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Caldeirão da Bolsa

Magalhães é Português

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Duarte » 10/3/2009 15:15

mais_um Escreveu:
Duarte Escreveu:
mais_um Escreveu:Mas mesmo que nao tenha sido o primeiro a faze-lo, nao tira merito à medida em si.

Alexandre Santos


Fornecer tecnologia sem fornecer conhecimento não vale de muito.
Esta medida seria excelente se fosse complementada com conhecimento.


Caro,

Concordo consigo, sem duvida, mas já viu o computador? Conhece o programa do 1º ciclo? Sabe que a escola do meu filho tinha um computador por sala? Acha que era suficiente? Não é melhor todos terem o computador e a professora ensinar muito ou pouco, mas é o que ela sabe quer seja com ou sem Magalhães?

Eu também gostava que não houvesse pobres, crianças a passar fome, etc, etc...infelizmente não vivemos num mundo perfeito.

Cumprimentos,

Alexandre Santos


Caro Alexandre,

Claro que não vivemos num mundo perfeito, mas podemos melhorá-lo, é uma questão de prioridades. Na minha opinião, no 1º ciclo acho muito mais importante dar aos alunos certas bases de conhecimento que são essenciais para o crescimento futuro.
Gostaria que as crianças portuguesas de hoje, pudessem no futuro produzir tecnologia, mas por este caminho apenas conseguirão utilizar tecnologia.
Editado pela última vez por Duarte em 10/3/2009 15:54, num total de 1 vez.
 
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por psycho3 » 10/3/2009 11:48

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Aqui esta uma opinião do magalhães interessante :)
 
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por Sestercio » 10/3/2009 1:59

Eu não estou aqui para corrigir ninguém nem para criticar. Eu também dou erros de vez em quando, por lapso ou por ignorância mesmo.

O que importa aqui dizer é que acho de uma ENORME hipocrisia toda a gente ficar escandalizada agora com os erros do Magalhães e ninguém conhecer minimamente a língua, não a estudar nem a respeitar sequer. Ninguém se escandaliza ao ver um aluno sair do 9.º ano sem saber escrever e nome e ao ver uma Directora de Educação do Norte a dar erros de palmatória.
Paulatim sed firmiter.
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por tava3 » 10/3/2009 1:17

Eu não estou aqui para aprender a ler ou a escrever, vais desculpar mas dispenso as correcções.
 
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por Sestercio » 10/3/2009 1:13

tavaverquenao2 Escreveu:Erros na informática sempre os houveram e voltaram a haver, principalmente enquanto as máquinas dependerem dos humanos.
[/b]


Erros na informática sempre ou houve e voltou a haver. Atenção que, antes de haver Magalhães, o verbo haver conjugava-se só na terceira pessoa do singular. :mrgreen:

Eu até gostava de saber como é que aprendi a ler, a escrever, a pensar, a usar ferramentas informáticas se só vi um computador aos 18 anos! Eu devia ser um triste analfabruto, info-excluído e sem-abrigo, com várias tentativas (frustradas) de suicídio...
Paulatim sed firmiter.
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por tava3 » 10/3/2009 0:59

Andava eu às voltas nos sites da BBC, à procura do canal que vai transmitir a F1, quando encontrei uma noticia onde diz que os Ingleses também andam um bocado aos papeis com a escrita. Eles que são uns peneirentos, :) o Magalhães por lá também não se safava.

:mrgreen:

http://www.bbc.co.uk/southtoday/content ... ture.shtml
 
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por mais_um » 9/3/2009 23:41

Duarte Escreveu:
mais_um Escreveu:Mas mesmo que nao tenha sido o primeiro a faze-lo, nao tira merito à medida em si.

Alexandre Santos


Fornecer tecnologia sem fornecer conhecimento não vale de muito.
Esta medida seria excelente se fosse complementada com conhecimento.


Caro,

Concordo consigo, sem duvida, mas já viu o computador? Conhece o programa do 1º ciclo? Sabe que a escola do meu filho tinha um computador por sala? Acha que era suficiente? Não é melhor todos terem o computador e a professora ensinar muito ou pouco, mas é o que ela sabe quer seja com ou sem Magalhães?

Eu também gostava que não houvesse pobres, crianças a passar fome, etc, etc...infelizmente não vivemos num mundo perfeito.

Cumprimentos,

Alexandre Santos
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por mais_um » 9/3/2009 23:35

majomo Escreveu:
mais_um Escreveu:
Crómio Escreveu:
Portugal foi o 1º pais e até agora único, do mundo a proporcionar algo que vai diminuir o fosso entre crianças ricas e pobres.


