Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Stops - % de máximo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: comentário

por mapaman » 30/1/2009 13:21

[quote="jotabilo"]Caro Pimentas

Inicias, para ti, uma discussão muito antiga....com choro e ranger de dentes nos entretantos.
Se a volatilidade de um titulo não for acentuada não entendo para que serve um stop...além de se gastar dinheiro na negociação no acionamento do stop e para reentrar no título.
É uma discussão idêntica ao que se passa no conceito de dividendo...discute-se a matéria e parece que os argumentos apresentados, são fluídos e quase imateriais... sabe-se o que é...para que serve mas não se quer percepcionar o concreto.
Um titulo não varia, habitualmente, 5% do seu valor num dia...então para que colocar stop?
Existem alguns foreiros que recomendam e dizem...vou entrar neste título com stops apertados, querendo significar que em caso de descida (Subida) remedeiam perdas maiores.
Pessoalmente, penso que apenas é para impressionar.
Com alguma atenção tenho observado que o Ulisses anuncia por vezes os tais stops tralings para presevar lucros havidos tanto em posições longas com em curtas...mas ele é muito disciplinado e coerente em face dos princípios que adopta.
Enfim, haverá sempre os defensores desta ferramenta...mas sinceramente, não faz sentido numa atitude de investidor...que optou por ueum titulo para ganhar tanto na dscida como na subida.
Os que desejam ser mais rápidos do que o vento, ou estilo pilha-galinhas claro que adoptam stops para apaziguarem o nervoso miudinho.
E não digo mais, senão ainda sofro recomendações de mal comportado.

com simpatia

boas,

apenas um testemunho acerca de stop´s:

Estive de férias 15 dias e fui stopado em 2 títulos,(LVHM(esta caiu dos 48 euros para os 40!!, e Acerinox). Uso sempre stop´s com ordem ao mercado.Se não tivesse stop´s as perdas seriam maiores...

Meter stop´s, a mim faz-me estar descansado de dia ,de noite ,de férias,aqui ou no outro lado do mundo!

Não discuto valores de stop´s,mas estes devem variar directamente com a volatilidade do título ou indice.

pessoalmente utilizo valores menos "redondos" por ex: 6 % ; 9% ; 11%

Antes tambem acreditava nos stop´s mentais,o que me obrigava a nadar sempre em "cima" da cotação e o que acontecia é que os stop´s desciam com a cotação :mrgreen:

cumps

Registado: 24/1/2008 22:05

por Elias » 30/1/2009 12:59

Uma forma de reduzir os riscos de falsas activações de stops devido à volatilidade no intraday, é apenas considerar os stops activados quando eles são quebrados em fecho.

O facto de haver um after hours (nas praças Euronext) permite geralmente vender nos 5 minutos seguintes ao fecho, ao preço de fecho.

Registado: 5/11/2002 12:21

por CarlPipe » 30/1/2009 12:58

Obrigado aos dois.

É que nunca me tinha acontecido uma situação destas, para a proxima opto por "stop loss" (que é a mesma coisa que ao melhor, certo?).

Cumprimentos

Registado: 6/7/2006 0:36

por MarcoAntonio » 30/1/2009 12:25

Só para confirmar que não é realizada.

Por outro lado, se em vez de associares uma ordem limite, associares à ordem de stop uma ordem ao melhor, será executada.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por LTCM » 30/1/2009 12:23

CarlPipe Escreveu:Bom dia,

Será que me podem explicar uma coisa?
Por exemplo a ação esta a 5€, eu coloco uma "stop Limit" com o trigger a 4,90€ e o preço limite a 4,80€, no dia seguinte o preço de abertura é de 4,50€...E a minha ordem não é realizada?? :oops:

Obrigado, cumprimentos

IMHO: não é realizada.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por CarlPipe » 30/1/2009 12:20

Bom dia,

Será que me podem explicar uma coisa?
Por exemplo a ação esta a 5€, eu coloco uma "stop Limit" com o trigger a 4,90€ e o preço limite a 4,80€, no dia seguinte o preço de abertura é de 4,50€...E a minha ordem não é realizada?? :oops:

Obrigado, cumprimentos

Registado: 6/7/2006 0:36

comentário

por jotabilo » 5/1/2009 22:04

Eis uma explicação para o uso do stop que é de aceitar....não é para dormir descansado....é para deixar o título ....mesmo que tenhamos a tentação de que ele pode vir a recuperar!!!.

