Hipermercados têm pão a metade do preço
sim posso os produto de hiper tal como em todo lado tem niveis de exigencia de qualidade muito grandes, passando por varios niveis de control,logo desde o produtor ate por tecnicos e empresas exteriores alheias aos hipers , no qual são efectuadas analises laboratoriais contantes dos produtos nomeadamente os frescos ,condicoes de higiene condicoes de armazenagem etc etc etc é tudo verificado ao pormenor,alem de asae fustigar tambem com todas estas normas e condicoes efectuando tambem analises e nao só.acreditem que os niveis de exigencia sao muito mais altos nestas casas.
Branc0 Escreveu:nunofaustino Escreveu:Não... se leres o que eu escrevi abaixo vês que para concorrer com esse concorrente que tem muito mais poder económico do que tu, terás ter a capacidade de lutar contra alguém que não vai hesitar em baixar o preço de venda ao público para valores abaixo do preço de custo (não podes contar com a inércia dos concorrentes, em particular quando esse concorrente já demonstrou que utiliza o dumping). Que terás de lutar através da introdução de outros serviços ou preço baixo.
Será que tu vais entrar num mercado assim?
os hábitos são difíceis de mudar e tu só consegues fazer com que os clientes passem de uma loja para a outra ou através de baixa de preços (e isso significa que vais concorrer contra um supermercado) ou através da oferta de outros serviços.
Um abr
Nuno
O que é isso que te referes de "maior poder económico"? Reservas de capital?
Não vês que é impossível, não interessa o teu poder económico, manter uma situação de dumping prolongada no tempo?
Quanto maior o dumping mais depressa a ruína desse capital... achas que alguém vai querer gerir um negócio assim?
Se o continente quer gastar fortunas a dar-me carcaças a 5 centimos quem sou eu para reclamar? Nem sequer sou accionista.
Não é... em particular se o negócio desse alguém não for, em exclusivo, esse negócio.
E, se para eu conseguir ter o monopólio de um serviço numa dada área geográfica, eu tiver de perder $$ durante alguns meses, então esse prejuízo será compensado mais tarde.
Mas eu ainda não percebi uma coisa... tu és a favor de se poder fazer dumping (vender abaixo do preço de custo)?
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
nunofaustino Escreveu:Não... se leres o que eu escrevi abaixo vês que para concorrer com esse concorrente que tem muito mais poder económico do que tu, terás ter a capacidade de lutar contra alguém que não vai hesitar em baixar o preço de venda ao público para valores abaixo do preço de custo (não podes contar com a inércia dos concorrentes, em particular quando esse concorrente já demonstrou que utiliza o dumping). Que terás de lutar através da introdução de outros serviços ou preço baixo.
Será que tu vais entrar num mercado assim?
os hábitos são difíceis de mudar e tu só consegues fazer com que os clientes passem de uma loja para a outra ou através de baixa de preços (e isso significa que vais concorrer contra um supermercado) ou através da oferta de outros serviços.
Um abr
Nuno
O que é isso que te referes de "maior poder económico"? Reservas de capital?
Não vês que é impossível, não interessa o teu poder económico, manter uma situação de dumping prolongada no tempo?
Quanto maior o dumping mais depressa a ruína desse capital... achas que alguém vai querer gerir um negócio assim?
Se o continente quer gastar fortunas a dar-me carcaças a 5 centimos quem sou eu para reclamar? Nem sequer sou accionista.

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The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
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MarcoAntonio Escreveu:Resumir tudo a uma mera questão de preço (se o preço volta para o mesmo valor o consumidor não é prejudicado) não é realista.
Ai não? Então e a discussão em torno dos combustíveis (na qual tu e eu participamos activamente) não está centrada exclusivamente no factor preço, ignorando ostensivamente todos os outros factores que entram da composição do preço?
Porque é que nos produtos de supermercado a qualidade é um factor a ter em conta e na gasolina isso é obliterado?
1 abraço,
Elias
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Branc0 Escreveu:nunofaustino Escreveu:Vocês aguentavam uns meses, mas depois desistiam. E nessa altura a outra empresa poderia aumentar o preço das coisas e passar a ganhar a margem normal (ou um pouco acima).
E quem diz que depois a concorrência voltava a aparecer esquece-se de que é muito complicado alterar hábitos, pelo que é muito difícil fazer com que alguém altere o seu local de compra habitual. Teriam de oferecer outros serviços ou preços mais baixos, entrando novamente em guerra com alguém que têm um poder económico superior.
Não estás a ver o contra-senso do que dizes?
Quer dizer, para lixar a minha loja o consumidor era esperto o suficiente para ir à loja que fazia dumping, mas depois quando houvesse concorrência a essa loja o consumidor já é estupido?
Ou os hábitos são dificeis de mudar ou não são. Não podem é ser as duas coisas ao mesmo tempo conforme dá jeito né?