Quero dar os meus parabéns à equipa do Eng. Sócrates e aos média portugueses que demonstram um excelente trabalho de equipa e um domínio por excelência da propaganda contemporânea.

Parabéns, assim até dá gosto!


Boas!

Faço-te um desafio, encontra-me um país, além de Portugal onde foi distribuido a todas as crianças do 1º ciclo, um portatil.

Obrigado,

Alexandre Santos


O teu desafio cai por terra pela ausência de uma das premissas, o magalhães ainda não foi entregue a todas as crianças do 1.º ciclo, nem a metade, e ainda não se sabe quando será...

Custa assim tanto admitir que este magalhães é uma campanha de propaganda com mais prejuízos que benefícios para a educação dos alunos do 1.º ciclo. :roll:

Cito um aluno a responder a uma entrevista a semana passada "todos queremos um magalhães, pois agora não precisamos de escrever..." :shock:

Isto passou na RTP numa reportagem sobre o magalhães e a plataforma camões...
Enfim.


Caro,

O meu filho anda no 4 ano e garanto-lhe que escreve bastante e ainda tem trabalhos escritos para fazer em casa, se esse aluno não escreve a culpa não é do computador mas de quem dá as aulas.

Sobre a distribuição dos computadores, independentemente de todas as crinças terem computador ou não, há uma percentagem muio significativa que tem, mais uma vez isso não invalida a qualidade da medida.


Sobre a entrega dos computadores:

"A iniciativa e-escolinha consiste na disponibilização aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico (1º, 2º, 3º e 4º ano) de um computador portátil por um custo que varia entre os zero e os 50 euros, durante o ano lectivo de 2008/2009, havendo ainda a possibilidade de acesso à Internet"

Sobre a quantidade distribuida:

"Dos 354 mil alunos inscritos para receberem o Magalhães através do programa e-escolinhas, apenas 200 mil têm o portátil até agora."

Publico, 23/02/2009

Cumprimentos,

Alexandre Santos
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por Duarte » 9/3/2009 11:13

mais_um Escreveu:Mas mesmo que nao tenha sido o primeiro a faze-lo, nao tira merito à medida em si.

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por majomo » 9/3/2009 11:01

mais_um Escreveu:
Crómio Escreveu:
Portugal foi o 1º pais e até agora único, do mundo a proporcionar algo que vai diminuir o fosso entre crianças ricas e pobres.


Quero dar os meus parabéns à equipa do Eng. Sócrates e aos média portugueses que demonstram um excelente trabalho de equipa e um domínio por excelência da propaganda contemporânea.

Parabéns, assim até dá gosto!


Boas!

Faço-te um desafio, encontra-me um país, além de Portugal onde foi distribuido a todas as crianças do 1º ciclo, um portatil.

Obrigado,

Alexandre Santos


O teu desafio cai por terra pela ausência de uma das premissas, o magalhães ainda não foi entregue a todas as crianças do 1.º ciclo, nem a metade, e ainda não se sabe quando será...

Custa assim tanto admitir que este magalhães é uma campanha de propaganda com mais prejuízos que benefícios para a educação dos alunos do 1.º ciclo. :roll:

Cito um aluno a responder a uma entrevista a semana passada "todos queremos um magalhães, pois agora não precisamos de escrever..." :shock:

Isto passou na RTP numa reportagem sobre o magalhães e a plataforma camões...
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por mais_um » 9/3/2009 9:20

Mas mesmo que nao tenha sido o primeiro a faze-lo, nao tira merito à medida em si.

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por atomez » 9/3/2009 9:19

mais_um Escreveu:EU não disse que o portatil Magalhães é Português, disse que Portugal tinha sido o 1º país do mundo a distribuir a TODAS, repito TODAS, as crianças do 1º ciclo um portatil.

Lanço-te o mesmo desafio que lancei ao Cromio, encontra um país que o tenha feito.

Ainda não foi entregue a todas, mas pronto, essas coisas levam tempo.

muitos países a distribuir a todas as crianças do ensino básico, é só googlar - Coreia do Sul, Austrália por exº.

Muitos deles estão a distribuir o Intel Classmate, que por acaso é o Magalhães original ...

Ou melhor, o Magalhães é o Intel Classmate remarcado e embalado em Portugal ...


