Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Para onde Portugal?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Caro mcarvalho

por atomez » 22/2/2009 3:04

maximo_ Escreveu:
TheTraveler Escreveu:
maximo_ Escreveu:Turismo INGLÊS?? Aqui no norte não havia disso.

Turismo Inglês em Portugal no tempo da ditadura? Pensei que tinham dito que isto era um paíszinho isolado do mundo... :mrgreen:

Vais me dizer que eram os portugueses que entupiam autoestradas para irem passar ferias ao algarve?

Na altura não havia autoestradas. Muito menos para o Algarve. Havia a de Lisboa - Estádio Nacional e Lisboa - Vila Franca. Mai nada!

Uma viagem de carro de Lisboa ao Porto ou a Faro em 197e poucos levava 8 horas. Num dia bom. (claro que incluía uma almoçarada de leitão na Bairrada ou febras no Canal Caveira, senão não se aguentava)

Turismo inglês ou outro no Algarve não havia. Lembro-me bem de verões no Alvor e era quase só tugas. Isso começou foi depois do 25 de A.

Já no norte os ingleses é que "inventaram" o Vinho do Porto, que por acaso até nem é do Porto ...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por maximo_ » 22/2/2009 2:55

TheTraveler Escreveu:

Turismo Inglês em Portugal no tempo da ditadura? Pensei que tinham dito que isto era um paíszinho isolado do mundo... :mrgreen:

Vais me dizer que eram os portugueses que entupiam autoestradas para irem passar ferias ao algarve?
The answer to 1984 is 1776

Registado: 24/11/2008 0:36

por TheTraveler » 22/2/2009 2:48

Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por antsantos » 22/2/2009 2:45

maximo_ Escreveu:
Actualmente qualquer pessoa com vontade pode estudar até ao ensino superior, actualmente qualquer criança facilmente tem um magalhães (com acesso a internet), nem eu tive esta oportunidade. Qualquer pessoa pode comprar uma casa. A segurança económica permite a qualquer pessoa empreendedora criar o seu negocio. Claro que este "qualquer" que uso não inclui os pobres de espírito, mas mesmo esses têm direito ao rendimento mínimo.

Isto é em Portugal?, andam por aqui grandes ilusões

Registado: 23/10/2008 1:02

por tonirai » 22/2/2009 2:45

mcarvalho Escreveu:Emigraram porquê?

Melhores condições ou ilusão?
Viverem uma vida de escravos em bidões e a fazer os serviços que ninguém fazia e tratados como escória?

Quem ganhou muito dinheiro a iludi-los?

E as terras que abandonaram ?

se tivessem trabalhado cá não estariam melhor? e o próprio país?

mcarvalho,

Não podes generalizar.

Os meus pais emigraram, cada um com a 4ª classe, passando os montes a pé e de noite, sem um tostão no bolso, vindos um de uma aldeia de Viseu, e outro de uma da Guarda, à procura de melhores condições, sim;

Nunca tiveram vida de escravos, trabalhavam sim muito, porque havia muito trabalho e muita vontade de juntar dinheiro...

O meu pai começou em abertura e alcatroamentos de estradas, indo depois para operador na Citroen, acabando por ser responsável da qualidade no departamento de pintura... recebendo muitos meses um prémio extra pelas ideias que submetia para melhorar o processo de produção;

A minha mãe fez vários trabalhos, desde fábricas, a porteira, limpezas de escritórios e apartamentos privados, tomar conta de bébés e passar roupa a ferro para fora;

Estiveram "apenas 18 anos" em França, e lembro-me perfeitamente de alguns vizinhos franceses e patrões da minha mãe chorarem ao se despedir de nós, em véspera de voltarmos, tinha eu 8 anos, tal era o respeito e admiração que tinham por estas 2 pessoas tão dignas, respeitadoras e trabalhadoras... isto não é ser tratado como escória!

