Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2009 - Mês 03

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 16/3/2009 23:21

é indiferente, uma compra longa, um short, um indice, uma acção.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 16/3/2009 23:19

Estás a referir-te a quê, Pata? Que tipo de negócio?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Flying Turtle » 16/3/2009 23:18

Pata-Hari Escreveu:Marco, se o activo valer 1000 dolares no momento de compra e eu vender igualmente a 1000 dólares, há modo de eu perder com a variação do cambio?

Pata, 0 x qualquer coisa = 0, sempre :wink:

EDITADO (na verdade, acrescentado): Partindo do pressuposto de que compraste e vendeste efectivamente pelo mesmo preço (o que significa que o subjacente valorizou qualquer coisita), sendo a diferença 0.

FT
Editado pela última vez por Flying Turtle em 16/3/2009 23:21, num total de 1 vez.
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Pata-Hari » 16/3/2009 23:11

Marco, se o activo valer 1000 dolares no momento de compra e eu vender igualmente a 1000 dólares, há modo de eu perder com a variação do cambio?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 16/3/2009 22:58

Quando compras as acções, estás a comprar o activo. É como quem compra um livro (ou outra coisa qualquer) e que depois pode valorizar ou desvalorizar. Tu sofrerás pelo que acontecer ao activo por inteiro porque compraste o "activo todo".

Agora, imagina que existem CFDs para livros. Em vez de comprares o livro, estabeleces um contrato em que dizes à contraparte: eu recebo o que o livro variar a partir deste momento.

Agora é fácil, imagina que pediste a alguém (o intermediário financeiro aqui nesta analogia) que fosse aos Estados Unidos fazer esse contrato por ti. Fizeste portanto este contrato em dolares (sobre um livro em dolares). A contraparte que fez o contrato contigo terá de te devolver ou receber a diferença no término do contrato. Se o livro valorizou 100 dolares terá de te dar 100 dolares, se desvalorizou 100 dolares terás de lhe pagar os 100 dolares.

Agora, quanto os 100 dolares valem para ti, dependerá do cambio à data.

Mas a diferença de filosofia é esta. Com um CFD tu nunca compraste o livro, estabeleceste um contrato em que receberás/pagarás a diferença de preço entre o momento em que o contrato é estabelecido e o momento em que é fechado (sem nunca teres comprado o livro). O resultado seria diferente se o teu intermediario tivesse comprado mesmo o livro (eventualmente ter-to trazido ou guardado algures) e no fim o vendesse de novo no mesmo mercado. Aqui o efeito do cambio neste tipo de negócio será naturalmente bem diferente e apesar do livro valorizar em dolares, podia acontecer realmente perderes dinheiro...

Não é contudo assim que funcionam os CFDs.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: re

por MarcoAntonio » 16/3/2009 22:39

JAS Escreveu:Explica-me lá como consegues isso a partir do seguinte exemplo:

Não sou eu que consigo. São os CFDs que conseguem devido ao que são, como foram implementados.

Tu quando adquires um CFD (contract for difference) fazes um contrato em que receberás ou pagarás uma diferença. Não estás realmente a investir no activo mas na diferença, na variação temporal do activo (isto pode parecer uma questão subtil mas é determinante na questão do efeito do cambio).

Ao teres uma conta em euros e comprares CFDs sobre activos em dolares*, o que acontece é o seguinte: imagina que o activo valoriza/desvaloriza 100 dolares. Essa diferença é que irá sofrer a aplicação do cambio (o resultado do trade é esse, é os 100 dolares e nenhuma outra coisa).

Assim, conforme o cambio à data, os 100 dolares poderão ser 79 euros ou 73 euros ou outra coisa (o efeito do cambio é aquela variação marginal entre 79 e 73 euros, faz-se sentir na conversão do resultado do trade para a tua moeda).

Assim, se uma acção valoriza de 25 para 30 dolares e tu entraste longo, nunca o teu resultado vai ser nulo. O ganho de 5 dolares (esse é que é o resultado do trade) depois vai ser cambiado com um valor que vai depender do cambio à data do fecho do trade mas vai variar apenas marginalmente (e nunca vai valer zero e muito menos vai ser alguma vez negativo). Vai ser sempre 5 dolares VEZES "qualquer_coisa" em que o "qualquer_coisa" é o cambio.

É essa a razão porque os CFDs são um excelente instrumento de protecção cambial, fazem uma elevada cobertura do risco cambial e por isso são uma boa ferramenta para quem quer negociar noutros mercados com moeda diferente da sua.

