Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Hipermercados têm pão a metade do preço

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por newtrade » 30/1/2009 23:30

O trabalho mais importante é feito la dentro , sobretudo pelas chefias em conjunto com os seus respectivos colaboradores.

Registado: 12/10/2008 15:57

por newtrade » 30/1/2009 23:28

Não,sao boas ficam não são boas vão embora.

por Elias » 30/1/2009 23:25

Então não há incentivos à eficiência?

Registado: 5/11/2002 12:21

por newtrade » 30/1/2009 23:01

Nem mais um centimo.

por newtrade » 30/1/2009 23:00

Elias é completamente indiferente.

Um Abraço

por Elias » 30/1/2009 21:07

newtrade Escreveu:Quando a estao a cortar a tua frente sabes por acaso que carne é aquela?esse facto nao tem o minimo sinonimo de frescura desculpa que te diga,es mais facil enganado num talho do que num hiper.

newtrade já que estás ligado ao sector, talvez saibas esclarecer uma dúvida que tenho há algum tempo: os operadores de caixa n os hipers recebem algum rendimento (isto é, componente variável do vencimento) que esteja relacionado com o número de compras que passam nas respectivas caixas? Por outras palavras, se eu escolher um determinado operador de caixa em detrimento de outro, ele recebe mais por estar a passar as minhas compras? Ou é indiferente?

1 abr
Elias

por MarcoAntonio » 26/1/2009 20:16

rmachado Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Uma padaria pode ser um negócio de dimensão familiar. Uma Apple precisa de milhares de pessoas.

Pão até a minha esposa sabe fazer (aliás, cozinha pão com alguma frequência e não é mau de todo)...

Ai se ela me vê escrever isto!
:mrgreen:

Então aderiu a MFP? Hum... conheço uns bons foruns nessa temática, se quiseres saber.. :)

Tem gosto e jeito para a cozinha e pão é apenas uma das muitas coisas que sabe fazer (também quando faz pizza caseira por exemplo não usa massa preparada, faz ela mesma a base e é bastante boa por sinal). É claro que tem uma data de livros de culinária e já tem tirado uma ou outra receita da net também, claro.

Mas o que quis ilustrar, dando um exemplo caseiro, é precisamente o que o Nuno disse a seguir...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rmachado » 26/1/2009 20:08

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Uma padaria pode ser um negócio de dimensão familiar. Uma Apple precisa de milhares de pessoas.

Pão até a minha esposa sabe fazer (aliás, cozinha pão com alguma frequência e não é mau de todo)...

Então aderiu a MFP? Hum... conheço uns bons foruns nessa temática, se quiseres saber.. :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 26/1/2009 20:04

limpaesgotos Escreveu:O que quis dizer é que não é só porque uma determinada actividade dá dinheiro que se avança para um negócio.

Tem de existir jeito, vontade, gosto, muito empenho, capital e claro, estudar bem o mercado.

Ora, o padeiro da tua terra então só está a cobrar o talento, vontade, empenho que tem, do capital que dispõe e do estudo que fez do mercado!

Faz ele muito bem em pagar-se por produzir aquilo que mais ninguém tem jeito, vontade, gosto, empenho, capital e estudo para fazer...

É que sem ele não havia pão!

E quando não há pão...
:mrgreen: :wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por limpaesgotos » 26/1/2009 19:57

O que quis dizer é que não é só porque uma determinada actividade dá dinheiro que se avança para um negócio.

Tem de existir jeito, vontade, gosto, muito empenho, capital e claro, estudar bem o mercado.
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por nunofaustino » 26/1/2009 19:50

Elias Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:E já agora, porque não abrimos todos uma Apple ou uma Microsoft ?

limpaesgotos, penso que tens noção que a comparação não faz muito sentido.

Uma padaria pode ser um negócio de dimensão familiar. Uma Apple precisa de milhares de pessoas.

E o grau de inovação é completamente diferente...

Padarias e pastelarias há aos milhares no mundo, enquanto que empresas como essas existem poucas dezenas...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 26/1/2009 19:50

Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 26/1/2009 19:48

limpaesgotos Escreveu:E já agora, porque não abrimos todos uma Apple ou uma Microsoft ?

limpaesgotos, penso que tens noção que a comparação não faz muito sentido.

Uma padaria pode ser um negócio de dimensão familiar. Uma Apple precisa de milhares de pessoas.

por MarcoAntonio » 26/1/2009 19:46

Elias Escreveu:A ZON alterou mas na prática as condições ficaram quase iguais

A promoção continua semelhante mas agora pressupõe a compra de pelo menos um bilhete por cada "uso" da promoção.