Quanto ao dinheiro e às terras... meus pais não deixaram cá nada ao partir, zero posses...
Quando voltámos, vimos para uma pequena quinta que meus pais compraram, onde construiram uma vivenda;
Um apartamento comprado e logo alugado, para ter algum rendimento fixo, mais os juros das poupanças no banco;
Quando saí da terrinha para estudar, lançaram-me na vida, com um carro e outro apartamento, ambos novos.

Até hoje, continuam a tirar da terra a maioria do "pão de cada dia", com gosto pelo que fazem.

Estariam melhor se tivessem trabalhado cá?
Para isso, olho para os meus tios e tias paternos, que nunca emigraram, e tudo o que tiveram na vida foi uma casinha pequena (já construída pelos filhos, que entretanto, esses sim, emigraram)... nunca tiveram terras, casas, nem dinheiro;

Comparo com os meus pais e tios maternos (que esses sim, também emigraram, até à reforma, tendo muito mais posses e património que os meus pais), e concluo que ainda bem que tiveram essa coragem...
E tenho às vezes pena de não terem ficado mais tempo por lá, para eu ser lá criado, pois olho para os meus primos que por lá ficaram e são hoje "big shots", empresários e directores de empresas... e pergunto-me se eu teria tido o mesmo sucesso e oportunidades - ainda que não me queixe do que sou e das que tive.

Por isso, não generalizes.
No tempo dos meus pais, ninguém saía das terrinhas... nascias pobre e por lá morrias, pobre... era assim no interior;
Hoje em dia sim, mesmo essas "terrinhas" já são algo mais e não estão isoladas, e os jovens que de nascença nada têm (que já não é o "nada" de antigamente, pois já têm mais estudos, vêm televisão, sabem como é o mundo fora da aldeia), conseguem sair facilmente para as cidades à procura de trabalho, caso não o arranjem lá.

Registado: 19/4/2007 18:26

por maximo_ » 22/2/2009 2:39

TheTraveler Escreveu:
maximo_ Escreveu:em 74 Portugal era um pais extremamente atrasado, com graves problemas sociais, um pais onde as pessoas viviam com medo, medo de falar algo proibido, medo de ir para o ultramar, as pessoas viviam sem perspectivas de futuro.

Estranho que os meus pais nascidos nos 50's nunca viram nada disto no Algarve. Casaram em 74, ganhavam 1000escudos cada um por mês, e já tinham quase 30.000escudos de poupanças mesmo saindo à noite e com roupas da moda.
Estranho que nos tempos que dizem que eram tão difíceis duas pessoas que saíram de casa dos pais sem nada, e depois com profissoes bastante básicas na hotelaria tivessem poupado o equivalente a 30 meses de ordenado em 4 ou 5 anos de trabalho, mesmo levando uma boa vida e saídas à noite. Vivia-se mesmo mal... Ainda hoje ela me disse que não compreende porque é que se fala tão mal daqueles tempos, e que NUNCA viu nada daquilo que se fala.
Quem temia aqueles tempos secalhar era porque estava a fazer algo de errado na altura...

Turismo INGLÊS?? Aqui no norte não havia disso.

por maximo_ » 22/2/2009 2:35

TheTraveler Escreveu:
maximo_ Escreveu:
mcarvalho Escreveu:Permita-me Máximo que lhe coloque uma questão:

- Quantos anos tem?

22 anos,

A idade com que os meus pais deram a entrada pra casa. Com essa idade deram um terço do valor da casa em dinheiro, todo ganho por eles, nada de heranças ou ajuda dos pais.
É possível hoje, nos tempos maravilhosos em que tudo é melhor que antigamente?

Há pessoas e pessoas, sempre foi assim. Se calhar não é possivel porque as pessoas com vontade para isso, hoje em dia tÊm a oportunidade de estudar até essa idade e não são obrigadas a começar a trabalhar aos 11 ou 12 anos. Mas certamente aproveitam melhor todas as fases da vida.

Sem lembrar que o Algarve sempre foi alimentado pelo turismo INGLÊS.

por atomez » 22/2/2009 2:32

mcarvalho Escreveu:Em Lisboa havia o Apolo70, o Maxime, o elefante Branco etc..

