Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quimonda - A falsa Questão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Timbrado10 » 27/1/2009 18:40

"... 2ª feira virão a Portugal o administrador nomeado pelo tribunal alemão e o Ceo da Qimonda..."

Operação de charme!
Estão com medo de nós!

Sei através de uma tia de um governante que se está a preparar: Petinga com molho de escabeche...

Somos realmente grandes...

Vêm com uma mão á frente e outra a tras! Temos que mostrar que somos netos do Viriato, não podemos ter piedade!

Conquistemos de imediato a Alemanha, a Alemanha será nossa!

Registado: 16/11/2008 11:04

por jabreu3 » 27/1/2009 16:45

Ponham a Quimonda a produzir chipps para o magalhães.... :mrgreen:

Conheço algumas pessoas qie trabalham lá.

Dá muito emprego a mão de obra qualificada aqui na zona do Porto.

Se fechar, lá vão mais umas centenas de engenheiros do norte para Lisboa e para o estrangeiro.

É triste

Registado: 30/11/2007 21:12

por DC89 » 27/1/2009 16:36

Atomez Escreveu: Essa gente do Berloque de Esquerda adora mandar bocas populistas sobre coisas que não entende nada...

Berloque de Esquerda
Vou votar nesse novo partido
:mrgreen:

Tou brincando :wink:

Registado: 26/12/2007 15:50

por atomez » 27/1/2009 16:30

Nyk Escreveu:BE quer que Governo compre a Qimonda
19h44m
A deputada do Bloco de Esquerda Alda Macedo defendeu esta segunda-feira, em Vila do Conde, a compra pelo Governo português da Qimonda Portugal e a sua reconversão para a produção de energia fotovoltaica.

Essa gente do Berloque de Esquerda adora mandar bocas populistas sobre coisas que não entende nada...

Como se pudesse mudar a tecnologia e o processo de fabrico de uma coisa para outra assim sem mais nem menos, como fabricar parafusos em vez de pregos. Onde é que iam buscar, ou melhor comprar, a tecnologia para o fotovoltaico? Ia ser desenvolvida cá? Ia levar anos e custos incalculáveis. Ou então têm de a comprar ou licenciar e continuam à mercê de quem a detém, num sector em que a evolução é contínua e ficaria obsoleta em pouco tempo.

Era como nacionalizar a Auto Europa para a pôr a fabricar carros eléctricos...

(se calhar estou a dar-lhes uma ideia!)

Infelizmente a indústria nacional são barracões e mão de obra.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por TMS » 27/1/2009 15:40

Não que tenha muita importância mas só alguns esclarecimentos:

tonirai Escreveu:De facto, a produção baixou muito, mas não é desta semana, já é de há 2 ou 3 semanas (ou mais) para cá;

E é absolutamente mentira que tivéssemos 14 milhões de produção há 2 semanas... essa produção equivale ao nosso pico máximo, atingido algures no meio do ano passado, e que tem decrescido mais ou menos regularmente desde então;

Até aqui concordo mais ou menos contigo. Em vez de 3 semanas diria uns 2 meses e de facto não eram 14 milhões há 2 semanas. O pico de produção esse foi "ligeiramente" mais alto e chegou aos 16/17 milhões de unidades.

tonirai Escreveu:A notícia fala nas alterações ao plano anteontem para 4 milhões, o que é falso, pois passei o fim-de-semana na fábrica e não houve alterações fora de data (os planos são definidos à 6ª-feira e recebo-os pessoalmente por mail) - o plano é de aproximadamente 7 milhões.

Só se tivesse sido alterado de ontem para hoje, pois não vou à fábrica desde Domingo.

Não se deve desmentir o que não se conhece... Era de cerca de 9 milhões e foi reduzido para 4 milhões.

tonirai Escreveu:Quanto ao nº de empregados, não sei o nº exacto...
Totais, diria quase 2000;
Mas se perguntas apenas os efectivos, ainda é mais difícil (eu) saber... diria entre 1000 e 1500, mas não posso ser mais preciso, lamento.

Funcionários da Qimonda serão uns 1800 dos quais apenas metade são efectivos.

