Carteira JAS*2009 - Mês 02 - dia 02
Carteira JAS*2009 - Mês 02 - dia 16
Isto continua a cair.
JMT
Procedi a mais uma troca.
Venda de acções na zona dos 3,495 e compra de TW's a 0,29.
E, no gráfico da rentabilidade, ampliei a escala negativa...
JAS
JMT
Procedi a mais uma troca.
Venda de acções na zona dos 3,495 e compra de TW's a 0,29.
E, no gráfico da rentabilidade, ampliei a escala negativa...
JAS
- Anexos
-
- cart 02-16.png (57.63 KiB) Visualizado 4694 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Boas Luka.
Apesar de pensar ter entrado na passada sexta feira naquele pullback de minutos não estou muito convicto. Quer-me parecer que a JM voltou á volatilidade e a seguir os mercados americanos. Ora se isto se confirmar e na minha opinião tudo leva a pensar que o SP irá para Sul muito brevemente a JM irá por arrasto. Duvido que a JM chegue aos 4.00 € no curto prazo, mas... De qualquer maneira nada como usar stops para o caso de a coisa der para o torto.
Cumps
Apesar de pensar ter entrado na passada sexta feira naquele pullback de minutos não estou muito convicto. Quer-me parecer que a JM voltou á volatilidade e a seguir os mercados americanos. Ora se isto se confirmar e na minha opinião tudo leva a pensar que o SP irá para Sul muito brevemente a JM irá por arrasto. Duvido que a JM chegue aos 4.00 € no curto prazo, mas... De qualquer maneira nada como usar stops para o caso de a coisa der para o torto.
Cumps
Zona de entrada na JMT
JMT
Eu acho que estamos agora na :
Zona de entrada na JMT
Sobretudo depois de ...
Resultados bons pré-confimados na JMT
pelo Soares dos Santos
Num dia em que houve duas researches de conclusões perfeitamente contraditórias a JMT caíu mais de 5%.
Eu aproveitei para comprar mais uns TW's, a 0,40 e, quando for oportuno, venderei umas acções para compensar.
Eu acho que estamos agora na :

Sobretudo depois de ...
Resultados bons pré-confimados na JMT
pelo Soares dos Santos
Resultados de 2008 da Jerónimo Martins são francamente bonsO presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, revelou esta manhã que os resultados de 2008, que serão divulgados em Março, são francamente bons.
-------------------------------------------------------------------------------- Elisabete de Sáesa@negocios.pt O presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, revelou esta manhã que os resultados de 2008, que serão divulgados em Março, são francamente bons. “Os resultados de 2008, que serão divulgados em Março, são francamente bons e mais não digo porque senão o Dr. Carlos Tavares zanga-se”, afirmou o responsável no Congresso da Associação Portuguesas das Empresa Familiares.Este comentário surge por que as empresas não podem divulgar números sem as divulgarem junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).A empresa tinha já divulgado que as vendas consolidadas em 2008, cresceram 28,7 para 6,887 mil milhões de euros. Hoje Soares dos Santos sublinhou este crescimento, referindo que 50 do volume conseguido proveio da Polónia.
- Anexos
-
- BUY POINT
- JMT 1.png (241.25 KiB) Visualizado 2081 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Re: Conselho de Administração da Vista Alegre pronunciou-se
Resina Escreveu:Jas, porque razão essa tua loucura de troca de acções por Turbos? A Jmt está má, em queda, e tu a comprares Tw.... e fossem acções, podias ficar com elas por uns anos, agora isso, daqui a uns meses vão a vida e ficas ...
Se tu comprares 20.000 acções a 3,50 investes 70.000 euros.
Se a JMT for a 2,50 tu perdes 20.000.
Se tu comprares 20.000 TWs a 0,35 tu investes 7.000 euros apenas.
Se a JMT for a 2,50 tu perdes tudo e são apenas 7.000 euros.
Encara o TW como um stop a 3,00...
E isso ainda te permite libertar 63.000 em cash.
Além disso não te esqueças que eu já ando há muitos anos na JMT e que o meu b.p. que vês se refere às cotações de 31 de Dezembro de 2008.
Em Agosto de 2004 a JMT estava a 1,70 pelo que se agora perder algum nos TW's, como aliás até aconteceu o ano passado com W's) não afectará muito o trade global.
