Triple Screen Trading System Adaptado
21 mensagens
|Página 1 de 1
Luis,
Para te ser sincero, não costumo utilizar o CCI. Por isso não me sinto à vontade para comentar a sua eficácia.
Em relação à Michelin, se reparares em nenhum dos anteriores pontos de contacto com a linha o RSI deu sinal de venda. Já o mesmo não se pode dizer em relação ao estocástico, pelo contrário. Os pontos de venda do Estocástico apresentam bastante coincidência com os toques ta LT. Neste último trade, o indicador deu sinal ligeiramente cedo. Isso provocou um falso sinal. De qualquer forma, se tivéssemos insistido, novo sinal seria dado logo no dia seguinte. Esse sim, efectivo e que teria sido levado até ao final do movimento.
Como disse anteriormente, muitas vezes é uma questão de olharmos para a especificidade do título e utilizarmos o que melhor se adapta a ele.
Abraço
Para te ser sincero, não costumo utilizar o CCI. Por isso não me sinto à vontade para comentar a sua eficácia.
Em relação à Michelin, se reparares em nenhum dos anteriores pontos de contacto com a linha o RSI deu sinal de venda. Já o mesmo não se pode dizer em relação ao estocástico, pelo contrário. Os pontos de venda do Estocástico apresentam bastante coincidência com os toques ta LT. Neste último trade, o indicador deu sinal ligeiramente cedo. Isso provocou um falso sinal. De qualquer forma, se tivéssemos insistido, novo sinal seria dado logo no dia seguinte. Esse sim, efectivo e que teria sido levado até ao final do movimento.
Como disse anteriormente, muitas vezes é uma questão de olharmos para a especificidade do título e utilizarmos o que melhor se adapta a ele.
Abraço
- Anexos
-
- MICHELIN.png (19.98 KiB) Visualizado 1907 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Olá Tiago,
Entendo perfeitamente o teu raciocínio.
Apenas tentei dar 1 exemplo para tentar perceber melhor este sistema e ver se este titulo de facto poderia enquadrar-se neste sistema.
Em relação ao RSI é claro que ainda não está sobrecomprado. Por isso é que também olho para o CCI que me parece ser 1 versão mais acelerada que o RSI e que quando tem divergências em sobrecomprado ou sobrevendido parece-me que dá bons sinais.
E já agora aquele teu trade na Michelin enquadra-se neste sistema? é que também ai o RSI não estava sobrecomprado (nem sequer o CCI) quando o shortaste, apesar da Ltd ser muito mais consistente...
Desculpa estas duvidas todas... ainda ando a ver se consigo perceber o abc do trading e os diferentes sistemas e pontos de vista...
Obrigado.
Entendo perfeitamente o teu raciocínio.
Apenas tentei dar 1 exemplo para tentar perceber melhor este sistema e ver se este titulo de facto poderia enquadrar-se neste sistema.
Em relação ao RSI é claro que ainda não está sobrecomprado. Por isso é que também olho para o CCI que me parece ser 1 versão mais acelerada que o RSI e que quando tem divergências em sobrecomprado ou sobrevendido parece-me que dá bons sinais.
E já agora aquele teu trade na Michelin enquadra-se neste sistema? é que também ai o RSI não estava sobrecomprado (nem sequer o CCI) quando o shortaste, apesar da Ltd ser muito mais consistente...
Desculpa estas duvidas todas... ainda ando a ver se consigo perceber o abc do trading e os diferentes sistemas e pontos de vista...
Obrigado.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Luis19 Escreveu:Tiago, esta "encaixa-se" no teu sistema?
O estocastico e o CCI (20) já estão sobrecomprados e o RSI (14) vai a caminho
Olá Luís,
Depois de ter olhado para ela com atenção, ficaram-me algumas dúvidas. E quando ficam dúvidas, num sistema que gera bastantes falsos sinais, é de ponderar colocar de parte. Deixa-me dizer-te os sinais que me preocuparam.