Sim....para evitar a ganânca e a ilusão..
De qualquer modo é uma decisão pessoal e não automática.

Muito bem...

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

por Fibonacci » 5/1/2009 21:51

Pimentas Escreveu:Afinal sempre existe... Resta saber se o Caixa Directa Invest permite isso.

Penso que a Caixa Directa não tem essa possibilidade. Mas não tenho a certeza.
Conheço essa opção das plataformas Saxo.

Pimentas Escreveu:Quanto á questao do crash. Pelo que entendi, se os investidores usarem um TRAILING STOP com step de 0,01€ e distância de 5% (o que é pouco provável devido às diferentes estratégias que cada um tem), e imaginando que o título sobe durante 6 meses e diferentes investidores vao entrando, independentemente do valor de entrada, o STOP será igual para todos eles, correcto? Daí pensar no tal crash... Admito que seja uma hipótese académica mas ainda assim dá que pensar.

O que estás a tentar forçar é que TODOS os investidores tomavam essa opção, seguindo a mesma estratégia? Se é esse o caso... não havia mercado nem qualquer crash. No momento em que o título descesse 5% face ao seu máximo... só haveriam vendedores e não haveria qualquer comprador... não havia negócio... o extremo é esse...
É irreal pensar que todos os investidores tomam a mesma decisão.
Posso dar-te uma análise (técnica ou fundamental) e distribui-la por 1000 investidores. Teremos 1000 investimentos diferentes.

Quanto à utilização de stops: eu uso stops, quando assim o decido ANTES do investimento.
Quando entram num título definam o porquê de estarem a investir. Se um dos pressupostos for quantificável face à cotação... devem colocar stop. Alguns exemplos:
- entro porque acho que não abaixo de 5 EUR --> stop nos 5 EUR porque se for abaixo desse valor, quebrou a razão da entrada;
- compro porque a empresa é excelente e vai ter um óptimo futuro (depois de a ter analisado de uma ponta à outra) --> não necessita stop. sai se algo no fundamental da empresa mudar;
- compro mas não quero perder mais de 5% --> stop 5% abaixo do preço de entrada;
- mandei uma moeda ao ar e saiu coroa. Por isso, compro e só saiu quando sair cara três vezes seguidas --> não colocar stop. continuar a mandar a moeda ao ar.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

comentário

por jotabilo » 5/1/2009 20:43

Caro Pimentas

Inicias, para ti, uma discussão muito antiga....com choro e ranger de dentes nos entretantos.
Se a volatilidade de um titulo não for acentuada não entendo para que serve um stop...além de se gastar dinheiro na negociação no acionamento do stop e para reentrar no título.
É uma discussão idêntica ao que se passa no conceito de dividendo...discute-se a matéria e parece que os argumentos apresentados, são fluídos e quase imateriais... sabe-se o que é...para que serve mas não se quer percepcionar o concreto.
Um titulo não varia, habitualmente, 5% do seu valor num dia...então para que colocar stop?
Existem alguns foreiros que recomendam e dizem...vou entrar neste título com stops apertados, querendo significar que em caso de descida (Subida) remedeiam perdas maiores.
Pessoalmente, penso que apenas é para impressionar.
Com alguma atenção tenho observado que o Ulisses anuncia por vezes os tais stops tralings para presevar lucros havidos tanto em posições longas com em curtas...mas ele é muito disciplinado e coerente em face dos princípios que adopta.
Enfim, haverá sempre os defensores desta ferramenta...mas sinceramente, não faz sentido numa atitude de investidor...que optou por ueum titulo para ganhar tanto na dscida como na subida.
Os que desejam ser mais rápidos do que o vento, ou estilo pilha-galinhas claro que adoptam stops para apaziguarem o nervoso miudinho.
E não digo mais, senão ainda sofro recomendações de mal comportado.

com simpatia

cumps

por Crómio » 5/1/2009 20:30

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Pimentas » 5/1/2009 20:09

Jotabilo

Concordo contigo. Sem conhecer os outros tipos de stops penso que pelo menos os fixos sao utilidade muito limitada.

