Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Newsletter séria e independente- Uma boa ideia?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 31/1/2009 11:51

MikeCorp, aqui vai a minha opinião:

Tudo - ou quase, porque AF existe pouca de facto - aquilo que desejarias ver numa newsletter existe já aqui no Caldeirão. Por este ponto de vista, a newsletter não seria necessária.

Agora se alguém se dispusesse a, todas as semanas, sistematizar, comparar/confrontar - e, porque não, comentar, analisar e acrescentar o que fosse havido por pertinente - o que vai sendo publicado aqui no Caldeirão (e eventualmente noutros locais) ao longo da semana, organizando esse trabalho por tópicos (p.ex.: Envolvente dos mercados; Índices mundiais; Títulos USA; Títulos nacionais; Forex; Produtos/mercadorias (metais precioosos, commodities, etc.)) num único documento, criando assim uma newsletter do Caldeirão, penso que seria interessante.

E até admito - embora não tenha qualquer influência em tal - que, perante um compromisso sério de publicação semanal regular, a Administração aceitaria colocar essa newsletter como tópico inamovível durante, por exemplo, 24h após a sua publicação.

É, no entanto, preciso notar que, para ser uma coisa séria e credível, e para acrescentar valor ao que já existe, se trataria de um trabalho enorme e de grande responsabilidade, exigindo muito tempo e esforço a quem se dispusesse a fazê-lo. Resta saber se alguém tem o tempo, a paciência, a disponibilidade, a competência, o sentido de compromisso e, acima de tudo, o desinteresse suficientes para fazê-lo de uma forma continuadamente valorizadora. Eu, de certeza, não tenho...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por MikeCorp » 31/1/2009 0:57

Então, mudando de estratégia :mrgreen: , que é que mais gostas aqui no caldeirao? e que e que mais gostas nessa newsletter?

Abraço

Registado: 30/7/2008 22:22

por Capitão Nemo » 31/1/2009 0:43

Para além do Caldeirão todos os meses gosto de ler a newsletter bons investimentos que também é aqui colocada.

Curiosamente o site http://bonsinvestimentos.com/ está em obras neste momento.
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por Crómio » 31/1/2009 0:38

Enfim, o objectivo é ouvir a vocês, possíveis e actuais investidores, por forma a conhecer as vossas ideias e saber exactamente aquilo que gostariam de ver na referida newsletter.

O Caldeirão é a minha newsletter. :wink:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

Re: Newsletter séria e independente- Uma boa ideia?

por MikeCorp » 31/1/2009 0:33

Pickbull Escreveu:
MikeCorp Escreveu:Isto é só uma ideia mas gostaria que todos dessem o seu contributo.
Em Portugal, e principalmente desde que acompanho os mercados financeiros, sempre me fez impressão o facto de quem faz os researchs serem empresas que têm participações consideráveis (e outros interesses como empréstimos,etc) nas empresas que estão analisar. Isto é obviamente um claro conflito de interesses, principalmente se incluirmos na equação o facto de constantemente errarem, o que levou a sua credibilidade a zero.
Imaginem agora que a minha empresa pretende criar umas newsletter sobre os mercados, nomeadamente o mercado português. Essa newsletter seria paga por quem quisesse acedê-la, pela que seria como research, mas mais sério, honesto e, principalmente, indepedente.
O que pretendo de vós é saber o que gostaria de ser publicado para além das referidas análises fundamentais. Dou algumas ideias:

1. Análises técnicas simplistas (relembro-vos que nem todos compreendem um gráfico sem ter algum conhecimento de Análise Técnica)
2. Opiniões de verdadeiros investidores ( Tiagopt, Artista, Ulisses pereira, tiagoandre, cempt, MarcoAntonio, etc etc)
3.Dicionário técnico (para ajudar o comum dos mortais a utilizar AT e AF)
4.Ideias de Trading que vão surgindo

Enfim, o objectivo é ouvir a vocês, possíveis e actuais investidores, por forma a conhecer as vossas ideias e saber exactamente aquilo que gostariam de ver na referida newsletter. Agradeço TODAS as ideias e opiniões, bem como o tempo que perderem com isto.

Muito obrigado,

Miguel Costa

Sem qq maldade gostava que respondesses a apenas 1 questão.

O que levaria as pessoas que comprassem essa newsletter a pensar que a tua empresa é imparcial e sem qq posição no mercado se tu próprio achas, tal como eu, que as outras empresas não o são?