- Em relação à tendência principal, a LT só tem 3 toques. Numa linha de longo prazo seriam desejáveis 4-5 para servirem de resistência concreta ao avançar das cotações. Neste momento, a linha é ainda demasiado frágil.
- Embora o estocástico já tenha atingido a "zona", o RSI está ainda um pouco longe. Este desfasamento pode ser suficiente para proporcionar um mau timing de entrada.
- Seria importante olharmos para os anteriores pontos de contacto com a LTd e avaliar se o sistema teria funcionado nesses casos. No último ponto de contacto o estocástico deu (também) sinal cedo demais. O RSI nem chegou a entrar em sobrecomprado
Por outro lado, depois de o sistema disparar perto dos 12€(após o momento de contacto com a actual LT), só viria a ser stopado junto aos 9€. Sem dúvida um ponto a favor.
Visto isto, fica à tua consideração (como não podia deixar de ser

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Olá Paionense,
Muito interessante. De facto lembro-me agora de ter visto esses vídeos na altura e de os ter testado.
Qual a tua opinião em relação ao uso de MM's para fazer o screener? Achas que é mais vantajoso por ser mais facilmente identificável?
Precisamente.
É muito complicado, fazer screeners de LTA de médio ou longo prazo
Abraço
JP
Paionense Escreveu:Olá, Tiago
De facto esse sistema faz-me lembrar um vídeo que fiz no ano passado, em que a intenção é a mesma. Ou seja, tentar apanhar um pullback numa trend de médio prazo positiva. No entanto, em vez de o ter feito com LTA foi feito com MM.
http://hometradingvideos.blogspot.com/2008/08/trading-system-mdia-mveis-stoch-uptrend.html
Pela experiência que tive com este sistema existem factores em que é preciso estar atento com é o caso do volume do pullback e redobrar a atenção a entradas curtas pois os relief rally´s são sempre muito mais violentos do que os pullback´s (normalmente!)
Assim sendo, e baseado no livro do David Douglas falo também num sistema de pullback em que o sistema é muito semelhante e que tem já alguma atenção a outras questões como o volume, fechos, aberturas, etc...
http://hometradingvideos.blogspot.com/2008/08/pullback_23.html
http://hometradingvideos.blogspot.com/2008/08/pullback-is-back.html
Abraço
JP
Olá Paionense,
Muito interessante. De facto lembro-me agora de ter visto esses vídeos na altura e de os ter testado.
Qual a tua opinião em relação ao uso de MM's para fazer o screener? Achas que é mais vantajoso por ser mais facilmente identificável?
Olá, Tiago
De facto esse sistema faz-me lembrar um vídeo que fiz no ano passado, em que a intenção é a mesma. Ou seja, tentar apanhar um pullback numa trend de médio prazo positiva. No entanto, em vez de o ter feito com LTA foi feito com MM.
http://hometradingvideos.blogspot.com/2008/08/trading-system-mdia-mveis-stoch-uptrend.html
Pela experiência que tive com este sistema existem factores em que é preciso estar atento com é o caso do volume do pullback e redobrar a atenção a entradas curtas pois os relief rally´s são sempre muito mais violentos do que os pullback´s (normalmente!)
Assim sendo, e baseado no livro do David Douglas falo também num sistema de pullback em que o sistema é muito semelhante e que tem já alguma atenção a outras questões como o volume, fechos, aberturas, etc...
Abraço
JP
Abraço
JP
flypes Escreveu:tiago epá parabéns pela partilha de tanta fruta!
vou testar este método com atenção pois tenho quase sempre o fato de touro vestido e vem me mesmo a calhar.
Aliás por coincidencia antes do teu post estava a ver o grafico da maccdonalds e á primeita vista parece-me que vi qualquer coisa deste género....
bem, mais uma vez, parabéns
Olá Flypes,
Já agora que falas na McDonalds, vou aproveitar para explorar melhor a ideia que expus acima, sobre os sinais em demasia do Estocástico.