Imagem
Editado pela última vez por atomez em 9/3/2009 9:23, num total de 2 vezes.
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por mais_um » 9/3/2009 7:25

Atomez Escreveu:
Portugal não é o primeiro, nem o único.



CAro,


EU não disse que o portatil Magalhães é Português, disse que Portugal tinha sido o 1º país do mundo a distribuir a TODAS, repito TODAS, as crianças do 1º ciclo um portatil.

Lanço-te o mesmo desafio que lancei ao Cromio, encontra um país que o tenha feito.

Obrigado,

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por mais_um » 9/3/2009 7:21

Crómio Escreveu:
Portugal foi o 1º pais e até agora único, do mundo a proporcionar algo que vai diminuir o fosso entre crianças ricas e pobres.


Quero dar os meus parabéns à equipa do Eng. Sócrates e aos média portugueses que demonstram um excelente trabalho de equipa e um domínio por excelência da propaganda contemporânea.

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por Crómio » 9/3/2009 2:24

Portugal foi o 1º pais e até agora único, do mundo a proporcionar algo que vai diminuir o fosso entre crianças ricas e pobres.


Quero dar os meus parabéns à equipa do Eng. Sócrates e aos média portugueses que demonstram um excelente trabalho de equipa e um domínio por excelência da propaganda contemporânea.

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por atomez » 9/3/2009 2:10

mais_um Escreveu:Portugal foi o 1º pais e até agora único, do mundo a proporcionar algo que vai diminuir o fosso entre crianças ricas e pobres. O presidente da Microsoft estava extasiado quando soube, vi em directo uma entrevista que lhe fizeram quando passou por Portugal e ele disse que era fantástico.

Calma aí, não é bem assim.

Portugal não é o primeiro, nem o único.

O Magalhães é uma cópia do projecto OLPC (One Laptop per Child) iniciada há anos por Nicholas Negroponte do MIT.

Esse projecto tem um PC desenvolvido (OLPC XO-1) e também já está a ser implementado em larga escala em muitos países.

Só que esse OLPC usa o Linux e a Microsoft queria arranjar uma alternativa e por isso financiou boa parte do Magalhães para este usar o Windows ...

É claro que foi uma oportunidade bem aproveitada pelo governo português, mas não exageremos...

Esse projecto OLPC teve outras consequências, como o aparecimento dos netbooks -- portáteis de pequena dimensão e pouca capacidade capazes de se ligar à internet e a um custo muito baixo.

Esses também começaram com o Asus EEE porque a Asus não foi a escolhida para fabricar os OLPC e tratou de arranjar uma alternativa. O sucesso desse netbook no mercado foi inesperado e tão grande que agora, 1 ano depois, todos os fabricantes de PCs já têm também netbooks no mercado.

OLPC no Brasil:

Imagem
Editado pela última vez por atomez em 9/3/2009 2:30, num total de 2 vezes.
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por mais_um » 9/3/2009 1:26

Atomez Escreveu:
tavaverquenao2 Escreveu:Confundir o sistema de medidas americano com o europeu, como no ponto 5, não me parece um erro de código ou bug de software.

Claro que é. É um erro de programação.


No caso em concreto não foi um erro de programação mas sim de gestão de projecto.

Os módulos de software foram feitos por equipas europeias e americanas, as europeias desenvolveram o software utilizando o sistema métrico, as americanas utilizaram o seu sistema, resultado, a sonda não travou à altitude correcta, porque a interpretação do numero foi em metros e não em pés ou vice versa, na altura isso foi bastante falado.

Mas independentemente de isso tudo, o Projecto Magalhães foi e é bastante positivo, as pessoas que frequentam este fórum de certeza que no mínimo tem um PC/laptop em casa, eu tenho 4! Mas infelizmente nós não somos o espelho da população portuguesa, para muitas crianças esta é a única oportunidade de terem acesso a um equipamento deste género e que o facto de o manusearem faz com que mais tarde não estejam prejudicadas no seu desenvolvimento em relação aos outros colegas que tem acesso.

Independentemente de se gostar ou não deste governo, Portugal foi o 1º pais e até agora único, do mundo a proporcionar algo que vai diminuir o fosso entre crianças ricas e pobres. O presidente da Microsoft estava extasiado quando soube, vi em directo uma entrevista que lhe fizeram quando passou por Portugal e ele disse que era fantástico. Se deixarem de ter vistas curtas e deixarem de pensarem só no vosso umbigo percebem que assim é e o facto de o reconhecer não vos obriga a irem votar no Sócrates!

