Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Digam-me uma coisa sobre o metro do Porto (off topic)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 26/6/2003 17:35

:arrow: Metro Ligeiro de Barcelona:
http://www.railway-technology.com/projects/barcelona/

Nota: Utiliza veículos Eurotram.

:arrow: Metro Ligeiro de Milão
http://www.railway-technology.com/projects/milano/

:arrow: Expansão de Metro Ligeiro de Bruxelas
http://www.railway-technology.com/projects/brussels/

:arrow: Extensão de Metro Ligeiro de Estrasburgo
http://www.railway-technology.com/projects/strasbourg/

Estes Metros, tal como o do Porto, têm partes de superfície e partes subterraneas, na sua generalidade.

Deixo ainda um link para um documento mais pormenorizado onde se define uma Metropolitan Light Rail Network (ou uma Rede de Metropolitano Ligeiro... ver página 3 do documento) e onde se compara o Light Rail com outros tipos de transporte.

http://www.lira-network.com/downloads/SA-report-c3.pdf

O Metro Ligeiro de Superfície nem é novidade nem é invenção do projecto levado a cabo na cidade do Porto. Aliás, eu já tinha ouvido falar destes Metros (ligeiros e de superfície) antes do projecto do do Porto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por nunofaustino » 26/6/2003 17:13

Mais ou menos... e a prova é que outras cidades (como Estrasburgo e Houston) tb optaram por esse sistema...
Repara que n estou a dizer que é perfeito (então em Houston, onde no verão estar na rua é uma loucura), mas que no caso particular do Porto (solo rochoso, anos em que as chove durante 6 meses, cheias todos os anos, ...) acho q foi a melhor opção. Claro que poderiam ter optado pelo metro/Eléctrico elevado em relação ao solo (tal como em Chicago), mas n acho q esteticamente ficasse agradável. N estou a imaginar uma coisa dessas na Av dos Aliados ou na Boavista...
Pessoalmente prefiro o metro de superfície para o Porto, mas compreendo algumas das tuas críticas...
Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Incognitus » 26/6/2003 17:06

Nota que a pontualidade e independência face ao trânsito tb se conseguiria com autocarros se sujeitos às mesmas restrições do eléctrico (tratamento preferencial nos semáforos, cancelas).

Registado: 6/11/2002 19:27

por nunofaustino » 26/6/2003 16:59

Por acaso n sabia pensava que a tradução de tram era electrico :oops: a pessoa com quem eu vivia dizia para irmos apanhar o metro, por isso foi essa a ideia com que fiquei... :oops: Desde já o meu obrigado ao incognitus pela correcção...
Posso dizer que aqui em Houston tb estão a fazer o metro de superfície (vai ser estilo eléctrico)... e que em Dallas tb o fizeram (acho q com grande sucesso... apesar de nunca o ter utilizado...). A vantagem do eléctrico em relação aos autocarros é a pontualidade e a independência em relação ao trânsito automóvel.... aqui, tal como no Porto oou em Estrasburgo, tb vão haver cancelas e semáforos para o eléctrico (já agora aqui em Houston vai se chamar Metro... mas pq é o nome da companhia de transportes públicos...:)), mas n vai haver zonas em que os carros possam impedir a passagem do eléctrico (só se ficarem debaixo das cancelas...).
O problema de roubarem espaço aos outros meios de transporte aui n se coloca (pois n há falta de espaço aqui), mas compreendo que possa ser um problema nas ruas do Porto.
No entanto acho q seria impossível (tanto a nível de engenharia como a nível financeiro) fazer um metro de profundidade no Porto... quando eles começaram a fazer buracos, lembro-me que houve uma casa que ruiu e problemas com rochas inquebráveis... a ideia que tenho é que as derrapagens orçamentais (gigantescas) foram devidas em grande parte a esses "imprevistos".
Um abraço
Nunofaustino

comentário.....

por jotabil » 26/6/2003 16:55

Ainda estamos a tempo de fazer mudar.....porque ficamos a dizer ...eles...... somos cidadãos de parte inteira.....porque não movemos uma acção....eu sou do porto....nasci neste lugar....é uma vergonha.....não existe razão técnica nenhuma, para se fazerem as coisas deste modo.
Somos uns "Pichotes" o valentão...pensa ...para quem é bacalhau basta.....e basta mesmo.
Não há ninguém que que responda e que diga... NÃO!!!!!!!!!!

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Incognitus » 26/6/2003 16:48

Tram=Eléctrico.

O "metro" do porto é um "Eurotram", logo, é um eléctrico.

Em Estrasburgo, têm eléctricos, não um metro.

