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Caldeirão da Bolsa

Discussão no Senado sobre a ajuda à Industria Auto

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Açor3 » 16/2/2009 18:23

Hummer a caminho de "mãos" chinesas por 500 milhões
A Sichuan Auto Industry Group, uma das fabricante de automóveis mais pequenas da China, está em conversações com a General Motors para adquirir a marca Hummer, conhecida pelos seus "sports utility vehicle" (SUV).

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Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt


A Sichuan Auto Industry Group, uma das fabricante de automóveis mais pequenas da China, está em conversações com a General Motors para adquirir a marca Hummer, conhecida pelos seus “sports utility vehicle” (SUV).

De acordo com a Bloomberg, que cita três fontes não identificadas, próximas das negociações, a Sichuan, cujos activos estão avaliados em menos de mil milhões de yuan (114 milhões de euros), planeia oferecer 500 milhões de dólares (391 milhões de euros).

A companhia, que não figura entre as 79 maiores fabricantes da China, está a planear obter o financiamento para a aquisição da marca Hummer através de instituições financeiras estatais.

Recentemente foi noticiado o interesse de um investidor chinês e também de uma “private equity” na fabricante de marca norte-americana da GM. Hoje, a Bloomberg revela que Sichuan poderá ser a próxima dona.

Henry Wong, porta-voz da General Motors na China, afirmou à agência noticiosa que “estão a decorrer encontros e negociações com eventuais interessados”. No entanto, não revela quem são esses potenciais compradores.

A GM necessita de alienar activos para provar às autoridades dos EUA que o seu futuro é viável. Caso não consiga, poderá ter de abandonar os empréstimos estatais, ou utilizar esses fundos para uma falência “patrocinada” pelo Estado.


JN
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
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por Pata-Hari » 16/12/2008 7:57

Não sabia em que tópico colocar este comentário mas pode ser neste.

Encontrei este artigo no NYtimes em que se foca um número que saiu das discussões de salvamento da industria automóvel americana e que é o comparativo de ordenados dos americanos face aos concorrentes internacionais. Com benefícios incluídos, os empregados da industria automóvel americana ganham por hora 73 dólares. Segundo o artigo, este número acabou sendo uma das questões centrais na discussão do dever-se ou não salvar a industria mas o artigo argumenta que a questão não é apenas esta, é que não há procura para o que produzem apesar do custo ser enorme!

(Curiosamente, esta discussão poderia perfeitamente ser aplicada a todas as nossas discussões acerca do nosso sistema educativo, cabe perfeitamente nesse âmbito.)


Aqui fica o link para o artigo:

http://www.nytimes.com/2008/12/10/busin ... ei=5087%0A
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por Branc0 » 12/12/2008 18:58

salvadorveiga Escreveu:se usarem o dinheiro da TARP ficam sem nada para coias posteriores...

eh que a TARP ja' so tem 15 mil milhoezecos... q eh precisamente o q estes pelintras pedem


Da para chegar até Janeiro... depois o problema é do outro.
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por salvadorveiga » 12/12/2008 18:53

se usarem o dinheiro da TARP ficam sem nada para coias posteriores...

eh que a TARP ja' so tem 15 mil milhoezecos... q eh precisamente o q estes pelintras pedem
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por pedrom » 12/12/2008 17:20

Desde que a crise começou já mudei várias vezes de opinião sobre o que se deve ou não salvar ou se se deve salvar, devido essencialmente ao que pode acontecer socialmente, no entanto isto é uma "brincadeira" sem precendentes que pode sair muito mais cara no futuro do que hoje!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
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por RJCP78 » 12/12/2008 16:16

Agora pelos vistos vai ser o dinheiro do TARP a ajudar o sector. Pelo menos até à proxima reunião do senado. Dizia o Paulson que o dinheiro não ia para o sector automovel e agora...


Segundo a CNBC

The Treasury threw a lifeline to the beleaguered US car industry, saying it is ready to prevent the failure of auto makers until Congress reconvenes next month.

"Because Congress failed to act, we will stand ready to prevent an imminent failure until Congress reconvenes and acts to address the long-term viability of the industry,'' Treasury spokeswoman Brookly McLaughlin said.
CNBC.com
Big 3 Bailout
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The announcement came shortly after the White House said it will consider using the $700 billion Wall Street bailout fund to rescue the auto industry after the Senate refused to pass a $14 billion bailout plan late Thursday night.

