Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-Topic-Sócrates «recomenda» filme sobre gays

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Açor3 » 12/2/2009 17:06

COMENTAR
ENVIAR
IMPRIMIREDITORIAL
Ninguém escolhe ser homossexual
12 | 02 | 2009 08.18H
Tenho a certeza de que a homossexualidade não é uma escolha. Ninguém acorda de manhã a dizer «ah, afinal vou optar por me apaixonar por uma pessoa do mesmo sexo e assim tenho garantidos sarilhos para sempre». Afinal, também os heterossexuais não decidem estas coisas, nem por quem se sentem atraídos. Não sei, e acho que ninguém sabe, porque é que a homossexualidade se declara.

Provavelmente, cada caso é um caso, numa conjugação individual de genes, educação e experiência pessoal, mas não é uma doença, com vacina, ou "cura".

O número de tentativas e de suicídios consumados na adolescência entre jovens que descobriram em si tendências homossexuais revela que ser diferente é muito doloroso.

Por isso, sempre que um homossexual se consegue assumir, realizar e ser feliz é uma vitória a celebrar. Mas nada disto justifica a exigência de uma discriminação positiva que parece tão na moda, porque, escolhas sexuais à parte, somos é pessoas, e é isso que importa.

E pessoas adultas sabem que as coisas diferentes correspondem nomes diferentes. O casamento, por exemplo, na fórmula que há séculos lhe é reconhecida, é uma instituição com características específicas, e que, sim, embora seja politicamente incorrecto dizê-lo, interessa à sociedade porque regra geral dá origem a filhos (os que garantem o pagamento das reformas às gerações seguintes).

É compreensível que, quem o defende, lute por ele, sem o direito de ser insultado por isso.

Confesso que quando assisti a uma parada gay e vi tantos homens vestidos de noivas, fiquei angustiada, com a impressão de que manifestavam afinal uma pena enorme por não serem a mais tradicional das virgens, que se apresentam ao altar vestidas de branco.

Garantidos que estão os direitos das uniões entre pessoas do mesmo sexo, fico com a ideia de que alguns pretendem o "título", mais como forma de se imporem aos outros, do que com qualquer outra lógica visível.

O que é certo é que com o ruído que esta proposta do PS causou, a esta hora Sócrates reza para que voltem a falar do Freeport.

Isabel Stilwell | editorial@destak.pt
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por mcarvalho » 12/2/2009 1:41

obrigado Carrancho

Se é doença.. trata-se

Se é vício .. começou de alguma maneira

Se é moda .. não obriguem os outros

Se é Loby... temos de nos prevenir

Se é prazer . é com eles que é que tenho com o gozo deles que a mim me faz vomitar

Se é para ganhar dinheiro que se legalizem e paguem imposto

Se é para arranjarem trabalho, como já aqui um amigo falou,, (na Sic, no teatro nas artes etc.. ´eporque há um loby e tu como normal é discriminado

bem etc para não te incomodar muito

Carrancho .. Tenho filhos podia e pode acontecer que algum ..espero que não. seria um desgosto muito grande para mim ..

mas se eles precisassem da ajuda do pai não os abandonaria nunca

Agora o que tenho quasi a certeza é que se eles fossem educados num ambiente desses ( Gay) teriam muito mais probabilidades de o serem .
Aqui peço a tua opinião e a de todos

Concordas ou não?

Abraço

mcarvalho

Edito

Carrancho há 40 anos era normal fumar e comer feijão e anormal ser homossexual
com este primeiro ministro passa a ser proibido fumar e incentiva-se a homossexualidade afrontando algo como o casamento

na tua opinião e de todos o que fará mais mal à saude

Se hipoteticamente baixasse o cancro do pulmão pr causa do fumo do tabaco algumgarante que outros charutos não possam provocar cancro em muitos mais sítios .. além de da perda de elasticidade dos esfincteres que pode levar a que não se contenham as fezes? E depois quem paga ?...o SNS ? nós todos?
E se calhar com prioridade máxima ou seja à frente de uma criança que teria uma vida saúdavel pela frente e só não a teve porque não recebeu a injeção a tempo..