Já que meti a colherada gostava também de dizer que a confirmar-se o pior dos desfechos o número de desempregados será certamente superior a 2000, uma vez que os sub-contratados também terão os seus empregos em causa. A juntar a estes também empresas das quais o seu volume de trabalho depende em muito da Qimonda.

Resumindo, mais uma catástrofe social para o norte do País.

Saudações a todos, em especial ao colega tonirai

[/quote]

Registado: 20/8/2004 1:05

por pedrom » 27/1/2009 14:02

tonirai Escreveu:Após alguns contactos, estou em condições de confirmar que houve realmente uma alteração extra do plano de produção, na madrugada de 2ª-feira:

O plano era da ordem de grandeza que indiquei acima, e baixaram-no para 4.6 milhões.

O motivo desta baixa no plano foram ordens para produzir apenas as quantidades necessárias para satisfazer encomendas existentes (não produzir para stocks). :|

Não sei qual a importância das informações que divulgas, mas tem cuidado pois alé de não ser importante pode causar má impressão nesta fase da empresa. :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por tonirai » 27/1/2009 13:47

Após alguns contactos, estou em condições de confirmar que houve realmente uma alteração extra do plano de produção, na madrugada de 2ª-feira:

O plano era da ordem de grandeza que indiquei acima, e baixaram-no para 4.6 milhões.

O motivo desta baixa no plano foram ordens para produzir apenas as quantidades necessárias para satisfazer encomendas existentes (não produzir para stocks). :|

Registado: 19/4/2007 18:26

por fosgass » 27/1/2009 13:20

tonirai Escreveu:Embora quase todos os meus grandes amigos tenham enveredado por esse caminho (estão quase todos lá fora, seja em empresas nacionais ou estrangeiras), a verdade é que a mim essa ideia não me seduz muito...

Porquê? Chamemos-lhe uma crise de identidade :lol:
Esses amigos foram sempre de um só local, viveram toda a vida no mesmo sítio, daí que a vontade de aventura e de conhecer novas coisas esteja bastante aguçada;
No meu caso (como indicado debaixo do meu avatar), tenho 30 anos e vivi aproximadamente 10 anos em cada um de 3 locais diferentes e afastados...

Daí que a vontade de voltar a mudar seja muito pouca... mas se não houver outra solução!

Confesso que ainda não olhei para um único anúncio, porque sabendo do contexto internacional, e ouvindo alguns conhecidos que o têm feito... para já prefiro não me desmotivar mais.

Penso que primeiro, irei descansar, pois no ano passado não tirei férias (para além de dias soltos para tratar de coisas);

Depois, se a procura de emprego se tornar difícil (e não tenho muita experiência do difícil que pode ser, pois quando acabei o curso, fui empregado 2 meses após a conclusão, no 2º CV que mandei), pondero voltar a estudar full-time durante 1 ou 2 anos, e tirar uma especialização que abandonei para trabalhar... tenho autonomia financeira para isso (zero créditos/dívidas, e razoável pé-de-meia).

Como te compreendo! Não sei qual é a especialização que queres fazer mas posso dizer-te que eu sou Engenheiro de Produção e deu-me um jeito maluco tirar o MBA... já pensaste nisso? Engenheiros com MBA é do melhor!
Sr. Primeiro Ministro... com o mal dos outros posso eu bem!

Registado: 13/7/2007 13:18

por tonirai » 27/1/2009 13:08

fosgass Escreveu:lá está

Pelas palavras do Tonirai isto já começa a ter contornos de notícias fabricadas para ir amansando a opinião pública até darem a verdadeira notícia...

É provável, realmente...
O ministro da Economia disse que na próxima 2ª-feira virão a Portugal o administrador nomeado pelo tribunal alemão e o CEO da Qimonda... penso que nessa altura as coisas se tornarão mais definidas.
fosgass Escreveu:Tonirai, já começaste a pensar no que vais fazer? Se és Engº Mecânico envia CV para a Martifer - provavelmente para ir para o estrangeiro, mas emigrar é que está a dar!

Embora quase todos os meus grandes amigos tenham enveredado por esse caminho (estão quase todos lá fora, seja em empresas nacionais ou estrangeiras), a verdade é que a mim essa ideia não me seduz muito...

