que sigo com intensidade) os tais 4200 que anteriormente previ serem inevitáveis, passe o pleonasmo, inevitávelmente aconteceram (pena para o Clinico)

neste momento estou tambem neutro, os mercados estão a ficar algo "estranhos", mais uma vez me apetece ficar out, mas a rotina do trade provavelmente é mais forte, e neste paricular ainda procuro a disciplina que me "obrigaria" a ficar de fora nestas alturas

ainda em relação ao artigo e à menção do pessimismo ou euforia e a questão do extremar de posições e a sua relação directa ou não com os ressaltos é um ponto de vista interessante, e lá que assenta que nem uma luva lá isso assenta, no fundo faz lembrar a minh a luta em andar sempre em contra corrente...e com bons resultados :wink:

- costumo dizer sempre que um pessimista é um optimista realista

Em relação ao DAX resistência bull 4300 resistência bear 4000/3600 e tendência para lateralizar nos 4100/4200, hoje saiu uma noticia sobre a nacionalização de parte da banca Americana, já fico sem saber bem qual será o impacto destas noticias, serão as tais más noticias que apesar delas a bolsa subirá, e ai sim dá-se a esperada inversão da tendência, ou vai ser mais gasolina para a fogueira, para isto implodir de vez e ir a minimos?!!

Teremos já atingido o fundo, ou não?

Eu quero crer que não, estou o tal pessimista que referi.

A mudança da hora estas semanas prejudicou-me :roll: ....só mais uns dias :)

Ab e B.N.

Cumpt

Charles
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Big Crash » 24/3/2009 20:30

Confirmo a referida "Mudança de Sentimento"... essa mudança ocorreu por volta das 9:55 (no PSI20) :roll:

... pode ser que amanhã ocorra uma Mudança da Mudança de Sentimento :!:
Não percebo NADA disto!

Registado: 8/2/2008 23:57

por Ulisses Pereira » 24/3/2009 15:57

Olá.

Eu penso que esse longo artigo que escrevi mostra bem a minha opinião sobre o assunto... O artigo foi escrito mesmo com essa intenção. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por AFBarros » 24/3/2009 15:53

Viva Ulisses!

Gostava que me desses a tua opinião relativamente ao que está a acontecer nos mercados, respondendo por exemplo, se achas que o pulo que falavas à 15 dias atrás terminou?

Obrigado e bons negócios

Registado: 12/3/2009 11:21

por Ulisses Pereira » 24/3/2009 13:09

Chinesinha,

Deixo-te aqui o gráfico do S&P. Confesso que não sei bem o que quiseste dizer com "risco horizontal" na zona da resistência. Pareceu-me chinês. :)

Beijo,
Ulisses
Anexos
forum-sp.GIF
forum-sp.GIF (21.43 KiB) Visualizado 1990 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por SMALL1969 » 24/3/2009 12:28

Mas este movimento reflectiu o meu sentimento do fundo.

Quando as ordens "esquecidas" de venda são levadas pelo vento, mudo para modo "venda"

Para responder ao asdrubal, que ou não sabe ler ou não sabe com quem está a falar, só te refiro que estou farto de escrever que perco cerca de 50% na INAPA, e ontem referi que tenho neste lote de bons lucros, a Martifer e a Corticeira ainda perder cerca de 5%.

por Flying Turtle » 24/3/2009 12:07

Há um tópico para a Sonae SGPS.

Porque não o usam para os posts específicos e não deixam este para a discussão da sua questão de fundo?

Chinesinhas à parte, claro.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por _asdrubal_ » 24/3/2009 11:43

SMALL1969 Escreveu:Levaram-me as SONAE perto do máximo da manhã, 0,523

Tinha uma ordem lá em cima esquecida.....O bom é que posso já recomprar. Mas se calhar vou aproveitar a onda e salta tudo fora.

És o meu heroi !

É giro é não escreveres as coisas quando te correm mal.

Registado: 4/9/2008 15:20

por SMALL1969 » 24/3/2009 11:19

Levaram-me as SONAE perto do máximo da manhã, 0,523

Tinha uma ordem lá em cima esquecida.....O bom é que posso já recomprar. Mas se calhar vou aproveitar a onda e salta tudo fora.

por Pata-Hari » 24/3/2009 0:32

Eu estava a pensar no JIN, de facto, ehhe. Mas não, acho que nunca estive à altura das chinocas. Isto é tudo wishfull thinking.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Susana Amado_ » 24/3/2009 0:14

Flying Turtle Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Expilica lá à chinesinha

Ó JIIIIIIN!!! Então elas agora andam à solta????

A Pata era afinal uma delas? Finalmente está descoberto o enigma dos calendários!!!!!

:shock: :shock: :shock:

:mrgreen:

FT

Olá!

Julo que enquantlo lia o post da Pata e mesmo antes de lele o teu me lembelei logo disslo :lol: :lol:

... i.e. do calendálio do JIN :oops:

Beilos pala todos e pala o JIN

Registado: 5/11/2002 11:12

por Flying Turtle » 23/3/2009 22:53

Pata-Hari Escreveu:Expilica lá à chinesinha

Ó JIIIIIIN!!! Então elas agora andam à solta????

A Pata era afinal uma delas? Finalmente está descoberto o enigma dos calendários!!!!!