Neste caso concreto podemos ver que o RSI está ainda bastante longe da zona de sobrevenda quando o estocástico dá sinal, o que aumenta a probabilidade de existirem falsos sinais.
Em relação ao "fato de touro sempre vestido", olha que este método pode ser utilizado para shortar também

Abraço
- Anexos
-
- MCDONALDS CORPORATION.png (21.65 KiB) Visualizado 2281 vezes
tiago epá parabéns pela partilha de tanta fruta!
vou testar este método com atenção pois tenho quase sempre o fato de touro vestido e vem me mesmo a calhar.
Aliás por coincidencia antes do teu post estava a ver o grafico da maccdonalds e á primeita vista parece-me que vi qualquer coisa deste género....
- Registado: 29/11/2007 3:24
rsacramento Escreveu:já agora, e por curiosidade, o que te levou a deixar cair o seu (dele, elder) favorito - macd histograma?
Mais uma boa pergunta

Foi em parte pela mesma razão, os falsos sinais gerados. Ele utiliza esse indicador para definir a tendência primária, no gráfico semanal. Em alguns títulos com elevada volatilidade, são gerados sinais de tendência que depois não são aproveitados por serem demasiado confusos ou erráticos.
Se nos apoiarmos numa linha de tendência bem definida no gráfico semanal, é muito mais fácil e seguro prever o comportamento da cotação, evitando-se assim alguns falsos sinais e trabalho em vão.
Para além disso, já tenho um conjunto de títulos classificados como "tendenciais", e como não tenho nenhuma forma de fazer o screener automaticamente, é mais fácil de ir vigiando

rsacramento Escreveu:
uma questão: eu nunca dei atenção ao estocástico: tens opinão formada/testada?
Para te ser sincero, não aprecio particularmente este indicador. Tenho aplicado nas últimas semanas este screener e dos indicadores sugeridos este foi o que melhor se enquadrou. O Williams%R dá sinais demasiado precoces, pelo menos 2 ou 3 dias antes do estocástico. Isto origina uma série de falsos sinais, que nunca são agradáveis.
No post inicial não falei nisso, mas aproveito para adiantar mais este ponto. O autor apontou, e muito bem, que o RSI geralmente "chega atrasado". Mas como é o indicador com que me sinto mais à vontade, tenho-lhe dado um olhinho durante os testes.
Bem, o que é certo é que os melhores resultados que observei foram com o estocástico "na zona" e com o RSI abaixo de 30. Com o RSI Acima desse valor, o estocástico dá alguns sinais falsos, já que começa a assinalar a sobrevenda demasiadamente cedo.
giro
no fundo queres comprar as correcções ao mesmo tempo que garantes que estás com a tendência primária
quanto ao cem, compreendo o seu entusiasmo:

no fundo queres comprar as correcções ao mesmo tempo que garantes que estás com a tendência primária
quanto ao cem, compreendo o seu entusiasmo:
cem Escreveu:No entanto os tempos evoluem e vamos aprendendo a refinar os sinais com ajuda de outros truques ou indicadores auxiliares.
O que sugiro é juntar ao gráfico do indicador RVI de 14 sessões um outro indicador adaptado a um prazo mais alargado, neste caso o mesmo RVI mas de 55 sessões (ver no gráfico em castanho bastante bold).
O que fazer então?
Aqui fica o que penso, devendo em seguida efectuar-se testes de confirmação dos resultados:
A) Temos portanto 2 indicadores, um de longo prazo que é o RVI(55) e outro de médio prazo que é o RVI(14).
B) As regras de tomada de posições resultarão da combinação de valores do RVI(55) e do RVI(14).
C) Uma posição longa deve ser tomada sempre que o RVI(55) se encontra acima dos 50 pontos e com o RVI(14) abaixo do RVI(55).
D) Uma posição curta deve ser tomada sempre que o RVI(55) se encontra abaixo dos 50 pontos e com o RVI(14) acima do RVI(55).
