Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida: Percentagens...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Porto_Moniz » 20/3/2009 0:00

Antes de mais, obrigado a todos os que já contribuíram para esta causa.

O espantoso desta situação é a possibilidade de surgirem vários resultados para uma questão aparentemente tão simples...

Pessoalmente, acho que a resposta correcta (em relação à questão colocada) é a A, 17,08%. E porquê?

Existe um valor base - 3,63 - e um valor meta - 4,25 (e lá se vai o 5 à vida...).
Estando na base e para chegar à meta, tenho que ver quanto falta, 0,62.
Para saber, em %, o que me falta tenho que saber quanto é que o que me falta vale, em %, face àquilo que tenho...

Exemplo:

Recebo ao fim do mês €5000 :pray:. Mas a Maria fez-me comprar um plasma de 100', que me vai custar €6234 :think:

Quanto é que tenho que pedir de aumento ao patrão? ;D
Preciso de aumento do salário base que me faça receber o que já recebo mais o que falta para ter os €6233...
Assim, faltam-me €1234.
Esse aumento significa que o meu patrão tem que me aumentar, em relação ao salário base, a % que representa os €1234 no meu curto ordenado...

Assim, os €1234 representam 24,68%, que é o que vou pedir de aumento ao meu patrão... :lol: :lol: :lol:

€5000=3,63
€6234=4,25
€1234=0,62

Concordam, ou falha qualquer coisa? Tenho que pedir um aumento mais pequeno? ;)

Também comungo da vossa opinião de que a resposta correcta depende da questão colocada. Neste caso inclino-me para a A), mas consigo perceber a pertinência de responder B). Depende do indicador que queremos apresentar...

Imaginemos numa situação em que um aluno, numa escala de 1 a 5, tem uma média de 3,63. O objectivo individual (realista) é de 4,25 (o utópico é de 5).

A melhor opção será:
a) indicar que lhe falta 17,08% para 4,25?
b) indicar que lhe falta 12,4% para 4,25 (considerando toda a escala?

Aqui possivelmente responderia B), será mais motivante mas não revela a real taxa de esforço suplementar necessária face à produção actual...
"Mais vale passar por ignorante durante 5 minutos do que permanecer na ignorancia durante a vida inteira"

http://duzentaspalavras.blogspot.com/

Registado: 31/8/2005 12:38

por AlanTejano » 19/3/2009 18:26

MarcoAntonio Escreveu:Depende do contexto. Quer a A quer a B são perfeitamente válidas dependendo do que se pretende transmitir...

Percentagem é um valor relativo, portanto a questão é (quando estás a transmitir o valor da percentagem) em relação a que valor estás a falar. É aqui que reside toda a chave da questão e dentro do contexto/exemplo que deste, tanto se usa a A como a B.

Se estás a falar face aos 3.63 então é a A. Se estás a falar em relação aos 5 então é a B...

Imagine-se este cenário: tens um recipiente com capacidade de 5L que num determinado momento tem 3.63L de líquido e passa para 4.25L noutro momento.

Esta informação pode ser transmitida em percentagem de duas formas:

> A quantidade de líquido aumentou 17.1%

(subentende-se que se está a falar relativamente à quantidade original)

> O recipiente encheu mais 12.4%

(subentende-se que se está a falar relativamente à capacidade total)

Portanto, é tudo uma questão do que se está a falar. Se os 3.63 é um total de vendas e se quer passar para 4.25 diz-se que se precisa de aumentar as vendas em 17.1% e esta é provavelmente a utilização mais recorrente. Contudo a hipótese B também está totalmente correcta, dependendo do contexto (isto é, dependendo de que a que valor de referência te estás a referir).

Nem mais.
Daí ter ressalvado "que depende concretamente da pergunta", pois é fundamental definir o referencial da pergunta, o que não é 100% claro.
A frase: "o gap entre o resultado actual e o resultado pretendido" leva-me - sem ter a certeza - para a opção B.
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por MarcoAntonio » 19/3/2009 18:11

Depende do contexto. Quer a A quer a B são perfeitamente válidas dependendo do que se pretende transmitir...

Percentagem é um valor relativo, portanto a questão é (quando estás a transmitir o valor da percentagem) em relação a que valor estás a falar. É aqui que reside toda a chave da questão e dentro do contexto/exemplo que deste, tanto se usa a A como a B.

Se estás a falar face aos 3.63 então é a A. Se estás a falar em relação aos 5 então é a B...

Imagine-se este cenário: tens um recipiente com capacidade de 5L que num determinado momento tem 3.63L de líquido e passa para 4.25L noutro momento.