Registado: 17/2/2004 1:38

por carrancho » 12/2/2009 1:18

mcarvalho,

Tu desculpa lá, mas a tua opinião neste assunto está de tal forma vincada que não faz lá muito sentido tentar contrapor. Vou só comentar duas ideias soft que lançaste.

1- Dizes que não é natural a homossexualidade mas achas natural fumar. Eu sou fumador mas não sou gay, no entanto, na natureza, não se conhece nenhum ser alem do Homem que fume, já relações entre seres do mesmo sexo são conhecidas em muitas espécies de seres vivos. Infelizmente considero que sou uma aberração por ter este vicio de fumar, quanto a ser hetero não considero ser aberração nem quem não o é.

ó avô porque é que galo se põe em cima da galinha e não do outro galo?
Porque é que a galinha não se poõe em cima da outra?
E o cão? e o gato?

2- devias responder ao teu neto que tinhas de o colocar mais em contacto com os animais e natureza, porque ele está errado, isso acontece com qualquer dessas espécies de que fala e no homem também... desde sempre...

mcarvalho, que eu tenha conhecimento, a homossexualidade não é uma opção e também sempre existiu, duvido que hoje haja uma maior % que há mil anos.

Se um dia tiveres um filho, um neto, um familiar com essa orientação sexual, duvido que tenhas capacidade para lidar com isso, o que seria uma pena por ti e principalmente pelo teu familiar. A sociedade, já tem um papel bastante severo para ainda lhe faltar o apoio dentro de portas. Eu não tenho, mas daria todo o meu apoio para amenizar o sentimento de perseguição e injustiça por algo que não escolheu ser. Não faz sentido contrariar algo que não muda.

Uma pergunta, se a sociedade fosse maioritáriamente gay, os heteros fossem considerados aberração.... por mais esforço que fizessem, tu alguma vez deixavas de gostar de mulheres e te sentirias atraido por homens? Eu não.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por mcarvalho » 12/2/2009 0:32

marianonunes Escreveu:E a adopção tem muito que se lhe diga. As crianças são crueis... como vai ser tratada uma criança com 2 pais? Vai ser ridicularizado pelos colegas a todo o instante... isso é positivo para a saúde mental dele?

E até que ponto a circunstância influência a sexualidade das pessoas? Acho que se está a tentar fazer com que as pessoas engulam à força certas agendas... mesmo quando não é vontade da maioria da população. Disso tenho a certeza.

Caro marianonunes

Esse é um problema em termos de futuro e em termos dessas crianças Filho de peixe sabe nadar... quando for grande quero como o papá .. como o papá? qual ?
o activo ou o passivo? o peludo ou rapado? o que chia ou o que se abana?

isso é com eles deles que não estorvem

o que me preocupa é se o meu neto chegar a casa e me perguntar :

ó avô porque é que tu não casaste com outro avô? e a avó com outra avó? porque é que o meu pai não se casou com outro pai? e a mae com outra mãe?

É que os meninos da escola que têm mais brinquedos o pai e mãe têm bigode e estão sempre aos beijinhos e a dizer que se amam. E o professor também gosta muito deles e dá muitos rebuçados aos filhos deles e a mim não .. Avô diz ao meu pai para obrigar a minha mãe a ter bigode para o professor ser meu amigo também....!!!!!

Ficção ????????? Imaginação????????? Futuro???????

ó avô porque é que galo se põe em cima da galinha e não do outro galo?
Porque é que a galinha não se poõe em cima da outra?
E o cão? e o gato?

Será que o burro é burro por só lhe crescer a quinta pata quando vê a burra?

Repito :

Que cada um faça o quiser mas não chateie os outros

Porque se vamos para os direitos de todos e nomeadamente das minorias qualquer minoria com ideias malucas tem direito a impor-se perante a maioria

e Quem defende a maioria???

SÓ QUANDO FOR MINORIA

desculpem as maiusculas

Caros amigos hoje e sempre foi mais fácil dizer que sim ou andar no meio da manada
Era mais fácil estar a ver a telenovela mas ,, cada um é para o que nasce

um abraço só a alguns

mcarvalho

PS o Amigo Mechanic definiu muito bem e com a sua forma peculiar o pensamento da grande maioria e que é tambem o meu

Nuno

Quanto à tua questão

Casamento Civil religioso etc.