Vivo nas Caldas da Rainha, os meus filhos andam na escola publica, por opção minha, por isso convivem com crianças de vários extractos sociais, algumas bastante pobres, se vissem a alegria destas crianças quando tiveram o Magalhães deixavam de dizer algumas barbaridades. Há aqui pessoas que não tem a noção da realidade, um dia, no 1º ano uma colega do meu filho fez anos, a professora perguntou-lhe o que ela ia receber de prenda, ela disse que não ia receber nada porque os pais não podiam, o meu filho levantou-se e foi segredar à professora que ia pedir a mãe para comprar uma prenda para a colega. Assim fez e foi a única prenda que aquela miúda recebeu...

Tenham uma boa noite,

Alexandre Santos
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por tava3 » 9/3/2009 0:48

Torna-se um erro de programação se não souberem as diferenças ou se há diferenças entre os sistemas.
 
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por atomez » 9/3/2009 0:42

tavaverquenao2 Escreveu:Confundir o sistema de medidas americano com o europeu, como no ponto 5, não me parece um erro de código ou bug de software.

Claro que é. É um erro de programação.
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por tava3 » 9/3/2009 0:34

Confundir o sistema de medidas americano com o europeu, como no ponto 5, não me parece um erro de código ou bug de software.
 
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por atomez » 9/3/2009 0:28

Ah bom! Afinal está tudo explicado!

Aquilo é ... "português técnico" !



:mrgreen: :twisted: :mrgreen: :twisted:




tavaverquenao2 Escreveu:Erros na informática sempre os houveram e voltaram a haver, principalmente enquanto as máquinas dependerem dos humanos.

Não confunda alhos com bugalhos.

Erros de programação e bugs de software são uma coisa; erros de ortografia e gramática são outra.
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por tava3 » 9/3/2009 0:04

Erros na informática sempre os houveram e voltaram a haver, principalmente enquanto as máquinas dependerem dos humanos.

Vejam esta lista de erros, dos piores talvez:

1. O sistema de alerta da União Soviética esteve a ponto em 1983, em plena guerra fria, de causar a III Guerra Mundial quando um erro no software indicou que cinco mísseis balísticos tinham sido lançados pelos Estados Unidos.

2. Em 1990, a rede AT&T deixou "mudos" 75 milhões de telefones por um erro numa só linha de de código que levou algumas horas para ser identificada.

3. Um software mau desenhado foi o responsável, em 1996, da explosão do foguete lançador europeu Ariane-5, quando a 40 segundos após a iniciação da seqüência de vôo, o foguete se desviou de sua rota, partiu e explodiu.

4. Alguns dos problemas e atrasos no lançamento do maior avião do mundo, o Airbus A380, foram as incompatibilidades das diferentes versões usadas do software de projeto e desenho mecânicos CATIA. Enquanto os sócios franceses utilizavam a última versão, a fábrica alemã não tinha ainda atualizado a mesma.

5. Um erro na navegação da nave espacial Mars Polar Lander fez com que ela voasse muito baixo e se espatifasse contra o solo. A falha foi devido a uma empresa terceirizada que confundiu o sistema de medidas americano e europeu.

6. Uma falha na actualização do software empregado no Ministério do Trabalho e Pensões britânico pela empresa de tecnologias da informação EDS, custou aos contribuintes mais de 1 bilhão de libras em 2004.

7. O efeito do ano 2000 e os milhares de milhões gastos para evitar o temido desastre que felizmente não sucedeu.

8. As baterias explosivas dos notebooks e outros dispositivos como celulares que estão sendo consideradas um dos maiores fiascos da indústria do sector com grande perdas para sua substituição.

9. Um novo sistema de informática da poderosa Siemens para controlar a emissão de passaportes implantado em 1999 sem testes suficientes e sem pessoal qualificado para seu manejo, amargurou as férias de meio milhão de britânicos.

10. Neste mesmo ano, uma simples placa de rede defeituosa não permitiu que parte dos 17.000 aviões do o aeroporto dos Angeles levantasse vôo.



O que me faz mais confusão é, sendo este um portátil para as escolas, ninguém das ditas os tenha encontrado.
[/b]
 
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por atomez » 9/3/2009 0:00

iurp Escreveu:Há palavras repetidamente mal escritas, outras inventadas, verbos mal conjugados, vírgulas semeadas onde calha, acentos que aparecem onde não devem e não estão onde deviam.

Há frases mal construídas, outras que começam na segunda pessoa do singular e continuam na terceira (tratam o leitor por tu e por você), expressões absurdas e frases que simplesmente não fazem sentido.

