Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Hipermercados têm pão a metade do preço

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CerealKiler » 26/1/2009 18:37

mea culpa então...

realmente bebi também muito café a 40/50 escudos...

talvez o aumento tenha sido de 80 € para 50 centimos...o.k. uns 25% de aumento.... ainda assim não tanto como eu suspeitava.

Registado: 1/4/2008 17:29

por MarcoAntonio » 26/1/2009 18:34

Já agora, este inquérito é de 2001, são as pessoas a falar em 2001 e podemos ver pessoas a responder que o preço do café está nessa altura à roda dos 80~100 escudos e que deverá passar para os 40~50 centimos.

http://dossiers.publico.clix.pt/noticia ... 3&id=85339

São só duas ou três pessoas mas já dá para ter uma ideia...

Isto a memória é muito traiçoeira. Também me lembro do café a 40 e a 50 escudos... mas localizaria isso na primeira metade da década de 90 (por acaso nessa altura bebia café com mais frequência do que agora, especialmente de manhã antes de ir para as aulas na faculdade pois tinha que acordar bastante cedo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 26/1/2009 18:31

Cereal, estou bastante seguro que não foi isso que se passou (aliás, tenho a ideia que preços de 40 escudos foram há uns 15 anos atrás).

Estou seguro que os preços não passaram para o dobro com a passagem do escudo para o euro (muito embora possa ter acontecido num ou noutro local, estou certo que não é representativo da média).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por CerealKiler » 26/1/2009 18:26

Elias Escreveu:
CerealKiler Escreveu:antes eram 40 escudos e passaram para 40 centimos...

antes quando?
e qual é a base desta afirmação?

nos tempos do escudo...no ano que passou ao euro foi troca por troca, ... não ficou a 20/25 centimos...foi 40 escudos para 40 centimos (dobro)... só mencionei isso porque falaram do aumento do pão, e comparei com outro aumento muito mais acentuado.

por Elias » 26/1/2009 18:22

CerealKiler Escreveu:antes eram 40 escudos e passaram para 40 centimos...

antes quando?
e qual é a base desta afirmação?

Registado: 5/11/2002 12:21

por CerealKiler » 26/1/2009 18:21

Elias Escreveu:
CerealKiler Escreveu:Mas já alguém reparou por exemplo no aumento do café ? quando mudamos do escudo para o euro e sucessivamente...noutro dia numa auto-estrada pagui ,095€ por um café... até disse à labrego...olhe só bebi um...

Epá ó cereal não mistures as coisas.

O café não aumentou assim tanto (comparado com outras coisas). Há 8 anos custava 40 cêntimos (=80 escudos) em todo o lado e agora ainda se bebe por 50 cêntimos na maioria dos cafezinhos. Dá um aumento de 25% em 8 anos ou seja 3% ao ano.

Nas áreas de serviço o café é muito caro, como aliás quase tudo o que por lá se vende. Digo quase, porque a gasolina continua a ser barata 8-)

antes eram 40 escudos e passaram para 40 centimos...

depois é que teve subidas menores. até aos actuais 50/55 centimos na generalidade

por limpaesgotos » 26/1/2009 18:20

Aqui na minha terriola existe um padeiro, e digo-vos que é a pessoa mais rica aqui da terra, carros, casas de praia, etc.

Quando vivia com os meus pais o padeiro passava todos os dias, o dinheiro ficava na saca do pão, nunca ví um recibo passado pelo padeiro !
Os padeiros deviam era andar caladinhos !

Não é por nada, é que trabalho por conta de outrem e sei o que tenho de descontar todos os meses, para ter praticamente benificios nenhuns.

Quando o preço dos cereais subiu, o pão subiu, agora os cereais e gasolina desceram, o pão continua a subir. Os padeiros deviam era andar caladinhos !

Nos supermercados existe pão a 5 céntimos e pão a 1 ou mais eur, deste ultimo já não se queixam ?

Quim Barreiros - A Padaria -> http://www.youtube.com/watch?v=Nk02oXPONW4
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por CerealKiler » 26/1/2009 18:17

fosgass Escreveu:
CerealKiler Escreveu:em Portugal temos muito bom pão... as padarias (nas cidades não sei) portuguesas fazem bom pão, com muita variedade, com muitos cereais importantes à nossa saúde, com muita variedade regional...

