Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estratégia para passar estes momentos dificeis nos mercados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Estratégia para passar estes momentos dificeis nos merca

por AikyFriu » 4/2/2009 15:31

goncalonr Escreveu:Mas se têm coef. correlação de 1, long numa e short noutra resulta em zero, ou estou a ver mal?

Não estás a ver o filme todo... só investes quando se der um desiquilibrio, acreditando que a correlação vai ser reposta.
Ápesar da cotação de duas acções (ou indices) ter uma grande correlaçao, há momentos em que existem desfasamentos, é nessa altura que se deve entrar (longo na que está mais baixa e curto na outra), acreditando que o equilibrio vai ser reposto. Deste modo desde que os fundamentais das acções não tenham variado, mais tarde ou mais cedo as cotações vão voltar à correlacção, independetemente da subida ou queda dos mercados.

Pessoalmente prefiro utilizar acções do mesmo sector, mesmo que as cotações sejam diferentes (neste caso tenho o cuidado de investir quantias semelhantes nas duas acções). Exemplo mais comum: Coca-cola e Pepsi.

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por At0mic » 4/2/2009 15:22

goncalonr Escreveu:
At0mic Escreveu:Nesta estratégia temos de procurar acções muito correlacionadas com o indice e com betas proximos de 1 ( para o spread não aumentar muito). para o exemplo do grafico fui ver os dados aqui: http://es.finance.yahoo.com/q/tt?s=IBE.MC .. Sendo a acção muito correlacionada com o indice anda quase sempre perto do indice. a ideia é procurar alturas em que a dita acção se afasta do indice para abrirmos posições ( uma curta e outra longa ) e fechar a posição quando o spread diminui ( não importa a direcção do mercado. o spread tem é de diminuir). Não sei se expliquei bem mas o grafico fala por si

Interessante...

Mas se têm coef. correlação de 1, long numa e short noutra resulta em zero, ou estou a ver mal?

estas a ver bem. mas não deves encontrar acções com correlação 1. A ideia é encontrar acções com correlações acima de 0.8 e até 0.95 ( + coisa - coisa)

Registado: 29/11/2007 2:08

por MarcoAntonio » 4/2/2009 15:20

O que o Atomic sugere é que invistas depois de divergirem e portanto que apostes em que voltam a convergir (contudo, não há garantia nenhuma que voltem a convergir e conforme o produto que utilizares para abrir as posições, a convergência só por si pode não ser suficiente).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por goncalonr » 4/2/2009 15:15

At0mic Escreveu:Nesta estratégia temos de procurar acções muito correlacionadas com o indice e com betas proximos de 1 ( para o spread não aumentar muito). para o exemplo do grafico fui ver os dados aqui: http://es.finance.yahoo.com/q/tt?s=IBE.MC .. Sendo a acção muito correlacionada com o indice anda quase sempre perto do indice. a ideia é procurar alturas em que a dita acção se afasta do indice para abrirmos posições ( uma curta e outra longa ) e fechar a posição quando o spread diminui ( não importa a direcção do mercado. o spread tem é de diminuir). Não sei se expliquei bem mas o grafico fala por si

Interessante...

Mas se têm coef. correlação de 1, long numa e short noutra resulta em zero, ou estou a ver mal?
Invista na família! Ela é o melhor que a vida lhe pode dar.

www.outofthebox.com.pt

Registado: 29/11/2007 3:39

Estratégia para passar estes momentos dificeis nos mercados

por At0mic » 4/2/2009 15:06

Nesta estratégia temos de procurar acções muito correlacionadas com o indice e com betas proximos de 1 ( para o spread não aumentar muito). para o exemplo do grafico fui ver os dados aqui: http://es.finance.yahoo.com/q/tt?s=IBE.MC .. Sendo a acção muito correlacionada com o indice anda quase sempre perto do indice. a ideia é procurar alturas em que a dita acção se afasta do indice para abrirmos posições ( uma curta e outra longa ) e fechar a posição quando o spread diminui ( não importa a direcção do mercado. o spread tem é de diminuir). Não sei se expliquei bem mas o grafico fala por si
Anexos
ibex.jpg
ibex.jpg (102.78 KiB) Visualizado 648 vezes

Registado: 29/11/2007 2:08

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 76 visitantes