Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Manipular o mercado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sergix » 7/2/2013 11:58

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/LXnTBNsjRhY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Registado: 4/1/2008 2:33

por db7 » 7/2/2013 8:47

mais_um,

isso é tudo mentira... :lol: não há nada manipulações... :roll:

Registado: 13/7/2011 8:39

por mais_um » 6/2/2013 23:43

“Mais um dia de vergonha” para os bancos britânicos

Em plena crise financeira, o Royal Bank of Scotland foi alvo de um dos maiores resgates bancários. O Estado injectou na instituição 45,5 mil milhões de libras e ficou com a maioria do capital. Cinco anos passados, o banco assume o seu envolvimento no escândalo de manipulação da Libor e “envergonha” a City londrina. Não foi o único. A reputação do centro financeiro foi severamente abalada. O Governo quer justiça e responsabilidade.

“Hoje foi mais um dia de vergonha para os bancos britânicos”, afirmou o secretário de Estado do Tesouro, Greg Clark, após ser conhecida a decisão de multar o Royal Bank of Scotland em 612 milhões de dólares por envolvimento no escândalo de manipulação da taxa Libor.

O Royal Bank of Scotland, detido pelo Estado desde 2008, é o segundo banco britânico (e o terceiro europeu) a ser multado no âmbito deste caso. O primeiro foi o centenário Barclays, que, em Junho de 2012, pagou uma multa de 290 milhões de libras após ter chegado a acordo com as autoridades norte-americanas e britânicas e ter admitido o seu envolvimento no caso.

O escândalo forçou o presidente-executivo e o chairman a abandonarem o cargo. Mais recentemente foi a vez do suíço UBS admitir o seu envolvimento na manipulação da taxa Libor. A multa ascendeu a 1,5 mil milhões de dólares.

A confirmação de que o Royal Bank of Scotland esteve envolvido neste caso é mais um duro golpe na – já manchada - reputação da City londrina. O centro financeiro de Londres tem sido varrido por inúmeros escândalos financeiros, que envolveram instituições como o Barclays, o Standard Chartered (acusado de quebrar as sanções financeiras contra o Irão) e o HSBC (acusado de estar envolvido em operações de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de droga, e até mesmo de grupos terroristas).

Desde que estes casos foram tornados públicos, que a City tem sido tem sido alvo de duras críticas. Estas chegaram não só da opinião pública e dos movimentos Occupy London mas também do Governo e do banco central.

A 2 de Janeiro de 2012, na sua mensagem de Ano Novo ao país, o primeiro-ministro David Cameron prometia acabar “com os excessos da City”. Limitar as “excessivas remunerações”. E acabar com “as recompensas pelos erros”.

Seis meses mais tarde, quando foi confirmado o envolvimento do Barclays na manipulação da taxa Libor, outro membro do governo – desta vez o ministro da Finanças, George Osborne – afirmou: “A fraude é um crime num sector ‘normal’. Porque não haveria de ser banca”, admitindo de forma muito clara que o banco tinha cometido fraude.

A paciência dos políticos para com o sistema financeiro começa “a esgotar-se”, escreveu Simon Johnson num artigo de opinião intitulado “A crise de legitimidade do sector financeiro”. E isso foi bem visível com a saída de Bob Diamond do Barclays. “Diamond acreditava no seu discurso – que ele e o seu banco eram cruciais para a prosperidade económica do Reino Unido.” Mentira. Diamond foi forçado a sair do banco que liderou durante um ano e meio. Sem glória.

Conduta inaceitável, diz o ministro das Finanças

Confirmado o envolvimento do Royal Bank of Scotland (banco que o Estado resgatou em 2008 através da injecção de 45,5 mil milhões de libras) no caso Libor, o Governo não perdeu tempo e não poupou nas críticas à instituição.

George Osborne classificou a conduta do banco como de “totalmente inaceitável”. “O banco deve sentir a força da lei”, disse o ministro das Finanças, acrescentando que a multa será paga com os salários e bónus dos gestores e não com o dinheiro dos contribuintes.

Já o secretário de Estado das Finanças Greg Clark (na foto) garantiu que “não há desculpas” para o comportamento do Royal Bank of Scotland. “Terá que haver justiça e uma importante reforma” no sector, disse Clark, acrescentando que hoje foi mais um dia de vergonha para os bancos britânicos.

O secretário de Estado das Finanças mostrou-se satisfeito com o abandono do director da banca de investimento, John Hourican, afirmando “que as responsabilidades devem ser assumidas pela gestão de topo” do banco.

