Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Hipermercados têm pão a metade do preço

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bocciardi » 26/1/2009 16:35

MarcoAntonio Escreveu:
Bocciardi Escreveu: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Finalmente alguém que diz a verdade... Eheheh.

Eu já tinha abordado isso...
:wink:

Sorry so... :wink: :wink:

Registado: 17/1/2008 17:15

Re: Por amor de deus!!

por nunofaustino » 26/1/2009 16:33

lareco Escreveu:Alguém já se deu ao trabalho de pesar o pão quando o compra???

Eu tb acho que o pão não desceu aquilo que deveria ter descido. E não tenho a certeza que os supermercados estejam a vender abaixo do preço de custo.

Mas, se estiverem, acho que devem ser punidos.

Relativamente à qualidade do pão, eu gosto mais do pão do Modelo do que de algumas das padarias aqui de Cantanhede (só há 1 que é melhor, mas é péssima em termos de estacionamento).

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 26/1/2009 16:31

Bocciardi Escreveu: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Eu já tinha abordado isso...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 26/1/2009 16:31

Esta é para o newtrade:

Uma vez num hipermercado perto de Lisboa, eram para aí 21 horas, apanhei-os a vender carne fresca com data de embalagem do dia seguinte (havia dezenas de embalagens nestas condições).

Peguei numa embalagem e fui às informações, pedindo explicações. Chamaram o responsável do talho, que foi ter ao balcão das informações com o avental todo ensanguentado. Perguntou o que se passava e eu disse que tinha reparado que estavam à venda embalagens de carne com data de embalagem do dia seguinte. Ele perguntou qual era o problema e explicou: "nós já despachámos o trabalho que tínhamos para hoje e por isso começámos já a despachar o trabalho de amanhã".

Isto passou-se comigo, não foi ninguém que me contou. Vi com estes dois que a terra há de comer.

Claro que deixei de comprar carne nessa loja, mas em ocasiões posteriores em que estive nesse local, também por volta das 21 horas, já por diversas vezes reparei que um funcionário de bata branca passa pelas carnes com um carrinho, examina as etiquetas das embalagens, selecciona algumas e leva-as lá para dentro (possivelmente para lhe pôr uma etiqueta nova com outra data de embalagem?)

Prefiro comprar no talho: é muito mais barato e é cortado à nossa frente.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Bocciardi » 26/1/2009 16:27

CerealKiler Escreveu:8-) mas quem é que compra aquela porcaria de pão dos hipermercados cheios de banha que ficam rijos no dia a seguir e dão para jogar "à pedrada"...

olhem pela vossa saúde...

uma coisa é o gasoleo que já assim prejudica os carros...agora imaginem o pão... a quantidade de sodas, aditivos, melhorantes, gorduras etc para ter aquela aparência por aquele preço.

exijam qualidade.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Eu infelizmente não me posso dar a esse luxo, mas os meus pais costumam comprar pão na aldeia da minha mãe (o melhor pão do mundo) e cada pada custa 15 cêntimos e são (à vontade) do tamanho de dois papo-secos desses que andam à venda por 5 cêntimos...

Para além disso, o pão aguenta-se uns 3 ou 4 dias e se o congelarmos e quando precisamos dele deixarmos à temperatura ambiente a descongelar, parecem quase frescos... Basta aquecer um pouco et voilá... Sem corante e aditivantes...

Finalmente, com este preço, não acredito que os padeiros da terra da minha mãe façam dumping, nem sabem o que é isso... Para eles as contas são simples o rendimento tem de ser maior ao custo da matéria-prima... :lol: :lol:

Registado: 17/1/2008 17:15

por newtrade » 26/1/2009 16:23

por acaso sabes que os outros poem menos ?ou so pensas que os hiper s poem mais? andam tao enganados
mal que nao se ve nao se sente e é bem verdade

Registado: 12/10/2008 15:57

por CerealKiler » 26/1/2009 16:19

8-) mas quem é que compra aquela porcaria de pão dos hipermercados cheios de banha que ficam rijos no dia a seguir e dão para jogar "à pedrada"...

olhem pela vossa saúde...

uma coisa é o gasoleo que já assim prejudica os carros...agora imaginem o pão... a quantidade de sodas, aditivos, melhorantes, gorduras etc para ter aquela aparência por aquele preço.

exijam qualidade.

