Até onde pode cair o PSI 20?
7 mensagens
|Página 1 de 1
Bem Visto JP !! Os grandes investidores estão a posicionarem-se nas grandes empresas a preços impossiveis a um ano !! Vejam o que os arabes andam a fazer com o dinheiro que ganham com o petroleo... investem nos saldos das bolsas europeias e americanas... porque quando o petroleo já nao for essencial as economias para os arabes não há problema porque são detentores das maiores empresas mundias !! Nunca se esquecam : Quando o petroleo deixar de ter importancia/valor os arabes não vao comer areia e muito menos menosprezem a inteligencia daquele povo....... Vejam que o barclays a grande bandeira do capital ingles á esta na mao de uma arabe....
Cumprimentos a todos
Cumprimentos a todos
- Registado: 23/1/2009 22:34
Curto bué estes profetas da desgraça... os mesmos que diziam que quando Homem enviasse uma nave para o espaço o Céu ia cair na Terra e morriamos todos, ou os mesmos que diziam que a 3ª Guerra Mundial ia começar nos finais de 70, ou os mesmos que diziam que o Mundo ia acabar no ano 2000, blá blá blá
Aqui fica uma "história" para esses profetas:
Uma origem da CRISE: Pensamento para 2009
'A CRISE'
"Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente.
Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e
vendia bons cachorros quentes.
Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes
pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava.
As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão
e a melhor salsicha.
Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender uma grande
quantidade de fregueses, e o negócio prosperava... Seu cachorro quente
era o melhor de toda região!
Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino
cresceu e foi estudar economia numa das melhores faculdades do país.
Finalmente, o filho já formado, voltou para casa, notou que o pai
continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele:
- Pai, então você não ouve radio? Você não vê televisão e não lê os
jornais? Há uma grande crise no mundo.
A situação do nosso país é crítica. Esta tudo ruim. O mundo vai quebrar.
Depois de ouvir as considerações do filho doutor, o pai pensou: bem,
se meu filho que estudou economia, lê jornais, vê televisão, acha isto
então só pode estar com a razão.
Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e
claro, pior) e começou a comprar salsichas mais barata (que era,
também, a pior). Para economizar, parou de fazer cartazes de
propaganda na estrada.
Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.
Tomadas essas 'providências', as vendas começaram a cair e foram
caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de
cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o
filho estudar economia na melhor escola, quebrou.
O pai, triste, então falou para o filho: - 'Você estava certo, meu
filho, nós estamos no meio de uma grande crise. '
E comentou com os amigos, orgulhoso: - 'Bendita a hora em que eu fiz
meu filho estudar economia, ele me avisou da crise... '
Aprendamos uma grande lição:
Vivemos em um mundo contaminado de más noticias e se não tomarmos o
devido cuidado, essas más noticias nos influenciarão a ponto de roubar
a nossa felicidade e prosperidade de nossos negócios, enfim
arruinando nossa vida.
E acho que isso serve para todas as áreas da vida!"

Aqui fica uma "história" para esses profetas:
Uma origem da CRISE: Pensamento para 2009
'A CRISE'
"Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente.
Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e
vendia bons cachorros quentes.
Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes
pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava.
As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão
e a melhor salsicha.
Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender uma grande
quantidade de fregueses, e o negócio prosperava... Seu cachorro quente
era o melhor de toda região!
Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino
cresceu e foi estudar economia numa das melhores faculdades do país.
Finalmente, o filho já formado, voltou para casa, notou que o pai
continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele:
- Pai, então você não ouve radio? Você não vê televisão e não lê os
jornais? Há uma grande crise no mundo.
A situação do nosso país é crítica. Esta tudo ruim. O mundo vai quebrar.
Depois de ouvir as considerações do filho doutor, o pai pensou: bem,
se meu filho que estudou economia, lê jornais, vê televisão, acha isto
então só pode estar com a razão.
Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e
claro, pior) e começou a comprar salsichas mais barata (que era,
também, a pior). Para economizar, parou de fazer cartazes de
propaganda na estrada.
Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.