8-) essa dos hipers é mais uma campanhã publicitária de mau gosto. sabendo nós que em tempos de crise o pão torna-se um alimento ainda mais importante.

Ao menos que as pessoas possam comer pão com qualidade.

Já do preço do pão, efectivamente teve aumento devido à subida generalizada do preço das matérias primas e acessórias.

Mas já alguém reparou por exemplo no aumento do café ? quando mudamos do escudo para o euro e sucessivamente...noutro dia numa auto-estrada pagui ,095€ por um café... até disse à labrego...olhe só bebi um...

Só irás saber se em Portugal se faz bom pão quando entrares numa padaria noutro país... Posso dizer-te que na Holanda tens todo o tipo de pão (sim, até aquele que tu não fazes ideia que existe) e as padarias batem qualquer padaria portuguesa em termos de variedade de pão... claro que eu gosto mais do português!

Nota que eu moro em Valongo, Porto e as padarias de lá nada têm que ver com as padarias da minha terra natal (Sever do Vouga)... por isso, falar assim das padarias e do pão é muito vago e generalista...

Quanto ao café... um café expresso custa 2 euros em qualquer sítio do mundo!

como o mundo é pequeno...Sever do Vouga...muito me contas...

já do pão gosto mais do Italiano e de preferencia com aquele azeite fantástico...
já dos espanhóis vamos fugir a 7 és.

por Elias » 26/1/2009 18:13

fosgass Escreveu:Quanto ao café... um café expresso custa 2 euros em qualquer sítio do mundo!

Não é bem assim. Só dos Pirenéus para lá (em Espanha custa um euro).

Mas genericamente eu diria que na Europa os produtos de supermercado são a preços parecidos com os de cá, ao passo que os produtos consumidos em cafés e restaurantes são muito mais caros, uma vez que o serviço é incomparavelmente mais caro (o que ajuda a explicar os melhores salários médios nesses países)

por fosgass » 26/1/2009 18:01

CerealKiler Escreveu:em Portugal temos muito bom pão... as padarias (nas cidades não sei) portuguesas fazem bom pão, com muita variedade, com muitos cereais importantes à nossa saúde, com muita variedade regional...

8-) essa dos hipers é mais uma campanhã publicitária de mau gosto. sabendo nós que em tempos de crise o pão torna-se um alimento ainda mais importante.

Já do preço do pão, efectivamente teve aumento devido à subida generalizada do preço das matérias primas e acessórias.

Mas já alguém reparou por exemplo no aumento do café ? quando mudamos do escudo para o euro e sucessivamente...noutro dia numa auto-estrada pagui ,095€ por um café... até disse à labrego...olhe só bebi um...

Só irás saber se em Portugal se faz bom pão quando entrares numa padaria noutro país... Posso dizer-te que na Holanda tens todo o tipo de pão (sim, até aquele que tu não fazes ideia que existe) e as padarias batem qualquer padaria portuguesa em termos de variedade de pão... claro que eu gosto mais do português!

Nota que eu moro em Valongo, Porto e as padarias de lá nada têm que ver com as padarias da minha terra natal (Sever do Vouga)... por isso, falar assim das padarias e do pão é muito vago e generalista...

Quanto ao café... um café expresso custa 2 euros em qualquer sítio do mundo!
Sr. Primeiro Ministro... com o mal dos outros posso eu bem!

Registado: 13/7/2007 13:18

por Elias » 26/1/2009 17:50

CerealKiler Escreveu:Mas já alguém reparou por exemplo no aumento do café ? quando mudamos do escudo para o euro e sucessivamente...noutro dia numa auto-estrada pagui ,095€ por um café... até disse à labrego...olhe só bebi um...

Epá ó cereal não mistures as coisas.

O café não aumentou assim tanto (comparado com outras coisas). Há 8 anos custava 40 cêntimos (=80 escudos) em todo o lado e agora ainda se bebe por 50 cêntimos na maioria dos cafezinhos. Dá um aumento de 25% em 8 anos ou seja 3% ao ano.