Porquê? Chamemos-lhe uma crise de identidade :lol:
Esses amigos foram sempre de um só local, viveram toda a vida no mesmo sítio, daí que a vontade de aventura e de conhecer novas coisas esteja bastante aguçada;
No meu caso (como indicado debaixo do meu avatar), tenho 30 anos e vivi aproximadamente 10 anos em cada um de 3 locais diferentes e afastados...

Daí que a vontade de voltar a mudar seja muito pouca... mas se não houver outra solução!

Confesso que ainda não olhei para um único anúncio, porque sabendo do contexto internacional, e ouvindo alguns conhecidos que o têm feito... para já prefiro não me desmotivar mais.

Penso que primeiro, irei descansar, pois no ano passado não tirei férias (para além de dias soltos para tratar de coisas);

Depois, se a procura de emprego se tornar difícil (e não tenho muita experiência do difícil que pode ser, pois quando acabei o curso, fui empregado 2 meses após a conclusão, no 2º CV que mandei), pondero voltar a estudar full-time durante 1 ou 2 anos, e tirar uma especialização que abandonei para trabalhar... tenho autonomia financeira para isso (zero créditos/dívidas, e razoável pé-de-meia).

por fosgass » 27/1/2009 11:56

lá está

Pelas palavras do Tonirai isto já começa a ter contornos de notícias fabricadas para ir amansando a opinião pública até darem a verdadeira notícia...

Tonirai, já começaste a pensar no que vais fazer? Se és Engº Mecânico envia CV para a Martifer - provavelmente para ir para o estrangeiro, mas emigrar é que está a dar!

por tonirai » 27/1/2009 11:47

fosgass Escreveu:Já começaram a "arrumar a casa"...

In Negócios:

"Qimonda reduz em 75% a produção em Portugal
A Qimonda Portugal reduziu em 75% a produção para esta semana. A multinacional alemã que, na sexta-feira, se apresentou à insolvência, prevê já despedir até Março mil trabalhadores na casa-mãe, em Dresden, segundo o "Jornal de Notícias".
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A Qimonda Portugal reduziu em 75% a produção para esta semana. A multinacional alemã que, na sexta-feira, se apresentou à insolvência, prevê já despedir até Março mil trabalhadores na casa-mãe, em Dresden, segundo o "Jornal de Notícias".

"Já há gente a chorar. Há duas semanas, tínhamos uma produção de 14 milhões de chips por semana. Ontem [anteontem] recebemos a alteração: esta semana passa para quatro milhões", explicou ao jornal um dos trabalhadores da Qimonda, sob anonimato.

Em Vila do Conde, a fábrica, a maior unidade de montagem e teste de memórias da Europa, que tem na Qimonda AG o seu único fornecedor e cliente, poderá ter em risco imediato mais de mil trabalhadores, entre temporários e contratados a prazo.

Os cortes na produção em Portugal são confirmadas pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte e Centro (STIENC), que ontem se reuniu com delegados sindicais. Também a deputada do BE, Alda Macedo, ouviu o mesmo dos trabalhadores, ao final do dia."

A pergunta que eu faço e que não vejo esclarecida em lado algum é:

Afinal quantos empregados tem a Qimonda portuguesa? Já li 2000, 1800, 1400 e agora 1.000... obviamente que quero saber quantos empregados efectivos é que a Qimonda tem!

Há algum exagero (como é normal) nos dados desta notícia;

De facto, a produção baixou muito, mas não é desta semana, já é de há 2 ou 3 semanas (ou mais) para cá;

E é absolutamente mentira que tivéssemos 14 milhões de produção há 2 semanas... essa produção equivale ao nosso pico máximo, atingido algures no meio do ano passado, e que tem decrescido mais ou menos regularmente desde então;

A notícia fala nas alterações ao plano anteontem para 4 milhões, o que é falso, pois passei o fim-de-semana na fábrica e não houve alterações fora de data (os planos são definidos à 6ª-feira e recebo-os pessoalmente por mail) - o plano é de aproximadamente 7 milhões.

Só se tivesse sido alterado de ontem para hoje, pois não vou à fábrica desde Domingo.

