Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Avatar

por mquinaz » 26/2/2009 0:59

jfbr09 Escreveu:Será que algum dos membros me podia indicar como colocar o Avatar.
Obrigado
:roll:

Para colocares o avatar, vais ao menu na zona superior e seleccionas "perfil", depois nessa página, na zona do fundo, tens a opção para colocar o avatar. Tem de ter um tamanho inferior a 24Kb, e para isso podes redimensioná-lo através do paint por exemplo :wink:
Anexos
colocar avatar 2.PNG
colocar avatar 2.PNG (43.6 KiB) Visualizado 7121 vezes
colocar avatar.PNG
colocar avatar.PNG (56.26 KiB) Visualizado 7119 vezes
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por jfbr09 » 25/2/2009 23:31

Será que algum dos membros me podia indicar como colocar o Avatar.
Obrigado
:roll:

Registado: 24/2/2009 14:18

por corvo47 » 22/2/2009 23:55

Por aqui tb podes ver.

http://tools.boerse-go.de/index-tool/#Scene_1

Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.

Registado: 14/3/2008 22:39

Re: futuros nasdaq

por fnabais.ferro » 22/2/2009 23:51

rg7803 Escreveu:alguem tem um link onde possa consultar on-line os futuros do nasdaq, dow e sp? costumava ver no bloomberg, na tv cabo, mas fiquei sem este canal hoje...aparentemente tenho de comprar/alugar um POWERBOX!!! obrigado
rg

Em tempos andou aqui um tópico com isso. Já não me lembro bem quem descobriu, mas tenho-os nos bookmarks desde então.

Vê se serve?

SP500:
http://cs1.it-finance.com/CapitalSpreads/itcharts_lightplus.phtml?key=ef7de8f48bb40b9a50f9062a8fdbca1b&uid=F39F6F54273CC68D91EB7443932A64AD&id=51156

Dow:
http://cs1.it-finance.com/CapitalSpreads/itcharts_lightplus.phtml?key=ef7de8f48bb40b9a50f9062a8fdbca1b&uid=F39F6F54273CC68D91EB7443932A64AD&id=51155

Nasdaq:
http://cs1.it-finance.com/CapitalSpreads/itcharts_lightplus.phtml?key=ef7de8f48bb40b9a50f9062a8fdbca1b&uid=F39F6F54273CC68D91EB7443932A64AD&id=51159

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

futuros nasdaq

por rg7803 » 20/2/2009 1:59

alguem tem um link onde possa consultar on-line os futuros do nasdaq, dow e sp? costumava ver no bloomberg, na tv cabo, mas fiquei sem este canal hoje...aparentemente tenho de comprar/alugar um POWERBOX!!! obrigado
rg

Registado: 1/5/2008 23:09

por poseidon635 » 18/2/2009 11:13

Obrigado tiagopot e money greedy pela ajuda. Vou analisar melhor os tópicos já existentes no Cladeirão, relativamente a este assunto.

BN.

Registado: 13/6/2008 10:22

por money greedy » 18/2/2009 10:23

O tópico é este: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=100

Eu li-o todo há 2 semanas porque também queria fugir da caixa e assim a conclusão geral, é que deves analisar o teu perfil de investidor e escolher em conformidade. Eu para já, tenciono negociar principalmente Psi20, nada de complexo, apenas queria uma plataforma que me permitisse comprar e vender eficazmente, as minhas poupanças são abaixo de 5000€, portanto escolhi uma corretora com comissões muito baixas, de maneira a reduzir o peso destas em cada negócio. No teu caso com um valor de poupanças superior, já poderás encarar as coisas de modo diferente. Espero ter ajudado.

Registado: 22/1/2009 17:52

Re: Dúvidas - "short"

por tiagopt2 » 17/2/2009 17:01

poseidon635 Escreveu:Boa tarde.