"The current weakened state of the economy is such that it could not withstand a body blow like a disorderly bankruptcy in the auto industry," White House press secretary Dana Perino said.

The Bush administration has repeatedly opposed using the bailout fund, saying it was designed specifically to restore stability to the financial sector. But the White House said it must reconsider after the Senate failed to agree on rescue plan. The $700 billion fund is known as Troubled Asset Relief Program, or TARP.

General Motors [GM 3.67 -0.45 (-10.85%) ] and Chrysler are in the most immediate danger of collapse, having said they could run out of cash within weeks. Ford Motor [F 2.69 -0.21 (-7.24%) ] has said it does not need federal help now, but could face collateral damage if one of its domestic rivals fell.

Saving GM: Inside the Crisis
Auto Workers Express Feelings Online About Big 3
GM's Wagoner: Will He Stay Or Will He Go?

With the economy in recession, the auto industry has struggled with lackluster sales and choked credit markets.

Detroit's carmakers employ nearly a quarter-million workers, and more than 730,000 others produce materials and parts for cars. If one of the automakers declared bankruptcy, some estimate as many as 3 million U.S. jobs could be lost next year.

The White House said it was disappointed by failure of legislation that "presented the best chance to avoid a disorderly bankruptcy while ensuring taxpayer funds only go to firms whose stakeholders were prepared to make difficult decisions to become viable."

Many congressional Republicans and some economists have said the companies would be best to pursue a prearranged bankruptcy that would allow them to restructure quickly.

But most Democrats and the carmakers rejected that, arguing it would quickly lead to liquidation because consumers would never buy cars from a bankrupt auto company.

As it lobbied unsuccessfully on Thursday, White House officials said the weak economy couldn't afford the collapse of the auto industry.

President-elect Barack Obama said an industry shutdown would have a "devastating ripple effect" on the already battered economy.

GM said in a statement is was "deeply disappointed" that the bipartisan agreement faltered.

Chrysler said it was also disappointed and would "continue to pursue a workable solution to help ensure the future viability of the company."

The companies efforts for funding failed after a marathon set of negotiations at the Capitol among labor, the auto industry and lawmakers who bargained into the night to salvage the auto bailout at a time of soaring job losses and widespread economic turmoil.

The group came close to agreement, but it stalled over the UAW's refusal to agree to wage cuts before their current contract expires in 2011.
 
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por JCS » 12/12/2008 15:57

"GM e a Chrysler à beira do colapso aguardam decisão da Casa Branca

O tempo começa a escassear para a General Motors e para a Chrsyler. As duas empresas podem entrar em colapso, durante as próximas semanas, caso não seja aprovado um plano de salvamento. O Senado recusou hoje uma ajuda de 14 mil milhões de dólares mas a solução poderá chegar do Plano Paulson.

Perante o Congresso norte-americano, o CEO da General Motors afirmou, na semana passada, que a empresa precisa de quatro mil milhões de dólares “imediatos” para manter as operações até ao final deste ano e mais quatro mil milhões em Janeiro de 2009.

A Chrysler também pediu quatro mil milhões para se manter em funcionamento até ao final do ano. O Congresso norte-americano aprovou uma verba de 14 mil milhões, rejeitada esta noite pelo Senado.

A solução pode passar agora pela Plano Paulson e a decisão está nas mãos de George W. Bush. Mas será que ainda é possível salvar a GM da falência?

As más notícias não param de chegar. Esta quarta-feira, a GMAC, detida em 49% pela GM, afirmou não ter capital suficiente para se tornar uma instituição bancária, o que a impede de recorrer ao Plano Paulson.

A GMAC deverá ser forçada a declarar falência, com ou sem um plano de salvamento, juntando-se ao maior fornecedor de componentes da GM, a Delphi, que já entrou em processo de falência. A GM perde actualmente 67 milhões de dólares por dia.

Os críticos da GM afirmam que as preocupações da construtora chegam com três anos de atraso. E defendem que a crise financeira não é culpada pela actual situação da empresa. Foi apenas a gota de água numa sucessão de problemas que foram ficando por resolver.

Desde 2005, a empresa já perdeu 72,4 mil milhões de dólares.