O Apolo 70, como o nome indica abriu na década de 70, foi o primeiro centro comercial (visto agora até é ridículo chamar-lhe isso) neste país, e tinha um restaurante e bar...

Maxime? Elefante Branco? Francamente, está mesmo a gozar... Casas de passe rascas agora pululam por tudo quanto é canto...

Se era por aí que se aviava, então faz todo o sentido o que diz... ... :roll:
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por maximo_ » 22/2/2009 2:26

corvo47 Escreveu:Caro Maximo.

Quero salientar, para que não restem dúvidas, que não tenho saudades do antigamente(quando se deu o 25 de Abril eu tinha doze anos). Mas lembro-me bem como era o antigamente,o suficiente para não ter saudades.

Quando às oportunidades, tudo o que disse é muito vago ou então vive numa família privilegiada, dado que se sente num paraíso de oportunidades.

Quanto aos políticos , temos mesmo falta de políticos carismáticos, com força e principalmente honestos.
Não vivem para o povo e essencialmente vivem do povo.

Um abraço.

Garanto lhe que não sou duma família privilegiada, tanto o meu pai como a minha mãe dizem ter passado durante a infância, casaram pouco depois do 25 de Abril, não tinham $ nenhum e apenas a 4ª classe.

Actualmente qualquer pessoa com vontade pode estudar até ao ensino superior, actualmente qualquer criança facilmente tem um magalhães (com acesso a internet), nem eu tive esta oportunidade. Qualquer pessoa pode comprar uma casa. A segurança económica permite a qualquer pessoa empreendedora criar o seu negocio. Claro que este "qualquer" que uso não inclui os pobres de espírito, mas mesmo esses têm direito ao rendimento mínimo.

por TheTraveler » 22/2/2009 2:19

maximo_ Escreveu:

- Quantos anos tem?

22 anos,

A idade com que os meus pais deram a entrada pra casa. Com essa idade deram um terço do valor da casa em dinheiro, todo ganho por eles, nada de heranças ou ajuda dos pais.
É possível hoje, nos tempos maravilhosos em que tudo é melhor que antigamente?
Imagem

Caro máximo

por mcarvalho » 22/2/2009 2:13

Tem razão

eu quando tinha 22 anos também dizia mal do Salazar,

e de tudo pois fui da revolução dos anos 60, do maio de 68, da guerra do Ultramar, adorei o 25 Abril, acreditei nas promessas todas e agora estou na fase da desilusão , de me ter sentido enganado por todos e talvez o que eu mais detestei tivesse sido aquele que menos me enganou

Caros amigos

fica mais uma vez a minha opinião

um abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por mcarvalho » 22/2/2009 2:05

Caro Atomez

isso nem parece seu ..

sem comentários,,

espero que amanhã acorde e reveja toda os seus conhecimentos de cultura geral, pelo menos

abraço

mcarvalho

por maximo_ » 22/2/2009 2:04

- Quantos anos tem?

22 anos, possivelmente vai usar o argumento "ainda tem muito para viver e ver o que lhe estou a dizer".

mcarvalho Escreveu:não se vai para o Ultramar defender os portugueses de serem degolados e violados por individuos que defendendiam interesses estrangeiros , como hoje está comprovado, mas vai-se para o Afganistão, Bósnia ou outro lado qualquer defender o quê? A Paz?
Para que haja quem ganhe muito com a venda das armas?

Tenho amigos que tiveram no afganistão em missão porque quiseram e (porque quiseram) dizem ter sido uma experiência enriquecedora, já o meu pai que foi obrigado a ir para Moçambique diz fala sempre com magoa ter sido obrigado a apontar armas a pessoas contra tinha nada contra.

mcarvalho Escreveu:Hoje toda a gente pode falar , desde que não seja mal de alguns... mas ninguém lhe liga... :shock:

Tanto que não há um dia em que não se insinue na TV que o Sócrates recebeu luvas no caso freeport.

mcarvalho Escreveu:Hoje tem medo de sair à rua .. ou não? .. antigamente não tinha.. (não me venha dizer que é evolução)

Garanto lhe que nunca tive medo de sair a rua.

mcarvalho Escreveu:O homem não atropelou os direitos de ninguém a não ser os do costume .. os poderosos e incompetentes , que roubavam o pão aos outros desgraçados..