* Comprar um CFD sobre uma activo em dolares contratualmente quer dizer que tu apostaste numa variação em dolares de um activo. O resultado desse contrato (em dolares) será depois convertido para a moeda da tua conta.
Imagem

Administrador Fórum

por JAS » 16/3/2009 22:32

MarcoAntonio Escreveu:Os CFD's anulam praticamente todo o efeito cambial. O efeito do cambio nos CFD's é marginal...

Nomedamente não ocorre um ganho anular-se devido ao cambio. Pode contudo reduzir-se marginalmente, mas continua a ser positivo, não se anula.

Explica-me lá como consegues isso a partir do seguinte exemplo:

O título A vale $10 e tu compras CFD's a X euros.
Nesse dia 1 euro=1,30 dolares

Um mês depois o título vale $10,10 e o cambio é 1 euro=1,40 dolares.
Quanto valeria o CFD?

Com as acções em dolares ganharias $0,10.
No dia em que compraste as acções elas custariam 7,69 euros, no dia em que as vendeste devolviam-te 7,21 euros, ou seja, perderias 0,48 com cada uma.

Conseguirias ganhar com um CFD neste exemplo?

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por MarcoAntonio » 16/3/2009 22:07

Esta malta vê um lampejo e vem logo atirar achas regadas com gasolina, a ver se dá labareda forte...

:lol:

Não há guerra nenhuma nem razão para tal. Foi só uma clarificação, o que eu disse está correcto e não há razão para guerra nenhuma.

Já nem deixam um tipo jantar em paz...
Imagem

Administrador Fórum

por Dwer » 16/3/2009 21:52

scpnuno Escreveu::shock:
Xiii, agora danou-se!!

O que foram fazer? agora vamos ter "guerra dos cambios" até que o Obama deixe de morar na casa branca!!!

Não passam sem uma guerrinha, hein??

Vou ficar aqui a fazer de arbitro (imparcial, para variar)

Um match JAS/MA? Há muito tempo que não assistia a tal coisa. Ah, que saudades!
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por scpnuno » 16/3/2009 21:50

:shock:
Xiii, agora danou-se!!

O que foram fazer? agora vamos ter "guerra dos cambios" até que o Obama deixe de morar na casa branca!!!

Não passam sem uma guerrinha, hein??

Vou ficar aqui a fazer de arbitro (imparcial, para variar)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 16/3/2009 21:34

JAS Escreveu:Os CFD's, bem como os W's e TW's, não anulam a questão cambial.
Sendo cotados em Euros eles variam com Activo+Câmbio.

O que eu disse ao cannot foi que o Activo pode estar a subir e o Cambio a descer e que isso pode conduzir a um resultado nulo.

Um abraço,
JAS

Os CFD's anulam praticamente todo o efeito cambial. O efeito do cambio nos CFD's é marginal...

Nomedamente não ocorre um ganho anular-se devido ao cambio. Pode contudo reduzir-se marginalmente, mas continua a ser positivo, não se anula.
Imagem

Administrador Fórum

re

por JAS » 16/3/2009 21:32

Crómio Escreveu:Os CFD's anulam essa questão cambial.

Os CFD's, bem como os W's e TW's, não anulam a questão cambial.
Sendo cotados em Euros eles variam com Activo+Câmbio.

O que eu disse ao cannot foi que o Activo pode estar a subir e o Cambio a descer e que isso pode conduzir a um resultado nulo.

Um abraço,
JAS

por Crómio » 16/3/2009 21:24

Tem em atenção que já vi muita gente ganhar imenso nos States em dolares e depois andar a perder imenso no cambio.

Os CFD's anulam essa questão cambial.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 16

por JAS » 16/3/2009 21:12

Esperava-se uma correcçãozita mas o dia ainda não foi bom para compras...

JMT
Esperava que hoje fizesse um máximo próximo dos 3,80 e que depois corrigisse.
Não chegou lá mas ainda me levaram uns TW's a 0,57.
Começo a estar muito comodamente com b.p. próximo de zero...
Quanto as acções ainda fiz umas compras e vendas mas não tiveram significado prático pois a ligeira redução de quantidades se deveu mais a um acerto para números mais redondinhos.

BPI
A banca continua a atravessar um bom momento, com o BCP a destoar, pelo que nem penso fechar este trade no curto prazo.
De qualquer forma, como esperava uma ligeira correcção, ainda fiz uma venda a uma média de 1,5276.
O que deu para colocar o meu b.p. abaixo do 1,40 que havia estabelecido para ponto de entrada.

SEM
Passou finalmente os 6,00.
Não fiz qualquer movimento.

VAA
Continuo a insistir que o opante não cumpriu a lei e, nomeadamente, o que consta do nº4 b) do artigo 16º do Código de Valores Mobiliários...
Como também não penso vender na OPA posso aguardar serenamente que façam a oferta definitiva.