Registado: 1/4/2008 17:29

Re: Por amor de deus!!

por Elias » 26/1/2009 16:16

lareco Escreveu:Alguém já se deu ao trabalho de pesar o pão quando o compra???

Eu já!

Quanto tinha quinze aninhos andei a pesar as carcaças de várias padarias para ver a que vendia as mais pesadas. O peso regulamentar eram os 45g eencontrei padarias que vendiam carcaças de 37g e outras que as vendiam de 60g.

Na altura não sabia nada de análise técnica mas já sabia que as carcaças não eram todas iguais

por nunofaustino » 26/1/2009 16:14

Branc0 Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Se calhar porque dumping é proibido.

Tu é que ainda não deste nenhum exemplo de monopólio que seja bom (daqueles cujo nome é denegrido pelos monopólios regulados).

Não é porque dumping é proibido, é porque dumping é uma má pratica de negócio. E eu não disse que os monopólios eram bons, disse que não eram detrimentais para o consumidor num mercado livre o que é uma grande diferença.

Não ser mau não é a mesma coisa que ser bom.

que seja, um desses monopolios.

Um abr
Nuno

por newtrade » 26/1/2009 16:12

O dumping é proibido mas normal em grandes superficies,sabem quantos milhares de produtos tem?nao é preciso ser lunatico ou psicotico é tudo uma questão de gestão,isto ja faz parte do negocio nem é preciso aumentar um unico produto a mais para tal.

por Branc0 » 26/1/2009 16:12

nunofaustino Escreveu:Se calhar porque dumping é proibido.

Tu é que ainda não deste nenhum exemplo de monopólio que seja bom (daqueles cujo nome é denegrido pelos monopólios regulados).

Não é porque dumping é proibido, é porque dumping é uma má pratica de negócio. E eu não disse que os monopólios eram bons, disse que não eram detrimentais para o consumidor num mercado livre o que é uma grande diferença.

Não ser mau não é a mesma coisa que ser bom.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por nunofaustino » 26/1/2009 16:08

Branc0 Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Águas, electricidade, telecomunicações, ...

Tudo exemplos de mercados fortemente regulamentos que impedem a livre competição.

O facto de não te lembrares de nenhum outro monopólio revela bem que o mercado está não só a fazer o seu trabalho como não anda por aí nenhum psicopata que tenha ganho o euromilhões a fazer dumping do que lhe vem à cabeça :)

Se calhar porque dumping é proibido.

Um abr
Nuno

por Elias » 26/1/2009 16:08

Só mesmo os serviços estatais em que nenhuma empresa privada entraria pois teria prejuízo...

Os privados não entrariam nesses negócios estatais porque os preços são fixados administrativamente em vez de se deixar o mercado funcionar...

O caso dos transportes é um exemplo.

Por amor de deus!!

por lareco » 26/1/2009 16:07

No intermarche o pão é de oferta apenas na compra de um cabaz de 15 euros.
Aqui está explicado que o pão não é oferta...é na compra de outros produtos.
Em relação ao que aqui se tem discutido da concorrência...as padarias hoje têm os cereais mais baratos e tambem não baixaram os preços.
Alguém já se deu ao trabalho de pesar o pão quando o compra???
Quando falam dos monopolios da distribuição isso daria muito que falar...e o que aqui se tem dito é tudo balelas...
Em portugal existem dois negocios com percentagem por mil muito elevadas..(cafes e padarias).
Em relação a zon a promoção não estipula preço ou contrapartida por adquirir um bem ou serviço...mas uma oferta pura e simples.
Isso sim é concorrência desleal em relação a Meo e Optimus.
...Será..