"Cometemos erros", admitiu Rick Wagoner, CEO da GM, no Congresso a semana passada. "Entre eles, falhamos na construção de um modelo de operações mais flexível e não investimos suficientemente rápido em veículos mais eficientes e pequenos", disse Wagoner, que está à frente da GM desde 2000.

Após 77 anos a liderar o mercado automóvel, a GM não foi capaz de se adaptar às mudanças. Rejeitou a proposta de criação de uma aliança global, realizada pelo CEO da Renault e da Nissan, Carlos Ghosn. Recusou ainda os conselhos de antigos membros do Conselho de Administração, como Jerome York, para que fossem realizadas reestruturações radicais.

Em Janeiro de 2006, York aconselhou as empresas do sector a começarem “a agir em modo de crise e a actuarem de forma coordenada”. Aconselhou a GM a reduzir o número de modelos e a vender as marcas Hummer e Saab. Os conselhos foram recusados e York demitiu-se em Outubro de 2006.

Após a saída de York, a GM vendeu a Hummer, e está agora a tentar vender a Saab, a Saturn e a Pontiac. “Há três anos achava que a GM tinha tempo e recursos financeiros para se salvar. Agora, já não tenho a certeza. Quem é responsável? Os executivos de topo e o conselho de administração”, acusa York.

Apesar das previsões de York, a GM foi apanhada nos últimos meses pela forte subida do preço da gasolina e pela forte crise do crédito que se seguiu ao colapso da Lehman Brothers. Em Outubro, as vendas da GM nos Estados Unidos caíram cerca de 45%. "

Fonte: Jornal de Negócios


Pode-se agradecer a situação da GM a Rick Wagoner. Se repararmos na parte sublinhada, opções diferentes de negócio e parcerias não faltaram para que o rumo pudesse ter sido diferente (inclusivé pressões para que houvesse uma restruturação a sério). Mas o sr. não quis ouvir...


Cumprimentos

JCS
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por Pata-Hari » 12/12/2008 10:21

Bolsas deslizam mais de 4% após chumbo de salvamento da indústria automóvel


12/12/2008


Os principais índices bolsistas europeus deslizavam mais de 4% e as bolsas asiáticas também registaram fortes quedas, depois do Senado ter chumbado o plano de salvamento da indústria automóvel. O Dow Jones Stoxx 50 descia 4,65% para os 2.042,37 pontos.

O Senado norte-americano rejeitou esta noite o plano de salvamento da indústria automóvel no valor de 14 mil milhões de dólares com 52 votos a favor e 35 contra. A proposta precisava, no mínimo, de 60 votos a favor.

O Senado chumba assim a proposta alcançada pelo Congresso norte-americano e pela Casa Branca na passada quarta-feira e aprovado no mesmo dia pela Câmara dos Representantes.

Os índices japoneses Nikkei e Topix caíram 5,56% para os 8.235,87 pontos e 4,22% para os 813,37 pontos. O índice MSCI Asia-Pacific perdeu 3,5% para os 84,98 pontos. Na Coreia do Sul, o Kospi recuou 4%, muito pressionado pela desvalorização das acções do sector automóvel. A Hundai afundou mais de 9% para os 42.000 won.

A tendência de perdas acentuas estava a ser generalizada nos mercados bolsistas, com os índices europeus a perderem mais de 4% e os futuros dos índices norte-americanos a caírem mais de 3%.

O sector automóvel era dos que mais contribuía para esta evolução, com a Renault a cair 7,7% para os 17,435 euros, a BMW a descer 3,61% para os 21,60 euros, a Volkswagen a ceder 3,75% para os 292,60 euros e a Peugeot a desvalorizar 7,42% para os 12,35 euros.

As acções da General Motors deslizavam mais de 50%, na Alemanha, para os 1,55 euros, acumulando uma perda superior a 90% desde o início do ano. Esta é uma das empresas mais afectadas pelo chumbo do plano de salvamento da indústria norte-americana, com os investidores a recearem que a empresa não consiga escapar a uma falência.

A Ford recuava 29,96% para os 1,59 euros, em Frankfurt.

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por atomez » 19/11/2008 20:01

salvadorveiga Escreveu:Como o Peter Schiff diz.. "we need a manufacturing economy not a services based consuming economy... we need to start building stuff again..."

Pois sim, está-se mesmo a ver que iam regressar ao século XIX...

As taxas de rentabilidade do capital investido nos serviços (não em todos, claro) são muito superiores ao que se passa na indústria.