Um abraço,
JAS
-------------------------
Três dias de ausência quase total da Bolsa em que não fiz nenhum movimento.
Nem sequer aproveitei os "saldos"...
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 02-13.png (58.76 KiB) Visualizado 2592 vezes
Re: Conselho de Administração da Vista Alegre pronunciou-se
MercúrioH Escreveu:Perdoe-me por utilizar mais uma vez o seu post, JAS, mas acabei de ler esta notícia e parece-me ter interesse para todos, incluindo o próprio JAS.
Não sei, mas possivelmente o Jas não é obrigado a vender, e se assim for, a Vista Alegre irá receber uma nova opa para despachar os excedentes que não forem vendidos (podem ser 1%,2%, etc que não estejam ainda na posse deles).
Jas, porque razão essa tua loucura de troca de acções por Turbos? A Jmt está má, em queda, e tu a comprares Tw.... e fossem acções, podias ficar com elas por uns anos, agora isso, daqui a uns meses vão a vida e ficas ...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Conselho de Administração da Vista Alegre pronunciou-se
Perdoe-me por utilizar mais uma vez o seu post, JAS, mas acabei de ler esta notícia e parece-me ter interesse para todos, incluindo o próprio JAS.
O conselho de administração da Vista Alegre pronunciou-se, hoje, sobre a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Cerutil, detida pela Visabeira. A oferta apresentada a 19 de Janeiro é "oportuna", segundo a Vista Alegre para quem o valor da contrapartida é "adequado".
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt
O conselho de administração da Vista Alegre pronunciou-se, hoje, sobre a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Cerutil, detida pela Visabeira. A oferta apresentada a 19 de Janeiro é “oportuna”, segundo a Vista Alegre para quem o valor da contrapartida é “adequado”.
A Visabeira ofereceu uma contrapartida de 0,092 euros pelas acções da VAA – Vista Alegre Atlantis, e de 0,072 euros por cada título da VAA Fusão. No total, a Cerutil prepara-se para gastar cerca de 12 milhões de euros com a aquisição da Vista Alegre.
“O conselho de administração da VAA, tendo ponderado todas as eventuais implicações da oferta, no que respeita aos interesses da sociedade, em geral e dos trabalhadores, em particular, considera que a oferta é oportuna”, refere o comunicado enviado à CMVM.
As respectivas condições “afiguram-se adequadas, nomeadamente, o valor da contrapartida oferecida representa um prémio para os accionistas”, acrescenta o conselho de administração da VAA.
“A presente oferta constitui uma oportunidade para os accionistas da sociedade realizarem o seu investimento e para a VAA reestruturar o negócio da sociedade e potenciar o seu crescimento estruturado”, conclui o comunicado.
O conselho de administração da Vista Alegre pronunciou-se, hoje, sobre a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Cerutil, detida pela Visabeira. A oferta apresentada a 19 de Janeiro é "oportuna", segundo a Vista Alegre para quem o valor da contrapartida é "adequado".
Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt
O conselho de administração da Vista Alegre pronunciou-se, hoje, sobre a oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela Cerutil, detida pela Visabeira. A oferta apresentada a 19 de Janeiro é “oportuna”, segundo a Vista Alegre para quem o valor da contrapartida é “adequado”.
A Visabeira ofereceu uma contrapartida de 0,092 euros pelas acções da VAA – Vista Alegre Atlantis, e de 0,072 euros por cada título da VAA Fusão. No total, a Cerutil prepara-se para gastar cerca de 12 milhões de euros com a aquisição da Vista Alegre.
“O conselho de administração da VAA, tendo ponderado todas as eventuais implicações da oferta, no que respeita aos interesses da sociedade, em geral e dos trabalhadores, em particular, considera que a oferta é oportuna”, refere o comunicado enviado à CMVM.
As respectivas condições “afiguram-se adequadas, nomeadamente, o valor da contrapartida oferecida representa um prémio para os accionistas”, acrescenta o conselho de administração da VAA.
“A presente oferta constitui uma oportunidade para os accionistas da sociedade realizarem o seu investimento e para a VAA reestruturar o negócio da sociedade e potenciar o seu crescimento estruturado”, conclui o comunicado.
Há algum tempo que acompanho o fórum e só agora me registei.