Não vou insistir mais nisto, td o que li sobre o assunto indica que sim.

mcarvalho Escreveu:Como lhe referi os colegas de Salazar da altura eram Hitler, Estaline, Mussolini, Franco,

quem é que o Máximo escolheria?....

Que venha o diabo e escolha, eu prefiro o Sócrates ou o Obama. :P

mcarvalho Escreveu:UM POVO TEM DE TER ORGULO NA SUA HISTÒRIA SENÃO NÂO É NADA

Eu tenho muito orgulho em ser português e na historia do meu pais, mas admito que em certas alturas da nossa historia estivemos muito mal, é admitir erros e a corrigi los que se evolui.

por atomez » 22/2/2009 2:03

mcarvalho Escreveu:...

Francamente, nem quero perder tempo numa idiotice destas, mas isso é demais.

Vendo só os resultados que obteve qauis foram os resultados do regime salazarista, que governou este país mais de 60 anos e nem sequer pode apresentar a desculpa que "a oposição impede-nos de governar como queríamos"?

Ao fim de 60 anos conseguiu:

- fazer deste país o mais atrasado da Europa, a todos os níveis - económico, social, político, cultural, etc.

- uma sociedade mesquinha, totalmente oposta e com medo da evolução e desenvolvimento

- um país isolado internacionalmente, totalmente fechado e virado para si próprio, o que revela uma total falta de visão diplomática

- enterrar este país numa guerra colonial caríssima em recursos materiais e humanos sem qualquer perspectiva de solução, o que revela uma total falta de visão estratégica

- um regime pessoal corrupto e a cair de podre, sem qualquer perspectiva de evolução histórica que caiu por si mesmo após a morte do seu fundador, o que revela uma total falta de visão política

Independentemente de tudo o resto, só por isso esse regime foi um atraso de vida de 60 anos e uma das piores catástrofes que aconteceram a este país.

Eu estive lá. Eu vi.
Niccolò Machiavelli

por mcarvalho » 22/2/2009 1:58

Atomez Escreveu:
TheTraveler Escreveu:Estranho que os meus pais nascidos nos 50's nunca viram nada disto no Algarve. Casaram em 74, ganhavam 1000escudos cada um por mês, e já tinham quase 30.000escudos de poupanças mesmo saindo à noite e com roupas da moda.

Alguém deve estar a fazer alguma confusão. Pelo menos com as datas.

Antes de 1974 não se "saía à noite" porque não havia bares, discotecas, clubes abertos à noite. E muito menos "roupas da moda", a não ser que se refira a moda dos anos 30 e 40.

Canais de TV havia 2. Rádios FM havia 3. Para se poder fazer uma festa privada era preciso autorização do Governo Civil da zona. Está a perceber o que quero dizer?

Eu também vivi nesse tempo e lembro-me bem. Felizmente o primo alemão, o Alzheimer, ainda não atacou.

oh oh oh
onde é que vivia? se já tinha nascido?

Havia discotecas, bares, cabarets, e podia-se andar à noite.

Em Lisboa havia o Apolo70, o Maxime, o elefante Branco etc.. e .. não havia SIDA.... nem Alzheimer

por TheTraveler » 22/2/2009 1:58

Atomez Escreveu:Antes de 1974 não se "saía à noite" porque não havia bares, discotecas, clubes abertos à noite. E muito menos "roupas da moda", a não ser que se refira a moda dos anos 30 e 40.

Não se saia à noite? Devemos estar a falar de países diferentes.

E roupa da moda também não havia? Só a dos anos 30 e 40! Secalhar devem ter feito montagens nas fotos que temos aqui em casa... Querem ver que os meus pais são alguns refugiados políticos que me mentiram estes anos todos!
Imagem

por mcarvalho » 22/2/2009 1:53

Atomez Escreveu:
mcarvalho Escreveu:O homem [Salazar] não atropelou os direitos de ninguém a não ser os do costume .. os poderosos e incompetentes , que roubavam o pão aos outros desgraçados..

