Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

"BCE está a contribuir para a recessão da economia"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Será!!!

por lareco » 5/2/2009 1:38

O japão vive com a deflação de forma continada a quase duas decadas e isso nãos os enfraqueceu..por contrário fortaleceu.
Ao não baixar as taxas de juros na europa bruscamente criou um problema.
Deixa espaço a espeulação e a não reacção...ficando tudo a espera da melhor altura para se financiar.
A euribor nas grandes empresa é treta..pois os finaciamentos são a taxas variaveis e com periodos de carência no fim ou no inicio do investimento.
Quem sofre com isto são quem tem empréstimos habitação e as pmes.
Ao andar ao sabor do vento o caro amigo trichet está a delapidar o povo e a destruir a economia,devido a praticar uma politica economica desactualizada ao contexto/crise em que estamos mergulhados.
Caso tivesse elevado de uma so vez as taxas a zero ou proximo disso...a bola de fogo da inflação era criada em semanas e fluia dinheiro vivo imediato em todos.
Rapidamente teriamos de volta a inflação e ai...controlava novamente.
Agora assim...é como um cancro que já se dissiminou e os médicos apenas prevem pouco tempo de vida..e ai..depende do organismo de cada um a sua sobrevivência.
Acho que nos portugas até que ainda nos vamos aguentando..
Esta semana estive num cliente que devido a crise foi a procura de novos mercados e sabem que descobriu...que se não fosse a crise nunca o acharia...
...Será..

Registado: 15/10/2008 23:05

por Xitonhane » 5/2/2009 0:26

Julgo que o BCE está a fazer o que lhe compete...existem estudos que indicam que os efeitos de uma política económica demoram cerca de 18 meses...está a ser cauteloso...há meses atrás ninguém fazia a mínima ideia do que estava para vir,agora face aos últimos factos creio que o BCE vai descer mais a taxa de juro,mas não creio que desça muito mais....

Registado: 14/7/2008 16:47

por pinto80 » 4/2/2009 23:15

Não sei se vocês acham que ter taxas de juro a 0% será assim tão bom...

Com as taxas ao nível que temos agora (2%) será mais que sificiente para quem relamente quiser investir.

Estamos numa época de receio exagerado!!, não se trata de taxas de juro elevadas..
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

por Pata-Hari » 4/2/2009 22:05

Claro que sim, mas acho graça a este tipo de comentários. Acho que estou a ficar farta de o ver comportar-se como o novo vidente dos mercados armado em God´s gift to the world que deve opinar sobre tudo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Laribau » 4/2/2009 21:57

É verdade Pata ! Mas tão errado é ter uma política monetária excessivamente expansionista com a economia a crescer, como excessivamente restritiva (do ponto de vista relativo) quando a economia está em forte contracção. Os erros não se corrigem praticando outros erros de sinal contrário.

:? :?

Registado: 29/11/2007 3:40

por Pata-Hari » 4/2/2009 20:35

Podemos sempre responder ao Roubini (que agora tem a mania que deve opinar sobre tudo), que a culpa da crise é da politica monetária de greenspan que cortou estupidamente taxas gerando liquidez e endividamento que nunca deveria ter gerado.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por maximo_ » 4/2/2009 20:32

O que me lixa é que são sempre americanos que vêm dizer mal das politicas monetárias europeias. O que eles querem sei eu, é destabilizar o nosso EURO, que já os está a incomodar pois agora concorremos com eles na exportação de inflação.

O "problema" do japão parece me ser cultural, é um sociedade com índices de formação pessoal muito elevados em que as pessoas sabem que é no poupar que está o ganho, dai a deflação. Comparando (a olho) inflação do Japão e dos EUA e os principais índices bolsisticos dos 2 paises, nos últimos 10 anos o Nikkei esteve melhor que o S&P.
The answer to 1984 is 1776

Registado: 24/11/2008 0:36

por MarcoAntonio » 4/2/2009 19:21

miguelvieira Escreveu:basta seguir o exemplo japonês, que está a anos-luz de nós e tb tá em crise apesar de taxa 0%.

Mas isso não significa nada. Não sabes como estaria o Japão se a taxa fosse mais elevada...

Aliás, falar de "crise" no Japão neste contexto pode ser muito enganador. Deixo-te dois exemplos bem significativos:

> A taxa de desemprego no Japão é muito baixa. Anda na ordem dos 4%. Nós por cá na Europa e nos Estados Unidos andamos pelo dobro e com tendência a aumentar de forma acentuada (o que não tem estado a acontecer no Japão, que até tem vindo a baixar).