Esta informação pode ser transmitida em percentagem de duas formas:

> A quantidade de líquido aumentou 17.1%

(subentende-se que se está a falar relativamente à quantidade original)

> O recipiente encheu mais 12.4%

(subentende-se que se está a falar relativamente à capacidade total)

Portanto, é tudo uma questão do que se está a falar. Se os 3.63 é um total de vendas e se quer passar para 4.25 diz-se que se precisa de aumentar as vendas em 17.1% e esta é provavelmente a utilização mais recorrente. Contudo a hipótese B também está totalmente correcta, dependendo do contexto (isto é, dependendo de que a que valor de referência te estás a referir).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Dúvida: Percentagens...

por mais_um » 19/3/2009 17:52

Soprano Escreveu:Peço desculpa pelo off-topic, mas também não sei onde poderia colocar a questão sem entrar em off-topic dentro de outro tópico...

Uma dúvida: Numa escala de 1 a 5, para um objectivo de 4,25, e tendo como resultado 3,63, a percentagem necessária para o objectivo é de:

a) (4,25-3,63)/3,63 *100 = 17,08%

b) (4,25*100)/5)% - (3,63*100)/5%= 12,4%

c) 100% - ((3,63*100)/4,25)= 14,59%

Gostaria de saber qual é que acham a forma mais correcta de calcular o gap entre o resultado actual e o resultado pretendido.

Desde já o meu obrigado pela atenção e resposta, please :roll:

Boas!

Não é muito dificil, se tens um determinado valor, independentemente da escala e queres atingir um valor superior ou inferior, queres saber qual é a percentagem é a opção A, ou seja tens por partida 3,63 e queres saber em percentagem quanto é necessario para atingir os 4,25, é a opção A.

A opção B só faz sentido se quiseres saber o peso da diferença nessa escala, ou seja 0,62 tem um peso diferente se a escala for de 1 a 5, do que se for de 1 a 100.na 1ª vale 12,4%, na 2ª vale 0,62%

A opcão C é considerando o valor 4,25 como base, quanto perdes se descer para 3,63, ou seja perdes 14,59% do valor inicial

O valor base para comparar é sempre o denominador, a diferença é sempre o numerador

Cumprimentos,

ALexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por Jacsilva » 19/3/2009 17:24

opção A é a correcta
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

Re: Dúvida: Percentagens...

por AlanTejano » 19/3/2009 17:17

Soprano Escreveu:Peço desculpa pelo off-topic, mas também não sei onde poderia colocar a questão sem entrar em off-topic dentro de outro tópico...

Uma dúvida: Numa escala de 1 a 5, para um objectivo de 4,25, e tendo como resultado 3,63, a percentagem necessária para o objectivo é de:

Gostaria de saber qual é que acham a forma mais correcta de calcular o gap entre o resultado actual e o resultado pretendido.

Diria que é a opção B.

No entanto e após analisar a opção A, entendo que depende concretamente da pergunta:
-> Se a pergunta é quanto necessito melhorar o meu próprio score para atingir o objectivo, então a resposta é 17,08% (Opção A)
-> Se a pergunta é que parcela (em percentagem) da escala necessito melhorar para atingir o objectivo, então a resposta é 12,4% (Opção B)

Pelo que parece da questão diria que "o gap entre o resultado actual e o resultado pretendido" é:
4,25-3,63=0,62... numa escala até 5 temos ((0,62/5)*100) = 12,4% Opção B

Para ser rigoroso :), diria até que numa "escala de 1 a 5" o universo de possibilidades é de 4 unidades, pois a escala começa em 1 (minimo) e pode atingir 5 (máximo). Nesse caso: ((0,62/4)*100) = 15,5% -> Resposta: nenhuma das anteriores!?!? 8-)
No entanto, até pelas hipóteses consideradas, assumo que na realidade a escala vai de 0 a 5, sendo que não vou complicar :lol:
I love this game!

Registado: 29/11/2007 11:50

por JCS » 19/3/2009 11:46

Resposta A.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Dúvida: Percentagens...

por Porto_Moniz » 19/3/2009 11:41

Peço desculpa pelo off-topic, mas também não sei onde poderia colocar a questão sem entrar em off-topic dentro de outro tópico...

"Mais vale passar por ignorante durante 5 minutos do que permanecer na ignorancia durante a vida inteira"

http://duzentaspalavras.blogspot.com/

Registado: 31/8/2005 12:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Mar58, zulu404 e 123 visitantes