O que eu penso é que casamento é uma coisa que casa

o que é que casa um macho e uma fêmea , um parafuso e uma porca etc

para mim um macho com macho ou uma femea com femea não casa

se não casa não é casamento... chamem-lhe outra coisa qualquer mas casamento não?????

E meus amigos permitam~me mas isto vai-se generalizar..... como?

com o passar dos tempos Quando alguém disser:

-Sabes tenho uma novidade!

- Ai sim .. qual qual ?
- Casei..
- Ai sim ... com quem? com um homem ou com uma mulher?

por mfsr1980 » 12/2/2009 0:06

The Mechanic Escreveu:Sobre Homossexuais : Eu, sou um gajo que gosta de chegar a uma mesa de restaurante e poder sentar-se a comer . Mas se alguem é forçado a comer em pé,porque teve uma noite feliz, não é nada comigo .

Fartei-me de rir com esta!
ahahahah... :lol: :P :lol:

PS: É que eu sou de compreensão lenta.

Registado: 3/5/2007 13:55

por marianonunes » 11/2/2009 23:34

E a adopção tem muito que se lhe diga. As crianças são crueis... como vai ser tratada uma criança com 2 pais? Vai ser ridicularizado pelos colegas a todo o instante... isso é positivo para a saúde mental dele?

E até que ponto a circunstância influência a sexualidade das pessoas? Acho que se está a tentar fazer com que as pessoas engulam à força certas agendas... mesmo quando não é vontade da maioria da população. Disso tenho a certeza.

Registado: 29/8/2008 15:04

por The Mechanic » 11/2/2009 17:02

Ena , tanta discussão; discute-se sobre o quê , afinal? Homossexuais ? Casamento? Socrates? Milk ?

Sobre Homossexuais : Eu, sou um gajo que gosta de chegar a uma mesa de restaurante e poder sentar-se a comer . Mas se alguem é forçado a comer em pé,porque teve uma noite feliz, não é nada comigo .São opções que não nos cabe a nós questionar.Cada um faz o que quer da sua sexualidade. Ninguem tem nada a ver com isso .

Aberração na Homossexualidade : Isto se a houver ,quem a faz, são muitas vezes os próprios homossexuais. Quando andam por aí com trejeitos exagerados ; quando andam numa "Drag Queenização" que ridiculariza a sua opção sexual;quando querem impor a sua aceitação .
Que ráios , um gajo heterossexual precisa de andar por aí a bradir o seu joystick e a grunhir pra se assumir como "homem de verdade" ?
Então porque se ridicularizam os próprios homossexuais , exagerando na sua "afirmação"?

Casamento de Homossexuais : " quem casa, quer casa" .Casar é algo entre duas pessoas . É juntar os trapinhos e ir morar junto.É ir fazer vida conjunta. Se dois homens ( ou duas mulheres )o querem fazer , é lá com eles e se deixarem a sua sexualidade entre paredes, como cada um de nós , ninguem os vái chatear de certeza.

Matrimonio entre homossexuais : se entenderms Matrimonio como uma cerimónia religiosa, a coisa afia mais fino . Não vão querer que se mude uma religião inteira por causa de uma opção sexual , pois não ?!

Aliás, acho que toda esta questão do Casamento/ Matrimonio entre homossexuais é mais um forcing para que a sociedade os "aceite como são" do que outra coisa .
Eu estou "junto" com a minha mulher há quase 12 anos e nem pensei sequer em casar. Porque acho que é algo entre nós. Não preciso "anunciar" a toda a gente ou colocar-mo-nos mutuamente " uma anilha na pata" pra que saibam que isto agora é "propriedade mutua " . Só casaria pela beleza da cerimonia religiosa e pelo evento de juntar familia e amigos ( ou então pelos beneficios Fiscais, hehehe...). Como reconhecimento social...nunca. Que têm os outros a ver com isso !?
Por isso, se dois homens têm sentimentos um pelo outro, que têm os outros a ver com isso !?

Eu não me choca saber que A+B são homossexuais e fazem a sua vida comum . E se o que A+B quiserem é apenas exprimir os seus sentimentos um pelo outro, que o façam .Mas que saibam que vivem numa Sociedade que não aceita ainda bem a Homossexualidade .Se o fizerem, não vão ter problemas.
Têm mesmo de andar a apalpar-se e a beijarem-se em publico ? São livres de o fazer...mas não podem obrigar uma Sociedade inteira a aceitar esse facto , como se toda a vida as pessoas tivessem achado isso natural. São coisas que levam o seu tempo.

