Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brisa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por cannot » 24/4/2009 14:04

Parece que esta menina não está mesmo com pernas para andar, os 5.52 estão firmes como resistência.

Então segunda entra o dividendo, né? Bem, se calhar é bom sair hoje, temo que isto venha por aí abaixo depois...

Andar desde o início do mês a negociar numa gama de valores com ~6% variação e sem dar indicação da direcção que quer tomar, está a ser uma seca.

Ainda para mais ninguém aqui se parece interessar por ela sniff :cry: sniff

Abraço
Anexos
Picture 22.png
Picture 22.png (45.06 KiB) Visualizado 6284 vezes
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Elias » 21/4/2009 15:55

cannot Escreveu:Não tenho a experiência para saber se a questão do dividendo influência assim tanto a cotação das acções
antes da sua distribuição. Alguém pode ajudar?

cannot, não deveria influenciar, porque o mercado sabe que o valor do dividendo é descontado na cotação.

Recordo que entra em ex-div no dia 27 (próxima segunda-feira).

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por cannot » 18/4/2009 15:57

Não tenho a experiência para saber se a questão do dividendo influência assim tanto a cotação das acções
antes da sua distribuição. Alguém pode ajudar?

"Limpei" um pouco o gráfico e deixei apenas o possível suporte nos 5.2 e a resistência que me parece haver nos 5.52 onde bateu novamente na sexta, onde me parece que existiu, para o final da sessão, uma forte pressão vendedora. Um aumento grande do volume com a queda brusca na última hora de trading.
Alguém pode comentar isto?

Abraço
Anexos
Picture 12.png
Picture 12.png (36.9 KiB) Visualizado 6452 vezes

por cannot » 17/4/2009 21:24

pode ser que o ppl entre para o dividendo e suba mais uns cêntimos até lá...

por Elias » 17/4/2009 10:46

Convém lembrar que no dia 27 de Abril entrará em ex-dividendo o que implicará uma correcção de 31 cêntimos no gráfico.

por cannot » 15/4/2009 14:37

Actualização da BRISA.

Alguém com ideias do que se pode vir a passar depois desta valente subida durante mais de 1 mês?

O volume está a diminuir, isso não deve ser bom presságio...

tenho alguma dificuldade em encontrar suportes e resistências. Acho que o Ulisses encontra uma zona por volta do 5.8-5.9, mas ainda não chegamos lá. O que me questiono é se lá chegaremos ou não e como identificar uma possível inversão do sentido para baixo (um sinal de venda.)

Parece-me que saímos definitivamente do canal descendente onde vinha à mais de 1 ano mas será que terá força para se manter forte? Acho que uma passagem pelos 5.52 nos pode levar para a zona que o Ulisses fala e uma fraqueza nessa zona seria o meu sinal de venda.

Mas e se não passar os 5.45 que sinal de venda se pode usar?

Outra coisa que não encontro são suportes nesta zona. Será que teremos suporte na zona dos 5.27? Possivelmente podemos ter uma lateralização nesta zona e uma quebra desse valor um bom sinal de fraqueza.

Que acham?

Abraço
Anexos
Picture 3.png
Picture 3.png (39.76 KiB) Visualizado 6662 vezes

por TRSM » 6/4/2009 19:28

brisa
Anexos
brisa.png
brisa.png (23.21 KiB) Visualizado 6795 vezes
brisa1.PNG
brisa1.PNG (15.45 KiB) Visualizado 6790 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por Ulisses Pereira » 6/4/2009 12:43

Não sendo o Elias e estando um pouco apertado em termos de tempo, deixo aqui os gráficos da Brisa numa altura em que está perto da forte resistência entre os 5,81 e os 5,91 euros.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-brisa1.GIF
forum-brisa1.GIF (33.71 KiB) Visualizado 6881 vezes
forum-brisa2.GIF
forum-brisa2.GIF (37.24 KiB) Visualizado 6889 vezes
forum-brisa3.GIF
forum-brisa3.GIF (24.79 KiB) Visualizado 6888 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ifoliveira » 6/4/2009 11:08

Elias não queres apresentar um gráfico mais actual com respectivos comentários?