Tomadas essas 'providências', as vendas começaram a cair e foram
caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de
cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o
filho estudar economia na melhor escola, quebrou.
O pai, triste, então falou para o filho: - 'Você estava certo, meu
filho, nós estamos no meio de uma grande crise. '
E comentou com os amigos, orgulhoso: - 'Bendita a hora em que eu fiz
meu filho estudar economia, ele me avisou da crise... '
Aprendamos uma grande lição:
Vivemos em um mundo contaminado de más noticias e se não tomarmos o
devido cuidado, essas más noticias nos influenciarão a ponto de roubar
a nossa felicidade e prosperidade de nossos negócios, enfim
arruinando nossa vida.
E acho que isso serve para todas as áreas da vida!"
Não percebo NADA disto!
- Registado: 8/2/2008 23:57
...
Não me admirava nada que isto acontece-se, visto a fragilidade da nossa economia. Empresas como a ZON e PT cairem 80% é que pode ser algo duvidoso....
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
Eles próprios dizem que é um estudo, de pouco serve, é mais uma curiosidade que outra coisa... como a tabela final demonstra esse nem seria o mínimo que se pode atingir porque há duas empresas que já estão abaixo do seu PBV! Se no caso da TDU é perfeitamente compreensível, no do BES parece-me algo estranho, embora as diferenças não sejam tão significativas quanto isso para o resto da banca...
Bom Domingo
artista
Bom Domingo
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
"Más notícias: o índice pode descer mais de 30 por cento até aos 4000 pontos, segundo o rácio preferido dos gurus da bolsa"
"Quando a bolsa está a cair, são poucas as palavras que se ouvem das bocas dos analistas, ao contrário dos tempos bons, em que preço-alvos são publicados todos os dias. São poucas as fontes de informação que podem ajudar os investidores. A solução é estudar directamente as contas das sociedades cotadas e usar os ensinamentos dos gurus da bolsa.
O rácio entre o preço e o valor contabilístico (vulgarmente conhecido por price-book value ou, simplesmente, PBV) das acções é um dos mais defendidos pelos gurus como Benjamin Graham e o seu discípulo Warren Buffett. As suas propriedades são ideais: são estáveis, mais difíceis de manipular do que outros elementos das contas, como os lucros, e são de fácil acesso e cálculo.
Em princípio, quanto mais reduzido for o PBV, melhor, uma vez que o preço está baixo em relação ao valor contabilístico da acção. Por exemplo, uma empresa com um rácio inferior a 1 pode ser considerada barata porque pode ser adquirida por menos do que está inscrito no balanço. Obviamente, o raciocínio assume que os activos e os passivos estão bem avaliados nos mapas contabilísticos, o que nem sempre acontece.
Como se pode saber até onde podem ir as cotações usando apenas o PBV? Se assumir que o PBV não pode passar de um determinado limite, então é fácil saber qual o preço mínimo que se pode registar na bolsa: basta multiplicar o valor contabilístico mais recente por esse PBV e obtém o preço mínimo teórico.
A histórica tende a repetir-se, por isso, a Carteira usou os PBV mínimos desde o ano 2000 para definir esses limites das acções que fazem parte do índice PSI 20. Resumidamente, os cálculos indicam que, para as cotações descerem até ao ponto mais barato (medido pelo PBV) dos últimos 9 anos, então os títulos ainda têm de descer 37 por cento. Isso não quer dizer que as acções vão descer: é apenas um limite ou uma perda potencial (como os preços-alvos são potenciais). O preço-limite dado pelo PBV da Zon Multimédia é o que está mais afastado do actual: a dona da rede de televisão por cabo ainda pode deslizar mais de 80 por cento.
Este raciocínio não deve ser usado isoladamente nas suas decisões de bolsa. Como sempre, antes de comprar ou vender uma acção, estude-a bem.
Ainda podem descer muito."