A resposta é simples.O que mais tira credibilidade a essas empresas é o facto de terem participações nas respectivas empresas que analisam. Isto torna logo a coisa ridícula porque logo aí não existe honestidade.
Outra questão são os price targets assustadores.Confesso que pouco entendo de análise fundamental, mas tenho a certeza que não faz sentido dizer que a teixeira duarte vale 10 euros por acção (estou a exagerar claro), ou seja, aquilo está tudo propositadamente inflacionado.

por limpaesgotos » 31/1/2009 0:12

A ideia é boa se os artigos e análises seleccionados forem sujeitos a votação. E no final dos mês os mais votados, organizados por temas, entrariam nessa newsletter .

Como e quem organizaria essa newsletter ?

O mais simples é mesmo aqui o forum !
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

Re: Newsletter séria e independente- Uma boa ideia?

por Pickbull » 31/1/2009 0:07

MikeCorp Escreveu:Isto é só uma ideia mas gostaria que todos dessem o seu contributo.
Em Portugal, e principalmente desde que acompanho os mercados financeiros, sempre me fez impressão o facto de quem faz os researchs serem empresas que têm participações consideráveis (e outros interesses como empréstimos,etc) nas empresas que estão analisar. Isto é obviamente um claro conflito de interesses, principalmente se incluirmos na equação o facto de constantemente errarem, o que levou a sua credibilidade a zero.
Imaginem agora que a minha empresa pretende criar umas newsletter sobre os mercados, nomeadamente o mercado português. Essa newsletter seria paga por quem quisesse acedê-la, pela que seria como research, mas mais sério, honesto e, principalmente, indepedente.
O que pretendo de vós é saber o que gostaria de ser publicado para além das referidas análises fundamentais. Dou algumas ideias:

1. Análises técnicas simplistas (relembro-vos que nem todos compreendem um gráfico sem ter algum conhecimento de Análise Técnica)
2. Opiniões de verdadeiros investidores ( Tiagopt, Artista, Ulisses pereira, tiagoandre, cempt, MarcoAntonio, etc etc)

Enfim, o objectivo é ouvir a vocês, possíveis e actuais investidores, por forma a conhecer as vossas ideias e saber exactamente aquilo que gostariam de ver na referida newsletter. Agradeço TODAS as ideias e opiniões, bem como o tempo que perderem com isto.

Muito obrigado,

Miguel Costa

Sem qq maldade gostava que respondesses a apenas 1 questão.

O que levaria as pessoas que comprassem essa newsletter a pensar que a tua empresa é imparcial e sem qq posição no mercado se tu próprio achas, tal como eu, que as outras empresas não o são?

Registado: 23/1/2008 19:18

por MikeCorp » 30/1/2009 23:23

limpaesgotos Escreveu:O que defines uma pessoa ou entidade séria ?

Uma especie de CMVM, ou BDP? Até esses falham !

Quer se queira ou não, uma analise nunca é totalmente independente.

Epa não sei explicar bem isto, até porque, como referi, é somente uma ideia, mas imagina uma empresa de researchs que não tem posições nas empresas que analise. Óbviamente, que não estou a dizer que automaticamente ia acertar em todas, mas quando lês as opiniões do MarcoAntonio não sentes que ele é independente? Agora aqui 90% é análise técnica, imagina um projecto sério mas que meta análise fundamental, bem como outras questões que vos possam interessar.
O objectivo é lançar a discussão sobre este tema, que me parece tabu na opinião pública.

Abraço

por MikeCorp » 30/1/2009 23:14

tugatuga111 Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:

Limpaesgotos, se eu fizer uma análise bem ou mal feita sobre acções posso dar-te a garantia que é isenta pois não invisto na bolsa mas sim no forex. :wink: Acredito sim que seja quase sempre não totalmente independente. :wink:
Bons trades!