Obrigado.

Registado: 30/6/2007 12:56

por Nyk » 2/4/2009 18:06

Fitch corta ‘rating’ da Brisa
Cristina Barreto
02/04/09 13:05

--------------------------------------------------------------------------------

Collapse Comunidade
Partilhe: A agência de notação financeira Fitch reviu hoje em baixa a sua classificação para a dívida da Brisa de ‘A-‘ para ‘BBB+’.

Esta alteração do ‘rating' da Brisa reflecte as previsões de queda de resultados para o seu negócio de auto-estradas, que representou 90% do total do EBITDA do grupo em 2008, explica a Fitch, citada pela "Reuters".

A agência internacional também sublinha que a dívida total da Brisa atingiu os 3,8 mil milhões de euros em Dezembro do ano passado.

"As operações de auto-estradas da Brisa estão na maioria concentradas em Portugal e são suportadas pela sua posição dominante através de seis concessões, que lhe dão uma quota de mercado superior a 50%", pode ler-se no mesmo documento.

A agência de notação financeira adianta ainda que "a limitada diversificação geográfica da Brisa não deverá apresentar melhorias no médio prazo", pelo que duvida que "a empresa consiga atingir, nos próximos cinco anos, o objectivo de metade do seu valor empresarial ser resultante das suas operações internacionais, dadas as actuais condições desfavoráveis do mercado".

Face a estes factores, a Fitch reduziu o 'rating' da dívida da Brisa de 'A-' para 'BBB+' e o 'outlook' da empresa de "estável" para "negativo".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 1/4/2009 19:05

Adjudicação de concessões
Brisa "não percebe porque é que Mota-Engil se queixa"
Jorge Coelho criticou, em entrevista ao Negócios publicada hoje, que a discussão em torno do custo-benefício da Auto-Estradas do Centro só tenha começado depois de adjudicadas duas concessões à Brisa. A concessionária liderada por Vasco de Mello diz não perceber as razões de queixa do CEO da construtora.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Babo
mbabo@negocios.pt

Jorge Coelho criticou, em entrevista ao Negócios publicada hoje, que a discussão em torno do custo-benefício da Auto-Estradas do Centro só tenha começado depois de adjudicadas duas concessões à Brisa. A concessionária liderada por Vasco de Mello diz não perceber as razões de queixa do CEO da construtora.

Fonte da Brisa disse ao Negócios que “não entende as declarações do CEO da Mota-Engil em referência à Brisa. Nos concursos actuais 245 quilómetros foram concessionados à Mota, à Brisa apenas 180 quilómetros; a Brisa nos consórcios tem posições minoritárias (num de 30% e noutro de 15%), a Mota é maioritária; a Brisa é uma empresa de operação e não tem negócio de construção; a Mota tem construção e operação”.

Daí que, acrescentou a mesma fonte, “a Brisa não percebe porque é que a Mota ainda se queixa”.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 31/3/2009 19:33

Brisa paga dividendos a partir de 30 de Abril
A Brisa vai pagar o dividendo de 31 cêntimos por acção, a partir do dia 30 de Abril, com as acções a entrarem em "ex-dividendo" a 27 do mesmo mês.

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

A Brisa vai pagar o dividendo de 31 cêntimos por acção, a partir do dia 30 de Abril, com as acções a entrarem em “ex-dividendo” a 27 do mesmo mês.

Em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Brisa revela que foi aprovado em assembleia geral o pagamento do dividendo de 31 cêntimos por acção.