JAS

---------------------------
cannot Escreveu:Sabes se existe algum site (livre) onde seja possível converter as acções de uns países para a moeda de outros?

Que eu saiba, não.
O exercício mais interessante, e onde a evidência da importância do valor do dolar é maior, é verificares isso no gráfico do Ouro.

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 03-16.png
cart 03-16.png (65.03 KiB) Visualizado 3023 vezes

Re: Re

por cannot » 15/3/2009 15:07

JAS Escreveu:Tem em atenção que já vi muita gente ganhar imenso nos States em dolares e depois andar a perder imenso no cambio.

Comentário em relação ao Dollar: Acho que para o futuro se os US continuarem esta saga de despesas o Dollar é possíve que só tenha o sentido descendente, isto no curto/médio prazo.

JAS Escreveu:Sou de opinião que quem usa exclusivamente a AT, e saltita de título em título por esse mundo fora, devia converter todos os gráficos a euros...

Sabes se existe algum site (livre) onde seja possível converter as acções de uns países para a moeda de outros?

Abraço e obrigado

Registado: 15/1/2009 15:28

por MERCW125 » 15/3/2009 14:56

Obrigado JAS, pela resposta, pois diz que o psi, para si lhe chega muito bem, eu axo é que provalvelmente com a sua experiencia, nos states, podia fazer facilmente 200% ou mais com o rally que tem acontecido.

Mas agora, vou gostar de ver a sua carteirinha(salvo seja)??? positiva mesmo com a JMT no vermelho ainda, o que acontecerá qunado ficar verde, decerto que chegamos a vela verdinha, já não falando em ir acima dos 6Euros como no ano passado :mrgreen: :mrgreen: , mas como diz, em respostas anteriores a alguns dos participantes, será só uma questão de tempo.

Bons negocios.
Um abraço

Registado: 14/3/2009 21:36

Re

por JAS » 15/3/2009 14:46

BULIM123 Escreveu:não tas tentado a investir nos states, pois saldos já existem há muito tempo, mas axo que no final da semana passada foi demais, por isso o ressalto esta semana.

Eu considero que é muito importante conhecer bem os títulos e faço uma listagem baseada na AF dos que me podem interessar em determinado ano.

O PSI chega-me muito bem.

Sigo esses títulos diariamente e retiro muitas indicações dos cof's e das transacções que vou vendo.
Quanto a mim os cof's antecipam a AT.

Tem em atenção que já vi muita gente ganhar imenso nos States em dolares e depois andar a perder imenso no cambio.
Sou de opinião que quem usa exclusivamente a AT, e saltita de título em título por esse mundo fora, devia converter todos os gráficos a euros...

Um abraço,
JAS

por MERCW125 » 14/3/2009 22:18

JAS, antes demais quero dar-lhe os parabens pela persistenciana JMT, pois teve a 3 euros, pelos motivos que nao conseguia compreender, mas enfim , pois é das unicas do psi que apresenta lucros fabulosos e não para de crescer.

Uma Perguntinha, não tas tentado a investir nos states, pois saldos já existem há muito tempo, mas axo que no final da semana passada foi demais, por isso o ressalto esta semana.

Semana passada:
LVS-1,38USD
CITI-=,97
BAC-3USD

Estas sao daquelas que axo que poderão ter imenso potencial e que considero seguras, mas??? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Obrigado e continuação da estratégia.

Registado: 14/3/2009 21:36

por cannot » 14/3/2009 0:17

negocios.pt Escreveu:As bolsas norte-americanas fecharam alta, terminando aquela que foi a melhor semana desde Novembro. Este desempenho ficou a dever-se sobretudo à subida das instituições financeiras, que dispararam 34% nos últimos cinco dias, o melhor desempenho semanal de sempre.

Pois foi! Eu apostei no BankOfAmerica, que grande salto que deu, 100% numa semana!? Mas muitas incertezas tenho para a próxima semana e já saí em mais de metade do que tinha.

Re

por JAS » 13/3/2009 23:32

cannot Escreveu:Estás mesmo a apostar no BPI, pensei que fosse um trade mais pequeno e rápido. Não partilho da mesma confiança que tu quanto aos bancos no médio prazo, mas parece-me que o BPI será mesmo a escolha mais sensata dos 3.

negocios.pt Escreveu:As bolsas norte-americanas fecharam alta, terminando aquela que foi a melhor semana desde Novembro. Este desempenho ficou a dever-se sobretudo à subida das instituições financeiras, que dispararam 34% nos últimos cinco dias, o melhor desempenho semanal de sempre.

Por acaso o BES subiu bastante mais mas, neste momento, prefiro o BPI.