Registado: 15/10/2008 23:05

por jj boss » 26/1/2009 16:06

Esta coisa do dumping é lixado, se num primeiro olhar é benéfico para o consumidor, acaba por poder vir a ser ruinoso,ou não, tanto para o consumidor como para a economia, senão vejamos:

1 - Enquanto o coração do negócio das panificadoras é os produtos que resultam da transformação das farinhas nos diversos produtos, estas tem de realizar as margens de sustentação do négócio apenas neste produto, enquanto que os hipermercados, mesmo não ganhando nem perdendo na venda dos paes, podem vende-los ao preço de custo, realizam os lucros na venda de outros produtos, logo as panificadoras para acompanharem os preços mais reduzidos, perdem a sua margem de manobra, é claro que, quando não existe alguem a fazer concorrencia, ha sempre a tentação de ter preços cada vez mais inflacionados que acho que foi por isso que o ramo das panificadoras foi multado.

2 - O monopolio posterior, pode resultar em abusos, seja das panificadoras sem concorrencia, seja dos hipers que não sendo o negocio deles, acabam por oferecer produtos de menor qualidade, mais caros e como li algures hoje, a maior cadia de hipermercados em espanha estão a rejeitar vender os produtos de marca, podendo dar cabo de diversas empresas que criam riquesa por se verem sem ter onde escoar os seus produtos, pois as pequenas mercearias já são poucas e não tem capacidade de escoar grandes quantidades como os hipers, dado que estes queimaram a maioria do pequeno comercio.

Se o dumping estivesse tipificado na lei como uma coisa legal, escusava de haver controladores de concorrencia e qualidade, penso eu de que!

Registado: 24/10/2008 11:50

por Branc0 » 26/1/2009 16:03

Tudo exemplos de mercados fortemente regulamentos que impedem a livre competição.

O facto de não te lembrares de nenhum outro monopólio revela bem que o mercado está não só a fazer o seu trabalho como não anda por aí nenhum psicopata que tenha ganho o euromilhões a fazer dumping do que lhe vem à cabeça :)

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Elias » 26/1/2009 16:02

rmachado Escreveu:Elias, no caso da Gasolina/petróleo só podemos mesmo comparar o preço... a qualidade das mesmas é dificil de medir para o consumidor.

O mesmo já não acontece para o pão... ou se gosta ou não. :)

rmachado a qualidade não é difícil de medir. As pessoas é que não a sabem (ou não querem?) medir.

A qualidade (quer estejamos a falar de gasolina, de pão, de restaurantes, de hotelaria ou de qualquer outro bem ou serviço) deve ser entendida como "qualidade percepcionada". Ou seja, é uma grandeza subjectiva em que o consumidor faz o seu juízo de valor pessoal relativamente a um dado bem ou serviço.

Quando o gosto é o principal factor de escolha, o preço torna-se secundário.
No caso da gasolina, o principal factor de escolha para muita gente é o preço. Não por ser o único, mas porque medir a sua qualidade (por exemplo através do rendimento conseguido por litro) dá muito trabalho. E portanto a discussão centra-se no preço e a partir daqui parte-se para o ataque às gasolineiras.

1 abraço,
Elias

por nunofaustino » 26/1/2009 15:59

Branc0 Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Olha que não é necessário muito tempo... a partir do momento em que tenho o monopólio (ou perto disso) e em que os hábitos dos clientes estão assentes, o retorno é mais rápido do que pensas.

Eu sou completamente contra o dumping pela ilógica comercial que é, por distorcer o mercado favorecendo os grupos económicos mais fortes e por, regra geral, favorecer a criação de monopólios que são sempre desfavoráveis ao cliente final.

Um monopolista não pode ser detrimental para o consumidor final. Isso implicaria que o consumidor não está satisfeito abrindo por consequência lógica espaço para nova concorrência.

Isto só não acontece em monopólios onde há barreiras artificiais à entrada (vêm à cabeça algumas operadoras de telecomunicações) de novos concorrentes e são esses monopólios que dão mau nome aos outros.

Neste momento não me vem à cabeça nenhum monopólio em que o consumidor final ganhe pelo facto de ser um monopólio...

Águas, electricidade, telecomunicações, ...

Só mesmo os serviços estatais em que nenhuma empresa privada entraria pois teria prejuízo...