Mas vendo bem, pelos vistos há por aí utilizadores do Magalhães que também escrevem neste forum ... :twisted:
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por iurp » 8/3/2009 23:40

Consequências políticas? Nenhumas. Nem vergonha!

Assim, aqui fica MAGALHÃES - A lista de ...neologismos

O festival de asneiras do "Magalhães"

Há frases mal construídas, outras que começam na segunda pessoa do
singular e continuam na terceira (tratam o leitor por tu e por você),
expressões absurdas e frases que simplesmente não fazem sentido.

Filipe Santos Costa

9:30 Sábado, 7 de Mar de 2009

O computador Magalhães usa e abusa do "magalhanês"

Tiago Miranda

Ortografia, sintaxe e gramática - nas instruções dos jogos do
computador portátil Magalhães nada resiste às inovações do
"magalhanês". Há palavras repetidamente mal escritas, outras
inventadas, verbos mal conjugados, vírgulas semeadas onde calha,
acentos que aparecem onde não devem e não estão onde deviam.

Há frases mal construídas, outras que começam na segunda pessoa do
singular e continuam na terceira (tratam o leitor por tu e por você),
expressões absurdas e frases que simplesmente não fazem sentido.

Nalguns casos, as instruções que deviam ajudar a utilizar os jogos
complicam de tal maneira que não há quem perceba o que está em causa.

Lê-se e não se acredita. "Neste processador podes escrever o texto que
quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde", lê-se nas instruções
do processador de texto - isso mesmo: "gravar-lo e continuar-lo".
"Dirije o guindaste e copía o modelo", explicam as intruções de um
puzzle - assim: "dirije" com "j" e "copía" com acento no "i". "Quando
acabas-te, carrega no botão OK" - "acabas-te", em vez de "acabaste".

Tudo isto se pode ler nas instruções dos jogos que vêm instalados de
origem no computador Magalhães, conforme descobriu o deputado José
Paulo Carvalho, depois de navegar na área lúdica do computador.

Ontem, depois de ter sido confrontado pelo Expresso com a existência
de mais de 80 erros destes no portátil que já foi distribuído a 200
mil crianças, o Ministério da Educação informou que vai pedir a todas
as escolas que retirem esse software dos computadores dos seus alunos.
E vai ser solicitado à JP Sá Couto, empresa fabricante do Magalhães,
que não inclua esses jogos nos computadores que ainda vai produzir.

Aqui fica uma lista (não exaustiva) das "pérolas" com que o
"Magalhães" tem presenteado as nossas crianças.

* "Cada automóvel só pode mover horizontalmente ou verticalmente. Tu
deves ganhar espaço para permitir ao carro vermelho de sair pelo
portão à direita."

* "O Tux escondeu algumas coisas. Encontra-las na boa ordem."

* "Carrega nos elementos até pensares que encontras-te a boa resposta.
(...) Nos níveis mais baixos, o Tux indica-te onde encontras-te uma
boa cor marcando o elemento com um ponto preto. Podes utilizar o botão
direito do rato para mudar as cores no sentido contrario."

* "Dirije o guindaste e copía o modelo."

* "Abaixo da grua, vai achar quatro setas que te permitem de mexer os
elementos."

* "O objectivo do quebra-cabeças é de entrar cifres entre 1 e 9 em
cada quadrado da grelha, frequentemente grelhas de 9x9 que contéem
grelhas de 3x3 (chamadas 'zonas'), começando com alguns números já
metidos (os 'dados'). Cada linha, coluna, e zona só pode ter uma vez
um símbolo ou cifre igual." (nota: instruções para o jogo sudoku)

* "Carrega em qualquer elemento que tem uma zona livre ao lado dele.
Ele vai ir para ela."

* "Enfia a bola no buraco preto á direita."

* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."

* "O objectivo do jogo é de capturar mais sementes do que o
adversário. (...) Se os jogadores se acordam no facto que o jogo está
num ciclo sem fim, cada jogador captura as sementes do seu lado."

* "Ao princípio do jogo 4 sementes são metidas em cada casa. O
jogadores movem as sementes por vês. A cada torno, um jogador escolhe
uma das 6 casas que controla. (...) Se a última semente também fês um
total de 2 ou 3 numa casa do adversário, as sementes também são
capturadas, e assim de seguida. No entanto, se um movimento permite de
capturar todas as sementes do adversário, a captura é anulada (...).
Este interdito é ligado a uma ideia mais geral, os jogadores devem
sempre permitir ao adversário de continuar a jogar."