Gostava de saber que tipo de stops utilizam os gurus.

Se posso dormir descansado... De noite sim mas e se quiser fazer uma sestazinha? :lol:

Agora mais a sério. Para mim psicologicamente é altamente reconfortante saber que nunca perderei mais de 5% do valor actual da minha carteira e, ao mesmo tempo e caso a evoluçao seja positiva, ir acumulando ganhos.

Registado: 21/12/2008 13:59

comentário

por jotabilo » 5/1/2009 19:34

Crómio

Essa do stop é sempre coisa muito discutível.
Tanto o loss como o profit.
Que margem aconselhas para um stop?.
Pessoalmente já abordei e experimentei essa "ferramenta" e continuo a pensar que se mantiver uma observação diária da minha carteira, julgo que não é necessário um stop.
Sou um pequeno investidor de médio prazo e prefiro, por esse motivo, utilizar uma decisão pessoal e não automática.
O Pimentas pode dormir descansado porque de noite os mercados europeus e americanos não funcionam.
O trailing stop ainda me parece plausível de utilização para preservar os lucros tanto nas subidas como nas descidas do título...ou seja, tanto para longos como para shorts...mas nos outros stops, nos automáticos sem trailing, não vislumbro qualquer utilidade...és capaz de me rferir uma que seja?
Não faço daytrading...mas nem aqui vejo qualquer vantagem.
Eu sempre fui bom aluno e gosto de aprender.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 5/1/2009 20:11, num total de 2 vezes.

por Pimentas » 5/1/2009 19:01

Afinal sempre existe... Resta saber se o Caixa Directa Invest permite isso.

Obrigado Fibonacci.

Quanto á questao do crash. Pelo que entendi, se os investidores usarem um TRAILING STOP com step de 0,01€ e distância de 5% (o que é pouco provável devido às diferentes estratégias que cada um tem), e imaginando que o título sobe durante 6 meses e diferentes investidores vao entrando, independentemente do valor de entrada, o STOP será igual para todos eles, correcto? Daí pensar no tal crash... Admito que seja uma hipótese académica mas ainda assim dá que pensar.

Ulisses: Muito obrigado pelo serviço público e á minha carteira que prestas pelas tuas excelentes análises. Visito o fórum desde outubro e muito tenho aprendido desde entao. Pena que entrei na bolsa de cabeça em julho sem sequer saber o que era um STOP...
:(

Cumprimentos

por Ulisses Pereira » 5/1/2009 17:07

Fibo, cerca de um mês e meio depois, regressas á escrita aqui. E, como sempre, pedagógico, disponível e muito claro. É sempre um prazer ler-te!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Fibonacci » 5/1/2009 16:43

Pimentas Escreveu:Obrigado pelos esclarecimentos.

É pena que nao existe o stop a que me refiro.

Será por ser perigoso que nao o admitem? Nao deixa de ter a sua lógica. O problema é se todos o usassem... poderia provocar crashs.

Pimentas,

Existe e é o trailing stop.
Tal como o Cromio disse, o que pretendes é uma distância de 5% e um "step" de 0,01€, por exemplo.

Assim, sempre que o título sobe 0,01€, é actualizado o teu preço de saída, 5% abaixo do preço atingido.
Exemplo. Se o título está a 1€, o preço de saída é 0,95€. Se subir para 1,01€ (step de 0,01€), o stop de saída sobe para 0,9595€
Pelo que percebi é o que pretendes.

