Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pijama » 11/2/2009 10:20

Na minha carteira de investimento tenho:
. Fundos de investimento
. Obrigações
. Poupanças
. Acções PSI20

Onde e como terei de declarar estes instrumentos para o IRS? Há algum anexo especial? Pelo menos os anexos A e H terei de preencher e entregar. Estarei dispensado de preencher pelas Finanças já terem retido os valores devidos?

Sou completamente leigo nesta matéria.

Abraço

Registado: 6/6/2008 10:17

por Pastel » 10/2/2009 10:22

Pijama Escreveu:Tenho 23 anos, por isso a reforma ainda se encontra muito longe, pelo que vou pensar no tipo de investimento e risco que assumirei daqui para a frente.

Os meus parabéns!
Começar a pensar na reforma logo no ínicio da vida profissional é muito bom :wink:
Eu pessoalmente só comecei aos 35 (e porque me forcei a tal)

Além de bom senso, deténs o activo mais importante de todos : Tempo (exacto, não é o capital)

Registado: 29/11/2007 11:30

por salvadorveiga » 9/2/2009 20:18

eu reforçava... quando uso fundos geralmente uso programas de poupança ao estilo 200 € mes ou mais...e vou adicionando todos os meses...mas se vejo quebra nesses mesmos fundos, tento alocar o maximo de capital mensalmente... e vendo a quebra nesses fundos da China e Brazil era o q eu faria aproveitava a oportunidade para fazer um average down, e manter o plano de poupança com fatias maiores... quando os mercados recuperarem, podes ir reforçando mensalmente mas anuvias um bocado o peso...

Registado: 12/3/2008 22:06

por Pijama » 9/2/2009 19:36

Obrigado pelas dicas. Vou começar a trabalhar a sério em Março de 2009 que tenho o curso quase tirado e terei tempo para estudar e trabalhar em simultâneo. Tenho 23 anos, por isso a reforma ainda se encontra muito longe, pelo que vou pensar no tipo de investimento e risco que assumirei daqui para a frente.

Nos últimos tempos tenho lido bastante e acompanhado este forum. Já aprendi imenso com os meus erros e vou tentar cometer cada vez menos com o meu amadurecimento.

A opinião vinda de outros é sempre importantíssima até para uma auto-avaliação mais precisa.

Abraço

por Pastel » 9/2/2009 15:21

Pijama Escreveu:Agradeço a explicação em relação à minha exposição. O meu objectivo é o muito longo prazo, uma espécie de pré-reforma para tentar ter taxas superiores às dos PPR.

O dinheiro que tenho investido não me faz falta. De resto tenho acções da EDP Renováveis e da Galp Energia. Somente no segundo semestre terei algum dinheiro disponível.

Tesouraria Dinâmica bem interessantes (os DWS Invest Alpha por ex.) - julgo ser interessante. Poderei entrar pelo MillenniumBCP, Caixa Geral de Depósitos e/ou Banco Best?

Vou estudar a possibilidade para tal produtos de baixo risco na minha carteira de investimento.

Se é longo prazo (>10 anos), então o risco é diluído pelo tempo, pelo que já fará mais sentido investir em fundos de maior risco. A probabilidade de pagar mais do que PPR é enorme :mrgreen:

O dinheiro investido não fazer falta é requisito. Mais uma razão para pensar em longo prazo/maior risco

2º semestre vamos ver o que nos traz.. será de esperar mais boas notícias no 2º semestre do que neste. Será questão de avaliar a oferta de fundos na altura e indicações do mercado

BCP, CGD, Best?
Best ainda compreendo, tem boa plataforma, boa oferta e uma certa vocação, agora os outros??
(eu não devia dizer bem da concorrência...mas escrevo estes posts desinteressadamente)

Uma breve prospecção de mercado talvez fosse de considerar, visto estarmos a falar de uma relação a longo prazo, e do impacto que isso vai ter na reforma.
Há mais bancos com tradição de banca de investimento, com plataformas já interessantes, aconselhamento, e oferta gigantesca a nível de fundos

Uma base de sustentação de fundos de baixo, médio/ baixo risco é importantíssimo, o seu peso na constituição da carteira é que vai variando ao longo do tempo, com tendência a aumentar em períodos mais conturbados (como o actual) e com o aproximar da tal pré-reforma. Na minha opinião pessoal, é mesmo obrigatório tê-los em carteira.
Nada como uma carteira bem equilibrada (a gosto de cada um)

Última nota: A generalidade dos fundos dá para subscrever sem e com comissão de subscrição.
Se um deles for para manter durante um período mais alongado, poderá convir subscrever com comissão, pois terá uma comissão de gestão inferior, pelo que o índice valorizará mais (ou desvalorizará menos).
É fazer as contas da comissão de subscrição, em quantos anos será amortizada pela poupança na comissão de gestão.
De qualquer maneira, subscrever sem comissões, permite realocações mais facilmente

Bons investimentos :wink:

por Pijama » 9/2/2009 12:13

Agradeço a explicação em relação à minha exposição. O meu objectivo é o muito longo prazo, uma espécie de pré-reforma para tentar ter taxas superiores às dos PPR.