Tenho lido os seus comentários e confesso que aquela carta (à Manela) que foi recuperada no outro me fez mijar de rir.
Parece-me que para quem tenha entrado hoje no fim da sessão na JM irá ter grandes alegrias (se não quebrar a LTa do triângul de curto prazo que aparece no gráfico).
Pena não ter esperado e ter entrado a meio da sessão na EDPr...
Tenho lido os seus comentários e confesso que aquela carta (à Manela) que foi recuperada no outro me fez mijar de rir.
Parece-me que para quem tenha entrado hoje no fim da sessão na JM irá ter grandes alegrias (se não quebrar a LTa do triângul de curto prazo que aparece no gráfico).
Pena não ter esperado e ter entrado a meio da sessão na EDPr...
Carteira JAS*2009 - Mês 02 - dia 10
Parece que voltou a especulação à JMT.
Mais de 2M de títulos negociados, 2 x o volume do BCP em euros.
JMT
Num dia em que houve duas researches de conclusões perfeitamente contraditórias a JMT caíu mais de 5%.
Eu aproveitei para comprar mais uns TW's, a 0,40 e, quando for oportuno, venderei umas acções para compensar.
JAS
Mais de 2M de títulos negociados, 2 x o volume do BCP em euros.
JMT
JAS
- Anexos
-
- cart 02-10.png (59.76 KiB) Visualizado 3820 vezes
Carteira JAS*2009 - Mês 02 - dia 09
Nenhum movimento, que monotonia...
JAS
------------------
Eu não reduzi a posição, apenas troquei acções por TW's.
Um abraço,
JAS
JAS
------------------
jarc Escreveu:O desanuviamento para as bandas de Leste terá de ter consequências positivas na Jmt. Vender agora? Porquê? Jamais!
Eu não reduzi a posição, apenas troquei acções por TW's.
Um abraço,
JAS
Carteira JAS*2009 - Mês 02 - dia 06
Um movimento para fugir da monotonia...
JMT
Durante a semana tinha reforçado nos TW's pensando em despachar alguns "excedentes" de acções.
Como tem andado a lateralizar, e uma melhor oportunidade não surgiu, acabei por só o fazer hoje, e mesmo no fecho, a 3,86.
Bom fim de semana,
JAS
JMT
Durante a semana tinha reforçado nos TW's pensando em despachar alguns "excedentes" de acções.
Como tem andado a lateralizar, e uma melhor oportunidade não surgiu, acabei por só o fazer hoje, e mesmo no fecho, a 3,86.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 02-06.png (60.12 KiB) Visualizado 4649 vezes
Carteira JAS*2009 - Mês 02 - dia 05
JAS Escreveu:O sector financeiro parece-me muito arriscado e não sei se já estará tudo descontado...
O pior é que as outras levam por tabela enquanto prosseguem os resgates dos Fundos.
A notícia da TDU era previsível há mais de 1 ano e era evidente há 3 ou 4 meses.
O que admira é que os analistas só tenham conseguido "descobrir" isso agora...
Nenhum movimento,
JAS
- Anexos
-
- cart 02-05.png (59.73 KiB) Visualizado 4988 vezes
Carteira JAS*2009 - Mês 02 - dia 04
A sessão deve ter sido interessante mas não a acompanhei por outros afazeres.
Nenhum movimento.
JAS
Nenhum movimento.
JAS
Carteira JAS*2009 - Mês 02 - dia 03
O sector financeiro parece-me muito arriscado e não sei se já estará tudo descontado...
O pior é que as outras levam por tabela enquanto prosseguem os resgates dos Fundos.
JMT
Aproveitei para reforçar de manhã a posição dos TW's com compra a 0,50.
À tarde reparei que tinha sido caro...
JAS
------------------
Experimenta as tailandesas.
Tens toda a razão na análise que fizeste às OPA's sobre empresas quase falidas.
Em geral, no longo prazo, acabam por se transformar em excelentes negócios.
Um abraço,
JAS
JMT
Aproveitei para reforçar de manhã a posição dos TW's com compra a 0,50.
À tarde reparei que tinha sido caro...
JAS
------------------
SMALL1969 Escreveu:E há-de passar-se o mesmo na INAPA...agora que se está a compor, vai provavelmente sair da bolsa (nesta estou a levar uma cacetada que até tenho que andar nas masagens para me compor)
Experimenta as tailandesas.