:shock: :shock: :shock:

:mrgreen:

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Pata-Hari » 23/3/2009 22:46

Ulisses, gostava de entender melhor aquele teu "risco" horizontal na zona de resistência. Não percebo porquê ali, não consigo ver o gráfico bem. Expilica lá à chinesinha, sim?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Um curioso... » 23/3/2009 22:36

Cumps[/quote]
O ressalto provavelmente vai acontecer a partir de 5ªFeira e irá ser violento (superior a 15%, no total do movimento!!!)[/quote]

Coloquei este post a 2 de Março no tópico do S&p 500. Enganei-me numa semana na data e no valor do ressalto, que já ultrapassou largamente os 15%.
Apenas podemos antever tendências, mas nunca os seus valores e datas.
Mas às vezes caimos na tentação de ser Mr. Pontes...

Registado: 29/11/2007 14:04

por artista_ » 23/3/2009 22:20

A antecipação deste movimento de subida foi realmente um "golpe de génio" só ao alcance de alguns! Só alguém com muita capacidade, conhecimentos e experiência acumulada o consegue fazer!! Parabéns Ulisses!!

Parece que não há fome que não dê em fartura, hoje não pude acompanhar os mercados (ás segundas é sempre díficil) e só há pouco vi o fecho dos mercados americanos!!!!!

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Crómio » 23/3/2009 22:14

Grande artigo, corolário perfeito do anterior “A subida em que ninguém acredita”.

Não interessa para onde os mercados vão agora pois esta lição já está completa, a subida em quem ninguém acreditava hoje é óbvia para todos, que agora cada vez mais não querem acreditar na queda que poderá surgir.

E o mais engraçado é que a posteriori será tanto este ressalto como a queda seguinte muito óbvia e previsível...

Curioso também como o sentimento aqui do Caldeirão mudou significativamente após o Ulisses ter falado nesta subida, mas que muito dinheiro se perdeu tanto pela precipitação dos touros como pela acção baseada na opinião do Ulisses, erro típico de jogar com ideias dos outros.

O Ulisses esteve muito bem mesmo, ofereceu-nos uma grande lição e claro, só não acertou no dia do ressalto porque não tem uma bola de cristal, ao contrário do que alguns pensavam.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por SMALL1969 » 23/3/2009 21:05

Eu mantive tudo hoje.

Digamos que alterei uma estratégia errado do passado.
Vender demasiado cedo à primeira queda.

Do meu lote inicial de Brisa, JM, EDPr, Cimpor, Sonae e BOSS estou a ganhar entre 12% e 25%, portanto estou confortável para já, embora tenha poucas acções.
A perder cerca de 5% estão a Martifer e a Corticeira.

Amanhã isto deve respirar um pouco, mas tal como na quinta-feira, o caminho deve ser para cima novamente.

Há muito dinheiro de fora, e quem entrou bem como eu, pode dar-se ao luxo de arriscar o dobro, mesmo que seja para ganhar metade.

Para mim...ou isto sobe mesmo mais....ou se cair 2 ou 3 dias, desce mais depressa do que tinha recuperado, porque uma coisa garanto: não vou deixar o bolo passar de cerca de 10% para 0% de lucro. Aos 5% salto fora da "recuperação", que não passa disso mesmo.

wed

por luislobs. » 23/3/2009 17:19

Tal como os ..sentimentos de mercados.. surgem os target,s, dentro de meses os targets para o Bcp q ja falavam em 0.50 da Son a 0.33 da Pt a 4 enfim ..de todas em geral serão todos alterados como se tudo fosse um filme, os crashes inimaginaveis e impossiveis os dias de hoje.

Enfim..o sentimento agora é aproveitar o respirar ou quem nao se chatear muito ir de ferias e esperar o retorno do investimento.
.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por tiagopt2 » 23/3/2009 16:35

Ulisses Pereira Escreveu:Não sei, Tiago. Tal como tenho referido, nunca serei eu a acertar no fundo, já que apena so identifico bastante tempo depois, fruto do método que utilizo. Mas claro que é sempre encorajador ver os mercados a fugirem aos seus mínimos e, um dia, esses mínimos serão o "fundo". Mas nesse género de profecias eu não entro. ;)

Um abraço,
Ulisses

Estou totalmente de acordo, até porque a estratégia que utilizo também não passa por tentar encontrar fundos (pelo contrário). E nem negociaria com base num sinal difuso e inconcreto com esse mas... não deixa de me parecer um sinal :)

Partindo do príncipio que não estão a acontecer falsos breaks, não me parece errado começar a assumir posições longas nesses papéis específicos, mesmo indo contra a tendência vigente no índice. Embora sempre com as devidas cautelas, para evitar dissabores :)

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Ulisses Pereira » 23/3/2009 16:23

Não sei, Tiago. Tal como tenho referido, nunca serei eu a acertar no fundo, já que apena so identifico bastante tempo depois, fruto do método que utilizo. Mas claro que é sempre encorajador ver os mercados a fugirem aos seus mínimos e, um dia, esses mínimos serão o "fundo". Mas nesse género de profecias eu não entro. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por tiagopt2 » 23/3/2009 15:44

Realmente, é impressionante como o sentimento dos investidores se altera de forma tão brusca e radical em apenas alguns dias... O que é certo é que estes ressaltos têm permitido alterar o rumo de alguns títulos individuais.

Embora nos US seja normal existirem títulos que resistem aos ciclos de queda, no nosso país a inversão de tendência de 2/3 títulos individuais está geralmente associada à inversão do mercado.

Na sua opinião, poderá ser esse o primeiro sinal de que o fundo poderá está para breve?
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, Esquinas3, Google Adsense [Bot], hugob0ss, junas, m-m, malakas, Shimazaki_2 e 129 visitantes