A confirmação de que o Barclays, o UBS e o Royal Bank of Scotland estiveram envolvidos no caso de manipulação da taxa de Libor não encerra este escândalo. As investigações levadas a cabo pelas autoridades norte-americanas, britânicas e japonesas indicam que muitos outros bancos podem estar envolvidos.

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos já garantiu que a investigação “está longe de estar terminada”, enquanto o regulador do mercado japonês afirmou que o envolvimento do Royal Bank of Scotland continua a ser investigado.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... nicos.html

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por R_Martins » 4/3/2009 23:17

Eu diria que o PSI20 hoje foi «manipulado» junto do fecho e o Dax também,mas sobretudo o CAC40...
Rmartins
Anexos
PSI 20 4-03-09.jpg
PSI 20 4-03-09.jpg (11.62 KiB) Visualizado 2023 vezes
Dax 04-03-09.png
Dax 04-03-09.png (953 Bytes) Visualizado 2027 vezes
Cac40 04-03-09.png
Cac40 04-03-09.png (1.7 KiB) Visualizado 2030 vezes
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Celeste » 4/3/2009 17:56

Conforme prometido, aqui estou para dizer que hoje, as modificações verificadas no final apenas o foram em acções de grande volume (BCP a descer e EDPR a subir)... Nada de estranho!
Celeste

Registado: 29/11/2007 2:35

por Celeste » 4/3/2009 14:18

Ulisses,

Quem sou eu para fazer isso? Deixo-o para os profissionais manipuladores :lol:
Agora, o que posso tentar fazer é ver o que vai acontecer hoje, utilizando a estratégia de ontem. Pode ser que se aprenda algo...

Celeste

por artista_ » 4/3/2009 14:18

Já agora gostaria de deixar claro que eu não digo que não há manipulações no mercado, já várias vezes aqui falei de algumas situações estranhas. A minha itervenção no tópico está directamente ligada com os casos apresentados e com o facto de me parecer que não ganhamos nada em procurar manipulações nos mercados, isso para mim é uma pura perda de tempo e energia que podemos usar com mais proveito...

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 4/3/2009 14:09

Não é paciência. A probabilidade de, na sessão seguinte, tu já não conseguires completar o resto do cenário manipulatório que teorizaste é enorme. Experimenta fazer isso, por exemplo, com um título do segundo mercado e vê se é fácil e o tiro não te sai pela culatra. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Celeste » 4/3/2009 14:06

Ulisses Pereira Escreveu:E quanto menor for o valor em causa, menos interesse havia em correr riscos a manipular uma acção.

Ulisses,
Não concordo. Variações de pequenos valores são as que passam mais despercebidas. São igualmente fáceis de automatizar... Obviamente, tens que ter tempo (paciência), coisa que parece faltar hoje a muita gente, mas que é uma grande virtude!
Celeste

por Ulisses Pereira » 4/3/2009 14:03

Para mimn, manipulação não é certamente uma acção variar bastante no pré-fecho. E quanto menor for o valor em causa, menos interesse havia em correr riscos a manipular uma acção.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Celeste » 4/3/2009 14:01

Ulisses Pereira Escreveu:Mas também vos digo que andarmos a falar de manipulações por algumas acções variarem 2 ou 3 cêntimos num final de sessão é, no mínimo, revelador de sobrevalorizações de movimentos normais no mercado.

Ulisses,
O que é para ti uma manipulação? 1 euro? 33 x 3 cêntimos?
Celeste

por Ulisses Pereira » 4/3/2009 13:36

A CMVM tem que ir mostrando trabalho. Assim como a SEC e as outras entidades de supervisão do mercado. Mas as condenações foram muito escassas. Aqui no Caldeirão já se apontaram centenas de casos nos últimos 5 anos e nem uma mão cheia de casos de condeanções se pode contar.

Não defendo que não haja manipulações. O crime existe nos mercados, na advocacia, na política, na classe dos professores ,nos restaurantes, em todo o lado. O que eu digo é que as pessoas acham que é fáciol ganhar dinheiro com a manipulação dos mercados e tal não é verdade porque o mercado não é feito de uma pessoa e uma tentativa de manipulação pode correr muito mal mesmo.

Quando se assalta um banco, o risco é ser-se apanhado. Quando se tenta manipular um mercado, além do risco de se ser apanhado há o risco de se perder muito dinheiro porque há muitos intervenientes no mercado que podem fazer o manipulador perder muito dinheiro.