Não... se leres o que eu escrevi abaixo vês que para concorrer com esse concorrente que tem muito mais poder económico do que tu, terás ter a capacidade de lutar contra alguém que não vai hesitar em baixar o preço de venda ao público para valores abaixo do preço de custo (não podes contar com a inércia dos concorrentes, em particular quando esse concorrente já demonstrou que utiliza o dumping). Que terás de lutar através da introdução de outros serviços ou preço baixo.
Será que tu vais entrar num mercado assim?
os hábitos são difíceis de mudar e tu só consegues fazer com que os clientes passem de uma loja para a outra ou através de baixa de preços (e isso significa que vais concorrer contra um supermercado) ou através da oferta de outros serviços.
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nunofaustino Escreveu:Vocês aguentavam uns meses, mas depois desistiam. E nessa altura a outra empresa poderia aumentar o preço das coisas e passar a ganhar a margem normal (ou um pouco acima).
E quem diz que depois a concorrência voltava a aparecer esquece-se de que é muito complicado alterar hábitos, pelo que é muito difícil fazer com que alguém altere o seu local de compra habitual. Teriam de oferecer outros serviços ou preços mais baixos, entrando novamente em guerra com alguém que têm um poder económico superior.
Não estás a ver o contra-senso do que dizes?
Quer dizer, para lixar a minha loja o consumidor era esperto o suficiente para ir à loja que fazia dumping, mas depois quando houvesse concorrência a essa loja o consumidor já era estupido?
Ou os hábitos são dificeis de mudar ou não são. Não podem é ser as duas coisas ao mesmo tempo conforme dá jeito né?

Editado pela última vez por Branc0 em 26/1/2009 15:17, num total de 1 vez.
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Elias Escreveu:Ó Nuno mas de qualquer forma e mesmo sem dumping, as grandes superfícies já vendem tudo muito mais barato que as mercearias de bairro...
Nem tudo. Tal como o Marco disse, há algumas coisas que compensa comprar nos pequenos comerciantes (em particular se procuras algo de boa qualidade, em particular produtos frescos como os vegetais, fruta, carne ou peixe).
Por exemplo, eu carne só compro num talho que vende carne melhor e mais barata do que os hipermercados.
Mas o que eu quero dizer é que esta lei faz todo o sentido. Imaginem que alguém, com muito maior poder económico do que vocês, abria uma loja ao vosso lado a vender produtos similares aos vossos abaixo do preço de custo.
Vocês aguentavam uns meses, mas depois desistiam. E nessa altura a outra empresa poderia aumentar o preço das coisas e passar a ganhar a margem normal (ou um pouco acima).
E quem diz que depois a concorrência voltava a aparecer esquece-se de que é muito complicado alterar hábitos, pelo que é muito difícil fazer com que alguém altere o seu local de compra habitual. Teriam de oferecer outros serviços ou preços mais baixos, entrando novamente em guerra com alguém que têm um poder económico superior.
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MarcoAntonio Escreveu:Obviamente não é irrelevante e obviamente tem implicações no retorno...
Obviamente o preço não é a única característica de um produto. Preço, marca (ou qualidade), localização e disponibilidade, tudo isso são características do produto.
Resumir tudo a uma mera questão de preço (se o preço volta para o mesmo valor o consumidor não é prejudicado) não é realista.
Não estas a perceber o que eu quero dizer. Se uma carcaça custa 6 a produzir e alguém a vende por 5, se o continuar a fazer por muito tempo terá que abrir falência.
Eventualmente o preço sobe e haverá uma margem de lucro, se não for elevada é benéfico para o consumidor, se for elevada encorajará outros a entrar novamente no mercado e a naturalmente diminuir essa margem o que será benéfico para o consumidor.
Quanto ao resto: Preço, marca, qualidade e localização tudo isso faz parte do preço (ou do valor que o consumidor dá ao que consome) do produto. Não estou a ver ninguém a deixar de comprar carcaças a 10 na padaria da esquina para as ir comprar ao continente onde tem de ir de carro o que torna a acusação da AdC ainda mais parva.
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Branc0 Escreveu:Isso é irrelevante para o empresário. O que lhe interessa é o retorno do seu investimento
Obviamente não é irrelevante e obviamente tem implicações no retorno...
Branc0 Escreveu:Se os preços não sobem como é que danifica o interesse do consumidor?
Obviamente o preço não é a única característica de um produto. Preço, marca (ou qualidade), localização e disponibilidade, tudo isso são características do produto.
Resumir tudo a uma mera questão de preço (se o preço volta para o mesmo valor o consumidor não é prejudicado) não é realista.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Isso não é totalmente verdade: os custos de iniciar um negócio e os custos de manter um negócio não são os mesmos.
Isso é irrelevante para o empresário. O que lhe interessa é o retorno do seu investimento
MarcoAntonio Escreveu:Simplesmente a margem disponível tem de ser maior para atrair novas empresas do que a margem disponível necessária para manter as existentes.