Há metros Subterrâneos (Tube, Subway) e Elevados.

Tb há eléctricos com carris (como estes) e com pneus.

Não importa, o que importa é que o avanço em termos de transporte dado por um metro "a sério", que não entra em conflicto com os outros meios de transporte, é evidentemente MUITO superior ao providenciado por um eléctrico, que rouba espaço aos outros meios de transporte.

É uma diferença fundamental. A fazer-se alguma coisa, vale a pena fazer algo de jeito.

Pode-se dizer que um eléctrico alivia problemas de trânsito? Dificilmente. A capacidade de transporte por ele acrescentada tem que ser roubada a outros meios. Não acrescenta mais do que colocar autocarros nos mesmos percursos.

por nunofaustino » 26/6/2003 16:44

Já agora posso dizer que em Estrasburgo, o metro (chama-se mesmo metro) é totalmente de superfície. E tal como o do Porto tb tem semáforos... mas n é por casa disso que n deixa de ser um dos melhores sistemas de transportes públicos que já utilizei...
Um abraço para todos
Nunofaustino

por bboniek33 » 26/6/2003 13:46

Concidadaos,
Se existem cruzamentos teremos um "metro" de segunda classe e Perigoso.
Imaginem uma autoestrada com cruzamentos mesmo que controlados de forma automatica. Eh certo que no caso do "metro" a frequencia permite alguma coordenacao mas, eu que soube soh agora que este "metro" eh um "amarelo-da-carris-moderno-e-caro" estou preocupado com os bebados do Porto para quem o Vermelho eh um Verde-Tinto.

Biba o Porto e quem se abotoou !

Registado: 22/4/2003 23:12

por Incognitus » 26/6/2003 12:54

A GRANDE diferença é o espaço que rouba aos outros meios de transporte (eléctrico), sendo que tal não acontece no Metro. É uma diferença abissal. Repara que o mesmo efeito se conseguia com o metro elevado.

Quanto à forma de alimentação, não faz diferença nenhuma. A alimentação até pode ser por baixo com cabos enterrados, por indução, e isso mesmo nos eléctricos.

por Ertai » 26/6/2003 12:39

Incógnitos..

Se fores ao porto (eu sou de Lisboa mas já andei no "metro" do porto) podes ver pelos teus próprios olhos..

A questão é..

Na prática, diz-me a GRANDE diferença entre um eléctrico e um metro?

Por favor, se fores um homem de ciência sabes dizer as diferenças, mas o resultado final?
METRO = METROPOLITANO

A diferença está na alimentação electrica, no metro de Lisboa a alimentação dá-se pelo chão e no do porto por cabos electricos na parte superior da via..
Metros como o de Inglaterra ou nos EUA (salvo erro ambos, ou talvez apenas o americano) têm a fonte de alimentação eléctrica pelos cabos suspensos..

Podes dizer que é um metropolitano, mas na prática é absolutamente a mesma coisa..

Poderás dizer que o metropolitano tem de passar no meio das estradas.. eu digo que isso é uma vantagem, pois assim novas linhas do metro do porto podem ir bem longe na periferia do Porto enquanto em Lisboa isso demorará anos, e nunca chegará tão longe..

E o "metro" do porto tem mesmo uma faixa de rodagem, específica, separada mesmo das estradas, embora as estradas cruzem a linha do metro..

Tive lá, pensei nisso.. e cheguei a conclusão que a diferença é mínima, excepto que ninguem morre se se atirar á "linha" do metro do porto, e talvez o metro do porto possa demorar mais algum tempo no caso de um acidente de carro... MAs no metro de Lisboa acidentes que levam á paragem das linhas acontecem também muito frequentemente..

Despeço-me,

Registado: 11/5/2003 12:11

por Incognitus » 26/6/2003 12:32

Ulisses, se assim é, então com autocarros a coisa resolvia-se.

O que eu critico é comprar-se um metro e entregarem um eléctrico.

Já agora, sou totalmente contra a filosofia colectivista de desincentivizar o uso do automóvel particular, até porque geralmente quem é por essa filosofia é quem quer que os OUTROS deixem de utilizar o automóvel deles.

Faz lembrar um bacoco da EMEL, aqui em Lisboa, que apareceu na TV a dizer que os Portugueses eram muito egoístas, por quererem trazer o seu carro para a cidade, etc, etc. A jornalista, infelizmente, era muito fraquinha e NÃO lhe perguntou como é que ELE vinha.

