Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sinais de riqueza tiram segredo bancário

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jesse James » 9/2/2009 11:09

As pessoas que a notícia visa, têm os milhões em off-shores, por isso não os vai afectar.

Os cidadãos de classe média, cujos pais faleçam, vão ter as suas contas bancárias devassadas.

Mas isso também não interessa nada.

O povo gosta e estamos em ano de eleições. O alberto joão ou o portas não fariam melhor.

bn

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por MarcoAntonio » 9/2/2009 10:52

Não é a natureza ética de cada individuo certamente que está em causa na implementação de uma medida destas mas a natureza quantitativa dos montantes que podem/tendem a estar envolvidos que está em causa.

Muito menos será movida pela inveja!

Numa lógica de utilização de recursos que são limitados faz todo o sentido prestar uma atenção não uniforme conforme os sinais de riqueza demonstrados.

A detecção/eliminação de uma fuga de 5 milhões euros pesa pela detecção/eliminação de 5 mil fugas de mil euros.

Parece-me elementar...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por bp1511 » 9/2/2009 10:47

Eu até ia mais longe, fazia um cruzamento dos rendimentos com os saldos médios das contas à ordem.

Grandes diferenças, tinham que ser explicadas.

Registado: 29/11/2007 2:19

por rodhes » 9/2/2009 10:30

"Quem não deve não teme" Estou perfeitamente de acordo... Espero que não seja é outra medida do governo anunciada com pompa e circunstância que fica pelos jornais..

Registado: 29/11/2007 12:44

por JPtuga » 9/2/2009 10:22

Oh Turtle,

Desculpa lá, mas talvez houvesse alguma confusão da tua parte.
O que eu disse no meu post, é de acordo com o que tu dizes;

- Se num pais (Portugal) a administração fiscal não funciona bem, aparecem estes tais fenomenos:
- Eu sou "pobre", até recebo o subsidio de reinserção social, mas tenho vários imoveis ou automoveis topo de gama, bems electrodomesticos e um saldo bancario de € 50.000,00, porque o meu IRS tem um valor de rendimentos anuais de € 3.500,00.

logicamente, em paises onde os rendimentos são bem controlados, tais como os paises escandinavos, as pessoas se teem bens e dinheiro, este não cai do ceu, logo foi ganho de alguma maneira.

A minha discordância era apenas ao tom que a Pata usou "A chamada medida da Inveja". Para mim e mais uma questão de transparência.

Registado: 29/3/2007 12:40

por Flying Turtle » 9/2/2009 10:11

JPtuga Escreveu:Esta medida faz todo o sentido num pais onde a economia "informal" atinge valores muito expressivos, pese embora o ataque a esse fenomeno nos ultimos anos. A mim, não me incomoda...

Salvo erro, na Dinamarca há muito que é assim: Ao contrário do que dizes, é nos países onde os sistemas fiscais melhor funcionam que as regras são mais apertadas e os cidadão mais têm de explicar como obtiveram rendimentos capazes de sustentar o seu nível de vida.

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por JPtuga » 9/2/2009 10:08

Pata,

Se fosse num pais onde a administração fiscal funcionasse a sério, até concordava, mas infelizmente ainda há muita gente a declarar valores irrisórios e com um patrimonio invejavel (no bom sentido!). Esta medida faz todo o sentido num pais onde a economia "informal" atinge valores muito expressivos, pese embora o ataque a esse fenomeno nos ultimos anos. A mim, não me incomoda...

Registado: 29/3/2007 12:40

por Pata-Hari » 9/2/2009 8:09

A chamada medida da inveja, se parece ser rico, é de certeza desonesto.

09 Fevereiro 2009 - 00h30

Finanças
A Administração Fiscal vai acabar com o sigilo bancário aos contribuintes que evidenciem sinais exteriores de riqueza. A medida será introduzida durante este ano, como revela o Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) para 2008-2011 aprovado no Parlamento a 29 de Janeiro e já enviado à Comissão Europeia, e passa também pela cobrança imediata do imposto correspondente à riqueza exibida pelos contribuintes em imóveis ou carros quando o rendimento declarado não permita a aquisição do património em causa.

Leia mais pormenores, em exclusivo, na edição do CM desta segunda-feira.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Jonas74, navaldoc e 226 visitantes