O pagamento será feito a partir de 30 de Abril, o que quer dizer que desde 27 de Abril as acções negoceiam sem direito a este pagamento.

por cannot » 25/3/2009 21:23

tens razão, não são muito precisas as LTd da bri, mas pelo menos esta-se a aguentar, estou pasmado, 3 dias a tocar nos 5. e eu que estava à espera que começasse a descer logo no segundo dia, nem sei como ainda não vendi de tão descrente que estava.

por Elias » 25/3/2009 16:53

cannot, a LTD é subjectiva, posso traçar duas ou três LTDs diferentes muito próximas, dependendo do sítio onde são considerados os "toques", por isso eu não daria muita importância ao facto de estar 1 ou 2 cêntimos acima.

Anexo gráfico com mais duas LTD alternativas, igualmente válidas (a roxo) e que não foram rompidas.
Anexos
brisacom3ltdnovo.PNG
brisacom3ltdnovo.PNG (25.29 KiB) Visualizado 7279 vezes

por cannot » 25/3/2009 15:51

mas pelo menos, e ao contrário do que julguei e se passou nos últimos casos, está mesmo por cima da LTd.pelo menos isso já não é mau e com um volume com essa evolução até acho estranho o pessoal das compras estar a equilibrar as coisas durante tanto tempo (3 dias pelo mesmo valor).

Ainda bem...

por Elias » 25/3/2009 15:45

Hoje a Brisa volta a subir, ajudada pelo clima positivo do mercado em geral mas está a mostrar dificuldades em superar os 5 euros, que coincidem com a linha de oferta do canal descendente.

Um aspecto a salientar, e que assinalei no gráfico, é o facto de os três últimos rebounds terem sido efectuados com volume descrescente, mostrando que o interesse comprador vai esmorecendo à medida que o rebound avança. Seria bom que o volume aumentasse, caso contrário vai ser muito difícil romper aquela linha.

Gráfico actualizado às 14h45 de hoje.
Anexos
brisa.PNG
brisa.PNG (24.24 KiB) Visualizado 7322 vezes

por Açor3 » 25/3/2009 10:49

Goldman Sachs baixa avaliação da Brisa para 4,40 euros
O Goldman Sachs reviu em baixa a avaliação atribuída às acções da Brisa. O "target" caiu em mais de 34% para 4,40 euros, reflectindo o ajuste negativo às previsões de lucros para 2009 e 2010 para a concessionária, e o restante sector na Europa, dada a actual conjuntura macroeconómica.

Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt

O Goldman Sachs reviu em baixa a avaliação atribuída às acções da Brisa. O “target” caiu em mais de 34% para 4,40 euros, reflectindo o ajuste negativo às previsões de lucros para 2009 e 2010 para a concessionária, e o restante sector na Europa, dada a actual conjuntura macroeconómica.

“Reduzimos as nossas estimativas para praticamente todo o nosso universo de cobertura”, refere o banco de investimento norte-americano. “As empresas expostas aos ciclos industriais estão a enfrentar uma contracção forte e dolorosa nas receitas”, sublinha a equipa de “research” liderada por Oliver Neal.

Na nota de investimento a que o Negócios teve acesso, o Goldman Sachs cortou as previsões de lucros para a Brisa em 13%, este ano, e em 12%, para 2010, revisões que tiveram impacto na avaliação que o banco de investimento atribui às acções da empresa liderada por Vasco de Mello.

O “target” passou dos 6,30 euros para 4,40 euros, uma redução de 34,3%. Os títulos da Brisa seguem a negociar em alta de 2,15%, e estão a cotar nos 4,99 euros. Face a esta nova avaliação, apresentam um potencial de queda de 11,8%. No entanto, o Goldman Sachs manteve a recomendação de “neutral”.

JN
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Elias » 23/3/2009 13:17

Deixo uma actualização ao gráfico da Brisa.

Apesar da subida de hoje, os máximos de quinta-feira passada (4,93) não foram vencidos, o que mostra a existência de alguma pressão vendedora (ou falta de interesse comprador) a estes níveis.