Nas áreas de serviço o café é muito caro, como aliás quase tudo o que por lá se vende. Digo quase, porque a gasolina continua a ser barata 8-)

por pedrom » 26/1/2009 17:33

Seria preciso comer 1 kg de pão para ler tudo o que o pessoal escreveu durante a hora de almoço!!! :shock: :shock: :shock:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por CerealKiler » 26/1/2009 17:30

em Portugal temos muito bom pão... as padarias (nas cidades não sei) portuguesas fazem bom pão, com muita variedade, com muitos cereais importantes à nossa saúde, com muita variedade regional...

por MarcoAntonio » 26/1/2009 17:29

Elias Escreveu:Porque é que nos produtos de supermercado a qualidade é um factor a ter em conta e na gasolina isso é obliterado?

Eu nunca disse que era ou que não era um factor a ter em conta na gasolina portanto não obliterei nada. Onde cada um abastece depende de vários factores mas o tópico não é sobre onde cada um deve abastecer nem pouco mais ou menos. É que nem pouco mais ou menos...

Eu sempre disse que cada um abastecia onde entendia (eu estou a analisar o preço da GALP e raríssimas vezes abasteço na GALP como já lá observei por diversas vezes). Mas não é isso que faz com que os preços da GALP sigam bem ou mal o preço do petróleo e dos derivados que, como bem sabes, é o tema do tópico.

É a essa questão que o tópico responde (ou analisa) e não onde é que cada um prefere abastecer, se o combustivel é melhor ou pior, etc...

Se bem que o tema até já foi (por arrasto) abordado lá no tópico.
Imagem

Administrador Fórum

por newtrade » 26/1/2009 16:56

cereal sabes o que poem ai e sabes o que poem nos hiper s?e a maior parte das padarias sem ser nos hiper nao tem pao desse familiar , ja é de panificadora o que é muito diferente.agora esse pao de casa mesmo sim esse é muito bom, a minha mae tambem o faz.

Registado: 12/10/2008 15:57

por Bocciardi » 26/1/2009 16:54

CerealKiler Escreveu:
newtrade Escreveu:por acaso sabes que os outros poem menos ?ou so pensas que os hiper s poem mais? andam tao enganados
mal que nao se ve nao se sente e é bem verdade

sei do que falo, sei muito bem do que falo...e com muita experiência... sem google nem outras pesquisas. Venho de familias com longa tradição na panificação de aldeia...daquele pão com tantas variedades com qualidade que é dificil resistir..

´nós a falar de pão...e os mercados até ficam verdes...

Por alguma razão o nick... Cereal kiler... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/1/2008 17:15

por Elias » 26/1/2009 16:53

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Resumir tudo a uma mera questão de preço (se o preço volta para o mesmo valor o consumidor não é prejudicado) não é realista.

Ai não? Então e a discussão em torno dos combustíveis (na qual tu e eu participamos activamente) não está centrada exclusivamente no factor preço, ignorando ostensivamente todos os outros factores que entram da composição do preço?

Porque é que nos produtos de supermercado a qualidade é um factor a ter em conta e na gasolina isso é obliterado?

1 abraço,
Elias

Marco se calhar não viste esta mensagem (que era para ti) por isso puxo para o topo

por newtrade » 26/1/2009 16:52

olha que nem por isso elias.

por CerealKiler » 26/1/2009 16:52

newtrade Escreveu:por acaso sabes que os outros poem menos ?ou so pensas que os hiper s poem mais? andam tao enganados
mal que nao se ve nao se sente e é bem verdade

sei do que falo, sei muito bem do que falo...e com muita experiência... sem google nem outras pesquisas. Venho de familias com longa tradição na panificação de aldeia...daquele pão com tantas variedades com qualidade que é dificil resistir..

´nós a falar de pão...e os mercados até ficam verdes...
Editado pela última vez por CerealKiler em 26/1/2009 16:53, num total de 1 vez.

por Elias » 26/1/2009 16:50

Não digo que não... é a minha percepção que pode estar completamente enviesada.