Eu gosto de andar nu pela casa e o que eu faço é problema meu. Mas será que se eu for andar nu pela rua fora , os outros serão obrigados a aceitar que a minha nudez é problema meu? ou vão simplesmente censurar-me e chamar-me maluquinho ...Será que as mães que se cruzarem comigo serão obrigadas a não tapar os olhos das filhas/crianças e em vez disso a aceitarem essa nudez?(1)

Vivemos em Sociedade e temos de respeitar certas regras. Quando algum comportamente "desviante" a essas regras surge , pra ser aceite, tem de percorrer o seu caminho e levar o seu tempo.Ás vezes, não podemos simplesmente querer impor a individualidade sobre o colectivo...

Um abraço ,

The Mechanic

(1) - Abro aqui um parentesis sobre este tema pra esclarecer que naturalmente, qualquer mãe que me visse nu na rua , não poderia tapar os olhos da filha porque estaria com as duas mão ocupadas a bater palmas e dar pulinhos de alegria...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Viandeiro » 11/2/2009 16:45

Elias Escreveu:
Viandeiro Escreveu:Creio que o ponto mais relevante deste debate é saber o impacto do preconceito de terceiros sobre as PRIMEIRAS crianças adoptadas por homossexuais (masculinos, porque duas mulheres com uma criança ninguém estranha)

Exemplo prático:

1)
Jardim de Belém
Duas senhoras nos seus trintas, roupa casual e um carrinho de bebé com uma criança lá dentro. Sem grandes manifestações de afecto, salvo para a criança, com quem se derretem.

2) Jardim de Belém
Dois cavalheiros nos seus trintas, roupa casual e um carrinho de bebé com uma criança lá dentro. Sem grandes manifestações de afecto, salvo para a criança, com quem se derretem.

Pergunta:

Qual das duas situações faria franzir o sobrolho de alguns transeuntes? Qual delas seria considerada normalíssima até pela mais insuspeita das almas?
Podemos pintar os quadros com algumas nuances, mas percebes onde quero chegar.

Elias Escreveu:
Viandeiro Escreveu:A partir de certa altura começará a ser tão usual como outra coisa qualquer

Também me parece pouco apropriado referires-te às crianças como uma "coisa qualquer", como se de um embrulho se tratasse. Acho que se tivesses mais consideração pelo interesse das crianças não usarias essa expressão.

Para mim, o superior interesse das crianças é ter alguém que goste delas. Se esse alguém é hetero, homo, bi ou transsexual, confesso que é razoavelmente indiferente. Mas compreendo que choque muita gente.

Facto: Temos concepções diferentes de superior interesse da criança.

Elias Escreveu:
Viandeiro Escreveu:Será que ter direito a um lar e a uma família (pais e restante família alargada) não compensa uma discriminação temporária? Essa é uma grande e relevante questão.

Ah, afinal estamos de acordo: há discriminação em todo este processo!

Quanto à tua grande questão, estás apenas a formular por outras palavras a mesma questão que venho lançando desde o início: é ou não indiferente para uma criança ser adoptada por um casal homo ou hetero. Que é como quem diz: é bom ou mau para a criança ser adoptada nessas condições? Que há discriminação, há (até tu escreveste isso), a questão é se essa discriminação é boa ou má.

Claro que há discriminação. Como também houve com as crianças negras adoptadas há muitos anos e como provavelmente continua a haver em muitos meios.

Aliás, basta ir a um centro de acolhimento de crianças e ver quem lá fica porque não é adoptado/acolhido. É que muitos pais heterossexuais também discriminam e preferem bebés brancos. Infelizmente, os que não discriminam não são suficientes para dar vazão ao número enorme de crianças institucionalizadas.

V.

Registado: 11/2/2009 13:10

por nunofaustino » 11/2/2009 16:26

mcarvalho Escreveu:mas NUNO nem é 8 ou 80 é que 99.999999999

quer ser como a Madona

p favor não me perguntes qual é a fonte :wink:

Sim, acredito... mas mesmo a Madonna tem um pouco de Madre Teresa (sempre adoptou uns qtos miúdos de países de terceiro mundo, o que poucos jet-stes fazem).