* "Aceder ás actividades de descoberta."

* "Pega as imagens na esquerda e mete-las nos pontos vermelhos."

* "Carrega e puxa os elementos para organizar a historia."

(nota: "historia" é repetidamente escrito sem acento)

* "Saber contar básicamente."

* "Move os elementos da esquerda para o bom sitio na tabela de entrada dupla."

* "Puxa e Larga as peças no bom sitio."

(nota: "sitio" nunca é escrito com acento)

* "Com o teclado, escreve o número de pontos que vês nos dados que caêm."

* "Primeiro, organiza bem os elementos para poder contar-los (...)."

* "Carrega no chapéu para o abrires ou fechares. Debaixo do chapéu,
quantas estrelas consegues ver a moverem? Conta attentamente. Carrega
na zona em baixo à direita para meter a tua resposta."

* "Treina a subtracção com um jogo giro. Saber mover o rato, ler
números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível."

* "Quando acabas-te, carrega no botão OK ou na tecla Entrada."

* "Conta quantos elementos estão debaixo do chapéu mágico depois que
alguns tenham saído."

* "Olha para o mágico, ele indica quantas estrelas estão debaixo do
seu chapéu mágico. Depois, carrega no chapéu para o abrir. Algumas
estrelas fogem. Carrega outra vês no chapéu para o fechares. Deves
contar quantas ainda estão debaixo do chapéu."

* "Lê as instruções que te dão a zona em que está o número a
adivinhar. Escreve o número na caixa azul em cima. Tux diz-te se o
número é maior ou mais pequeno. Escreve então outro número. A
distância entre o Tux e a saída à direita representa quanto longe
estás do bom número. Se o Tux estiver acima ou abaixo da saída, quer
dizer que o teu número é superior ou inferior ao bom número."

* "Tens a certeza que queres saír?"

* "Aprende a escrever texto num processador. Este processador é
especial em que obriga o uso de estilos (...)"

* "Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e
continuar-lo mais tarde. Podes estilizar o teu texto utilizando os
botões à esquerda. Os quatro primeiros permitem a escolha do estilo da
linha em que está o cursor. Os 2 outros com múltiplas escolhas
permitem de escolher tipos de documentos e temas coloridos
pré-definidos."

* "Envia a bola nas redes"

* "É preciso saber manipular e carregar nos botões do rato fácilmente."

* "O objectivo é só de descobrir como se podem criar desenhos bonitos
com formas básicas (...)."

* "O objectivo é de fabricar um forma dada com sete peças."

* "Quando o tangram for dito frequentemente ser antigo, sua existência
foi somente verificada em 1800."

(nota: explicação do tangram, um quebra-cabeças tradicional chinês)

* "Mexe as peças puxando-las. Carrega o botão direito nelas para as
virar. Selecciona uma peça e roda à volta dela para a rodar. Quando a
peça pedida estiver feita, o computador vai reconhecer-la (...)."

* "Reproduz na zona vazia a mesma torre que a que está na direita."

* "Reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."

* "Puxa e Larga uma peça por vês, de uma pilha a outra, para
reproduzir a torre na direita no espaço vazio na esquerda."

* "Move a pilha inteira para o bico direito, um disco de cada
vês."(nota: as quatro últimas frases são as instruções dos jogos
"Torres de Hanoi" e Torres de Hanoi simplificadas" - "Hanoi" sem
acento no "o")

* "Torno dos brancos"

(nota: a vez de jogar das peças brancas num jogo de xadrez)

* "Joga o joga de estratégia Oware contra o Tux."







http://aeiou.expresso.pt/o_festival_de_ ... es=f501580



P.S. O emigrante com a "4.ª classe" que fez a tradução tem, para além
da 4ª classe, um curso de Filosofia e outro de Informática, trabalha
como profissional de TI em França, onde estudou e reside há muitos
anos.

É isto que dá mau nome aos verdadeiros tradutores.
 
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por bossas » 8/3/2009 15:30

tavaverquenao2 Escreveu:Quase todos dizem mal mas quase todos o têm, faço ideia se fosse cor de laranja.

:mrgreen:


bossas Escreveu:Ora, se todos nós pagámos pelos computadores (até o meu amigo) então pedindo um para o meu filho e pagando os 50 euros EU consigo RECUPERAR 300 euros do que paguei enquanto o meu amigo PAGA e não RECUPERA nada.


:mrgreen: :wink:
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