Mas aquilo que nós insistimos no Caldeirão é para os investidores se preocuparem verdadeiramente com o que interessa porque as manipulações normalmente são usadas para justificar os movimentos das acções contrárias às nossas posições ou ao que nós esperamos. É como os jogadores de futebol atacarem os árbitros quando perdem.

Mas também vos digo que andarmos a falar de manipulações por algumas acções variarem 2 ou 3 cêntimos num final de sessão é, no mínimo, revelador de sobrevalorizações de movimentos normais no mercado.

Era o que mais faltava que se uma acção estiver a cair durante uma sessão e no fecho aparecer um comprador forte que a faça fechar a subir que isso seja manipulação. Já o fiz várias vezes. Penso que as pessoas não têm noção da dificuldade em negociar lotes grandes.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por razalas » 4/3/2009 13:28

Retirei esta notícia entre as muitas que andam por aí.

Quem quiser confirmar e ler na totalidade é só entrar em:

http://economico.sapo.pt/noticias/cmvm- ... _4635.html

"...A CMVM está a investigar um número significativo de operações que indiciam crimes de manipulação de mercado, disse Carlos Tavares, presidente da entidade reguladora.

"Não posso dizer em concreto que investigações que estão em curso. Mas temos, neste momento, sob investigação um número bastante significativo de operações, não todas de 'short-selling' (venda a descoberto), entre elas pode haver algumas", afirmou Carlos Tavares, em entrevista à Reuters..."

Parece-me que é o mercado a funcionar.

Era só uma graçola.

Na minha opinião o maior problema consiste na manipulação efectuada pelos media.

Exemplo disso, foi o grupo chinês que alegadamente queria comprar a SAD do Glorioso.lol.

lol.lol.lol.

Só mesmo para rir.

Como é possivel que ainda haja gente que não acredita que o psizinho de tão pequenino que é facilmente é manipulável?

Há! Já agora gostava que me exclarecessem uma dúvida:

É verdade que quando existe provas de manipulação no PSI20, os artistas correspondentes pagam uma coimazita e ficam com o resto (resto é apelido) no bolso?

E é verdade que nos States a operação é anulada e ainda pagam a coima? Isto se forem sortudos.

Atenção que este ultimo assunto foi-me contado e eu estou a vender o peixe conforme o comprei.

Que ninguem se ofenda, sou só eu a...

...a funcionar.

Abraço a todos e principalmente à celeste que teve a coragem de abrir aqui este tópico.

Registado: 2/3/2009 9:59

Re: Afinal, é tudo muito claro !

por artista_ » 4/3/2009 1:23

sinatras Escreveu:É, afinal, estava eu a pensar que esta coisa das acções era muito difícil, verdadeiramente esotérica, doutra galáxia mas ... que raio, acabo de perceber com uma nitidez inquestionável que, verdadeiramente e lá bem no fundo, trata-se do mercado ! É simples : é o mercado a funcionar ! Como ? Não interessa, é o mercado ! É o mercado ! É o mercado !

Sem mais dúvidas para clarificar ( é o mercado !)encerro, naturalmente de minha parte, a intervenção neste tópico.

Sinatras, se queres ir por aí não sou eu que te vou impedir, se achas que há manipulações, vai em frente, desmonta o esquema e faz queixa à CMVM, posso dizer-te que é muito fácil fazer uma porque já fiz, tratas de tudo aqui na net, em 5 minutos tratas do assunto...

Se não é o mercado a funcionar é o quê? ninguém pode é querer que todos os investidores estejam no mercado da forma como nós estaríamos ou o que quer que seja, cada um compra ou vende quanto e como quer, mal não seria se fosse de outra forma...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

Afinal, é tudo muito claro !

por sinatras » 3/3/2009 22:59

É, afinal, estava eu a pensar que esta coisa das acções era muito difícil, verdadeiramente esotérica, doutra galáxia mas ... que raio, acabo de perceber com uma nitidez inquestionável que, verdadeiramente e lá bem no fundo, trata-se do mercado ! É simples : é o mercado a funcionar ! Como ? Não interessa, é o mercado ! É o mercado ! É o mercado !

Sem mais dúvidas para clarificar ( é o mercado !)encerro, naturalmente de minha parte, a intervenção neste tópico.

Boa noite a todos.