Uma vez que apenas tenha apenas 1,5 anos de exeriência na Bolsa, poderiam esclarecer-me estas dúvidas:

1) Como pequeno investidor (<20000 euros) qual a melhor maneira de "shortar" (estar curto em acções?

2) Uma vez que o CaixaInvest não permite "shortar" acções, qual a correctora que me aconselham?

Grato, desde já, pela atenção dispensada.

BN

Olá Poseidon,
Na minha opinião, a melhor forma de shortar é via CFD, pela sua simplicidade. Quanto à corretora, faz uma pesquisa pelo fórum. Havia há uns tempos um tópico com o nome de "qual a melhor corretora", onde se discutiram vários aspectos acerca da mais adequada a cada perfil.
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

Dúvidas - "short"

por poseidon635 » 17/2/2009 16:44

Boa tarde.

Uma vez que apenas tenha apenas 1,5 anos de exeriência na Bolsa, poderiam esclarecer-me estas dúvidas:

1) Como pequeno investidor (<20000 euros) qual a melhor maneira de "shortar" (estar curto em acções?

2) Uma vez que o CaixaInvest não permite "shortar" acções, qual a correctora que me aconselham?

Grato, desde já, pela atenção dispensada.

BN

Registado: 13/6/2008 10:22

por fnabais.ferro » 12/2/2009 9:31

Ulisses Pereira Escreveu:Olá Marks.

... Quando necessito de dados financeiros de algumas empresas, pesquiso em www.finbolsa.pt . ...

Caro Ulisses,

Parece-me que agora este site está em http://www.finbolsa.com/

Confirma???

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

RE:

por Marks_ » 7/2/2009 16:25

Boa tarde Ulisses,

obrigado pela tua pronta colaboração.

De facto o Caldeirão pareceu-me ser bastante interessante, tenho lido muitas opiniões que me têm ajudado imenso.

Do teu comentário fiquei no entanto com algumas dúvidas, nomeadamente:

- Dizes que num Bear Market não devemos ter acções em carteira. Mas não será esta a altura certa para apostar nas empresas que se acredita que recuperem, dados os mínimos históricos? Não irão estas, pelo menos no MP recuperar?...

- Por último a dictomia AF vs AT. Qual a tua opinião sobre a importância de cada uma delas? Ao ver bastantes artigos no Caldeirão, fiquei com a ideia que a maior parte dos membros dá primazia à AT.
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.

Registado: 20/1/2009 12:59

por Ulisses Pereira » 6/2/2009 18:46

Olá Marks.

Bem vindo ao Caldeirão. Não são de resposta fáceis as tuas perguntas e aviso-te já que, provavelmente, algumas das minhas curtas respostas podem ser influenciadas pelo facto de ser um dos criadores e moderadores do Caldeirão de Bolsa. :)

Antes de mais, e pq a informação, sobretudo nesta área, é muito valiosa e é poder, quais são os sítios de consulta obrigatória para estar atenpadamente actualizado?

Caldeirão, naturalmente. :) Acredita que, em portugal, não tens outro local onde mais análises se façam e mais se debata os mercados. Ao longo dos anos, o Caldeirão tem sido uma verdadeira "escola" de investidores. Sorrio quando vejo como muitos chegam aqui e como, passado uns anos, percebem que aprenderam tudo.

Mas, objectivamente digo-te os sites que eu consulto. Tento que sejam poucos porque, como bem dizes, não há espaço para tudo. Em Portugal, além do Caldeirão, naturalmente que sigo o Negocios para acompanhar todas as notícias económicas. Quando necessito de dados financeiros de algumas empresas, pesquiso em www.finbolsa.pt . Lá fora, consulto 2 sites pagos: www.realmoney.com e www.minyanville.com e o www.clearstation.com para dados financeiros.

Se o meu raciocínio estiver correcto, quais são na V/ óptica as acções com maior potencial de valorização a curto prazo?

Num "Bear Market" não deves ter acções em carteira.

Reparei que o admninistrador Soares dos Santos adquiriu recentemente 75000 acções da JM, não será este um bom prenúncio que a tendência é de subida?