As pessoas utilizam o automóvel mesmo com um custo mais elevado e com tempos de espera superiores. O seu uso já está, portanto, desincentivizado. Há é que perguntar como é que com tanto desincentivo, elas ainda assim procedem.

por Ulisses Pereira » 26/6/2003 12:16

Incognitus,

Eu vivi 4 anos no Porto, bem menos do que muitos portuenses que participam aqui no caldeirão. Ainda assim, deu para perceber alguns dos problemas da cidade (além das coisas boas, claro! ;) )

Se vivesses no Porto e não tivesses carro, vias as dificuldades que terias em te mover quer nos subúrbios do Porto, quer na própria cidade. Se compararmos com Lisboa, as diferenças são gritantes!

Quando o projecto foi aprovado e dotado de orçamento governamental, já toda a gente sabia o que seria, ou seja, seria um meio de transporte em que uma parte do percurso seria subterrâneo e outra parte não. Chamar-lhe metro de superfíce ou eléctrico subterrâneo ou o que lhe queiras chamar, só é relevante se quiseres brincar com a semântica, pois os apoios foram dados não por ser um metro mas por vir resolver muitos problemas de transporte na cidade.

E claro que, em alguns sítios, os automobilistas vão perder mais uns segundos. Pois vão. E espero que, quer no Porto, quer em Lisboa, a vida dos automobilistas seja cada vez maois dificultada em benefício dos transportes públicos. Espero que cada vez mais faixas dedicadas aos transportes públicos apareçam. Espero que cada vez mais zonas sejam interditos aos veículos normais. Espero que, durante determinadas horas, alguns tipos de veículos não possam circular na cidade (como já acontece...).

Só com o aumento das vantagens de utilizar os transportes públicos e o aumento de desvantagens de se usarem os veículos particulares é que as pessoas começam a ponderar a hipótese de usarem sempre o seu carrinho na cidade.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Incognitus » 26/6/2003 12:03

Aposto que quem antes fazia o percurso agora partilhado pelo "metro" de carro, demora agora bastante mais a fazer o mesmo percurso.

por Incognitus » 26/6/2003 11:54

Aquilo interrompe o trânsito com antecipação necessária para ele se escoar todo, ou pode ocorrer que fique parado num engarrafamento? No primeiro caso, causa engarrafamentos, no segundo, é uma piada completa.

"Nas zonas em que é implantada semaforização o sistema é configurado de
modo a haver prioridade de passagem para os veículos do Metro, pelo que a
sua aproximação de cruzamentos ou rotundas é detectada com antecedência,
de modo a conseguir-se que o trânsito do veículo do Metro se faça sem
mudança de velocidade, ou espera de libertação pelos veículos rodoviários do
cruzamento ou da rotunda a atravessar. No entanto nestas zonas a decisão de
velocidade de circulação, dentro dos limites máximos permitidos, é tomada e
adequada, em cada momento e troço, pelo agente de condução."

por Patdav » 26/6/2003 11:53

Pata-Hari Escreveu:A questão aqui é saber-se se o valor pago é o normal para o que se comprou. Se se disse que se comprou e pagou um metro e saiu uma coisa hibrida, alguém pagou gato por lebre. Nada tem a ver com as considerações técnicas e decisóes tomadas, tem simplesmente a ver com o custo do que se pagou e o que se recebeu.

Se se decide que é complexo, impossivel, feio, etc, é uma questão, outra é o que se pagou. Pagou-se um metro ou pagou-se o que recebemos?

Cara, amiga :wink:

Eu nem fui por ai!

Só quis falar das tais "cancelas" :lol: ao pessoal :wink:

Defenitivamente, este não é o local certo....

Caso contrario, não vejo porque não se pode por em causa um projecto ou decisóes tomadas, mesmo que o valor pago seja o normal.
E discutir se esse projecto na realidade serve as necessidades da população, etc....etc....Hoje e no futuro!

Mas isso ficará, sem duvida para outro local!.....

Bj
Patdav

PS: Que me interesse tenho eu, em pagar o preço justo por um 486...o que faço com ele em 2023??? :mrgreen:
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por Incognitus » 26/6/2003 11:52

Caramba, confirmem isto ...

"A alimentação eléctrica com fins de tracção é a 750Vdc e é fornecida aos veículos
através de catenária área, com dois fios de contacto, suspensa em postes e cabo
sustentador ou só cabo sustentador (no caso dos túneis e zonas urbanas especificas)."

Aquilo tem um pick up de energia daqueles antigos, em cima, como os amarelinhos?

por Incognitus » 26/6/2003 11:34

O valor não inclui expropriações e uma série de outros custos.