Desculpe lá mas está a gozar, não está?

Só pode.

Caro Atomez

o que eu queria dizer era isso mesmo

O Salazar foi honesto mas nos ultimos anos.. quando ele já não mandava nada, os donos disto eram os Rebelos de Sousa, Tenreiros, Melos etc.. quem continua hoje a mandar?

abraço

mcarvalho

por atomez » 22/2/2009 1:52

TheTraveler Escreveu:Estranho que os meus pais nascidos nos 50's nunca viram nada disto no Algarve. Casaram em 74, ganhavam 1000escudos cada um por mês, e já tinham quase 30.000escudos de poupanças mesmo saindo à noite e com roupas da moda.

Alguém deve estar a fazer alguma confusão. Pelo menos com as datas.

Antes de 1974 não se "saía à noite" porque não havia bares, discotecas, clubes abertos à noite. E muito menos "roupas da moda", a não ser que se refira a moda dos anos 30 e 40.

Canais de TV havia 2. Rádios FM havia 3. Para se poder fazer uma festa privada era preciso autorização do Governo Civil da zona. Está a perceber o que quero dizer?

Eu também vivi nesse tempo e lembro-me bem. Felizmente o primo alemão, o Alzheimer, ainda não atacou.
Niccolò Machiavelli

por antsantos » 22/2/2009 1:51

Gostava só de lembrar que agora não temos ouro, mas temos muita fome, não se esqueçam disto

Registado: 23/10/2008 1:02

por mcarvalho » 22/2/2009 1:47

Emigraram porquê?

Melhores condições ou ilusão?
Viverem uma vida de escravos em bidões e a fazer os serviços que ninguém fazia e tratados como escória?

Quem ganhou muito dinheiro a iludi-los?

E as terras que abandonaram ?

se tivessem trabalhado cá não estariam melhor? e o próprio país?

E hoje o que se passa ? Quem tem trabalho? Como se vive ? Quais as perspectivas?

E com uma agravante... não se tem nada , não se tem onde ir buscar e cada um vai ter de pagar milhares de dívida .. como?

Com o corpo... escravos dos estrangeiros no estrangeiro ou na sua própria terra ou no iraque ou afganistão

Caros amigos

desabafem , debatam pois só assim se avança

Eu passei gerações de promessas e só queria que os meus filhos tivessem melhores condições mas não vejo

o pouco que se produz aqui vai para offshores e depois os outros é que pagam

por TheTraveler » 22/2/2009 1:44

maximo_ Escreveu:em 74 Portugal era um pais extremamente atrasado, com graves problemas sociais, um pais onde as pessoas viviam com medo, medo de falar algo proibido, medo de ir para o ultramar, as pessoas viviam sem perspectivas de futuro.

Estranho que os meus pais nascidos nos 50's nunca viram nada disto no Algarve. Casaram em 74, ganhavam 1000escudos cada um por mês, e já tinham quase 30.000escudos de poupanças mesmo saindo à noite e com roupas da moda.
Estranho que nos tempos que dizem que eram tão difíceis duas pessoas que saíram de casa dos pais sem nada, e depois com profissoes bastante básicas na hotelaria tivessem poupado o equivalente a 30 meses de ordenado em 4 ou 5 anos de trabalho, mesmo levando uma boa vida e saídas à noite. Vivia-se mesmo mal... Ainda hoje ela me disse que não compreende porque é que se fala tão mal daqueles tempos, e que NUNCA viu nada daquilo que se fala.
Quem temia aqueles tempos secalhar era porque estava a fazer algo de errado na altura...
Imagem

por atomez » 22/2/2009 1:44

mcarvalho Escreveu:O homem [Salazar] não atropelou os direitos de ninguém a não ser os do costume .. os poderosos e incompetentes , que roubavam o pão aos outros desgraçados..

Desculpe lá mas está a gozar, não está?

Só pode.
Niccolò Machiavelli

por corvo47 » 22/2/2009 1:41

Caro Maximo.