Registado: 15/12/2007 20:23

por artista_ » 3/3/2009 22:55

Celeste Escreveu:Muito bem artista. Mas o mercado também inclui os manipuladores... Ainda no outro dia ouvia uma referência a investigações da CMVM. Porque obviamente há limites.

Mas há manipuladores? Eu não os conheço mas que os há isso há! :)

Por acaso tenho a idéia de ter ouvido que os casos que a CMVM está a investigar têm todos a ver com "Short's"...

beijos e abraços

artista

por Celeste » 3/3/2009 20:05

Ulisses,

Limitei-me a ordenar por ordem crescente as variações às 16:30. Depois esperei pelas 16:40. Com a mesma ordenação houve duas cotadas do PSI20 que treparam: REN e BES. A primeira subiu cerca de 3% no pre-fecho, de 3.068 para 3.12

Celeste

por Ulisses Pereira » 3/3/2009 19:33

Celeste, tu achas então que a REN anda a ser manipulada para baixo ou para cima no pré-fecho?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Celeste » 3/3/2009 19:29

artista Escreveu:Esse "alguém" é o mercado...

Muito bem artista. Mas o mercado também inclui os manipuladores... Ainda no outro dia ouvia uma referência a investigações da CMVM. Porque obviamente há limites.
Mas não tenho dúvidas que andam por aí alguns muito chateados, e cada vez mais conhecidos dos media. As dezenas de milhares de euros que custa manipular o mercado são trocos para eles...
Celeste

por artista_ » 3/3/2009 19:06

sinatras Escreveu:... Se virem no tópico da REN, há cerca de 1 mês atrás, eu já anunciava esta cena, isto é, desde a sua cotação máxima em 2007 que alguém, sistemáticamente, vem exercendo pressão, normalmente na sessão de fim de dia, levando a cotação para um mínimo de 2,10€,

Esse "alguém" é o mercado... pode haver um interveniente importante que contribui decisivamente para isso mas não me parece que as coisas sejam tão lineares quanto isso, eu olho para o gráfico da REN dos últimos meses e vejo lá muitas velas negras e brancas!

Penso que se consegues encontrar um padrão qualquer que o deves usar em teu benefício, se não encontras não percas tempo com isso! :wink:

sinatras Escreveu:No entanto, desde aí meados de Dezembro-08, surgiu um contra-movimento (se calhar são os mesmos titulares ou articulados) que começou a puxar para cima e, não raras vezes como hoje, a defender o título na sessão final.

Mais uma vez o mercado... porque é que será "defender o título no final da sessão" e não interesse comprador no mercado?!

sinatras Escreveu:Hoje, de facto, é mais um exemplo, em que num título històricamente com tão pouca liquidez, na sessão final se transaccionam cerca de 60m acções a 3,12€, sendo que a abertura foi a 3,14€ para minutos volvidos algém a fazer mergulhar para um nível na vizinhança dos 3,10€, onde se manteve práticamente toda a sessão, para no final da mesma atingir os 3,06€ e, nas indicações de leilão, acho que vi lá um lote de cerca de 30m para venda a qualquer preço e a seguir a melhor venda era de 2,95€ salvo erro... Até que alguém do dito contra-movimento, "chateado", terá metido a tal ordem de compra de 60 m a 3,12€, porventura com intenção de segurar... E andamos nisto, mas que isto tem muito significado, lá isso tem...

Bem isto parece um relato da evolução das cotações da REN ao longo da sessão, sobre 1 cêntimo, cai 2, sobe mais 1 e depois cai 3!!!!!!!!!!!!??????

Se tem algum significado podes dizer-me qual é?! Já agora, por acaso já experimentaste fazer o mesmo com outro título, vais ver que vais encontrar muitas manipulações também... :)

sinatras Escreveu:Confesso que ainda fiquei tentado a um comentário às intervenções do artista ( ...esse raciocínio da REN é totalmente descabido ?...)e do Ulisses (...acho eu que o problema da manipulação é ter-se ou não capacidade para, dentro das condições concretas de mercado, mormente do título e, sobretudo, da relação de forças em presença, conduzir os preços e isso, eu tenho a certeza, não está de facto ao alcance de todos, especialmente dos pequenos ), mas optei por não o fazer, ocupado com as minhas ninharias...