Quanto à questão de criar um crash. O que levaria a que assim tantos investidores, com tantas motivações diferentes, criassem esse sistema e "jogassem" com o mesmo stop que tu de 5%.
Quando tu consideras que 5% é um bom momento para sair, possivelmente existem outros investidores que consideram que o "alívio" de 5% no título é um bom momento para entrar ou reforçar a posição que têm.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Ulisses Pereira » 5/1/2009 16:06

Pimentas, por que dizes que poderia provocar "crashes"?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pimentas » 4/1/2009 20:57

Obrigado pelos esclarecimentos.

É pena que nao existe o stop a que me refiro.

Será por ser perigoso que nao o admitem? Nao deixa de ter a sua lógica. O problema é se todos o usassem... poderia provocar crashs.

comentário

por jotabilo » 4/1/2009 20:48

Caro Pimentas

Não me referi ao stop trailing...ou seja um stop deslizante mantendo a margem que inicialmente considerámos relatvamente ao prêço do título.
A Caixa invest não permite o uso de um trailing stop.
Ao ler o teu poet inicial, vi que não solicitaste nenhum esclarecimento sobre esse tipo de stop.
Creio que O Ulisses, um dos administradores do fórum, utiliza fequentemente essa possibilidade de stop trailing e poderá esclarecer melhor sobre qual o banco ou market Maker que permite o seu uso.

cumps

por Crómio » 4/1/2009 20:41

Pimentas,

O Stop que me interessa só deveria ter um parâmetro que seria a % abaixo da cotaçao máxima que o título atingiu desde o momento em que o comprei. Optaria por 5% por exemplo.

Não existe esse tipo de stop.

Existe o Trail Stop, e poderás parametrizá-lo conforme a tua situação, por exemplo um step próximo de zero e uma distância equivalente a 5% da cotação àquele momento.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Crómio » 4/1/2009 20:38

jotabilo,

A adopção de um stop mental subordinado ao nosso plano de invesimento e obrigando à disciplina que ele determna creio que será o melhor procedimento...

Uma declaração muito perigosa, principalmente para quem a levar a sério.

É o mesmo que dizer que não é preciso utilizar despertador para acordar pois caso sejamos disciplinamos acordamos a horas...

Por outro lado a existência de stops em caso de uma volatlidade brusca dos títulos, também não é seguro que a sua efiçácia seja conseguida.....em caso de queda abrupta....vais para a fila de espera dada a ocorrência de multipilos disparos sendo que a satifaçao do teu stop é efectivada a preços muito abaixo do triger que tu estabeleceste....

Existe uma diferença entre Stop Limite e Stop ao Mercado.
Tens de ver melhor isso...

Enfim....nunca poderás dormir descansado.

Sim, nunca poderás dormir descansado se não colocares um stop, nem ir de férias...

Já agora recomendo a leitura deste relatório, onde se pode aprender muito com quem estuda, jé errou e um dia acreditou nos "stops mentais".

Abraço

William Bernstein

por Pimentas » 4/1/2009 20:36

Caros jotabilo e Crómio

Obrigado pelos vossos comentarios.

Sabendo que nao existem fórmulas perfeitas para stops penso que esta seria a menos imperfeita e que nos pouparia alguns cabelos brancos.

Crómio:

Em relaçao ao Trailing Stop nao percebi muito bem.

O Stop que me interessa só deveria ter um parâmetro que seria a % abaixo da cotaçao máxima que o título atingiu desde o momento em que o comprei. Optaria por 5% por exemplo.

O objectivo é deixar correr os lucros e cortar a partir do momento que o título inverta de tendência.

Crómio - Relativamente ao que escreveste:

"Em relação à questão da activação dos stops em catadupa, não penso que isso seja de forma alguma significativo, já que para isso acontecer era necessário todos os especuladores entrarem no mesmo valor e escolherem o equivalente a 5% num trail stop."