Se antes ofereciam um bilhete, agora oferecem o segundo bilhete ou alternativamente um menu pequeno. Isto é, o utilizador/detentor do cartão tem de pagar sempre pelo menos um bilhete e depois tem uma oferta adicional...

Pelo que li, a Zon comunicou as novas condições à AdC e esta fez saber que não se oporia a essas (novas) condições.
Imagem

Administrador Fórum

por limpaesgotos » 26/1/2009 19:43

nunofaustino Escreveu:
limpaesgotos Escreveu:Aqui na minha terriola existe um padeiro, e digo-vos que é a pessoa mais rica aqui da terra, carros, casas de praia, etc.

Quando vivia com os meus pais o padeiro passava todos os dias, o dinheiro ficava na saca do pão, nunca ví um recibo passado pelo padeiro !
Os padeiros deviam era andar caladinhos !

Não é por nada, é que trabalho por conta de outrem e sei o que tenho de descontar todos os meses, para ter praticamente benificios nenhuns.

Quando o preço dos cereais subiu, o pão subiu, agora os cereais e gasolina desceram, o pão continua a subir. Os padeiros deviam era andar caladinhos !

Nos supermercados existe pão a 5 céntimos e pão a 1 ou mais eur, deste ultimo já não se queixam ?

Quim Barreiros - A Padaria -> http://www.youtube.com/watch?v=Nk02oXPONW4

Caríssimo, se o negócio é assim tão bom, então porque é que só há um padeiro? E mais importante, porque é que ainda és empresário por conta de outrém e não abres uma padaria?

Um abr
Nuno

Apesar de não ser a minha área, já pensei nisso ! :roll:

E já agora, porque não abrimos todos uma Apple ou uma Microsoft ?
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por Elias » 26/1/2009 19:37

A ZON alterou mas na prática as condições ficaram quase iguais

Re: Por amor de deus!!

por MarcoAntonio » 26/1/2009 19:35

lareco Escreveu:Isso sim é concorrência desleal em relação a Meo e Optimus.

Lareco, a questão do Cartão Zon não teve absolutamente nada que ver com a Meo ou com a Optimus mas sim com a Lusomundo (detida pela Zon) e as outras empresas de salas de cinema (Castello-Lopes, UCI, etc).

Aliás, foi o produtor Paulo Branco que avançou com a queixa junto da AdC e esta deu razão, suspendendo o cartão.

Entretanto a Zon alterou de imediato as condições do cartão e a AdC aprovou...
Imagem

Administrador Fórum

por nunofaustino » 26/1/2009 19:09

limpaesgotos Escreveu:Aqui na minha terriola existe um padeiro, e digo-vos que é a pessoa mais rica aqui da terra, carros, casas de praia, etc.

Quando vivia com os meus pais o padeiro passava todos os dias, o dinheiro ficava na saca do pão, nunca ví um recibo passado pelo padeiro !
Os padeiros deviam era andar caladinhos !

Não é por nada, é que trabalho por conta de outrem e sei o que tenho de descontar todos os meses, para ter praticamente benificios nenhuns.

Quando o preço dos cereais subiu, o pão subiu, agora os cereais e gasolina desceram, o pão continua a subir. Os padeiros deviam era andar caladinhos !

Nos supermercados existe pão a 5 céntimos e pão a 1 ou mais eur, deste ultimo já não se queixam ?

Quim Barreiros - A Padaria -> http://www.youtube.com/watch?v=Nk02oXPONW4

Caríssimo, se o negócio é assim tão bom, então porque é que só há um padeiro? E mais importante, porque é que ainda és empresário por conta de outrém e não abres uma padaria?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 26/1/2009 19:06

Bom, em cheio, encontrei um trabalho precisamente sobre este assunto que está no site do Banco de Portugal e pode-se constatar que o preço (mais representativo) do café em 2001 era mesmo de 80 escudos e não os 50 escudos que o imaginário popular propagandeia em foruns e blogs por essa net fora...

http://www.bportugal.pt/publish/bolecon ... _3_2_p.pdf
Anexos
cafe2001.PNG
cafe2001.PNG (32.71 KiB) Visualizado 2584 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Branc0 » 26/1/2009 18:56

Já agora sobre monopólios e dumping. É antigo mas penso que ainda actual, se não o for avisem.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por MarcoAntonio » 26/1/2009 18:51

Resina Escreveu:Eu lembro-me bem disso, e de mais...

Eu também me lembro desses preços mas não eram em 2001. Mas sim quase 10 anos antes...

De facto há "muita gente a dizer" que o café custava 50 escudos mas é agora. Quando chegamos a documentos da altura (como artigos de jornal) constatamos que o preço não era realmente esse em 2001!

Resina Escreveu:Quantos produtos não eram apenas uma moeda de 100 escudos (a moeda mais usada) e que passaram para 1 euro (a moeda mais usada de momento), 100euro = 1euro ???