Quanto ao nº de empregados, não sei o nº exacto...
Totais, diria quase 2000;
Mas se perguntas apenas os efectivos, ainda é mais difícil (eu) saber... diria entre 1000 e 1500, mas não posso ser mais preciso, lamento.

por tonirai » 27/1/2009 11:25

scpnuno,
Muito obrigado pelas tuas palavras tão amáveis!

Há de facto uma coisa muito simples que podes fazer para me ajudar... é continuares a ser tu própria neste forum, fazendo-me sorrir e às vezes mesmo rir às gargalhadas quando leio alguns dos teus posts, cheios de alegria e boa disposição! Continua sempre, por favor :)
Se há alguém que eu gostaria de conhecer a pessoa por trás do nick e avatar, esse alguém és tu!

Beijinhos para ti também (ah, não te preocupes, pois não há esposa nem namorada para te perseguir :mrgreen: ).

por scpnuno » 27/1/2009 10:52

Há algum tempo atrás, as OPAs estavam na moda - lembram-se? estávamos em Bull, toda a gente comprava tudo, tudo subia e eram OPAs dia sim, dia sim.

Nessa altura escrevi qualquer coisa (queagora não tive paciencia para procurar) sobre as pessoas por trás dos nicks. Sobre o cuidado que se deveria ter quando falamos de empresas, falencias, fim de postos de trabalho e não nos lembramos que em cada nicl há uma pessoa que pode estar a ver o seu emprego, o seu futuro comprometido.

No caso das OPAs eu sabia que havia por aqui colegas funcionários das opantes e opadas e punha-me no lugar deles qwuando lia algumas coisas e acreditem, não é facil. Eu própria trabalho numa "cotada" e cada vez que surge aqui alguma notocia menos boa sobre a dita, eu fico preocupada.

Isto tudo para dizer que a Qimonda deixou para mim de ser um caso abstrato de uma empresa em dificuldades para passar a ser o caso de um amigo que pode perder o emprego. Porque virtual ou não, é um amigo, um colega de todos os dias que lá trabalha e que deve estar a passar um mau bocado.

Assim peço a todos um pouco de cuidado. Pensem, no momento em que escrevem, o que é que o nosso colega vai sentir quando ler. Tentem por um momento estar na posição em que ele está.

Tonirai, gostava de te poder oferecer ajuda. Mas não sei como. Posso garantir-te que cada vez que "Qimonda" vem à baila, seja na TV, jornais, seja o que for, penso em ti. E que te desejo o melhor. Se em alguma coisa puder ser util, conta comigo.

Quando a "Timbrado", nem sequer vou danificar este post mencionando a falta de "chá".

Abraço e desta vez fica aquele beijinho para o Tonirai (se a esposa lê isto, tou feitaaaaaa)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por fosgass » 27/1/2009 10:48

Já começaram a "arrumar a casa"...

In Negócios:

"Qimonda reduz em 75% a produção em Portugal
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

"Já há gente a chorar. Há duas semanas, tínhamos uma produção de 14 milhões de chips por semana. Ontem [anteontem] recebemos a alteração: esta semana passa para quatro milhões", explicou ao jornal um dos trabalhadores da Qimonda, sob anonimato.

Em Vila do Conde, a fábrica, a maior unidade de montagem e teste de memórias da Europa, que tem na Qimonda AG o seu único fornecedor e cliente, poderá ter em risco imediato mais de mil trabalhadores, entre temporários e contratados a prazo.

Os cortes na produção em Portugal são confirmadas pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte e Centro (STIENC), que ontem se reuniu com delegados sindicais. Também a deputada do BE, Alda Macedo, ouviu o mesmo dos trabalhadores, ao final do dia."

A pergunta que eu faço e que não vejo esclarecida em lado algum é:

Afinal quantos empregados tem a Qimonda portuguesa? Já li 2000, 1800, 1400 e agora 1.000... obviamente que quero saber quantos empregados efectivos é que a Qimonda tem!

por tonirai » 26/1/2009 23:52

pedrom Escreveu:
tonirai Escreveu:
pedrom Escreveu:Quando escrevi não me suou bem, mas enfim, com a pressa do dia a dia é escrever e andar. :wink:

Sem querer bater no ceguinho... mas transpiraste assim tanto :mrgreen:

Seria "soou", do verbo soar.