A Zon Multimédia lidera as perdas potenciais Empresa Variação-limite
BES 6,66%
Teixeira Duarte 5,06%
Brisa -1,11%
Semapa -4,74%
Sonae Indústria -8,04%
BCP -14,80%
Banco BPI -16,19%
Cimpor -16,73%
Sonaecom -17,05%
Galp Energia -29,09%
REN -30,04%
Sonae SGPS -34,60%
Portucel -38,35%
Jerónimo Martins -49,44%
EDP -52,48%
Mota-Engil -55,50%
Altri -66,77%
Portugal Telecom -80,16%
Zon Multimédia -83,36%
PSI 20* -37,63%
Fonte: Carteira
Exclui a EDP Renováveis
*Média ponderada
por David Almas em http://carteira.pt/2009/01/30/bolsa/acc ... -o-psi-20/
"Más notícias: o índice pode descer mais de 30 por cento até aos 4000 pontos, segundo o rácio preferido dos gurus da bolsa"
"Quando a bolsa está a cair, são poucas as palavras que se ouvem das bocas dos analistas, ao contrário dos tempos bons, em que preço-alvos são publicados todos os dias. São poucas as fontes de informação que podem ajudar os investidores. A solução é estudar directamente as contas das sociedades cotadas e usar os ensinamentos dos gurus da bolsa.
O rácio entre o preço e o valor contabilístico (vulgarmente conhecido por price-book value ou, simplesmente, PBV) das acções é um dos mais defendidos pelos gurus como Benjamin Graham e o seu discípulo Warren Buffett. As suas propriedades são ideais: são estáveis, mais difíceis de manipular do que outros elementos das contas, como os lucros, e são de fácil acesso e cálculo.
Em princípio, quanto mais reduzido for o PBV, melhor, uma vez que o preço está baixo em relação ao valor contabilístico da acção. Por exemplo, uma empresa com um rácio inferior a 1 pode ser considerada barata porque pode ser adquirida por menos do que está inscrito no balanço. Obviamente, o raciocínio assume que os activos e os passivos estão bem avaliados nos mapas contabilísticos, o que nem sempre acontece.
Como se pode saber até onde podem ir as cotações usando apenas o PBV? Se assumir que o PBV não pode passar de um determinado limite, então é fácil saber qual o preço mínimo que se pode registar na bolsa: basta multiplicar o valor contabilístico mais recente por esse PBV e obtém o preço mínimo teórico.
A histórica tende a repetir-se, por isso, a Carteira usou os PBV mínimos desde o ano 2000 para definir esses limites das acções que fazem parte do índice PSI 20. Resumidamente, os cálculos indicam que, para as cotações descerem até ao ponto mais barato (medido pelo PBV) dos últimos 9 anos, então os títulos ainda têm de descer 37 por cento. Isso não quer dizer que as acções vão descer: é apenas um limite ou uma perda potencial (como os preços-alvos são potenciais). O preço-limite dado pelo PBV da Zon Multimédia é o que está mais afastado do actual: a dona da rede de televisão por cabo ainda pode deslizar mais de 80 por cento.
Este raciocínio não deve ser usado isoladamente nas suas decisões de bolsa. Como sempre, antes de comprar ou vender uma acção, estude-a bem.
Ainda podem descer muito."
A Zon Multimédia lidera as perdas potenciais Empresa Variação-limite
BES 6,66%
Teixeira Duarte 5,06%
Brisa -1,11%
Semapa -4,74%
Sonae Indústria -8,04%
BCP -14,80%
Banco BPI -16,19%
Cimpor -16,73%
Sonaecom -17,05%
Galp Energia -29,09%
REN -30,04%
Sonae SGPS -34,60%
Portucel -38,35%
Jerónimo Martins -49,44%
EDP -52,48%
Mota-Engil -55,50%
Altri -66,77%
Portugal Telecom -80,16%
Zon Multimédia -83,36%
PSI 20* -37,63%
Fonte: Carteira
Exclui a EDP Renováveis
*Média ponderada
por David Almas em http://carteira.pt/2009/01/30/bolsa/acc ... -o-psi-20/
"O Barings pode concluir que não é, na realidade, muito difícil fazer dinheiro no negócio dos bens imobiliários" Peter Baring - Presidente do Banco Barings
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 86 visitantes