Parece um valor baixo para um metro propriamente dito (por exemplo, a extensão do metro de lisboa para Odivelas custará 213M EUR).

Claro, é certamente exagerado para um eléctrico.

por Incognitus » 26/6/2003 11:31

Em 1998 o projecto era para um metro, e estava orçado em 169M EUR.

Aparentemente, agora tem-se um eléctrico, pelo custo de 250M EUR.

por Pata-Hari » 26/6/2003 11:24

A questão aqui é saber-se se o valor pago é o normal para o que se comprou. Se se disse que se comprou e pagou um metro e saiu uma coisa hibrida, alguém pagou gato por lebre. Nada tem a ver com as considerações técnicas e decisóes tomadas, tem simplesmente a ver com o custo do que se pagou e o que se recebeu.

Se se decide que é complexo, impossivel, feio, etc, é uma questão, outra é o que se pagou. Pagou-se um metro ou pagou-se o que recebemos?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Incognitus » 26/6/2003 11:19

Cancelas. Também tem cancelas. Na cidade.

Isto é mesmo de rir. Contra essa mama é que deviam existir manifestações.

por Patdav » 26/6/2003 11:13

Boas :wink:

Este tema é completamente off topic

Mas lá vai....

O que vejo....

O que sei....

O que acho....

Na verdade a maior parte do solo da cidade do Porto, é bastante rochoso, principalmente, no "velho Porto", e esse.......ao que sei está a ser perfurado.

Ex: Avenida dos Aliados, Rua de Ceuta, Hospital de Sº António, Marques de Pombal, etc.....

Não pondo de parte a existencia de linha de superficie no centro da Cidade do Porto, a maior parte da mesma (linha de superficie) existe nos acessos para fora da cidade, zonas em que não seria dificil a perfuração....Senhora da hora (onde já vi os tais semaforos) Etc, Etc....

De bradar aos ceus e para quem conhece, é a manutenção de algumas passagens de nivel com cançelas, nomeadamente na linha que vem da Boavista para a Senhora da hora, onde podemos continuar a ver numa recta inferior a 1Km de linha, 3 passagens de nivel com cancela.....claro está.....que, como nos semáforos a prioridade é dada ao Metro, mas as bichas dos carros para passar nas cancelas, são as mesmas! E ai dava perfeitamente para desnivelar!

Fica apenas este registo das cancelas....que ao menos são automáticas......
Muito mais haveria para contar :cry:

Enfim.....

Bj e abraços
Patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

por djovarius » 26/6/2003 11:11

Mas essas fotos fazem-me lembrar o Tram de Amesterdão, ou seja o Eléctrico, que era a alternativa rápida ao bus (a às bicicletas :lol: ) mas nada tinha a ver com metro, que aliás também existe para ligar o Centro à rede ferroviária suburbana. Os Holandeses tinham tudo bem organizado de modo que poucos usam o carro no dia a dia da cidade...
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Pata-Hari » 26/6/2003 11:02

Em bruxelas tb há uma parte do metro que é mais um combóio... mas não me lembro de ter que parar nos semáfros.

Alguém tem ideia dos custos, se se pagou mesmo um metro e recebeu um eléctrico ou se se pagou mesmo um metro electrificado (e nesse caso não há nada a dizer, recebe-se aquilo que se pagou).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por **** » 26/6/2003 10:56

Aqui vão algumas imagens do "Metro Ligeiro" de Lisboa e do Porto.
Anexos
tranlis1.jpg
Metro ligeiro antigo
tranlis1.jpg (16 KiB) Visualizado 2277 vezes
tranlis5.jpg
Metro ligeiro recente
tranlis5.jpg (12.97 KiB) Visualizado 2272 vezes
Eurotram.jpg
Metro ligeiro do Porto (É mais bonito)
Eurotram.jpg (15.79 KiB) Visualizado 2270 vezes

por djovarius » 26/6/2003 10:56

Realmente Incognitus estou estupefacto.

Se for assim, é um grande embuste.
Não posso crer que parte do percurso de algo que se chame metro passe pela via pública.
Sou utilizador do metro aqui de SP, uma maravilha, sobretudo a linha azul, que percorre mais de 30 Kms em pouco tempo. Ao longo do percurso, a profundidade e a superfície alternam várias vezes.
Mas jamais há partilhas de via.
Quando sobe, sobe mesmo numa forte elevação em viadutos que passam por cima de grandes Avenidas. Poderiam ter colocado no corredor central das ditas, mas nem pensar em tais condicionamentos...
o nosso Portugal é ainda uma ilha de fantasias...
Abraços
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 148 visitantes