PROFETA - O indicador dos verdadeiros profissionais da Bolsa
Bom dia a todos,
limpaesgotos: Lamento mas não faço a mínima ideia do código do macd nem do que representa cada um dos 3 parâmetros. Vê em www.prorealtime.com.
mnfv: Espero que tenhas razão.
Relativamente ao PSI20, nunca testei com o Profeta. Mas duvido que obtenha melhores resultados do que outro indicador que construí logo no inicio quando andei a estudar estas coisas. Mas, como escrevi aqui, o indicador, qualquer que ele seja, não vale quase nada. Tudo o que precisas está no preço e no tempo. Tudo o resto, Profeta incluído, são meros derivados das variáveis importantes.
jotabilo: Aguardo, como bem sabe, a fundamentação do seu comentário.
Abraço,
Tiago
limpaesgotos: Lamento mas não faço a mínima ideia do código do macd nem do que representa cada um dos 3 parâmetros. Vê em www.prorealtime.com.
mnfv: Espero que tenhas razão.

jotabilo: Aguardo, como bem sabe, a fundamentação do seu comentário.
Abraço,
Tiago
comentário
É a catarse dos métodos....o mesma coisa das ..ondas de elliot.....e as conlusões óbvias que ditavam....o SP....vais descer...
De vez em quando sucedem estas coisas.... atinge-se a diarreia mental.....
cumps
De vez em quando sucedem estas coisas.... atinge-se a diarreia mental.....
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
TMMS,
creio que 80% das pessoas que leu o post percebeu que estavas a brincar (eu diria que pelom menos 95% dos que, como eu, foram ao blog perceberam).
Apenas fiquei curioso do comportamento com o PSI dado o comportamento razoável como esperado no SP
Eu creio que a grande lição do profeta é que, como tb o nosso outro profeta de carne e osso, o Ulisses
, nos diz, para estar longo em acções e ganhar dinheiro com isso não é preciso comprar no bottom do bear e vender no pico do bull
Bom trabalho
creio que 80% das pessoas que leu o post percebeu que estavas a brincar (eu diria que pelom menos 95% dos que, como eu, foram ao blog perceberam).
Apenas fiquei curioso do comportamento com o PSI dado o comportamento razoável como esperado no SP

Eu creio que a grande lição do profeta é que, como tb o nosso outro profeta de carne e osso, o Ulisses

Bom trabalho

salvadorveiga Escreveu:tmms Escreveu:mnfv Escreveu:Podes testar o Profeta (repara na maiuscula no inicio do nome) no PSI20 e colocar aqui o gráfico?
O Profeta publicado é uma sátira. Embora seja um excelente indicador, é certo (mas longe de ser o melhor). No fundo, o mais curioso disto tudo é que se uma pessoa acreditar muito no Profeta ele funciona mesmo.
Em tempos criei o Profeta do PSI20 (um algoritmo diferente e consideravelmente mais complexo mas perfeitamente adaptado ao nosso índice), também de longo prazo, o qual irá orientar a minha entrada longa no próximo bull market.
Quando Ele (O Profeta do PSI20) der sinal eu aviso neste tópico.![]()
Abraço,
Tiago
tmms, tive a ver o O profeta, e no entanto so' funcionou no Bear de 2001 e agora neste, porque ao ver ate' 1954 os sinais que dá sao demasiados e nunca há uma definiçao... pelo menos usando a formula que esta no seu site...
salvadorveiga Escreveu:tmms, tive a ver o O profeta, e no entanto so' funcionou no Bear de 2001 e agora neste, porque ao ver ate' 1954 os sinais que dá sao demasiados e nunca há uma definiçao... pelo menos usando a formula que esta no seu site...
Salvador,
Deves estar a cometer algum erro de programação ou de escala temporal. O Profeta funciona perfeitamente (conforme gráfico anexo) no S&P 500 (semanal) entre 1995 e 2009.
Agora, por favor, lê/leiam com muita atenção as notas seguintes:

Abraço,
Tiago
(*1) - a) Nome do indicador ser Profeta. b) Dizer que também prevê recessões económicas mundiais. c) Smile, cara risonha no título do post do blog. d) Nota no final do post no blog dizendo, explicitamente, que se trata duma sátira para os leitores do blog que não frequentam o Caldeirão. e) Entre uma panóplia de outras evidências mais subtis.
(*2) - "A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança." in Wikipedia
edit: anexar gráfico
- Anexos
-
- profeta_analise_comparativa_com_indicador_magico_2.png (244.33 KiB) Visualizado 2970 vezes
tmms Escreveu:mnfv Escreveu:Podes testar o Profeta (repara na maiuscula no inicio do nome) no PSI20 e colocar aqui o gráfico?
O Profeta publicado é uma sátira. Embora seja um excelente indicador, é certo (mas longe de ser o melhor). No fundo, o mais curioso disto tudo é que se uma pessoa acreditar muito no Profeta ele funciona mesmo.
Em tempos criei o Profeta do PSI20 (um algoritmo diferente e consideravelmente mais complexo mas perfeitamente adaptado ao nosso índice), também de longo prazo, o qual irá orientar a minha entrada longa no próximo bull market.
Quando Ele (O Profeta do PSI20) der sinal eu aviso neste tópico.![]()
Abraço,
Tiago
tmms, tive a ver o O profeta, e no entanto so' funcionou no Bear de 2001 e agora neste, porque ao ver ate' 1954 os sinais que dá sao demasiados e nunca há uma definiçao... pelo menos usando a formula que esta no seu site...
mnfv Escreveu:Podes testar o Profeta (repara na maiuscula no inicio do nome) no PSI20 e colocar aqui o gráfico?
Quando Ele (O Profeta do PSI20) der sinal eu aviso neste tópico.

Abraço,
Tiago
Numa análise objectiva confirma-se que o Profeta bate o indicador Mágico aos pontos.
Ver a análise comparativa completa aqui.
Abraço,
Tiago
Ver a análise comparativa completa aqui.
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- profeta_analise_comparativa_com_indicador_magico.png (200.58 KiB) Visualizado 3259 vezes
salvadorveiga Escreveu:tmms, o teu programa de imagem qnd es tu a por imagens e' muito bom... agora eu n me dou bem com ele...
Respondo-te no tópico das Free Trading Tools, ok?
Abraço,
Tiago
nunofaustino Escreveu:Esse indicador funciona em mercados tendenciais, em laterais penso que dará prejuízo.
Também me parece. Penso que poderá ser interessante para definir o setup (tendencial/oscilatório, ascendente/descendente), sendo necessário um outro mecanismo ou indicador para o "trigger" das entradas e saídas.
Tal como eu o vejo assim rapidamente, dá para dizer se podemos (não necessariamente se devemos) estar longos ou curtos em fases tendenciais, ou optar por uma abordagem oscilatória quando sem tendência definida.
Mas foi isso mesmo que o tmms disse!
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
tmms, o teu programa de imagem qnd es tu a por imagens e' muito bom... agora eu n me dou bem com ele...
quando tento por caixas de texto escrevo texto e depois voui por no sitio desaparece... quando quero fazer print da imagem tenho q ir carregar no icone entao aparece o desktop em vez do grafico do activo (contornei ao fazer um atalho no quick launch)
podes dar ai umas dicas ao progrma lol
quando tento por caixas de texto escrevo texto e depois voui por no sitio desaparece... quando quero fazer print da imagem tenho q ir carregar no icone entao aparece o desktop em vez do grafico do activo (contornei ao fazer um atalho no quick launch)
podes dar ai umas dicas ao progrma lol
Flying Turtle Escreveu:No diário não dá nada de jeito - demasiados sinais e muitos deles falsos...
Fixe mesmo - a maravilha das grandes inovações reside na sua simplicidade!
Efectivamente eu tentei fazer um indicador o mais simples possível, lá isso é verdade. Tão simples quanto profético, na verdadeira acepção da palavra.
Com o Profeta é assim:
1. Escolhas o activo
2. Adicionas o Profeta
3. Ajustas o horizonte temporal do Profeta de modo a que ele dê sinais que façam sentido (no caso do S&P 500 é o gráfico semanal e no do petróleo é o diário). E com o Profeta, desde que nós queiramos muito, haverá um horizonte temporal onde fará sentido
4. Depois só tens que esperar pelo sinal do Profeta, assumir a respectiva posição no activo e rezar, digamos assim
Mas atenção, o Profeta é um indicador de longo prazo! Isto é um senhor indicador, não é para andar a utilizar ai em especulações intra-diárias...
Prometo que no dia em que o Profeta II der sinal de bull no PSI20 eu venho aqui dizer (mas só depois de comprar as minhas acções, claro)! Espero que compreendam que não posso divulgar já os números da próxima profecia...