Mas percebo o que dizes relativamente a todos querem a via mais simples e mais fácil. Mas isso, na mho, tem pouco a ver com a opção sexual de cada um. Para mim é bem mais simples ser hetero-sexual do que homosexual :mrgreen:

Mas já agora, responde a esta questão que coloquei num post lá para trás... para que é que serve o casamento (civil, não o religioso, que as regras desse são definidas pelas religiões)?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por mcarvalho » 11/2/2009 16:23

mas NUNO nem é 8 ou 80 é que 99.999999999

quer ser como a Madona

p favor não me perguntes qual é a fonte :wink:

por nunofaustino » 11/2/2009 16:18

mcarvalho Escreveu:Nuno

para fazerem isso assinam um contrato e não precisam de dar nas vistas

não precisam de imitar o casais hetero.. vestidos de branco e tudo

Agora , já nem me parece que queiram ter um espaço

querem é ficar com o espaço dos outros

tenho de sair

mcarvalho

ps sem pretender fazer comparações mas coloco mais uma vez esta questão

Neste Mundo existem pessoas como a Madre Teresa de Calcutá e como por exemplo a Madona

Quem é que vocês mais admiram e perguntem

Queres ser como a Madre Teresa , virgem, passar fome,
ajudar os doentes , ou como a Madona?

Mas a maioria apenas quer casar com que gosta e ser feliz. Não pensa em casar de branco, de grinalda e bigode. É óbvio que há alguns que querem exibir, mas isso é normal, mesmo entre os casais hetero-sexuais.

Quanto à Madre Teresa/Madonna, eu acho que cada uma tem o seu lugar. Gostava que no geral as pessoas fossem como a Madre Teresa com preocupações sociais, mas gostava que cada pessoa tivesse parte da capacidade de inovar e de fazer um espectáculo como a Madonna faz.

Não é necessário ter de optar entre o 8 e o 80... podemos ficar por um dos outros 71 números...

Um abr
Nuno

por Elias » 11/2/2009 16:14

Viandeiro Escreveu:Aliás, não me consta que dos formulários para adopção constem itens relacionados com a vida sexual dos potenciais pais adoptivos.

Se calhar não consta, mas se calhar isso acontece para não ferir a susceptibilidade dos candidatos a adoptantes (isto é, para não haver acusações de discriminação em função da orientação sexual). Daqui não se conclui que seja indiferente para a criança.

Viandeiro Escreveu:Creio que o ponto mais relevante deste debate é saber o impacto do preconceito de terceiros sobre as PRIMEIRAS crianças adoptadas por homossexuais (masculinos, porque duas mulheres com uma criança ninguém estranha)

Não sei qual é a base para afirmares "ninguém estranha". Podes afirmar que tu não estranharás, mas parece-me muito abusivo presumires se os outros vão estranhar ou não.

Viandeiro Escreveu:A partir de certa altura começará a ser tão usual como outra coisa qualquer

Também me parece pouco apropriado referires-te às crianças como uma "coisa qualquer", como se de um embrulho se tratasse. Acho que se tivesses mais consideração pelo interesse das crianças não usarias essa expressão.

Viandeiro Escreveu:Será que ter direito a um lar e a uma família (pais e restante família alargada) não compensa uma discriminação temporária? Essa é uma grande e relevante questão.

Ah, afinal estamos de acordo: há discriminação em todo este processo!

Quanto à tua grande questão, estás apenas a formular por outras palavras a mesma questão que venho lançando desde o início: é ou não indiferente para uma criança ser adoptada por um casal homo ou hetero. Que é como quem diz: é bom ou mau para a criança ser adoptada nessas condições? Que há discriminação, há (até tu escreveste isso), a questão é se essa discriminação é boa ou má.

Portanto aquilo que escreveste no último parágrafo vai ao encontro da minha opinião. :wink:

Para que fique claro: eu não pretendo ser dono da verdade, nem sequer sei dar a resposta, apenas acho que a questão deve ser debatida por especialistas.