Imagina que um compra a 1€ outro a 1,2€ e outro a 1,4€ e o título sobe até ao máximo de 2€ por exemplo. Se todos tiverem este tipo de stop a que me refiro, todos activarao o stop quando o título descer a 1,9€ (que é 2€ - 5%). Penso que este tipo de stop poderia ser catastrófico... Os especuladores nao têm de entrar no mesmo valor para que o stop se active no mesmo momento.
Editado pela última vez por Pimentas em 4/1/2009 20:44, num total de 1 vez.

por akwa79 » 4/1/2009 20:24

A Caixa Directa Invest nao permite fazer Trailing Stop, apenas permite stop normal. Se quiseres fazer algo parecido com trailing stop tens que anular o 1ºstop e dar um novo mais acima quando achares adequado.

Registado: 1/8/2008 21:18

por Crómio » 4/1/2009 20:09

Olá Pimentas,

Esse tipo de stop existe e é chamado Trailing Stop.

Funciona com 2 parâmetros, o Trail Step e a Distância.

A distância é a distância que queres que o Stop esteja do valor da cotação.

O Step é quanto a cotação se tem de afastar da cotação inicial para que o Stop seja actualizado.

Duvido que exista na Caixa este stop.

Em relação à questão da activação dos stops em catadupa, não penso que isso seja de forma alguma significativo, já que para isso acontecer era necessário todos os especuladores entrarem no mesmo valor e escolherem o equivalente a 5% num trail stop.

As probabilidades são ínfimas, mas a caça aos stops existe...

Abraço

William Bernstein

comentário

por jotabilo » 4/1/2009 19:53

Caro Pimentas

O caixa invest permite introduzir um stop loss...
e um stop profit...sempre que desejares.
No entanto a utilização de um stop e a margem a considerar é sempre uma decisão subjectiva. Essa utilização nem sempre é conveniente e a margem considerada pode ser (comida) e o stops funcionam quando era conveniente que não funcionassem.
Por exemplo a cotação de um titulo para o qual tu consideraste um stop 5% abaixo ("Stop loss"), pode variar até 6% para baixo, faz disparar o stop e recupera de imediato esse valor. O que sucede é que tu vendes a um preço inferior e não lucras com a recuperação a que acresce os gastos com a negociação...ou seja, o stop revelou-se um mau procedimento. E se quiseres entrar de novo no título, mais ainda gastarás na negociação.
Para obviar esta situação talvez fosse desejável consderar um stop com uma margem maior de segurança...talvez 10%...mas aí, se mesmo assim, suceder o disparo, maior será o prejuizo....enfim.
O stop loss é aconselhável para cortar teimosias da nossa ganância. A adopção de um stop mental subordinado ao nosso plano de invesimento e obrigando à disciplina que ele determna, creio que será o melhor procedimento...mas tu lá verás o que melhor te convém.
Por outro lado a existência de stops em caso de uma volatlidade brusca dos títulos, também não é seguro que a sua efiçácia seja conseguida.....em caso de queda abrupta....vais para a fila de espera dada a ocorrência de multipilos disparos sendo que a satifaçao do teu stop é efectivada a preços muito abaixo do triger que tu estabeleceste....
Enfim....nunca poderás dormir descansado.

Isto é um vale de lágrimas e como disse o Criador...ganharás o pão com o suor do teu rosto.....
Com simpatia

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 4/1/2009 20:54, num total de 1 vez.

Stops - % de máximo

por Pimentas » 4/1/2009 19:23

Olá pessoal

Estou interessado em colocar um stop aos meus títulos que seja 5% inferior ao máximo que o título alcançou desde que o comprei.

Por exemplo: compro a 1€, o título desce para 0,95€ activo o stop. Se o título sobe até 2€ por exemplo, o stop só se activaria quando o título descesse até 1,9€.

Durante os próximos dias terei acesso ao Caixa Directa Invest. Sabem se essa aplicaçao permite fazê-lo? Que vos parece este tipo de Stop? A mim deixava-me dormir descansado...

Já agora imaginem que muitos investidores usam exactamente este tipo de stops. Será possível que a cada vez que um título desça 5% se activem milhares de stops causando um crash no título?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: nbms2012, Olhar Leonino, paulosantinhoamado, Àlvaro e 238 visitantes