Exactamente. Imagem o Mr.pontes (não o conheço pessoalmente), ele até dá umas ideias que me parecem correctas do ponto de vista financeiro. Contudo, estraga tudo com expressões do género: VENDAM FORTEMENTE MASSIVAMENTE QUE VEM AI O FIM DO MUNDO e sei lá mais o quê.
Agora se tivessemos alguem que analisasse as empresas do ponto de vista fundamental, com uma parceria de Análise técnica, sem ter qualquer posição na empresa e qualquer interesse específico, o caso já seria completamente diferente.
Eu ADORO este fórum (isto não é graxa podem ter a certeza) mas às vezes sinto que só ligamos à Análise Técnica. Confesso que pessoalmente baseio todos os meus investimentos bolsistas nela, e considero os Price Targes dos bancos como a coisa mais rídicula que existe nos mercados financeiros.Dai esta ideia, que não passa mesmo de uma ideia aviso já :oops: . o objectivo era fomentar a discussão sobre o que acima referi e ver o que cada um pensa do assunto.

Abraço

por tugatuga111 » 30/1/2009 22:56

limpaesgotos Escreveu:

Limpaesgotos, se eu fizer uma análise bem ou mal feita sobre acções posso dar-te a garantia que é isenta pois não invisto na bolsa mas sim no forex. :wink: Acredito sim que seja quase sempre não totalmente independente. :wink:
Bons trades!

Registado: 18/7/2008 19:50

por tugatuga111 » 30/1/2009 22:55

Marco António, subscrevo a tua opinião.
Bons trades.

Registado: 18/7/2008 19:50

por limpaesgotos » 30/1/2009 22:46

O que defines uma pessoa ou entidade séria ?

Uma especie de CMVM, ou BDP? Até esses falham !

Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por MikeCorp » 30/1/2009 21:38

MarcoAntonio Escreveu:Mike, vou ser muito directo: o meu humilde contributo, partilhando a minha opinião, já o faço neste espaço na medida da minha disponibilidade de tempo, conhecimentos e experiência.

E faço-o sem cobrar nada a ninguém...

Não faz sentido colocar informação e opiniões que estou disposto a facultar aos outros de forma gratuita num produto pago.

E eu não pretendo deixar de fazer o que faço para o colocar num produto pago (deixando de o fazer gratuitamente como faço actualmente).

Claro marco mas pus o teu nome no sentido de ser alguém sério. Quem fala em ti fala noutro qualquer igualmente sério. O que interessa é que seria opinião de algúem que percebe mesmo do assunto.
Quanto ao paga, retiro o que disse, e coloco antes gratuito. O que é relevante são as ideia,s e se teria impacto no mercado, pois em vez de ser paga poderia até ser financiada por um patrocinador qualquer, através de anúncios sei lá.

Abraço

por MarcoAntonio » 30/1/2009 21:30

Mike, vou ser muito directo: o meu humilde contributo, partilhando a minha opinião, já o faço neste espaço na medida da minha disponibilidade de tempo, conhecimentos e experiência.

E faço-o sem cobrar nada a ninguém...

Não faz sentido colocar informação e opiniões que estou disposto a facultar aos outros de forma gratuita num produto pago.

E eu não pretendo deixar de fazer o que faço para o colocar num produto pago (deixando de o fazer gratuitamente como faço actualmente).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MikeCorp » 30/1/2009 21:13

Elias Escreveu:Caro Miguel,

Penso que o teu primeiro post ficou claro, não é preciso insistires no teu pedido ao fim de 10 minutos. As pessoas podem ainda não ter tido tempo de o ler ou de pensar no assunto.

Sugiro assim que dês mais algum tempo para ver se alguém responde, se daqui a 2 dias não tiveres respostas então aí sim seria oportuno puxares novamente o tópico.

1 abraço,
Elias

Eu sei mas tinha me esquecido desta parte. Nem a 10m tinha colocado o post.

Abraço

por Elias » 30/1/2009 21:10

Caro Miguel,

Penso que o teu primeiro post ficou claro, não é preciso insistires no teu pedido ao fim de 10 minutos. As pessoas podem ainda não ter tido tempo de o ler ou de pensar no assunto.

Sugiro assim que dês mais algum tempo para ver se alguém responde, se daqui a 2 dias não tiveres respostas então aí sim seria oportuno puxares novamente o tópico.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por MikeCorp » 30/1/2009 21:05

Agradecia mesmo que participassem, por muito que as vossas ideias pareçam descabidas ou demasiado trabalhosas.

Abraço

Newsletter séria e independente- Uma boa ideia?

por MikeCorp » 30/1/2009 20:55

Isto é só uma ideia mas gostaria que todos dessem o seu contributo.

Muito obrigado,

Miguel Costa

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 84 visitantes