Sem maldade :wink:

Esto lichado cuntigo!!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por pedrom » 26/1/2009 23:40

tonirai Escreveu:
pedrom Escreveu:Quando escrevi não me suou bem, mas enfim, com a pressa do dia a dia é escrever e andar. :wink:

Esto lichado cuntigo!!!

por Timbrado10 » 26/1/2009 21:55

Qimundo este... vou eu lá entender!

Pessoal, a Alemanha parece que é já quase nossa, bota lá mais um tinto... que seja esta munição que em caso de guerra atravesse o meu corpo!

Um tio paterno de um nosso governante disse-me que a coisa já está só por um fio...

Vamos ser donos finalmente do maior exportador nacional!
Viva a Patria e o Patriotismo sem esquecer o Qimundo!

Qimundo (que mundo) este!

As instalações recem construidas têm como objectivo primordial fazer umas piscinas aquecidas e cobertas!

A tia de um nosso governante quer registar a patente da recem descoberta "Industria da agua quente"

Pensem por favor no nosso Portugal e o que podemos fazer por ele

Registado: 16/11/2008 11:04

por Nyk » 26/1/2009 21:41

BE quer que Governo compre a Qimonda
19h44m
A deputada do Bloco de Esquerda Alda Macedo defendeu esta segunda-feira, em Vila do Conde, a compra pelo Governo português da Qimonda Portugal e a sua reconversão para a produção de energia fotovoltaica.

"Deve ser promovida a aquisição da Qimonda Portugal. O Governo também tem sido ágil a nacionalizar a banca quando a banca precisa de ajuda", afirmou Alda Macedo à porta da fábrica de Vila do Conde da empresa, onde se deslocou para falar com trabalhadores.

A deputada referiu que é necessário primeiro separar a Qimonda Portugal da casa-mãe, a alemã Qimonda AG, e depois implementar um projecto de reconversão da empresa, com a "criação de um 'cluster' ligado às novas tecnologias fotovolticas".

Para Alda Macedo, "não faz sentido insistir numa produção de memórias [DRAM, para computadores, consolas de jogos e telemóveis] que claramente não tem viabilidade no mercado internacional".

Alda Macedo apelou ao Governo para que encontre os investidores necessários para comprar a Qimonda Portugal e, com isso, manter os 1.700 trabalhadores, ou que compre a filial portuguesa do grupo alemão, que sexta-feira declarou falência em Munique.

"Nos últimos 10 anos, a Qimonda já beneficiou de mais de 400 milhões de euros de investimento do Estado", salientou, justificando a necessidade de intervenção do Governo português neste processo, evitando o fecho da fábrica de Vila do Conde e o despedimento dos seus trabalhadores.

Num comunicado entregue aos trabalhadores, o BE considera que as suas "altas qualificações e especialização" no segmento dos semicondutores "não devem ser desvalorizadas, mesmo sabendo que são poucas as empresas em Portugal com o nível tecnológico da Qimonda".

A Qimonda, que emprega 12 mil trabalhadores em todo o Mundo, dos quais 4.600 na Alemanha, declarou falência após fracassadas as negociações para obter um financiamento suplementar de 300 milhões de euros para ultrapassar novas dificuldades de tesouraria.

Em finais de Dezembro, a empresa já tinha beneficiado de um financiamento de 325 milhões de euros - 150 milhões do governo regional da Saxónia, 100 milhões de Portugal, através de um consórcio de bancos, e 75 milhões do principal accionista, a Infineon - e ainda uma fiança de 280 milhões de euros do governo federal alemão e do governo da Saxónia.

A queda do preço a nível mundial das memórias de DRAM, utilizada em computadores, consolas de jogos e telemóveis, e a forte concorrência asiática estão na origem das dificuldades da Qimonda, cujo desaparecimento poderá privar a Europa de concorrer neste sector-chave das altas tecnologias.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por tonirai » 26/1/2009 21:26

Um abraço ao Thunder e ao pedrom pelo apoio manifestado. Muito obrigado :wink:

por tonirai » 26/1/2009 21:23

por tonirai » 26/1/2009 21:20

osnofa_smp Escreveu:Muito boa tarde, é o primeiro post que faço neste forum e numforum sobre economia e negócios. Não sou um grande empresário porque tenho uma pequena livraria, não sou licenciado pois a vontade na altura não existia.