E) A experiência diz-nos que a melhor forma de reforçar posições longas é quando o longo prazo está ascendente e existem correcções no médio prazo, isto é, o RVI(55) acima dos 50 pontos e RVI(14) abaixo dos 44 pontos.
F) Da mesma forma a melhor altura para reforçar posições curtas é ter o longo prazo descendente e um bom rally no médio prazo, ou seja, o RVI(55) abaixo dos 50 pontos e RVI(14) acima dos 56.
Re: Re
Cem pt Escreveu:Bravo, Tiago, good luck! Tenho muitos pontos de afinidade no meu tradig pessoal com o raciocínio global do sistema do Alex que descreveste, que aliás foi muito divulgado na altura em que ele publicou o best-seller do "Trading for a living".
Em relação às perguntas ou dúvidas sobre a colocação de stops concordo com a regra de que poderão ficar tanto mais próximos do preço de entrada da trade consoante a maior alavancagem utilizada.
Há obviamente o perigo de haver demasiadas trades encerradas por accionamento de stops em caso de grandes alavancagens.
No extremo oposto poderá até nem haver stops se a alavancagem for praticamente negligenciável.
Boa sorte e abraço,
Cem
Obrigado pelo seu contributo, Cem

Eu optei por não abordar o aspecto da alavancagem para não tornar o post ainda mais confuso, mas realmente é importante falar disso.
Tendo em conta que não estamos a falar de pontos de saída com percentagens fixas, é importante ajustar o tamanho da posição consoante as nossas regras de money management, nunca deixando que o stop fique afastado da zona de conforto.
No caso das entradas a pensar em prazos mais alargados, podem até fazer-se entradas faseadas, servindo o screener como trigger para o início do negócio.
mapaman Escreveu:olá,
referia-me ao prazo do trade e de como o stop pode ser metido consoante o prazo:
curto prazo ---- stop curto
longo prazo ----- stop mais afastado do mercado
cumps
Em relação ao curto prazo é conforme disse no post anterior. Q
uando é para pensar no longo prazo faço a mesma coisa até ser atingido o break-even.
Depois disso, controlo como se fosse um outro trade qualquer. Depende muito de caso para caso, mas quando a tendência é recuperada facilmente são reconquistados suportes. Depois é só posicionar o stop abaixo do suporte e ir subindo consoante o andamento do mercado.
Re
Bravo, Tiago, good luck! Tenho muitos pontos de afinidade no meu tradig pessoal com o raciocínio global do sistema do Alex que descreveste, que aliás foi muito divulgado na altura em que ele publicou o best-seller do "Trading for a living".
Em relação às perguntas ou dúvidas sobre a colocação de stops concordo com a regra de que poderão ficar tanto mais próximos do preço de entrada da trade consoante a maior alavancagem utilizada.
Há obviamente o perigo de haver demasiadas trades encerradas por accionamento de stops em caso de grandes alavancagens.
No extremo oposto poderá até nem haver stops se a alavancagem for praticamente negligenciável.
Boa sorte e abraço,
Cem
Boa sorte e abraço,
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
mapaman Escreveu:olá,
e como proteges o trade de uma correção?
com stop mais distante do mercado?
usas médias móveis como auxilio?
cumps
Depois da entrada ser efectivada?
O ponto de saída será encontrado de forma similar ao ponto de entrada, ficará situado imediatamente abaixo do ponto mínimo atingido nas duas últimas sessões.
Não sei se é isso ou se não entendi a tua questão. Abraço
Triple Screen Trading System Adaptado
O sistema de trading que aqui apresento foi inspirado num sistema criado por Alexander Elder. O método descrito vai muito de encontro à minha forma de negociar e, com as adaptações inseridas, pode mesmo ser utilizado como complemento ao método das entradas tendenciais.
A ideia fundamental deste screener é filtrar de forma efectiva todos os títulos analisados, em três fases. Assim, os títulos que pareçam atractivos à primeira vista, poderão ser postos de parte numa das fases seguintes. A grande vantagem deste método está no facto de negociarmos a favor da tendência principal e contra a tendência secundária, ajudando-nos a encontrar o ponto de viragem nos ressaltos. O ponto em que o mercado recupera a tendência principal.