Um abraço,
JAS

por cannot » 13/3/2009 20:33

Foi um bom dia sem dúvida.

Estás mesmo a apostar no BPI, pensei que fosse um trade mais pequeno e rápido. Não partilho da mesma confiança que tu quanto aos bancos no médio prazo, mas parece-me que o BPI será mesmo a escolha mais sensata dos 3.

Também já tive que ter muita paciência com a semapa mas não resisti, já foi. Se há acções mesmo teimosas essa é uma delas. Aborrecida mesmo.

A JMT uma agradável surpresa, eu gostei. Vou ver se chega mais perto dos 3.76 para vender...

Abraço e bom fds.

Carteira JAS*2009 - Mês 03 - dia 13

por JAS » 13/3/2009 19:29

analista de fim de semana Escreveu:Hoje a JMT subiu mais de 5% porque o governo polaco revalorizou inesperadamente o zloty.

De facto foi semi-inesperado.
Esperava hoje uma correcção, dado que o PSI já subia há 3 sessões consecutivas, mas, por outro lado o fecho de ontem nos EUA poderia levar a uma abertura em alta.
Sendo assim, nada melhor dos que deixar umas "ordens malucas" para a abertura e levantar-me à hora do costume...

JMT
Fiz as contas a +4% e coloquei uma venda a 3,585.
Na abertura fez gap-up, não sei porquê, e levaram-nas logo a 3,605.
Para os TW's deixei ordem uma ordem a 0,53 e quando acordei também já tinham ido.
Até à hora do almoço ela não deu ares de poder passar hoje os 3,63 e ainda descarreguei mais uns TW's ao mesmo preço.
2ª feira costuma ser bom dia de compras, excepto para o peixe, e espero recomprar tudo com uns centimos a menos.

BPI
O trade já estava bastante positivo e acredito que o sector bancário continue a recuperar.
Talvez devesse esperar por 2ª feira mas resolvi aproveitar o excesso de liquidez e reforçar já hoje.
Compras na zona 1,49-1,51 passando a posição para mais de 20%.

SEM
Continuo cheio de paciência com ela.
Coloquei a posição em 10% com compras no intervalo 5,87-5,93.

VAA
Continuamos, cheios de paciência, à espera que a CMVM esclareça os investidores sobre as inúmeras perguntas que foram feitas.

Quanto à rentabilidade houve um ganho de 15% nos últimos 10 dias e, o que já não sucedia há muito, ultrapassou finalmente o PSI.
O queijo apresenta-se hoje com um colorido longe da monotonia do verde alface...

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 03-13.png
cart 03-13.png (64.48 KiB) Visualizado 1437 vezes

por majomo » 13/3/2009 18:25

JAS Escreveu:
majomo Escreveu:Por falares na situação dos TW, não seria mais normal definires uma ordem stop aos 3, que poderia ser alterada...

Nos TW's não há stops ou pelo menos não é garantido que funcionem.
Nessas ocasiões o MM, (market Maker, o que compra e vende por conta do citi), limita-se a pirar-se...

majomo Escreveu:Ou foi mesmo para garantires a disciplina de venda?

Os 3,00 podem ser encarados como KO ou podem ser encarados como stop.
Abaixo de zero não passam.

Já expliquei isto mas explico outra vez:
Se comprares 1000 acções a 3,20, investes 3200 euros, e se a JMT descer a 2,80 ficas a perder 400 euros.
Se colocasses um stop a 3,00 perdias 200 euros.

Se em vez de comprares as 1000 acções, comprasses 2000 TW's (pois a paridade neste caso específico é 1:2) investirias aproximadamente 2000x0,14=280 euros.
Teoricamente valem 0,10 mas há um prémio e um spread o que devia dar 0,14.
Se a JMT for a 3,00 levas KO e perdes os 280 euros.
Se for a 2,80 já levaste KO e não perdes mais.

Sob este prisma os TW's permitem assumires posições idênticas com o menor capital e o KO funciona como stop.

Um abraço,
JAS

Exacto, mas se fosses disciplinado e colocares o stop a 3€, perdias apenas 200€, em lugar dos 280€...

Dai eu colocar a questão, mas percebi pelo facto de pretenderes investir menos €€ para garantir a posição.

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por cannot » 13/3/2009 13:08

É verdade, os TW's da JMT devem estar "on fire", que grande cartada que tiraste da manga :lol:

Bons trades.

por SirPatrickBateman » 13/3/2009 12:57

é hoje, o break even da carteirinha em 2009? 8-)

Go JAS Gooooo!!!

Registado: 6/11/2002 16:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Bing [Bot], dragom, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, malakas, MPAM, Shimazaki_2 e 276 visitantes