O topo do canal descendente está hoje a 4,99 e cai 2 cêntimos por dia.
Anexos
brisa.PNG
brisa.PNG (23.03 KiB) Visualizado 6200 vezes

Re: Re

por catborja » 19/3/2009 22:57

Cem pt Escreveu:Desta é que eu não estava mesmo nada à espera: o César Borja, um dos meus gurus da Análise Técnica do início do século XXI, a fazer uma Análise Fundamental à Brisa em viva voz e em pleno Caldeirão de Bolsa!!!

Sejas bem aparecido, rapaz, tudo de bom para ti e acho que em 5 minutos extraíste o sumo todo do essencial que havia para dizer.

Parabéns e um abraço, vai aparecendo!
Cem

Caro Cem,

Fico contente que tenha apreciado a análise do meu marido. Aparecer para já só no YouTube ou então no seu fórum, mas eu vou trazendo as análises dele aqui.

Cumprimentos,
Catarina

Registado: 18/3/2009 22:12

por cannot » 19/3/2009 19:08

Dado o pouco volume, o estado da empresa, e possivelmente a perda de força deste rally (ou mesmo inversão), vejo como mais provável a situação nº 1 infelizmente. E eu tenho uma posição longa na brisa neste momento, portanto não fico nada contente com esse cenário...

por bp1511 » 19/3/2009 19:04

Fogo!!!

Esta tua análise com estas 3 hipoteses foi fantástica.

Obrigado.

Registado: 29/11/2007 2:19

por Elias » 19/3/2009 18:54

Deixo aqui o gráfico da Brisa, actualizado com o fecho de hoje.

Os indicadores estão saudáveis e não dão ainda sinais de cansaço. Contudo, o título já subiu 15% desde os recentes mínimos e está agora a aproximar-se do topo do canal descendente, por isso é provável que encontre aqui alguma resistência (embora seja perfeitamente natural que suba mais qualquer coisita).

Para além do canal referido, identifico duas zonas de resistência: nos 4,85 correspondente ao penúltimo mínimo relativo (ultrapassada marginalmente na sessão de hoje) e nos 5,30 (esta bastante mais importante que a anterior).

Um aspecto que me parece digno de nota é que o volume neste rebound caiu substancialmente relativamente ao ressalto de Janeiro, o que demonstra menor interesse comprador e consequentemente põe em risco a continuação do movimento.

Vejo os seguintes cenários hipotéticos:

1 - não supera a zona dos 4,90 - 5 euros e volta para baixo, possivelmente partindo para novos mínimos

2 - passa os 5 euros mas esbarra nos 5,30 e recua; aí teríamos que estar atentos à hipótese de um mínimo relativo mais elevado, com um eventual H&S invertido

3 - passa os 5,30 e continua por aí acima - nesse caso (e só nesse) ficaria algo bull (mas pelo caminho tem mais resistências para enfrentar)

1 abraço,
Elias
Anexos
bri.PNG
bri.PNG (23.8 KiB) Visualizado 6369 vezes

Re

por Cem pt » 19/3/2009 0:30

Desta é que eu não estava mesmo nada à espera: o César Borja, um dos meus gurus da Análise Técnica do início do século XXI, a fazer uma Análise Fundamental à Brisa em viva voz e em pleno Caldeirão de Bolsa!!!

Sejas bem aparecido, rapaz, tudo de bom para ti e acho que em 5 minutos extraíste o sumo todo do essencial que havia para dizer.

Parabéns e um abraço, vai aparecendo!
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

Análise em vídeo à Brisa

por catborja » 18/3/2009 22:29

Boa noite,

Deixo a análise em vídeo à Brisa:

<object width="480" height="295"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/x_WbEBLTbno&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/x_WbEBLTbno&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="295"></embed></object>

Obrigada
Catarina

Registado: 18/3/2009 22:12

por Ulisses Pereira » 17/3/2009 13:11

Bem apanhado o canal, cannot.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04