Tens toda a razão na análise que fizeste às OPA's sobre empresas quase falidas.
Em geral, no longo prazo, acabam por se transformar em excelentes negócios.
Um abraço,
JAS
- Anexos
-
- cart 02-03.png (59.97 KiB) Visualizado 5682 vezes
Caro JAS, desde já o meu muito obrigado pelo precioso esclarecimento.
Penso que a OPA seguirá em frente, já que 60% é dos bancos.
Pois, realmente se forem 17% + 17% (a 0.08€), era muito bom, já que quando comprei nunca pensei que uma empresa falida pudesse subir tanto em tão pouco tempo...
Penso que a OPA seguirá em frente, já que 60% é dos bancos.
Pois, realmente se forem 17% + 17% (a 0.08€), era muito bom, já que quando comprei nunca pensei que uma empresa falida pudesse subir tanto em tão pouco tempo...

- Registado: 25/1/2009 18:03
meia dúzia de euros...mas tenho lá mais um monte de títulos portugueses e estrangeiros, portanto...o custo marginal de manter LISNAVE é irrelevante.
Em 2008 recebi 140€ por 20 LISNAVES, a OPA foi a poucos centimos, já nem me lembro. Ou seja...belo golpe que nos fizeram na altura.
Já na EFACEC foi o mesmo...mas aí vendi antes da OPA...agora é das mehores empresas do mundo. Andou na bolsa portuguesa a arrastar-se enquanto não valia nada....é mesmo à Tuga, e ainda dizem que os nossos empresários não são espertos.
E há-de passar-se o mesmo na INAPA...agora que se está a compor, vai provavelmente sair da bolsa (nesta estou a levar uma cacetada que até tenho que andar nas masagens para me compor)
Em 2008 recebi 140€ por 20 LISNAVES, a OPA foi a poucos centimos, já nem me lembro. Ou seja...belo golpe que nos fizeram na altura.
Já na EFACEC foi o mesmo...mas aí vendi antes da OPA...agora é das mehores empresas do mundo. Andou na bolsa portuguesa a arrastar-se enquanto não valia nada....é mesmo à Tuga, e ainda dizem que os nossos empresários não são espertos.
E há-de passar-se o mesmo na INAPA...agora que se está a compor, vai provavelmente sair da bolsa (nesta estou a levar uma cacetada que até tenho que andar nas masagens para me compor)
- Registado: 3/2/2009 12:21
SMALL1969 Escreveu:Bom dia,
Acho que já se falou aqui no exemplo da LISNAVE.
Eu tinha lá meia dúzia de trocos, quando no auge da especulação fizeram uma OPA deste género, a compraram por 1 ou 2 centimos, já nem me lembro.
Não as vendi, fiquei com 70 títulos, e em dividendos anuais nos últimos anos já me deram mais do que 10 vezes o valor da OPA.
Quanto pagas de comissão de guarda de titulos?
Cumprimentos.
- Registado: 29/11/2007 4:08
Bom dia,
Eu tinha lá meia dúzia de trocos, quando no auge da especulação fizeram uma OPA deste género, a compraram por 1 ou 2 centimos, já nem me lembro.
Não as vendi, fiquei com 70 títulos, e em dividendos anuais nos últimos anos já me deram mais do que 10 vezes o valor da OPA.
- Registado: 3/2/2009 12:21
Re: VAF
artista Escreveu:JAS Escreveu:
Há sempre o ditado que "quem não arrisca não petisca"...
Há outro que diz "mais vale um pássaro na mão do que 3 a voar"![]()
abraços
artista
LOL
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
JAS Escreveu:
Há sempre o ditado que "quem não arrisca não petisca"...
Há outro que diz "mais vale um pássaro na mão do que 3 a voar"

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Novato_ Escreveu:Ao ler os seus comentários sobre a Vista Alegre, fiquei indeciso, já que tenho acções da VAF a 0.6€, mas como comprei com a ideia de curto prazo, os 0.07€ era o que eu pretendia. Mas devido à existência da OPA, fiquei mesmo indeciso e ainda não vendi.
Gostaria se possível que me indicasse quais os tempos de duração da OPA (quando irá terminar) e como funcionam as vendas em OPA, onde e como se vendem? E qual o valor que o JAS está a pensar que irão atingir depois da OPA?