> Compara o estado da Industria Automóvel Japonesa e da Industria Automóvel Americana. A Industria automóvel Japonesa está na vanguarda e embora esteja naturalmente a sofrer com esta crise global, é óbvio que as dificuldades se devem a factores externos e que não está a sofrer nem pouco mais ou menos quanto estão a sofrer a Europeia e Americana.

Por isso, falar de "crise japonesa" é muito enganador. O mercado bolsista tem estado num mega bear market mas também há que contar com o facto de a economia japonesa ter vindo a registar deflacção (portanto a capitalização bolsista deve ser vista nesse contexto) e num contexto económico, diria eu, todo ele diferente...

Aliás, apesar de Economia estar longe de ser a minha especialidade, o Japão faz-me pensar até que ponto é que a deflacção é assim tão má quanto a descrevem (creio que poderá ser má ou prejudicial em determinadas circunstâncias mas não o factor determinante só por si) e mais ainda, vejo com crescente desdém, a classificação de crise à situação Japonesa.

Já agora, não é só ao nível do emprego.

Por exemplo, o PIB per capita do Japão está bem à frente do de Portugal. Segundo alguns relatórios está mesmo à frente da França e da Alemanha também e claramente à frente de uma série de países europeus além de Portugal: Espanha, Itália, Grécia, etc.

Quando olhamos para o que é pertinente como o emprego, o pib ou o poder de compra, eles estão melhor que nós europeus (e muito especialmente bem melhores que Portugal).

Eu nem me importava de ter a "crise" deles por cá...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por miguelvieira » 4/2/2009 19:04

basta seguir o exemplo japonês, que está a anos-luz de nós e tb tá em crise apesar de taxa 0%.

Registado: 29/11/2007 10:37

por Açor3 » 4/2/2009 17:06

BCE poderá evitar o "perigo" da aproximação das taxas a níveis muito baixos

04/02/2009

O BCE deverá manter inalterada a taxa de juro de referência nos 2% na reunião de amanhã embora esta deva descer para os 0,50% no terceiro trimestre de 2009, considera o Montepio, sublinhando que a autoridade monetária da Zona Euro poderá evitar o "perigo" da aproximação das taxas a níveis muito baixos.

Numa nota de análise, o Montepio explica que apesar dos modelos macroeconómicos desenvolvidos pelo Departamento de Estudos do Montepio, quer do tipo “Regra de Taylor” (incondicional), quer baseados em especificações alternativas, e que têm por base as mais recentes perspectivas sobre a evolução do PIB e da inflação se encontrarem a sinalizar uma continuação de cortes na Refi Rate, apontando, agora, para a possibilidade desta taxa atingir 0,50%, no terceiro trimestre de 2009 (0,75%, se considerarmos que a autoridade monetária actua com alguma inércia, situação típica na generalidade dos bancos centrais), na reunião desta semana, o BCE deverá decidir manter a Refi Rate inalterada, nos 2%”.

O que a acontecer, irá de encontro às afirmações do Presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, na última reunião do BCE, após o anúncio do último corte de 50 pontos base (p.b.).

A mesma fonte conclui que, “mesmo o valor mínimo de taxas actualmente sugerido, do ponto de vista estritamente teórico, pelas mais recentes perspectivas económicas, deverá ser interpretado à luz dos constrangimentos de política monetária que se reconhece existirem na Zona Euro, por força da estrutura institucional do BCE, o que poderá levar a autoridade a evitar o “perigo” da aproximação das taxas a níveis muito baixos e que tornaria praticamente ineficiente um dos poucos instrumentos de política monetária ao dispor do BCE”.

--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

"BCE está a contribuir para a recessão da economia"

por Açor3 » 4/2/2009 12:28

04/02/2009

Nouriel Roubini, o professor da Universidade de Nova Iorque que previu a actual crise, “ataca” o Banco Central Europeu (BCE). Considera que Jean-Claude Trichet está a contribuir para a recessão da economia ao cortar os juros demasiado lentamente.

Em entrevista citada pela Bloomberg, Roubini afirma que a autoridade monetária da Zona Euro tem sido demasiado lenta na redução da taxa directora, “exacerbando a contracção da economia da região”.

Vê “um problema sério” no crescimento da economia e acrescenta que o BCE “faz mal em não cortar a taxa de juro para zero”. A taxa directora continua nos 2% e deverá manter-se neste nível até, pelo menos, o mês de Março.

--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 100 visitantes