O dinheiro que tenho investido não me faz falta. De resto tenho acções da EDP Renováveis e da Galp Energia. Somente no segundo semestre terei algum dinheiro disponível.

Tesouraria Dinâmica bem interessantes (os DWS Invest Alpha por ex.) - julgo ser interessante. Poderei entrar pelo MillenniumBCP, Caixa Geral de Depósitos e/ou Banco Best?

Vou estudar a possibilidade para tal produtos de baixo risco na minha carteira de investimento.

por Pastel » 9/2/2009 11:27

De risco elevado, são quase todos uma lotaria neste momento :mrgreen:

Além daqueles 3 que mencionei (e que tenho em carteira, excepto China, mas será o próximo), que são aposta pessoal, não me atrevo a mencionar mais nenhum..

Mas posso deixar algumas ideias soltas:

Soft Commodities a médio prazo têm uma visão positiva

Hedge Funds, ainda é cedo, é de evitar

Europa de Leste e Rússia também de evitar

China recolhe preferência dentro da Ásia (mas ainda são expectáveis quedas)

Fundos mais defensivos, existem alguns de Tesouraria Dinâmica bem interessantes (os DWS Invest Alpha por ex.) para equilibrar carteira a nível de risco

O tal Market Neutral da JPM, além de ter um risco baixo, atravessou 2008 com +12%. Acho um bom cartão de visita

Obrigações, nesta altura há alguns fundos em grande.

No fundo, a ideia que passa, é jogar à defesa (embora dependa do perfil de cada um, a % do que aloca em fundos com risco)

por Pijama » 6/2/2009 21:59

Nesta altura do campeonato, ninguém em consciência pode dizer Vende/Compra, agora mais do que nunca é opção 100% pessoal.
Quanto muito poderão sugerir realocar noutros fundos com melhores perspectivas

Nota: A China anunciou recentemente 260 b$ em infraestruturas transportes, mais 94 b$ inf. rurais/welfare housing (source UBS). Será que o fundo em questão tem exposição a isso?

Caro Pastel,

Que outros fundos terão melhores perspectivas neste momento?

De facto, o meu fundo Asiático conota-se a tais áreas de interesse e já se encontra a recuperar 5% em 2009 face a 2008. Eu não tinha conhecimento dessa notícia, mas acredito muito no potencial deste fundo e no do Brazil.

Cumprimentos

por Pastel » 6/2/2009 13:57

A compra, atendendo ao mercado em Janeiro de 2008, até a considero boa para os parametros da altura, excepto Asia (apesar de ser Infrestructuras). Brasil foi o único recomendado dos BRICs o ano passado, e esse fundo da Pictet é bastante interessante a longo termo

Se for para manter, é mesmo longo prazo.
Descer, já não devem descer muito, mas ainda vamos ter muitas surpresas este ano garantidamente

Nesta altura do campeonato, ninguém em consciência pode dizer Vende/Compra, agora mais do que nunca é opção 100% pessoal.
Quanto muito poderão sugerir realocar noutros fundos com melhores perspectivas :roll:

Nota: A China anunciou recentemente 260 b$ em infraestruturas transportes, mais 94 b$ inf. rurais/welfare housing (source UBS). Será que o fundo em questão tem exposição a isso?

Por pura curiosidade, quem tem esses 3 títulos em carteira, deveria consultar:
-JPM Highbridge Sta.Mkt.Neutral D acc EUR (o meu favorito :mrgreen: )
-JPM Global Natural Resources D acc EUR (está barato?)
-DWS Invest China Equities (está barato?)

Fundos de Investimento

por Pijama » 6/2/2009 11:34

Bom dia,

Em Janeiro de 2008 decidi aventurar-me na compra dos seguintes fundos de investimento com as respectivas perdas actuais:

. Invesco Asia Infrastructure Fund E Acc -51%
. DWS Brazil Acc -54,9%
. Pictet Funds LUX Water R Acc -34,7%

Gostaria de saber o que poderei fazer com esta situação: manter até recuperar, vender ou reforçar alguma delas para uma possível subida sustentada? Envio em anexo os gráficos anexos relativos a estes fundos de investimento. O meu objectivo é o longo prazo.

É verdade que não deveria ter entrado nestas posições devido ao estado dos mercados naquela data, mas precipitei-me após várias leituras que se adaptavam a um Bull Market.

Entretanto no Natal de 2008 fui às compras com os seguintes resultados:
. Galp Energia +19%
. EDP Renováceis +13%

Estas últimas entradas em bolsa foram baseadas nos meus pressupostos e em opiniões aqui no fórum com o objectivo de longo prazo. Pretendo nos próximos meses abrir posições no BPI e/ou Sonae Indústria.

Cumprimentos
Anexos
Asia.jpg
Invesco Asia Infrastructure Fund E Acc
Asia.jpg (47.49 KiB) Visualizado 1020 vezes
Brazil.jpg
DWS Brazil Acc
Brazil.jpg (49.74 KiB) Visualizado 1019 vezes
Water.jpg
Pictet Funds LUX Water R Acc
Water.jpg (56.55 KiB) Visualizado 1009 vezes