Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Que investimentos para este inicio de ano?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por José_P. » 6/2/2009 1:13

estou a voltar novamente a estudar a entrada nos mercados... provavelmente será um estudo que demorará bastante tempo... alguem aqui segue com pormenor os indices americanos?

Começo a ficar intrigado com a invisivel recuperação americana.(não se sente, e não se vê... bem pelo contrario... mas será inevitável, e provavelmente só daremos conta dela, quando ela já for no "adro"...)

Registado: 25/5/2008 17:50

por José_P. » 5/2/2009 1:59

Tiago, tens razão. A racionalidade diz-me para ter essa calma que falas, sendo que neste momento em particular, tambem não identifico nenhuma tendencia. Acredito que o mercado está num limbo, a lateralizar... ou algo novo, mas mais para a frente veremos. A economia americana é a mais volatil, a que pode bater mais no fundo, mas tambem é a que tem maior capacidade de reacção e a primeira a reagir.
Quanto ao hedging cambial, pois, alguns foristas já me referiram isso, e aí foi mesmo falta de experiencia minha. foi uma das razões de ter saido agora.

eurolite, não há duvida nenhuma, erro meu, que li mal o teu comentario... percebi, ao ler que me falavas num produto garantido de dois digitos... :D era bom demais obvio... deve ser do sono que já estou! :D
mas as tuas contas são simples e certas. ;)

EDIT:
artista, o meu posicionamento é cinza prateado: só porque gosto dessa cor e porque no momento estou a ver tudo turvo!
Abraço. ;)

Re: Que investimentos para este inicio de ano?

por artista_ » 5/2/2009 1:59

civfan Escreveu:Consideram que estamos no fim de um bear? no meio? no inicio???

Uma coisa é certa, no ínicio não estamos... bem a não ser que este bear dure tanto tempo que se possa considerar ano e meio como início! :)

O meu posicionamente é "laranja"... com cuidado à espreita! :wink:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por F-Type » 5/2/2009 1:49

civfan

se ganhasses 0 nos proximos 10 meses fechavas o ano com 2 digitos igual

o que arranjares agora de garantido somas ao que ganhas-te ou não é assim :?:

se ganho 12,5 em dois meses o resto aplico seguro e fecho o ano a rentabilidade de 2 digitos ... qual é a duvida :!: :roll:

Registado: 27/8/2008 12:47

por tiagopt2 » 5/2/2009 1:43

civfan Escreveu:tiago, decidi fechar hoje as minhas posições. De facto uma rentabilidade de 12,5% em 2 meses foi agradavel, considerando esta fase. mas fiz-lo essencialmente porque na minha estrategia inicial, que passou por adquirir 19 acções americanas, não levei em linha de conta suficientemente a volatilidade do eur-dol. cheguei a ter este mesmo portfolio a ganhar 20 e tal %, mas, coincidindo com uma forte desvalorização do dolar face ao periodo em que as comprei... o que dava uma rentabilidade real proximo das que vendi hoje.
Hoje vendi, porque o dolar voltou a valores proximos de quando comprei, porque queria refazer a estrategia de investimento, limpar algumas das apostas que tinha (que estavam a desvalorizar consistentemente 35%,15%...), e aproveitando um take profit.

Pois, percebo... Pensei que tinhas encerrado todas as posições por pensares que um possível ressalto tivesse acabado, ou algo do género.

Com essa rentabilidade já podes estar descansado até ao fim do ano, não necessitas de te precipitar. Digo isto porque neste momento de tendência indefinida, entrar longo ou curto para o longo prazo é atirar no escuro.
Se fosse eu, talvez aguardasse mais algum tempo com o dinheiro disponível, para ver se a tendência se volta a definir. Não tenhas pressa, daqui ao fim do ano há meses de negociação e milhares de potenciais oportunidades que haverão de surgir.
Como alternativa, podes seguir a estratégia do Salvador. Mas em relação a isso não opino porque percebo muito pouco :)

Já agora, em relação ao investimento em dólares, podias ter pensado em fazer um hedging cambial. É sempre um risco quando se investe em mercados com outra moeda, o melhor será neutralizar esse risco à partida e sofrer "só" com as oscilações do mercado.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por José_P. » 5/2/2009 1:30

obrigado a todos pelos vossos comentários.

Reconheço as palavras prudentes do alex. E tem razão, no fundo. Mas ainda assim, a vida é um risco desde que nascemos. É um risco quando atravessamos a passadeira. Eu não percebo muito (ainda) de mercados, nem sei se alguma vez virei a perceber muito, mas continuo a esforçar-me por perceber... e sendo o investimento em acções um risco, considero que mesmo sem perceber muito, deve ser um risco calculado, portanto a questão está em ir calculando, como conseguirmos e pudermos, esse risco, e depois decidir arriscar ou não... mas consciente. Concluindo, quanto a investir ou não nos mercados, depende do calculo de risco que cada um assumir.