Registado: 5/11/2002 12:21

por mcarvalho » 11/2/2009 16:12

Nuno

para fazerem isso assinam um contrato e não precisam de dar nas vistas

não precisam de imitar o casais hetero.. vestidos de branco e tudo

Agora , já nem me parece que queiram ter um espaço

querem é ficar com o espaço dos outros

tenho de sair

mcarvalho

ps sem pretender fazer comparações mas coloco mais uma vez esta questão

Neste Mundo existem pessoas como a Madre Teresa de Calcutá e como por exemplo a Madona

Quem é que vocês mais admiram e perguntem

Queres ser como a Madre Teresa , virgem, passar fome,
ajudar os doentes , ou como a Madona?

por Açor3 » 11/2/2009 16:07

Casais gay vão «contar» como família
Censos de 2011 vão equiparar uniões de casais homossexuais a núcleos familiares

As uniões de casais homossexuais vão ser equiparadas a núcleos familiares para efeitos de estatística nos próximos Censos de 2011, disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Estatística.

Esta é uma das novidades do próximo recenseamento geral da população que pretende ir ao encontro das recomendações internacionais.

De acordo com o INE, o conteúdo previsto para os Censos 2011 comporta um conjunto de alterações face aos Censos 2001, que visa sobretudo garantir a pertinência e a qualidade da informação recolhida e responder às novas exigências do regulamento comunitário.

Algumas destas alterações decorrem da tentativa de adaptação às transformações da sociedade. Nos próximos censos, as variáveis estado civil legal e união de facto serão observadas de forma independente, sendo o conceito de união de facto alargado às uniões consensuais de casais do mesmo sexo.

Casamento gay: PS frisa separação entre religião e política

Em termos de conteúdo, adianta o instituto, há um conjunto de novas variáveis, como por exemplo as relativas à caracterização dos movimentos migratórios (residência anterior no estrangeiro, ano de chegada a Portugal, país de proveniência), ou à caracterização dos alojamentos (ar condicionado, principal fonte de energia para aquecimento, área útil, lugar de estacionamento).

Outra das alterações em termos de conteúdo é a autonomização da população sem-abrigo, que, embora já recenseada em Censos anteriores, a sua individualização não era possível, pois estava inserida numa categoria residual juntamente com outras situações.

Para os Censos 2011, há ainda uma forte aposta na reformulação dos processos de recolha de dados, nomeadamente a possibilidade da resposta aos censos através da Internet.

IOL
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Viandeiro » 11/2/2009 16:00

Elias Escreveu:Nada do que eu escrevi sugere que os homossexuais sejam bichas tontas ou machonas (essas palavras são tuas e não minhas). Aliás, não fiz qualquer juízo de valor sobre os homossexuais.

Apenas questionei - e continuo a questionar - que impacto tem no desenvolvimento emocional e psicológico de uma criança o facto de ser adoptada por um casal homo / hetero.

É óbvio que não é indiferente. Assim como não é indiferente o estrato social dos pais, o seu nível cultural, a sua capacidade económica, a sua envolvente social, etc. A sexualidade dos pais determinará parte do seu meio, mas não me parece [ mim] que seja o critério mais determinante na adopção de uma criança, até porque diz respeito a um aspecto que normalmente os pais reservam das crianças. Aliás, não me consta que dos formulários para adopção constem itens relacionados com a vida sexual dos potenciais pais adoptivos.

Elias Escreveu:Porque, conforme tenho vindo a referir nas minhas intervenções neste post, vejo muita preocupação com os direitos dos homossexuais e pouca preocupação com o superior interesse das crianças, que são parte interessada nessa questão mas não têm voto na matéria.

A questão do voto na matéria é um pouco difícil de responder. Há uma idade a partir da qual as crianças já são ouvidas nos processos de adopção e/ou acolhimento. Mas, se pudessem escolher, não achas que queriam todos um pai e uma mãe muito amorosos e muito ricos, uma casa muito grande, um carro muito bom... enfim, o estereótipo da família perfeita?

Como já foi referido neste post, há situações bem mais graves em que se deve intervir: pais que negligenciam as crianças, crianças que são mal tratadas (sobretudo no plano psicológico praticamente não há intervenção), crianças em risco...

Quando uma ou duas pessoas decidem adoptar uma criança, temos de dar o benefício da dúvida de que é um acto sincero de amor. Os serviços da segurança social até são relativamente rigorosos no escrutínio dos potenciais pais e não há nenhuma razão para acreditar que deixassem de o ser só porque as crianças passavam a poder ser adoptadas por mais uma modalidade de casal.