E depois desta breve nota intrudotória, queria prenunciar a minha opnião sobre este assunto. Todos sabemos que a crise está instalada na economia mundial, e pergunto aos economistas e gestores que andem pelo forum que me respondam á segunte pergunta: Se eu não tenho dinheiro, e se penso que a minha empresa vai falir investo em mais infrastuturas? Pergunto isto porque, apesar de ser de Santa Marta de Penaguiãom, passo junto á Quimonda regularmente por motivos profissionais, e vi que á cerca de um ano foi ampliado o espaço em cerca de mais 100 a 200 m2, e ou muito me engano, está a ser contruido ao lado da "falida" mais um edificio que ocupará sencivelmente 5 campos de futebol.

Pergunto eu na minha inocência, não haverá interesse de manobrar a economia por parte desta empresa?

Só para esclarecer sobre os edifícios em causa:
A ampliação de 100 ou 200 m2 a que te referes (um edifício de cor negra perto da estrada?) está completamente vazio e serve actualmente para formações e reuniões semanais.
É realmente um erro, pois foi construído com o objectivo de ampliação de um certo tipo de produção, que após nova gestão ter entrado (na Alemanha), deslocalizou essa produção para a Ásia (por supostos motivos de custo de produção);

O novo edifício enorme que vês é outra empresa, detida em 51% pela Qimonda e 49% pela Centrosolar, para produção de células fotovoltáicas.
Essa é aliás a única para a qual não deve ser tão difícil arranjar comprador.

Deixo a análise para economistas e gestores.

por rodhes » 26/1/2009 21:10

Timbrado, porventura não és o Mr Pontes?

Suspeito que sim, mas com outra identidade...

Registado: 29/11/2007 12:44

por pedrom » 26/1/2009 21:08

Zimix Escreveu:
pedrom Escreveu:
Zimix Escreveu:
pedrom Escreveu:(alguns dos bens anteriores hadem ser meus e dos meus irmãos um dia. :mrgreen: )

Hádes-me :oh: dizer qual é o segredo! :mrgreen:

Zimix

Qual segredo?

Esquece.

Só para que o propósito do meu 1º post não seja nulo eis a grafia correcta da conjugação do verbo haver:
...Hão-de ser meus ...
...hás-de me dizer ...

Zimix

Quando escrevi não me suou bem, mas enfim, com a pressa do dia a dia é escrever e andar. :wink:

por osnofa_smp » 26/1/2009 21:02

Muito boa tarde, é o primeiro post que faço neste forum e numforum sobre economia e negócios. Não sou um grande empresário porque tenho uma pequena livraria, não sou licenciado pois a vontade na altura não existia.

E depois desta breve nota intrudotória, queria prenunciar a minha opnião sobre este assunto. Todos sabemos que a crise está instalada na economia mundial, e pergunto aos economistas e gestores que andem pelo forum que me respondam á segunte pergunta: Se eu não tenho dinheiro, e se penso que a minha empresa vai falir investo em mais infrastuturas? Pergunto isto porque, apesar de ser de Santa Marta de Penaguiãom, passo junto á Quimonda regularmente por motivos profissionais, e vi que á cerca de um ano foi ampliado o espaço em cerca de mais 100 a 200 m2, e ou muito me engano, está a ser contruido ao lado da "falida" mais um edificio que ocupará sencivelmente 5 campos de futebol.

Pergunto eu na minha inocência, não haverá interesse de manobrar a economia por parte desta empresa?

Registado: 26/1/2009 20:37

por Crómio » 26/1/2009 20:15

Hadem pois e qual o problema?

Genial!

Revelador de grande cabedal!

É tudo uma cambada de Gatunos, Ladrões e Chupistas!

Dá-lhe Falâncio!! A revolução vai começar!!
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Jonas74 e 195 visitantes