Uma coisa é certa: a carne é um dos produtos em que os hipers têm margens muito generosas...

por newtrade » 26/1/2009 16:48

pronto tu sentires te melhor e com mais confiança não tenho nada a dizer,agora a realidade é bem diferente do que possas pensar ou sequer sonhar tao pouco, nem tu nem muita gente.

por Bocciardi » 26/1/2009 16:47

Elias Escreveu:Esta é para o newtrade:

Uma vez num hipermercado perto de Lisboa, eram para aí 21 horas, apanhei-os a vender carne fresca com data de embalagem do dia seguinte (havia dezenas de embalagens nestas condições).

Peguei numa embalagem e fui às informações, pedindo explicações. Chamaram o responsável do talho, que foi ter ao balcão das informações com o avental todo ensanguentado. Perguntou o que se passava e eu disse que tinha reparado que estavam à venda embalagens de carne com data de embalagem do dia seguinte. Ele perguntou qual era o problema e explicou: "nós já despachámos o trabalho que tínhamos para hoje e por isso começámos já a despachar o trabalho de amanhã".

Isto passou-se comigo, não foi ninguém que me contou. Vi com estes dois que a terra há de comer.

Claro que deixei de comprar carne nessa loja, mas em ocasiões posteriores em que estive nesse local, também por volta das 21 horas, já por diversas vezes reparei que um funcionário de bata branca passa pelas carnes com um carrinho, examina as etiquetas das embalagens, selecciona algumas e leva-as lá para dentro (possivelmente para lhe pôr uma etiqueta nova com outra data de embalagem?)

Prefiro comprar no talho: é muito mais barato e é cortado à nossa frente.

1 abraço,
Elias

Elias, lá pela carne ser cortada à tua frente, não quer dizer que seja de melhor qualidade...Até pode ter 6 dias e ao olhar estar com ar fresquinho e vermelhinho...

Por partes, a situação do hipermercado é relamente de lamentar. Ainda há tempos vi uma reportagem em frança sobre a carne dos hipermercaods, que muitas vezes vai para dentro, tiram as partes "feias" e esverdiadas e voltam a embalar com data do dia, mas isso pode também acontecer no talho... Muitas vezes serve para hamburgueres e carnucha picada...

A data do dia seguinte "explica-se" porque a data de validade de carne cortada é de dois dias (creio eu, corrijam-me se estiver errado), no entanto, desde que em frio, ela aguenta-se pelo menos 4 dias e se congelado, meses, se for preciso.

Acho que deverias ter chamado logo a ASAE e fazer uma queixa por escrito, pois o que o hipermercado fez é ilegal!!! No entanto, isso não quer dizer que a carne fosse estragada ou menos boa, uma vez mais te digo que nos talhos passa-se exactamente a mesma coisa, a carne está em frio 3, 4 ou 5 dias... Embora que depois é cortada à tua frente... Nos talhos dos hipermercados tb podes pedir para a cortarem à tua frente, perdes um pouco mais de tempo, é o único trade-off...

Um abraço
Bocci

Registado: 17/1/2008 17:15

por Elias » 26/1/2009 16:44

Concordo contigo quenada sei sobre a frescura.

Discordo contigo de que seja mais facilmente enganado num talho que num hiper: eu acho que sou facilmente enganado nos dois lados.

Acontece que no hiper a carne a é 30 a 40% mais cara (às vezes 50%) por isso e não sabendo onde me estão a enganar mais prefiro ir onde é mais barato.

Claro que há talhos e talhos... Mas o talho onde vou tem sempre imensa gente à espera para ser atendida (bom sinal, quer dizer que há muita rotatividade de stocks e que a carne deles é apreciada). É como nos restaurantes, os mais cheios são os melhores

por newtrade » 26/1/2009 16:39

Quando a estao a cortar a tua frente sabes por acaso que carne é aquela?esse facto nao tem o minimo sinonimo de frescura desculpa que te diga,es mais facil enganado num talho do que num hiper.

por newtrade » 26/1/2009 16:37

Elias tu viste correcto e quem vai a um talho e nao tem a possibilidade de ver?desde carnes com menos qualidade que é picada e nao ves nada ,carne para alentejana que ja vem temperada e nao ves o que vem debaixo ?carne se for preciso fora de validade e que la a podem desemnbalar e nem o rotulo tem? e sabes se estava fora da validade?julgas que vao ter quebra de todos esses produtos? pura ilusao meus amigos são ideias formadas apenas isso e dificil de as muda

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale e 73 visitantes