Elias Escreveu:Sim, é verdade. Mas então vamos um pouco mais longe: admitamos que um casal de gays (homens) pode adoptar. Deve poder adoptar apenas rapazes? Ou apenas raparigas? Ou é indiferente? E se for um casal de lésbicas, também é indiferente?
Para uma rapariga é mais importante o referencial masculino (pai) ou feminino (mãe)? E para um rapaz?

Para as crianças o mais importante é terem todos os referenciais. Quando não existe, por exemplo, um pai (porque morreu ou se desligou do filho por qualquer razão) a criança tem de ir buscar essa referência a outra parte: um avô, um tio, um amigo da mãe... Não é preciso as duas figuras referenciais estarem sempre em casa para a criança se desenvolver saudavelmente. Coitados dos filhos dos divorciados e dos órfãos, não? Acabavam todos desequilibrados.

Creio que o ponto mais relevante deste debate é saber o impacto do preconceito de terceiros sobre as PRIMEIRAS crianças adoptadas por homossexuais (masculinos, porque duas mulheres com uma criança ninguém estranha). A partir de certa altura começará a ser tão usual como outra coisa qualquer, mas os primeiros podem ficar numa situação mais delicada. Será que ter direito a um lar e a uma família (pais e restante família alargada) não compensa uma discriminação temporária? Essa é uma grande e relevante questão.

V.

Registado: 11/2/2009 13:10

por mcarvalho » 11/2/2009 15:56

gfrmartins Escreveu:mcarvalho,

Os Homosexuais são doentes mentais é isso?

Cumprs

Caro G martins

Se têm ou não não sei .. há quem diga que são doenças, há que diga que não foram bem feitos(alterações hormonais) há quem diga que é vício, há quem diga que é para ganhar dinheiro, há quem diga que é moda , há quem diga que é a unica maneira de arranjar emprego , há quem diga que é um lobby , há quem diga que é o futuro... digam o que disserem..

A mim faz-me mal assistir a esta degração toda do que fumar ou estar à beira de quem fuma

E só deixo de me exprimir quando me obrigarem por lei
e me arrumarem

por nunofaustino » 11/2/2009 15:53

mcarvalho Escreveu:Nuno

Não contesto que haja diferenças Não contesto que tenhas as tuas ideias não contesto que tanto te faça
que sejam como não sejam como que morram como não morram .. indiferença total Tu és tu concordo Agora

da mesma maneira que obrigas a mim por lei a deixar de fumar ao fim 40 anos também me queres fazer aceitar por lei que o casamento é importante?
e que devem ter o mesmo direito incluindo o abono de família e o subsidio de viuvez?

Nuno admiro-te muito mas eu não consigo ser indiderente... Posso evoluir posso compreender mas se todos prescindirem dos seus principios nem o Darwin , tão contestadp, tinha razaão . porque a espécie humana, tão inteligente, tão cientifica , que nem sabe para onde foi o dinheiro desta crise,

DESAPARECE

mcarvalho

A lei obriga-te a fumar em casa ou em locais permitidos, não te obriga a deixar de fumar.

Eu compreendo que não consigas aceitar dois homens a casarem-se. Mas, para ti, para que é que serve o casamento (civil, não o religioso, que as regras desse são definidas pelas religiões)? Não é para duas pessoas assumirem a sua relação, os seus sentimentos um pelo outro, a vontade de partilharem as vidas um com o outro?

Um abr
Nuno

por mcarvalho » 11/2/2009 15:47

Nuno

Não contesto que haja diferenças Não contesto que tenhas as tuas ideias não contesto que tanto te faça
que sejam como não sejam como que morram como não morram .. indiferença total Tu és tu concordo Agora

da mesma maneira que obrigas a mim por lei a deixar de fumar ao fim 40 anos também me queres fazer aceitar por lei que o casamento é importante?
e que devem ter o mesmo direito incluindo o abono de família e o subsidio de viuvez?