Um abr
Nuno

por Branc0 » 26/1/2009 15:56

nunofaustino Escreveu:Olha que não é necessário muito tempo... a partir do momento em que tenho o monopólio (ou perto disso) e em que os hábitos dos clientes estão assentes, o retorno é mais rápido do que pensas.

Eu sou completamente contra o dumping pela ilógica comercial que é, por distorcer o mercado favorecendo os grupos económicos mais fortes e por, regra geral, favorecer a criação de monopólios que são sempre desfavoráveis ao cliente final.

Um monopolista não pode ser detrimental para o consumidor final. Isso implicaria que o consumidor não está satisfeito abrindo por consequência lógica espaço para nova concorrência.

Isto só não acontece em monopólios onde há barreiras artificiais à entrada (vêm à cabeça algumas operadoras de telecomunicações) de novos concorrentes e são esses monopólios que dão mau nome aos outros.

por newtrade » 26/1/2009 15:50

pois mas o gostar ou nao ,nao é a mesma coisa que qualidade ou nao.

por nunofaustino » 26/1/2009 15:48

Branc0 Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Não é... em particular se o negócio desse alguém não for, em exclusivo, esse negócio.

E, se para eu conseguir ter o monopólio de um serviço numa dada área geográfica, eu tiver de perder $$ durante alguns meses, então esse prejuízo será compensado mais tarde.

Mas eu ainda não percebi uma coisa... tu és a favor de se poder fazer dumping (vender abaixo do preço de custo)?

Ficas com o monopólio, parabéns. Resta saber quanto tempo te vai demorar a recuperar isso pela unica via que ganhaste que é quota do mercado - isto se entretanto não aparecer um tipo que faça uns pãezinhos de mafra que te dão cabo das carcaças altura em que a tua estratégia foi completamente ao ar.

Não tenho nada contra nem a favor do dumping, principalmente como consumidor e beneficiário dessa prática.

Olha que não é necessário muito tempo... a partir do momento em que tenho o monopólio (ou perto disso) e em que os hábitos dos clientes estão assentes, o retorno é mais rápido do que pensas.

Um abr
Nuno

por rmachado » 26/1/2009 15:46

Elias, no caso da Gasolina/petróleo só podemos mesmo comparar o preço... a qualidade das mesmas é dificil de medir para o consumidor.

O mesmo já não acontece para o pão... ou se gosta ou não. :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por rmachado » 26/1/2009 15:45

Branc0, o consumidor vai em primeira instância pelo preço, e por comparação proxima. Ou seja se eut iver uma loja aberta e alguém abrir uma com produtos iguais ao semelhantes nas proximidades, é fácil para o consumidor comparar.. se eu fechar devido ao "vender abaixo do preço" depois o consumidor não tem comparação proxima e compra no mesmo sitio mesmo que o preço aumente...

Um exemplo prático, livros no Continente e na Fnac, no Colombo... é fácil comparar preços pois é só subir (ou descer) um lanço de escadas. Fechando um deles deixava de ter uma comparação directa logo por conviniência era capaz de comprar no que sobrava sem fazer comparação de preço... e ai sem comparação até podia pagar mais sem me aperceber.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Branc0 » 26/1/2009 15:42

nunofaustino Escreveu:Não é... em particular se o negócio desse alguém não for, em exclusivo, esse negócio.

E, se para eu conseguir ter o monopólio de um serviço numa dada área geográfica, eu tiver de perder $$ durante alguns meses, então esse prejuízo será compensado mais tarde.

Mas eu ainda não percebi uma coisa... tu és a favor de se poder fazer dumping (vender abaixo do preço de custo)?

Ficas com o monopólio, parabéns. Resta saber quanto tempo te vai demorar a recuperar isso pela unica via que ganhaste que é quota do mercado - isto se entretanto não aparecer um tipo que faça uns pãezinhos de mafra que te dão cabo das carcaças altura em que a tua estratégia foi completamente ao ar.

Não tenho nada contra nem a favor do dumping, principalmente como consumidor e beneficiário dessa prática.

por newtrade » 26/1/2009 15:41

E niveis de control e inspecção muito mais altos .

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 85 visitantes