Como o próprio nome indica, este indicador baseia-se em três filtros. O primeiro detecta a tendência principal, o segundo detecta a tendência secundária e o terceiro detecta o ponto de viragem. Vamos então olhar para cada um deles de forma mais detalhada.
Primeiro filtro - Tendência Principal
Nesta fase, deve ser feita uma análise da big picture, identificar se a tendência principal é de subida ou de descida. Enquanto na ideia original o autor se auxilia de indicadores para definir a tendência vigente, eu prefiro utilizar as tradicionais linhas de tendência. No gráfico semanal, basta traçar uma linha de tendência com um mínimo de consistência para sabermos se a tendência é de subida ou de descida. Saliento que deve ser "com um mínimo de consistência" pois não é necessário tanto rigor como quando fazemos entradas tendenciais.
No exemplo que vou deixar, a linha foi inclusivamente quebrada uma vez (mas recuperada), não sendo este facto relevante para o caso. O mais relevante é não haver quebra efectiva e definitiva, como é óbvio.
Se a tendência não estiver bem definida, aí sim, o melhor será rejeitar o título e seguir para outro.
Segundo filtro - Tendência secundária
O objectivo deste filtro é encontrar rallies no sentido oposto à tendência primária. Utilizando o gráfico em modo diário e um indicador oscilatório, vamos tentar identificar quando é que o referido movimento entra na fase de exaustão. Tenho utilizado o Stochastic como oscilador, já que o autor refere que o RSI reage demasiado tarde e não é por isso adaptável a este screener.
Terceiro filtro - Breakout
É nesta fase que se tenta identificar o definitivo final do rally. Depois de termos passado pelos dois primeiros filtros, é altura de colocarmos uma ordem de compra.
Para isso utilizaremos uma entrada definida por um ponto de stop (Não confundir com o conhecido stop de saída. No caso de entradas longas, o ponto de activação está acima do preço de mercado e só vai disparar se a cotação tiver força para subir até esse ponto).
Neste caso, que é respectivo a uma entrada longa, o stop de entrada ficaria imediatamente acima do máximo intraday atingido nas últimas duas sessões (a da véspera ou da ante-véspera, aquela que tiver atingido o valor mais elevado). Este stop deve ser actualizado diariamente, até ser disparado.
Se a cotação tiver força para atingir esse ponto, então o stop é activado e estamos dentro, partindo-se do pressuposto que o rally acabou e que a tendência principal vai ser retomada.
Depois de estarmos dentro, é essencial definirmos um ponto de saída, para o caso de ser um falso breakout. O ponto de saída será encontrado de forma similar ao ponto de entrada, ficará situado imediatamente abaixo do ponto mínimo atingido nas duas últimas sessões. Caso o trade "pegue", existem várias formas de sair, dependendo do perfil do investidor. Pessoalmente, vou utilizando o sistema de stop recomendado até atingir o break-even e depois deixo correr os lucros e só saio quando detecto sinais de fraqueza no movimento.
Esta parte é relativamente simples, mas algo complicada de explicar. Se ficar alguma dúvida, coloquem que eu esclareço mais detalhadamente.
E nos títulos com tendência descendente?
Por acaso escolhi uma acção em movimento ascendente (coisa rara hoje em dia) para dar o exemplo, mas o sistema pode ser aplicado também em tendências de baixa. É tão simples como inverter todo o processo!
Caso restem dúvidas em algum ponto do processo invertido, manifestem-se e eu deixo um exemplo para o lado curto.
Disclaimer
Este comentário é uma opinião pessoal, não deve ser confundido com uma recomendação de compra ou venda. As compras e vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas resultantes.