Nuno admiro-te muito mas eu não consigo ser indiderente... Posso evoluir posso compreender mas se todos prescindirem dos seus principios nem o Darwin , tão contestadp, tinha razaão . porque a espécie humana, tão inteligente, tão cientifica , que nem sabe para onde foi o dinheiro desta crise,

DESAPARECE

mcarvalho

por nunofaustino » 11/2/2009 15:32

mcarvalho Escreveu:mais importante que a saúde fisica

é a saúde mental

Epá, estás a dizer que ver dois homens a beijar-se faz-te sentir pior do que teres de ires para a esplanada ou para outro café fumar?

Se é uma questão moral, eu posso dizer que me faz mais confusão pessoas com crianças a fumar ao lado de crianças do que dois homens a dar um beijo. Isto de questões morais são muito dúbias e é muito difícil criar leis para regular isto. O que é imoral para ti, é perfeitamente lógico para mim e vice-versa.

Um abr amigo
Nuno

por gabrielfrmartins » 11/2/2009 15:31

mcarvalho,

Os Homosexuais são doentes mentais é isso?

Cumprs

Registado: 29/11/2007 3:36

por Elias » 11/2/2009 15:28

Viandeiro Escreveu:Já agora que se alargasse esse estudo a outras características do casal adoptante. Nem todos os homossexuais são umas bichas tontas ou umas machonas. Acredite-se ou não, há muitos homossexuais que passam completamente despercebidos nas ruas, nos empregos, no seu meio social... e nem sequer têm muito trabalho para ocultar o que seja. São assim... normais!

Nada do que eu escrevi sugere que os homossexuais sejam bichas tontas ou machonas (essas palavras são tuas e não minhas). Aliás, não fiz qualquer juízo de valor sobre os homossexuais.

Apenas questionei - e continuo a questionar - que impacto tem no desenvolvimento emocional e psicológico de uma criança o facto de ser adoptada por um casal homo / hetero.

Porque, conforme tenho vindo a referir nas minhas intervenções neste post, vejo muita preocupação com os direitos dos homossexuais e pouca preocupação com o superior interesse das crianças, que são parte interessada nessa questão mas não têm voto na matéria.

Repito: eu não afirmei que era mau para uma criança ser adoptada por um casal homo. Questionei até que ponto seria indiferente ou não. Porque essa é uma questão que deve ser abordada.

Viandeiro Escreveu:A questão fundamental não deve ser exactamente o que os pais fazem na cama, mas sim nas condições que têm para criar uma criança.

Sim, é verdade. Mas então vamos um pouco mais longe: admitamos que um casal de gays (homens) pode adoptar. Deve poder adoptar apenas rapazes? Ou apenas raparigas? Ou é indiferente? E se for um casal de lésbicas, também é indiferente?
Para uma rapariga é mais importante o referencial masculino (pai) ou feminino (mãe)? E para um rapaz?

Eu não tenho habilitações para responder a estas questões mas são questões que deveriam ser respondidas por pessoas devidamente habilitadas para o efeito, com base em estudos e não em meras conjecturas.

Registado: 5/11/2002 12:21

por mcarvalho » 11/2/2009 15:27

mais importante que a saúde fisica

é a saúde mental

por nunofaustino » 11/2/2009 15:24

mcarvalho Escreveu:

Pode-se fazer tudo nos corpo dos outros diante de todos e com direitos e papeis assinados e ele vestido de branco e com ramo de larangeira sinal de candura e ele elegantemente vestido de negro levantando o véu da noiva beija-o esfregando sofregamente bigode com bigode............
mas é proibido fumar porque incomoda os outros..

ora porra lá pra isto

A primeira situação não afecta a saúde de ninguém.

A segunda afecta a saúde de quem está ao teu lado e não quer fumar.

Para mim, entre duas pessoas adultas, o casamento será livre desde que as duas queiram assumir a vontade de casar. Se são homo, hetero ou bi-sexuais, é-me indiferente.

um abr
Nuno

PS já agora, o título deste post é tudo menos lógico. Daqui a pouco estão a dizer que a grande maioria dos críticos de cinema mundiais recomendam este filme por que é um filme gay...

por limpaesgotos » 11/2/2009 15:09

Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por mcarvalho » 11/2/2009 14:28

Encontrei isto:

http://www.youtube.com/watch?v=VZ3QvIdyQZE

http://www.invernodemografico.org

Não é para os indecisos mas para pensar

Próximo