Começo pelos prazos da OPA que é mais objectivo:
- Amanhã sabe-se se os Bancos estão dispostos a vender os suprimentos que lá têm e, simultaneamente, se estão dispostos a vender as acções na OPA ao preço proposto.
- Se a resposta for positiva, a OPA será registada num prazo de uns 15 dias sendo então fixado período da OPA (não julgo que não precisa de ser longo pois estaria assegurada a compra de 60%) que podem ser outros 15 dias.
- Durante o período da OPA, se quiseres vender, dizes ao teu gerente de conta para preencher um impresso qualquer respeitante ao assunto e que haverá certamente. Pode ser que, com o avanço da tecnologia, isso já seja feito via internet mas não sei.
Sendo assim a OPA estará concluída em cerca de 1 mês no mínimo ou 2 meses no máximo.
------
Tendo comprado a 0,06, vender a 0,07 é, em termos de curto prazo, um bom negócio. Sempre são 17% e estão garantidos desde que a OPA vá em frente.
O problema que deves por a ti próprio é se tens alguma coisa melhor para investires, depois de venderes a VAA, e onde te palpite ganhares outros 17%.
Se não descobrires, pensa que é muito fácil, mesmo durante a OPA, que as cotações possam superar os 0,07 se estiver garantido que ela tem sucesso.
Nessa fase se conseguires vender a 0,08 são outros 17%.
Em termos de longo prazo julgo que mesmo comprando a 0,07 (coisa quase impossível actualmente) ou 0,08 (que ainda é muito fácil) isso pode vir a ser um bom negócio para o pós-OPA.
Com a Visabeira a liderar parece-me natural que a VAA ganhe visibilidade e que possa haver um Fundo ou outro a arriscar investir.
Por muito pouco que seja esgota a oferta, que sempre foi escassa, e a cotação tende a subir.
A quanto pode ir não sei, pois não sou bruxo, mas arriscaria que, num título de cotação infíma, podem ocorrer oscilações superiores a 50%, com a maior das facilidades, o que nos levaria a 0,10 ou 0,11.
Num intervalo de tempo maior, se a VAA se tornar "viável" é bem possível que as cotações se possam aproximar do seu valor nominal que é 0,20.
Uma VAA "falida" poderia ainda valer 0,05, uma VAA "viável", ou com a esperança de o ser, é outra coisa...
Há que ter em atenção que, se a OPA falhar, a VAA pode ir parar a 0,02 ou 0,03 ou até a zero.
E que os teus +17% se podem transformar em -50% ou -100%.
Há sempre o ditado que diz "quem não arrisca não petisca"...
Um abraço,
JAS
Editado pela última vez por JAS em 3/2/2009 1:33, num total de 1 vez.
VAF
Olá caro JAS.
Eu tenho acompanhado e aprecio muito os seus comentários e opiniões, penso que vêm de uma pessoa bastante sábia nestas andanças...Ao contrário de mim que sou novato.
Ao ler os seus comentários sobre a Vista Alegre, fiquei indeciso, já que tenho acções da VAF a 0.6€, mas como comprei com a ideia de curto prazo, os 0.07€ era o que eu pretendia. Mas devido à existência da OPA, fiquei mesmo indeciso e ainda não vendi.
Gostaria se possível que me indicasse quais os tempos de duração da OPA (quando irá terminar) e como funcionam as vendas em OPA, onde e como se vendem? E qual o valor que o JAS está a pensar que irão atingir depois da OPA?
Se calhar estas perguntas são básicas, mas são dúvidas que tenho...
1 Abraço
Eu tenho acompanhado e aprecio muito os seus comentários e opiniões, penso que vêm de uma pessoa bastante sábia nestas andanças...Ao contrário de mim que sou novato.
Ao ler os seus comentários sobre a Vista Alegre, fiquei indeciso, já que tenho acções da VAF a 0.6€, mas como comprei com a ideia de curto prazo, os 0.07€ era o que eu pretendia. Mas devido à existência da OPA, fiquei mesmo indeciso e ainda não vendi.
Se calhar estas perguntas são básicas, mas são dúvidas que tenho...

1 Abraço
- Registado: 25/1/2009 18:03
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot] e 753 visitantes