perfil de risco
10 mensagens
|Página 1 de 1
Olá civfan,
A minha estratégia para 2009 permite-me perdas de:
2% por operação, em termos médios
6% por mês
12% por trimestre
No pior cenário, portanto, poderei perder cerca de 40% do capital na conta de futuros financeiros.
Isto pressupondo, claro, o escrupuloso cumprimento da estratégia. Estou, contudo, sujeito ao risco overnight e outros que não posso controlar. Mas isso estamos todos...
Abraço,
Tiago
A minha estratégia para 2009 permite-me perdas de:

No pior cenário, portanto, poderei perder cerca de 40% do capital na conta de futuros financeiros.
Isto pressupondo, claro, o escrupuloso cumprimento da estratégia. Estou, contudo, sujeito ao risco overnight e outros que não posso controlar. Mas isso estamos todos...
Abraço,
Tiago
Re: perfil de risco
Boas,
considero-me um investidor que gosta de assumir posições de alto risco e (infelizmente) gosto de tentar ser top/bottom picker. Negoceio quase exlusivamente Turbo Warrants e CFD's. Claro, a flutuação da carteira costuma ter uma volatilidade bastante significativa.
A título de exemplo, no ano passado (num ano claro de bear market), mais de 50% das minhas posições foram longas
(por uma vez no ano passado rebentei um portfólio) mas chegado a 31/12 fazendo as contas todas tive uma valorização final positiva de quase 30% (pode parecer bom, mas para uma carteira alavancada e de alto risco é uma valorização modesta, e teria sido muito mais rentável ter seguido a tendência dominante, mas gosto de ser contrarium).
E como faço a gestão da carteira de forma a não estar em constante sobressalto?
No ano passado aloquei, do capital que tinha disponível, cerca de 10% para investir/especular (o restante esteve num DP, pelo que mesmo que chegasse ao fim do ano com -100% na bolsa, além da frustação, não teria muitas preocupações). Esse capital alocado, foi dividido em várias tranches, e raramente tinha todas as tranches investidas.
Mas sinceramente o sentimento de alegria de se conseguir em algumas vezes acertar aproximadamente os bottom's/top's não compensa a grande volatilidade da carteria e as preocupações inevitáveis.
Confesso que tenho que revêr/melhorar a minha forma de estar no mercado.
civfan Escreveu:Gostava de saber como os investidores deste site analisam o seu perfil de aceitação de risco.
...
É interessante que cada dissesse como aborda o risco...
considero-me um investidor que gosta de assumir posições de alto risco e (infelizmente) gosto de tentar ser top/bottom picker. Negoceio quase exlusivamente Turbo Warrants e CFD's. Claro, a flutuação da carteira costuma ter uma volatilidade bastante significativa.
A título de exemplo, no ano passado (num ano claro de bear market), mais de 50% das minhas posições foram longas

E como faço a gestão da carteira de forma a não estar em constante sobressalto?
No ano passado aloquei, do capital que tinha disponível, cerca de 10% para investir/especular (o restante esteve num DP, pelo que mesmo que chegasse ao fim do ano com -100% na bolsa, além da frustação, não teria muitas preocupações). Esse capital alocado, foi dividido em várias tranches, e raramente tinha todas as tranches investidas.
Mas sinceramente o sentimento de alegria de se conseguir em algumas vezes acertar aproximadamente os bottom's/top's não compensa a grande volatilidade da carteria e as preocupações inevitáveis.
Confesso que tenho que revêr/melhorar a minha forma de estar no mercado.
The simplest answer is usually the correct answer - Occam's razor
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley
Um investidor pode negociar acções altamente especulativas e ser um investidor conservador ou negociar acções aparentemente sólidas e ser um investidor agressivo. Tudo depende do capital que colocam em cada "trade". Se um "trader" negociar 0,01% dos seus investimentos em Bolsa numa "small cap" não creio que esteja a correr mais risco do que aquele investidor que alavanca em 10 vezes os seus investimnetos em Bolsa para negociar uma "blue chip".
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
civfan Escreveu:...Agora não deixa de ser relevante que, temos inumeros exemplos, inclusive de personalidades dos mercados, que tem feito muito $$$$ em investimentos de ocasião: exemplo, vejam aquele milionario mexicano que andou a comprar citigroup quando este bateu os fundos... Tanto a AT e AF berravam que não se devia comprar, mas ele lá pensou que o gov americano não ia deixar aquilo abaixo, e toca a comprar... neste momento, por muito em baixo que o C ande, já deve estar a ganhar uma pipa de massa...
Em primeiro lugar a AT e a AF não "dizem" nada