Empiricamente, seriamos levado a dizer que sim. Mas os estudos feitos indicam não haver qualquer correlação entre as compras/vendas dos "insiders" e a evolução das cotações.

Sabem onde posso fazer download, nem que de uma versão mais básica?

Eu nestas coisas, não gosto de ilegalidades. O Metastock adquire-se em www.finbolsa.com . De qualquer das formas, muitas pessoas usam o prorealtime que, para quem começa, serve perfeitamente. Vai dar uma espreitadela lá.

At fiáveis a actualizadas? Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Questões de Iniciante...

por Marks_ » 6/2/2009 17:19

Boa tarde,

Sou um iniciante no mundo da bolsa. Apesar de fazer pesquisa e de ter lido Fernando Braga de Matos, a informação mais valiosa provavelmente só se adquiri em conversas informais com quem sabe mais que eu..
Assim, há algumas questões que vos gostaria de colocar, esperando não ser demasiado maçador...

Antes de mais, e pq a informação, sobretudo nesta área, é muito valiosa e é poder, quais são os sítios de consulta obrigatória para estar atenpadamente actualizado? Com tantos sites, é muito fácil perder horas em pesquisa...

Tendo obviamente limitados conhecimentos do mercado de acções, preferia cingir-me a acções PSI, até pelas comissões bancárias. Tenho no entanto como verdadeiro que numa época de crise, como a actual, devemo-nos manter longe das indústrias e da construção civil, e apostar em empresas cujos produtos se tendem a comportar de forma menos elástica, nomeadamente o ramo alimentar e das energias. Se o meu raciocínio estiver correcto, quais são na V/ óptica as acções com maior potencial de valorização a curto prazo?
Será a Jerónimo Martins uma boa opção? Reparei que o admninistrador Soares dos Santos adquiriu recentemente 75000 acções da JM, não será este um bom prenúncio que a tendência é de subida? Ainda para mais pouco antes do anúncio das contas anuais?

Por último, e corrijam-me pf se estiver enganado, mas a percepção com que fiquei é que:
Para quem pretende investir no CP, a análise técnica revela-se mais eficiente que a análise fundamental. Ao nível desta o Metastock parece ser rei.. Já consultei até tutoriais, no entanto pelo elevado valor está para mim fora de questão adquiri-lo. Sabem onde posso fazer download, nem que de uma versão mais básica? E onde posso encontrar AT fiáveis e actualizadas?

Bem, penso que já são questões suficiente por hoje.

Agradeço a atenção que me venham a dispensar.

Cpts.

Marks.
Editado pela última vez por Marks_ em 7/2/2009 16:48, num total de 1 vez.

Registado: 20/1/2009 12:59

por Novato_ » 4/2/2009 20:53

caro tiagopt, desde já o meu muito obrigado pelos esclarecimentos.

Registado: 25/1/2009 18:03

Re: Questões acerca de Warrants

por tiagopt2 » 4/2/2009 14:12

fapa Escreveu:Bom dia,

quero desde já parabenizar o fórum por todas as questões tão pertinentes aqui tratadas, já acompanho há bastante tempo, no entanto esta é a primeira intervenção!
A minha questão é a seguinte:
- qual é o significado da variação dos cof's de um determinado warrant estarem a zero, isto é não existem compradores nem vendedores? Momentaneamente as cotações são igual a zero!

Cumprimentos,
Filipa

Olá Filipa,
Confesso-te que não me sinto à vontade com os warrants, mas tinha a ideia que não existiam cof's para estes instrumentos (por serem os Money Makers a conferirem a liquidez). De qualquer forma não tenho a certeza do que estou a dizer.
Não sei até que ponto conheces o funcionamento desses instrumentos, mas não poderás estar a fazer confusão com um warrant que "rebentou"? Estes por vezes têm o valor do último negócio e o preço de compra/venda é 0.
Abraço

Ah, e bem-vinda ao Caldeirão :wink:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Re: Dúvida

por tiagopt2 » 4/2/2009 14:06

Novato_ Escreveu:Boa noite.
Possivelmente as perguntas que vou fazer, já foram feitas...
Será que alguém me pode explicar onde poderei ver um descritivo de análise dos gráficos:
Significado de M10; M15; M20;50;100. RSI14.