Idêntifico-me particularmente com o que disse o salvadorveiga. mas a minha estrategia inicial não tive isso em conta, e por isso decidir sair agora, com rentabilidade, e refazer de novo uma estrategia de investimento, se possivel com posicionamento de longo prazo.
Tambem estava a pensar ir por aí,investimentos regulares,num portfolio diversificado, e sempre com um fundamento muito concreto para cada acção que compre (leia-se argumento/justificação detalhada do porque de comprar cada acção).

tiago, decidi fechar hoje as minhas posições. De facto uma rentabilidade de 12,5% em 2 meses foi agradavel, considerando esta fase. mas fiz-lo essencialmente porque na minha estrategia inicial, que passou por adquirir 19 acções americanas, não levei em linha de conta suficientemente a volatilidade do eur-dol. cheguei a ter este mesmo portfolio a ganhar 20 e tal %, mas, coincidindo com uma forte desvalorização do dolar face ao periodo em que as comprei... o que dava uma rentabilidade real proximo das que vendi hoje.
Hoje vendi, porque o dolar voltou a valores proximos de quando comprei, porque queria refazer a estrategia de investimento, limpar algumas das apostas que tinha (que estavam a desvalorizar consistentemente 35%,15%...), e aproveitando um take profit.

A questão que me permitiu ter alguma rentabilidade neste portfolio, desenhado de inicio para mais longo prazo, foi o stock pick e o momento de entrada, que mesmo que não se possa advinhar consistentemente os fundos, da jeito pelo menos advinhar os picos e não entrar aí... :)

Há ainda tambem um interesse em utilizar parte do cash em forex... que apesar do mercado forex tambem ele ter andando uma loucura, começa a desafiar-me... :!:

EDIT:
Mas Eurolite, qual é o produto de capital garantido que te dá uma rentabilidade de 2 digitos?

por F-Type » 5/2/2009 1:29

tiagopt Escreveu:
civfan Escreveu:Boas.
Acabo de fechar a minha posição num portfolio de acções americanas que tinha desde há 2 meses, com uma rentabilidade liquida de 12,5%.

Consideram que estamos no fim de um bear? no meio? no inicio???

Porque é que fechaste neste preciso momento as tuas posições, que até estavam bem positivas? O que é que tu pensas, em relação ao avanço do Bear? Ajuda-nos a compreender o teu ponto de vista :)

Ganhas-te 12,5 num periodo de bear market com tanta volatilidade não é propriamente um mau trabalho , pelo contrário

Quem tudo quer tudo perde eu tentava empreender o dinheiro num produto capital garantido com boa taxa e manter uma rentabilidade de 2 digitos a um ano é muito bom nos dias que correm

Registado: 27/8/2008 12:47

por tiagopt2 » 5/2/2009 1:05

civfan Escreveu:Boas.
Acabo de fechar a minha posição num portfolio de acções americanas que tinha desde há 2 meses, com uma rentabilidade liquida de 12,5%.

Porque é que fechaste neste preciso momento as tuas posições, que até estavam bem positivas? O que é que tu pensas, em relação ao avanço do Bear? Ajuda-nos a compreender o teu ponto de vista :)
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por salvadorveiga » 5/2/2009 0:45

civ, numa optica de longo prazo eu sou apologista que uma pessoa deve ir construindo o portfolio ao longo do tempo, de maneira a usufruires dos varios preços ao longo do tempo e dessa maneira nao precisas de andar preocupado a descobrir fundos...

vai fazendo compras parcias, imaginando que tens 20 empresas num portfolio cada uma equivale a 5%, em vez de comprares tudo de uma vez vais comprando em 1/3's ou quartos, como der mais jeito...

e' o q eu faço no meu portfolio longo prazo... e apesar de ter começado esse portfolio bem antes dos indices começarem a descer como estão, o facto de seguir esta estrategia permitem-me estar a perder a esta altura "apenas" 15% e ainda com Cash para adicionar...

o problema das pessoas e' que tendo o cash q teem sao impacientes e querem investir logo tudo, e depois veem uma acçao descer 20 ou mais % e ficam com a corda na garganta... mas ao fazer compras parciais, e comprar em pontos de valor na minha opiniao da' para construires um om portfolio e diversificado nao so' a nivel de empresas como diversificado atraves de varios niveis de preços ao longo do tempo... e' uma questao de aproveitar a volatilidade

Registado: 12/3/2008 22:06

...

por Negocios Mendes » 5/2/2009 0:43

vic999 Escreveu:Se todos pensarem como o Alex isto nunca mais vai para cima.

Nao vás mais longe: no ano passado pensava por mim proprio e levei um rombo na carteira (-50%). Por isso espero que nao penses como eu no ano passado que tb acreditava que as accoes já estavam bastante baratas e nao desciam mais.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por vic999 » 5/2/2009 0:38

Se todos pensarem como o Alex isto nunca mais vai para cima.

Registado: 13/5/2008 19:28

...

por Negocios Mendes » 5/2/2009 0:36

Meu amigo,

as vezes é melhor ganhar so 1% do que perder.
Se nao tem experiencia nos mercados, o melhor é estar quietinho ate que todos os sinais digam se vamos para cima ou ainda mais para baixo.
Acho que neste momento é bruxaria conseguir acertar para onde o mercado vai a seguir... mas a tendencia é que manda e esta por agora é para baixo.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por vic999 » 5/2/2009 0:33

Eu acho que o Crude não cairá muito mais. Mas.....

Registado: 13/5/2008 19:28

Que investimentos para este inicio de ano?

por José_P. » 5/2/2009 0:20

Boas.

Neste momento gostaria de auscultar os demais qual é o vosso posicionamento como investidores para este inicio de ano?

Que tipo de investimentos pretendem ou estão a fazer?

Neste momento é arriscado investir... mas tambem é chato colocar o dinheiro a prazo e arriscarmos a ganhar 1% de juros...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 78 visitantes