Como por exemplo?

Não estou a dizer que isso não aconteceu com nada (acredito que tenha acontecido com algumas coisas). Apenas só estou a alertar para o facilitismo com que puxamos da memória e atiramos com números sem dar dados concretos e qnd se investiga mais um bocadinho descobre-se a maior parte das vezes que não era bem assim. A memória é muito traiçoeira...

Aliás, se fosse verdade, se tanta coisa tivesse subido de forma despropositada, isso ter-se-ia reflectido na inflacção. E a inflacção foi baixa estes anos...

Portanto, esses aumentos "espatafúrdios" são mais fruto do imaginário do que de outra coisa.

Poderão ter acontecido numa coisa ou noutra. Não foram generalizados e têm pouco impacto no geral...
Imagem

Administrador Fórum

por Resina » 26/1/2009 18:42

Elias Escreveu:
CerealKiler Escreveu:antes eram 40 escudos e passaram para 40 centimos...

antes quando?
e qual é a base desta afirmação?

Antes, quando?
Eu lembro-me bem disso, e de mais... Quantos produtos não eram apenas uma moeda de 100 escudos (a moeda mais usada) e que passaram para 1 euro (a moeda mais usada de momento), 100euro = 1euro ???
Não vou discutir se o euro é pior ou não, mas a maioria dos comerciantes adoptou 1 euro, o que antigamente era 100 escudos... Quantas vezes não adquiro produtos e quando me recordo e converto para escudos fico admirado com o aumento de preços...
Mas isto dá sempre para discussões, porque há sempre que diga que subiram muito os preços e quem diga que está igual...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por MarcoAntonio » 26/1/2009 18:41

Elias Escreveu:Pois eu lembro-me claramente que em 2001 (e tenho a certeza disto porque foi ainda no tempo do escudo), todos os cafés vendiam a bica a 80 escudos e no meu bairro havia um café que ainda o vendia a 70 e tinha um cartaz por cima do balcão a anunciar isso de forma bem visível.

Pois...

Cá fica outro exemplo. Este dono de café afirma que antes do euro vendia o Café a 70 escudos e que na passagem para o euro fizeram a conversão e não subiram mais.

http://maisactual.pt/index.php?Itemid=3 ... &task=view

Eu diria que em 2000/2001 o Café variava entre os 70 e 100 escudos assim pelos dados que recolhi agora via google.
Imagem

Administrador Fórum

por Resina » 26/1/2009 18:38

Elias Escreveu:
fosgass Escreveu:Quanto ao café... um café expresso custa 2 euros em qualquer sítio do mundo!

Não é bem assim. Só dos Pirenéus para lá (em Espanha custa um euro).

Mas genericamente eu diria que na Europa os produtos de supermercado são a preços parecidos com os de cá, ao passo que os produtos consumidos em cafés e restaurantes são muito mais caros, uma vez que o serviço é incomparavelmente mais caro (o que ajuda a explicar os melhores salários médios nesses países)

Isto é outra questão!
Em Portugal assim por alto, talvez 50% da população acima dos 18 anos consome café (café expresso, bica, cimbalino, etc), já se fores a Espanha quem consome isso? 10%? 5%?, se lá fores pagas mais de 1€, o café é pior e ainda fazem cara de "parvos" se pedires sem Leite... Por isso arrisco a dizer que como se consome mais em Portugal, o preço tambem é menor! Quanto mais se vende menor o preço ou seja quanto maior a procura menor o preço neste caso, a margem de lucro pode ser menor porque porque o lucro tende a ser igual a um preço maior com um consumo menor. Por isso é que nos hipers certos produtos tem preços inferiores às mercearias tradicionais.
Já nos hipers, o objectivo não é vender combustivel, mas sim chamar clientes, porque o quem lá vai pensa sempre que talvez necessite de um produto da loja. Quem estudou marketing sabe bem do que falo, por isso não é preciso entrar em pormenores.
Quem abasteceu no jumbo recentemente, tem recebido 1euro por cada 20 de abastecimento, isto é mais uma campanha, até porque se fores às compras, acabas por gastar mais do que o euro que te "oferecem". :)
Marketing, estrategias comerciais....
O pão no intermarché é do mesmo, se forem ver as campanhas, vêem que não é so para um simples consumidor que compra 5 bolas, tem de comprar bem mais do que isso...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Elias » 26/1/2009 18:37

Pois eu lembro-me claramente que em 2001 (e tenho a certeza disto porque foi ainda no tempo do escudo), todos os cafés vendiam a bica a 80 escudos e no meu bairro havia um café que ainda o vendia a 70 e tinha um cartaz por cima do balcão a anunciar isso de forma bem visível.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 90 visitantes