Olá Novato. Quando falas em M10, 15, 20, 50 e 100, penso que te estarás a referir às médias móveis. Este indicador diz-te qual é o preço médio das cotações nos últimos 10, 15, 20, 50 ou 100 dias (se for simples, claro).
O RSI é um indicador oscilatório, o 14 é o número de períodos utilizados para o cálculo. Podes encontrar explicações mais detalhadas pesquisando na net.

A curto prazo qual é mais vantajoso, ter M10> M20 ou 50, ou o inverso? Ou a análise é feita em função da cotação actual?

Se estás a ver se um título se prepara para inverter para tendência ascendente (ou seja, as cotações estão abaixo das MM's), é positivo que a MM de menor período cruze em alta a de maior período. No entanto, 10 e 20 períodos não são consideráveis nesse contexto, por darem demasiados falsos sinais. Se for, por exemplo, a de 50 e 200, já será mais considerável. No entanto, sinais através de MM's são sempre contestáveis.

A análise feita com os triângulos, como é feita?

He he :) Essa pergunta, para ser bem respondida, daria pelo menos um capítulo de um livro :)
Pesquisa também na net sobre isso, ou compra um livro, é um bom investimento para expandires os teus conhecimentos.
Abraço

Questões acerca de Warrants

por fapa » 4/2/2009 13:21

Bom dia,

quero desde já parabenizar o fórum por todas as questões tão pertinentes aqui tratadas, já acompanho há bastante tempo, no entanto esta é a primeira intervenção!
A minha questão é a seguinte:
- qual é o significado da variação dos cof's de um determinado warrant estarem a zero, isto é não existem compradores nem vendedores? Momentaneamente as cotações são igual a zero!

Cumprimentos,
Filipa

Registado: 25/1/2009 21:37

Dúvida

por Novato_ » 3/2/2009 23:12

Boa noite.
Possivelmente as perguntas que vou fazer, já foram feitas...
Será que alguém me pode explicar onde poderei ver um descritivo de análise dos gráficos:
Significado de M10; M15; M20;50;100. RSI14.
A curto prazo qual é mais vantajoso, ter M10> M20 ou 50, ou o inverso? Ou a análise é feita em função da cotação actual?
A análise feita com os triângulos, como é feita?
Desculpem se as perguntas são básicas, mas como sou novo, é preferível tentar tirá-las, do que cair já no ínicio... :?
Obrigado
Cpts

por Ulisses Pereira » 30/1/2009 16:36

money, nos COF`s constam as melhores ofertas de compra e de venda de cada acção, o que vai gerando a formação do preço.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por money greedy » 30/1/2009 16:02

alguem me sabe dizer o que são cof's?

E caso alguém arranje um link com informação actualizada sobre a declaração de mais-valias, ficava muito agradecido. Estou a pensar fazer a declaração englobada das acções, dado ter perdas, no sentido de poder desconta-las no futuro. Li isto em qualquer lado, mas não sei se ainda funciona assim.

Obrigado desde já.