Tu apresentaste esse exemplo e eu pergunto, para haver um que consegue ganhos fabulosos por arriscar numa situação de volatilidade extrema quantos há que perdem tudo ou quase tudo?!
Há uma coisa importante que já referi aqui algumas vezes mas que nunca será demais referir! É mais fácil perder uma rentabilidade de 300 ou 400% do que recuperar perdas de 80/90%, sobretudo em investidores que assumem riscos elevados...
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Eu, pessoalmente, "jogo" com baixo risco.
Em função do trade, ou numero de trades (rentabilidade/risco, probabilidade de a análise estar certa, etc) tenho 3 patamares de risco de capital: menos de 1%, entre 1 e 1,5% e 2% do capital total. Se, em determinado momento tenho 2% do capital em risco não abro outra posição. Esta tem sido a forma de adquirir experiencia com baixo risco, e sem tensão emocional. e na dúvida...bom é ler a minha assinatura.
De aqui a uns anos talvez afrouxe um pouco as regras.
Cumprimentos
Em função do trade, ou numero de trades (rentabilidade/risco, probabilidade de a análise estar certa, etc) tenho 3 patamares de risco de capital: menos de 1%, entre 1 e 1,5% e 2% do capital total. Se, em determinado momento tenho 2% do capital em risco não abro outra posição. Esta tem sido a forma de adquirir experiencia com baixo risco, e sem tensão emocional. e na dúvida...bom é ler a minha assinatura.
De aqui a uns anos talvez afrouxe um pouco as regras.
Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA
reconheço do "arriscar não petisca" é meio caminho andado para o desastre nos mercados, essencialmente porque faltaria algo no fim da frase. Talvez: "quem não arrisca, com uma estrategia definida à priori, baseada em AF e AT,e que assume o risco (perda), não petiscará de quando em vez".
A verdade é que não é prudente ir atras de oportunidades do momento, fora de uma estrategia de investimentos consistentes. Agora não deixa de ser relevante que, temos inumeros exemplos, inclusive de personalidades dos mercados, que tem feito muito $$$$ em investimentos de ocasião: exemplo, vejam aquele milionario mexicano que andou a comprar citigroup quando este bateu os fundos... Tanto a AT e AF berravam que não se devia comprar, mas ele lá pensou que o gov americano não ia deixar aquilo abaixo, e toca a comprar... neste momento, por muito em baixo que o C ande, já deve estar a ganhar uma pipa de massa...

A verdade é que não é prudente ir atras de oportunidades do momento, fora de uma estrategia de investimentos consistentes. Agora não deixa de ser relevante que, temos inumeros exemplos, inclusive de personalidades dos mercados, que tem feito muito $$$$ em investimentos de ocasião: exemplo, vejam aquele milionario mexicano que andou a comprar citigroup quando este bateu os fundos... Tanto a AT e AF berravam que não se devia comprar, mas ele lá pensou que o gov americano não ia deixar aquilo abaixo, e toca a comprar... neste momento, por muito em baixo que o C ande, já deve estar a ganhar uma pipa de massa...
civfan Escreveu:pois é. mas a minha questão é que não sei mesmo se ao arriscar de facto não se petisca... presumo que se petisque, senão tantos não arriscavam. alias até os mais experientes, que usam por exemplo os turbo warrants estão sobretudo a arriscar...
Essa de que "quem não arrisca não petisca" parece-me que é muito uma idéia de que sofrem muitos dos que estão a dar os primeiros passos, não tenho dados mas diria que muitos deles acabam por perder mais do que ganhar...
Independentemente dos productos que se usem o importante é saber como investir, mas a gestão do risco é realmente importante!
Eu limito-o de inúmeras formas:
1. Invisto só no que conheço, não invisto em derivados, não invisto em bolsas internacionais, só invisto em posições longas (pretendo investir também aqui mas só o farei quando me sentir seguro para o fazer)...
2. Uso o organigrama que me permite ficar de fora nas fases mais difíceis dos mercados...
3. Uso stops, normalmente apertados (3/4%), que me permitem nunca perder o controle dos trades, nunca tendo perdas significativas...
4. Hoje em dia sou muito disciplinado no cumprimentos dos pontos atrás referidos... hoje já não olho para um título a pensar "epa eu não devia entrar nisto mas está-se mesmo a ver que vai subir um pouco, posso ganhar aqui 200 ou 300 euros, pelo menos, porque é que não os vou entrar?"

Abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
pois é. mas a minha questão é que não sei mesmo se ao arriscar de facto não se petisca... presumo que se petisque, senão tantos não arriscavam. alias até os mais experientes, que usam por exemplo os turbo warrants estão sobretudo a arriscar...
a questão não estará antes em cada um saber até aonde estará disposto a arriscar?
a questão não estará antes em cada um saber até aonde estará disposto a arriscar?
Isso faz-me lembrar a assinatura do Crómio:
A grande questão na maioria de nós está aí mesmo, fazermos exactamente aquilo que dizemos. E é isso que se deve treinar
Se eu fizesse o que digo, não estava falido...
A grande questão na maioria de nós está aí mesmo, fazermos exactamente aquilo que dizemos. E é isso que se deve treinar

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
perfil de risco
Gostava de saber como os investidores deste site analisam o seu perfil de aceitação de risco.
A verdade é que tenho lido muitas declarações de prudencias (sábias), mas por outro lado não deixo de notar que muitos dos foristas tem investimentos ou interesse em acções ou outros produtos que são de facto de risco. Havendo numerosos exemplos aqui no forum, posso referir o interesse na SIRI. claramente é apostar na especulação e risco, pois é terreno movediço. O que não quer dizer que não dê $ !
É interessante que cada dissesse como aborda o risco, e se tem movimentos mais arriscados na sua carteira ou pensa vir a ter, sendo que este periodo é de facto conturbado,mas ate pela volatilidade, tambem apresenta grandes subidas (ganhos)..
e claro, grandes descidas (perdas). 
A verdade é que tenho lido muitas declarações de prudencias (sábias), mas por outro lado não deixo de notar que muitos dos foristas tem investimentos ou interesse em acções ou outros produtos que são de facto de risco. Havendo numerosos exemplos aqui no forum, posso referir o interesse na SIRI. claramente é apostar na especulação e risco, pois é terreno movediço. O que não quer dizer que não dê $ !
É interessante que cada dissesse como aborda o risco, e se tem movimentos mais arriscados na sua carteira ou pensa vir a ter, sendo que este periodo é de facto conturbado,mas ate pela volatilidade, tambem apresenta grandes subidas (ganhos)..

10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Jonas74 e 182 visitantes