Mas olha que devias, é comentando e confrontando que todos aprendemos! :wink:

abraço

artista

por sinatras » 3/3/2009 18:51

Pese embora todos os argumentos técnicos, eu acho que estes aspectos de observação, ainda que empíricos, a que chamarão ninharias, ainda que legais, revelam muita informação a ter em conta.
De facto e mais uma vez, como diz a Celeste, a REN fez aquilo que vem sendo normal, com muita clareza, desde há muitos meses. Se virem no tópico da REN, há cerca de 1 mês atrás, eu já anunciava esta cena, isto é, desde a sua cotação máxima em 2007 que alguém, sistemáticamente, vem exercendo pressão, normalmente na sessão de fim de dia, levando a cotação para um mínimo de 2,10€, também naturalmente ajudado pela conjuntura bear. No entanto, desde aí meados de Dezembro-08, surgiu um contra-movimento (se calhar são os mesmos titulares ou articulados) que começou a puxar para cima e, não raras vezes como hoje, a defender o título na sessão final.
Hoje, de facto, é mais um exemplo, em que num título històricamente com tão pouca liquidez, na sessão final se transaccionam cerca de 60m acções a 3,12€, sendo que a abertura foi a 3,14€ para minutos volvidos algém a fazer mergulhar para um nível na vizinhança dos 3,10€, onde se manteve práticamente toda a sessão, para no final da mesma atingir os 3,06€ e, nas indicações de leilão, acho que vi lá um lote de cerca de 30m para venda a qualquer preço e a seguir a melhor venda era de 2,95€ salvo erro... Até que alguém do dito contra-movimento, "chateado", terá metido a tal ordem de compra de 60 m a 3,12€, porventura com intenção de segurar... E andamos nisto, mas que isto tem muito significado, lá isso tem...
Confesso que ainda fiquei tentado a um comentário às intervenções do artista ( ...esse raciocínio da REN é totalmente descabido ?...)e do Ulisses (...acho eu que o problema da manipulação é ter-se ou não capacidade para, dentro das condições concretas de mercado, mormente do título e, sobretudo, da relação de forças em presença, conduzir os preços e isso, eu tenho a certeza, não está de facto ao alcance de todos, especialmente dos pequenos ), mas optei por não o fazer, ocupado com as minhas ninharias...
Um abraço

Registado: 15/12/2007 20:23

por Celeste » 3/3/2009 17:46

E os vencedores de hoje, depois do fecho, foram a REN e o BES, ambos bem para cima! Bem razão tem o sinatras...
Celeste

por Ulisses Pereira » 3/3/2009 12:55

Se comprar 1/4 do volume total do título, durante a sessão é mais provável que isso faça mexer muito mais o título (mesmo que seja bastante espaçado na sessão) do que se concentrar tudo no pré-fecho. Pode parecer estranho mas dado o volume grande que se gera naqueles 5 minutos finais, a facilidade de encontrar compradores/vendedores para essas posições grandes torna esses momentos importantes para negociar.

Por alguma razão , há muitos anos, se diz que "a abertura é feita pelos amadores e o fecho pelos profissionais".

Se há hipoteses de manipulação? Há. mas ela é muito mais difícil do que parece e o artista já deu um bom exemplo disso.

Negociar com pequenas quantidades é muito diferente de negociar grandes quantidades. Às vezes, sentimo-nos como um elefante grande numa pequena loja de porcelanas. Quando quer sair é um problema... É muito mais difícil, no mercado, ser-se grande do que pequeno mas as pessoas estão convencidas do contrário.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Mas caganda confusao...

por bboniek33 » 3/3/2009 8:34

Claro que ee manipulacao, a acontecer tal como descrito pelo Sinatras. Mas nao ee ilegitimo. Alguns parecem acreditar que para ser "manipulacao" teraa que ser falcatrua. Nao ee assim.

Isto ee possivel, e facilmente, num mercado pequenino e cheio de rataria como o PSI. Entao titulos com fraca liquidez estao nas maos do MANIPULADORES.

Quem nao sabe isso ? :?
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por artista_ » 3/3/2009 0:56

Sinatras, esse raciocinio da Ren é completamente descabido... o mercado funciona pela lei da oferta e da procura e há muitos intervenientes, não é facilmente manipulável como sugeres... quem te garante que alguém pode fazer cair as cotações com uma venda mais forte no fecho e depois consegue recomprar essa posição a preços mais baixos? Quando comprou a 2.10/2.50 quem lhe garantia que as cotações já não caiam mais?

Se queres um conselho, pensar nisso é perder tempo, mesmo que pontualmente haja alguns movimentos estranhos não me parece se ganhe alguma coisa a tentar encontrar manipulações nos mesmos...

abraço

artista

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 279 visitantes