Registado: 22/1/2009 17:52

Desconto de 20% ?

por Novato_ » 25/1/2009 18:26

Olá caros amigos.
Como o meu nick indica eu sou mesmo Novato neste tipo de negócios. Mas comprei algumas acções e até tive algum lucro, (sorte de principiante... :roll: )
Agora surgiu-me uma dúvida, já que ouvi dizer que iriam ser descontados 20% dos lucros, isto porque só não teria descontos se as mantivesse mais de 1 ano e eu só tive as acções em meu poder 2 meses. (É verdade)? :(
Alguém me consegue dizer como funciona esta questão?
Se realmente existem descontos, onde e como serão efectuados? Está ligado à declaração de I.R.S.?
Se realmente for issso, grande parte do lucro vai para descontos, até porque a "caixadirecta" já cobra pela compra e pela venda... :!: :!: :!: :cry:
Desculpem se as perguntas são básicas, mas tenho pouca experiência nisto...
Obrigado

por tiagopt2 » 24/1/2009 15:14

rodhes Escreveu:Obrigado Tiago, já agora fica a saber aprendi contigo a fazer o plano de trading e tem pelo menos evitado maiores perdas..
Para o stop não tenho bem um regra definida, procuro colocar um pouco acima de uma zona de suporte/resistência (sugeres alguma percentagem?).
O que penso que acontece é que os market makers conseguem detectar esses stops e vão-os activando para terem ganhos superiores...

Rodhes, sinto-me lisonjeado :)
Em relação aos stops, vou-te dar um exemplo pessoal, o que o torna extremamente relativo.
Eu tenho um valor pré-definido em €, é o valor que eu admito perder num trade. É o meu limite de dor, a partir desse ponto qualquer perda é inaceitável.
Quando entro num trade, também tenho uma exposição pré-definida. Esse limiar de dor corresponde a cerca de 3% da exposição total.
Mas nem sempre as coisas são assim tão lineares, e neste preciso momento estou a planear um trade que tem um rácio de perda/ganho de 1/5. É uma situação muito proveitosa, que eu não poderia deixar passar ao lado.

Mas infelizmente o Stop está a 10% do ponto actual. Então, como vou proceder? Vou reduzir a tal exposição que costumo utilizar para 1/4. Assim, mantenho o meu limiar de dor intacto, e o stop passa de 10% para 2,5%.
Tudo bem, isso corta o lucro potencial em 75%. Mas se eu fosse ambicioso, provavelmente veria o Stop disparar e conseguiria "queimar" o equivalente a 4 trades perdidos (para não falar da parte psicológica).
Como vês, tudo pode (deve?) ser flexibilizado, especialmente em alturas de maior volatilidade.
Espero ter ajudado.

Abraço

por rodhes » 24/1/2009 9:13

Obrigado Tiago, já agora fica a saber aprendi contigo a fazer o plano de trading e tem pelo menos evitado maiores perdas..
Para o stop não tenho bem um regra definida, procuro colocar um pouco acima de uma zona de suporte/resistência (sugeres alguma percentagem?).
O que penso que acontece é que os market makers conseguem detectar esses stops e vão-os activando para terem ganhos superiores...

Registado: 29/11/2007 12:44

Re: Volatilidade

por tiagopt2 » 23/1/2009 23:50

rodhes Escreveu:Com esta Volatilidade há alguém que ganhe dinheiro?
Se sim será que me pode dar umas dicas...
O que me acontece é que até acerto na tendência, mas os stops que defino são activados. Já tentei dar uma maior margem para os stops mas o resultado não foi muito bom... grrrr...

Olá Rodhes,
Realmente, as épocas de maior volatilidade são extremamente difíceis de negociar. Já mencionaste o aumento de margem nos stops (já agora, que percentagem utilizas nos stops?), sugeria-te que procurasses títulos com um menor nível de volatilidade para negociares. Nem todas são tão "nervosas", há indicadores de volatilidade que te ajudam nessa tarefa. Não sei é onde possas rolar um screener com esses dados, mas certamente alguém por aqui te ajudará nisso.
Abraço

Volatilidade

por rodhes » 23/1/2009 17:56

Com esta Volatilidade há alguém que ganhe dinheiro?
Se sim será que me pode dar umas dicas...
O que me acontece é que até acerto na tendência, mas os stops que defino são activados. Já tentei dar uma maior margem para os stops mas o resultado não foi muito bom... grrrr...

Registado: 29/11/2007 12:44

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], smog63 e 63 visitantes