A ideia fundamental deste screener é filtrar de forma efectiva todos os títulos analisados, em três fases. Assim, os títulos que pareçam atractivos à primeira vista, poderão ser postos de parte numa das fases seguintes. A grande vantagem deste método está no facto de negociarmos a favor da tendência principal e contra a tendência secundária, ajudando-nos a encontrar o ponto de viragem nos ressaltos. O ponto em que o mercado recupera a tendência principal.
Como o próprio nome indica, este indicador baseia-se em três filtros. O primeiro detecta a tendência principal, o segundo detecta a tendência secundária e o terceiro detecta o ponto de viragem. Vamos então olhar para cada um deles de forma mais detalhada.
Primeiro filtro - Tendência Principal
Nesta fase, deve ser feita uma análise da big picture, identificar se a tendência principal é de subida ou de descida. Enquanto na ideia original o autor se auxilia de indicadores para definir a tendência vigente, eu prefiro utilizar as tradicionais linhas de tendência. No gráfico semanal, basta traçar uma linha de tendência com um mínimo de consistência para sabermos se a tendência é de subida ou de descida. Saliento que deve ser "com um mínimo de consistência" pois não é necessário tanto rigor como quando fazemos entradas tendenciais.
No exemplo que vou deixar, a linha foi inclusivamente quebrada uma vez (mas recuperada), não sendo este facto relevante para o caso. O mais relevante é não haver quebra efectiva e definitiva, como é óbvio.
Se a tendência não estiver bem definida, aí sim, o melhor será rejeitar o título e seguir para outro.
Segundo filtro - Tendência secundária
O objectivo deste filtro é encontrar rallies no sentido oposto à tendência primária. Utilizando o gráfico em modo diário e um indicador oscilatório, vamos tentar identificar quando é que o referido movimento entra na fase de exaustão. Tenho utilizado o Stochastic como oscilador, já que o autor refere que o RSI reage demasiado tarde e não é por isso adaptável a este screener.
Terceiro filtro - Breakout
É nesta fase que se tenta identificar o definitivo final do rally. Depois de termos passado pelos dois primeiros filtros, é altura de colocarmos uma ordem de compra.
Para isso utilizaremos uma entrada definida por um ponto de stop (Não confundir com o conhecido stop de saída. No caso de entradas longas, o ponto de activação está acima do preço de mercado e só vai disparar se a cotação tiver força para subir até esse ponto).
Neste caso, que é respectivo a uma entrada longa, o stop de entrada ficaria imediatamente acima do máximo intraday atingido nas últimas duas sessões (a da véspera ou da ante-véspera, aquela que tiver atingido o valor mais elevado). Este stop deve ser actualizado diariamente, até ser disparado.
Se a cotação tiver força para atingir esse ponto, então o stop é activado e estamos dentro, partindo-se do pressuposto que o rally acabou e que a tendência principal vai ser retomada.
Depois de estarmos dentro, é essencial definirmos um ponto de saída, para o caso de ser um falso breakout. O ponto de saída será encontrado de forma similar ao ponto de entrada, ficará situado imediatamente abaixo do ponto mínimo atingido nas duas últimas sessões. Caso o trade "pegue", existem várias formas de sair, dependendo do perfil do investidor. Pessoalmente, vou utilizando o sistema de stop recomendado até atingir o break-even e depois deixo correr os lucros e só saio quando detecto sinais de fraqueza no movimento.
Esta parte é relativamente simples, mas algo complicada de explicar. Se ficar alguma dúvida, coloquem que eu esclareço mais detalhadamente.
E nos títulos com tendência descendente?
Por acaso escolhi uma acção em movimento ascendente (coisa rara hoje em dia) para dar o exemplo, mas o sistema pode ser aplicado também em tendências de baixa. É tão simples como inverter todo o processo!
Caso restem dúvidas em algum ponto do processo invertido, manifestem-se e eu deixo um exemplo para o lado curto.
Disclaimer
Este comentário é uma opinião pessoal, não deve ser confundido com uma recomendação de compra ou venda. As compras e vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas resultantes.
21 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fatura.pt, Jonas74, navaldoc, Paulo Pereira 74, zulu404 e 208 visitantes