Abraço,
Tiago
A brincar a brincar, acabaste de descobrir a pólvora
Parabéns, parece-me muito bem... Vou testa-lo em mais activos
Cem,
Não é o sprint inicial que define o vencedor de uma maratona
Abraço

Cem,
Não é o sprint inicial que define o vencedor de uma maratona

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
tmms Escreveu:Mas nota que tens de estar no gráfico semanal do S&P 500
Ok, está explicado!

No diário não dá nada de jeito - demasiados sinais e muitos deles falsos...
Fixe mesmo - a maravilha das grandes inovações reside na sua simplicidade!

Obrigado pela partilha,
FT
Re: Re
Cem pt Escreveu:Boas, Tiago!
Parabéns pelo post, está mesmo nice.
Obrigado Cem, obrigado! Nem imaginas o quanto eu fico feliz por te ver aqui hoje. E ao Marco também! Obrigado pela vossa gentil visita ao cantinho do Profeta!

Cem pt Escreveu:só que este ano a experiência com o "Masteroid" começou realmente bem negra, lucros viste-los, vá-se lá saber o porquê apesar dos testes!
Deixa lá que eu também. Há um ano, quando ainda não percebia nada disto mas pensava que percebia, fechei Janeiro com quase +3%. Um ano depois, com um sistema todo XPTO, um money management que me protege o capital do risco de ruína, etc. vou fechar o mês quase no limite da perda mensal máxima definida (-6%).
O que me vale é o long run... senão fechava já a loja!
Cem pt Escreveu:Acho que ainda vou estudar melhor o teu "Profeta Maqdoide", é simples e eficaz quanto baste, fiquei mesmo curioso...
Tu nem me digas nada, pá! Eu depois de ver que o Profeta também detectou o bear no "pitroile" fiquei estupefacto. Estou a um passo de me arrepender de ter divulgado a fórmula à hora do almoço.

Um abraço,
Tiago
edit: erro gramatical
Editado pela última vez por tmms em 1/2/2009 15:27, num total de 1 vez.
Flying Turtle Escreveu:Se então o indicador é mesmo aquele que apresentas
Como é óbvio o indicador é rigorosamente o que está publicado. Não tenho um interesse especial em guardar só para mim a componente técnica da piada!
Limitei-me a ajustar os três parâmetros no MACD. Faz assim, vais a novo indicador, escolhes o exemplo 3, e colocas os seguintes valores (90,125,60). Mas nota que tens de estar no gráfico semanal do S&P 500. O Profeta é um indicador de longo prazo!!! E é tão bom que também conseguiu detectar a queda do petróleo!

Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- profeta_antecipou_grande_queda_do_petroleo.jpg (78.87 KiB) Visualizado 6781 vezes
Re
Boas, Tiago!
Quanto à referência aos meus indicadores, thanks pelo elogio, só que este ano a experiência com o "Masteroid" começou realmente bem negra, lucros viste-los, vá-se lá saber o porquê apesar dos testes!
Acho que ainda vou estudar melhor o teu "Profeta Maqdoide", é simples e eficaz quanto baste, fiquei mesmo curioso...
Abraço, continuação de bons posts e boas negociatas.
Cem
Quanto à referência aos meus indicadores, thanks pelo elogio, só que este ano a experiência com o "Masteroid" começou realmente bem negra, lucros viste-los, vá-se lá saber o porquê apesar dos testes!
Acho que ainda vou estudar melhor o teu "Profeta Maqdoide", é simples e eficaz quanto baste, fiquei mesmo curioso...
Abraço, continuação de bons posts e boas negociatas.
Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Flying Turtle Escreveu:Também acho e, aliás, o tom jocoso do seu post inicial assim o indica.
FT, achas mal.
Se leres tudo e com atenção, como o Marco e muitas outras pessoas fizeram, vais apenas ver ironia e sátira.
Mais, eu respeito, e muito, todos os meus interveniente aqui no fórum como alias o meu histórico de participações demonstra. E todos por igual, aqueles que sabem muito mais do que eu e aqueles que me fazem as perguntas mais básicas. A todos dispenso parte do meu tempo e conhecimento.
Tenho-te a ti, inclusivamente, em muito boa conta e devo dizer-te que considero o teu comentário totalmente despropositado e injusto.
Eu mais não posso fazer do que esperar que tu faças uma nova leitura do tópico, agora mais atenta e completa, e que depois reflictas muito bem sobre o que escreveste.
Um abraço,
Tiago
tmms Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Eu acho que o tmms está a brincar convosco e vocês ainda não se aperceberam...
Não é bem, Marco!
Ok tmms, muito bem: Se então o indicador é mesmo aquele que apresentas - e que é de facto "milagrosamente" simples e eficaz

Sob ressalva de que o fiz num intervalinho de tempo disponível, podendo sempre ter existido erro de digitação, e que agora não posso olhar para o assunto com cuidado...
FT
MarcoAntonio Escreveu:Eu acho que o tmms está a brincar convosco e vocês ainda não se aperceberam...
Não é bem, Marco!

Penso que o que se passou é que, muito provavelmente, as pessoas olharam quase só para o gráfico e nem sequer leram o texto que está no blog. Foi isto quase de certeza absoluta.
Vamos então à clarificação que se torna mais urgente a cada minuto que passa:
Conforme está escrito na nota do blog este tópico/post é uma sátira a alguns indivíduos* que apresentam indicadores milagrosos com propósitos obscuros sendo que a única coisa que verdadeiramente promoverem são ilusões e desinformação. O objectivo é alertar algumas pessoas para uma realidade onde, em casos extremos, lhes é cobrado dinheiro pelo indicador "mágico".
* Aproveito para clarificar que em alguns indivíduos (e por acaso até só estou a pensar num) não incluo, obviamente, pessoas como o Cem que, manifestamente, tem uma abordagem séria e metodológica do trading. Nos casos como o dele, o recurso a um indicador próprio para gerar sinais de compra/venda não só é lógico como potencialmente lucrativo.
Abraço,
Tiago
- Anexos
-
- Jan30_14h49m_tImage25975.jpg (61.36 KiB) Visualizado 6927 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Eu acho que o tmms está a brincar convosco e vocês ainda não se aperceberam...
Também acho e, aliás, o tom jocoso do seu post inicial assim o indica. Mas valia a pena experimentar e a verdade é que o MACD[90,125,60] dá sinais semelhantes aos d"O Profeta" dele, embora não atinja os valores extremos que ele apresenta, designadamente os -100, que correspondem à entrada em recessão

Mas o indicador dele é fixe, mesmo assim

FT
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 94 visitantes