Já em outros países (como o UK, Espanha, Suécia) que tinham fortes indústrias de automóveis as largaram para empresas estrangeiras e até foi melhor para eles. Têm agora economias mais produtivas e continuam a comprar carros.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por José_P. » 19/11/2008 19:58

por acaso também estou a assistir com interesse o debate... e até com alguma comicidade... :D

por exemplo houve um representante do senado que perguntou aos executivos que "levante o braço quem de vocês vieram até aqui em voo comercial em vez de jacto privado..." e a seguir disse: "que o senado registe que nenhum dos executivos levantou o braço..." looool
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por salvadorveiga » 19/11/2008 19:47

Como o Peter Schiff diz.. "we need a manufacturing economy not a services based consuming economy... we need to start building stuff again..."
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por rmachado » 19/11/2008 19:40

Nos ultimos anos estas empresas estão a fechar fábricas na América, e a abrir no México e China, e têm planos para continuar a fazer o mesmo.
- Já pediram uma ajuda ao México e à China? Se estão a pedir ajuda aos EUA, mas estão a mover a empresa para outros paises, porque não pedem ajuda a esses paises?
- E se os contribuintes americanos pagarem esta ajuda, o que é que voces vão dar em troca aos contribuintes americanos? Vão parar de fechar fábricas na America? E fazer com que os contribuintes possam receber o seu dinheiro de volta, através dos Impostos dos postos de trabalho que vão ser mantidos?
- Ou os contribuintes americanos vão ajudar estas empresas, e estas empresas vão continuar a deslocalizar fábricas para outros paises, e a diminuir cada vez mais os rendimentos, postos de trabalho, e impostos na America?


Esta parte é gira.. :)

Mas o maior problema é que nos USA 1 em cada 10 americanos trabalha directa ou indirectamente na indústria automóvel.. e só isto assusta.
 
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Discussão no Senado sobre a ajuda à Industria Auto

por Adrox » 19/11/2008 19:32

Estou a ver na Bloomberg o debate sobre o Baillout na Industria automovel, e estou a gostar muito.
(Os deputados fazem perguntas aos gestores das empresas).

Aquilo é que é democracia a sério, alguns pontos levantados interessantes:

- Nos ultimos anos estas empresas estão a fechar fábricas na América, e a abrir no México e China, e têm planos para continuar a fazer o mesmo.
- Já pediram uma ajuda ao México e à China? Se estão a pedir ajuda aos EUA, mas estão a mover a empresa para outros paises, porque não pedem ajuda a esses paises?
- E se os contribuintes americanos pagarem esta ajuda, o que é que voces vão dar em troca aos contribuintes americanos? Vão parar de fechar fábricas na America? E fazer com que os contribuintes possam receber o seu dinheiro de volta, através dos Impostos dos postos de trabalho que vão ser mantidos?
- Ou os contribuintes americanos vão ajudar estas empresas, e estas empresas vão continuar a deslocalizar fábricas para outros paises, e a diminuir cada vez mais os rendimentos, postos de trabalho, e impostos na America?

- Que argumentos é que têm para dar a todas as pequenas empresas nos EUA que têm más estratégias de negocio, má gestão, e que perdem dinheiro? Porque é que voces têm direito a receber ajuda? E as milhares de pequenas empresas nos EUA que cometem erros não têm direito a essa ajuda? Que direito é que voces têm a mais que empresas pequenas que se encontram em dificuldades semelhantes às vossas? Relembrando que as empresas pequenas representam uma grande parte dos empregos (cerca de 90%). Que é que voces têm, para nós darmos o dinheiro dos contribuintes, em vez de o darmos a empresas pequenas?

- Porque é que voces durante anos não inovaram na área de poluição, hibridos, rentabilidade dos motores, carros a consumir menos? Exemplo da senadora: Tive um Jeep durante 11 anos, e quis troca-lo, mas não havia Jeep's hibridos. Porquê?
Será que voces estão na falencia, porque não conseguem vender carros, ou porque não conseguem obter crédito?

Entre muitos outros exemplos.

Não sei como os EUA se vão safar, ou se se vão safar ou não mas certamente se devem safar melhor que Portugal, pelo menos com os Dirigentes que têm, estão muito melhor que nós.

Basta ver as palhaçadas que se passam na Assembleia da Republica e comparar...

Cumprimentos.
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