Quero salientar, para que não restem dúvidas, que não tenho saudades do antigamente(quando se deu o 25 de Abril eu tinha doze anos). Mas lembro-me bem como era o antigamente,o suficiente para não ter saudades.

Quando às oportunidades, tudo o que disse é muito vago ou então vive numa família privilegiada, dado que se sente num paraíso de oportunidades.

Quanto aos políticos , temos mesmo falta de políticos carismáticos, com força e principalmente honestos.
Não vivem para o povo e essencialmente vivem do povo.

Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.

Registado: 14/3/2008 22:39

por mcarvalho » 22/2/2009 1:34

maximo_ Escreveu:Eu não duvido que Salazar tivesse tido boas intenções, e que o seu principal objectivo tenha sido o melhor para os português, mas claramente, o seu plano falhou, em 74 Portugal era um pais extremamente atrasado, com graves problemas sociais, um pais onde as pessoas viviam com medo, medo de falar algo proibido, medo de ir para o ultramar, as pessoas viviam sem perspectivas de futuro. Isto tudo porque 1 homem impôs durante 40 anos o seu plano furado, numa cede de poder que não olha a meios para o manter. Atropelou os direitos de tudo e todos com MEDO (sim porque ele próprio sentia medo) de perder o poder.

Consideraria o um grande homem se mantivesse o seu empenho mas sem ter atropelado os direitos das pessoas.

Permita-me Máximo que lhe coloque uma questão:

- Quantos anos tem?

Vivemos em " democracia" há 35 anos

tudo o que refere em relação ao passado parece-se com o que se passa na actualidade..

não se vai para o Ultramar defender os portugueses de serem degolados e violados por individuos que defendendiam interesses estrangeiros , como hoje está comprovado, mas vai-se para o Afganistão, Bósnia ou outro lado qualquer defender o quê? A Paz?
Para que haja quem ganhe muito com a venda das armas?

Hoje toda a gente pode falar , desde que não seja mal de alguns... mas ninguém lhe liga... :shock:

Hoje tem medo de sair à rua .. ou não? .. antigamente não tinha.. (não me venha dizer que é evolução)

O homem não atropelou os direitos de ninguém a não ser os do costume .. os poderosos e incompetentes , que roubavam o pão aos outros desgraçados..

Como lhe referi os colegas de Salazar da altura eram Hitler, Estaline, Mussolini, Franco,

quem é que o Máximo escolheria?....

Salazar se fosse igual aos outrs o que pensa que teria feito a Cunhal, Soares e outros'

abraço
mcarvalho

ps a História é a História e nós seremos sempre os filhos dos nossos pais.. uns orgulham-se outros não

Por isso é que os Ingleses não se misturam... Eles apoiavam os movimentos terroristas hoje de libertação mas quando a Argentina tentou a soberania das suas ilhas Malvinas ou Falklands .. lá foi a Armada Inglesa e matou quem tinha a matar.. não se preocup+ou com os naturais... Como agora maltratam e expulsam os Portugueses porque lhes estão a roubar os postos de trabalho

UM POVO TEM DE TER ORGULO NA SUA HISTÒRIA SENÃO NÂO É NADA

por maximo_ » 22/2/2009 1:26

corvo47 Escreveu:
maximo_ Escreveu:... as pessoas viviam sem perspectivas de futuro.

Sem ser defensor do Sr. de antigamente ,nem dos Srs. actuais.Será que os portugueses hoje, principalmente os mais jovens, tem grandes perspectivas de futuro cá dentro?

Há quanto tempo Portugal não tem um líder?

Um abraço.

Em que sentido é que acha que os jovens não têm perspectivas de futuro actualmente? Eu sou jovem e sinto me num "paraíso" de oportunidades.

Existem muitos lideres, uns mais competentes que outros, mas ainda bem que não existe só UM e que não afunilamos para as ideias de um único líder.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, m-m, malakas, MPAM, niceboy, PiFer, SalvaFP, Shimazaki_2, vaskom1973 e 359 visitantes