Também não estás correcto quando dizes que só faz sentido o dumping se depois for para subir os preços: podem subir ou podem não subir, um ganho já têm - maior cota de mercado. Portanto, continuam a beneficiar mesmo que coloquem os preços ao valor médio anterior. Além disso podem obter ganhos indirectos (como no caso dos supermercados, é um fenomeno bem conhecido: imagina que tens de ir comprar pão propositadamente ao supermercado - simplesmente porque já não está disponivel noutros locais - acabarás muitas das vezes, isto é uma generalização, por adquirir mais bens, por vezes bens que nem sequer realmente necessitavas ou estavas a prever comprar). Tudo nos supermercados de resto está feito por forma a tentar maximizar o consumo, até a forma como os produtos estão distribuidos dentro do supermercado...
Tudo isto representa desvantagens para o consumidor, das quais ele pode nem sequer ter consciencia.
Se os preços não sobem como é que danifica o interesse do consumidor?
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Não há uma definição precisa/exacta de dumping, rmachado. Normalmente é entendido como a prática intencional de preço de venda abaixo do preço de custo por forma a aniquilar a concorrência, uma forma de concorrencia desleal.
Se neste caso está a ocorrer ou não, não sei, porque não conheço os preços/custos em detalhe...
Mas está aqui a surgir alguma distorção do dumping. Fazer preços abaixo da concorrência só por si não é dumping. Isso é vender mais barato que a concorrência e não é ilegal...
Se neste caso está a ocorrer ou não, não sei, porque não conheço os preços/custos em detalhe...
Mas está aqui a surgir alguma distorção do dumping. Fazer preços abaixo da concorrência só por si não é dumping. Isso é vender mais barato que a concorrência e não é ilegal...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mas tendo em conta que os hipers produzem o pão e aparentemente em quantidades limitadas, será que pode ser considerdo dumping?
Ou melhor, qual é a definição de dumping?
É que as lojas chinesas estão cheias de produtos abaixo do custo real... é dumping?
Ou melhor, qual é a definição de dumping?
É que as lojas chinesas estão cheias de produtos abaixo do custo real... é dumping?
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Branc0 Escreveu:Se uma empresa conseguir remover a concorrência através de dumping, assim que ela voltar a ter um retorno acima da média (não valia a pena estas práticas se não fosse esse o objectivo) entrarão novas empresas para se aproveitarem dessa margem de lucro.
Isso não é totalmente verdade: os custos de iniciar um negócio e os custos de manter um negócio não são os mesmos.
Simplesmente a margem disponível tem de ser maior para atrair novas empresas do que a margem disponível necessária para manter as existentes.
Também não estás correcto quando dizes que só faz sentido o dumping se depois for para subir os preços: podem subir ou podem não subir, um ganho já têm - maior cota de mercado. Portanto, continuam a beneficiar mesmo que coloquem os preços ao valor médio anterior. Além disso podem obter ganhos indirectos (como no caso dos supermercados, é um fenomeno bem conhecido: imagina que tens de ir comprar pão propositadamente ao supermercado - simplesmente porque já não está disponivel noutros locais - acabarás muitas das vezes, isto é uma generalização, por adquirir mais bens, por vezes bens que nem sequer realmente necessitavas ou estavas a prever comprar). Tudo nos supermercados de resto está feito por forma a tentar maximizar o consumo, até a forma como os produtos estão distribuidos dentro do supermercado...
Tudo isto representa desvantagens para o consumidor, das quais ele pode nem sequer ter consciencia.
O dumping pode ter varias finalidades e ser utilizado de formas subtilmente diferentes mas de uma forma geral é uma forma de concorrencia desleal que se traduz mais em prejuizos para o consumidor do que beneficios.
Branc0 Escreveu:Mas o mercado livre é assim mesmo, se metes o preço abaixo da concorrência é dumping,
Isso não é dumping necessariamente. Dumping é meter os preços abaixo dos preços de custo de forma intencional para atingir um determinado fim: aniquilar a concorrencia e daí retirar vantagens...
Colocar os preços abaixo dos preços da concorrência não é dumping...
Elias Escreveu:Ó Nuno mas de qualquer forma e mesmo sem dumping, as grandes superfícies já vendem tudo muito mais barato que as mercearias de bairro...
Isso não é verdade. Aliás, é cada vez menos verdade...
Devo dizer que de há uns tempos para cá deixei de consumir certos produtos dos supermercados porque são mais caros e de pior qualidade. Por acaso um deles é precisamente o pão (mais pela falta de qualidade, salvo raras excepções) e os legumes e frutas (aqui pela falta de qualidade e pelos preços, nos supermercados são mais caros e de franca pior qualidade do que encontras com relativa facilidade no dito comércio tradicional).
De qq das formas, estás a distorcer a questão tal como Branco: dumping não é por preços abaixo da concorrência mas sim abaixo do preço do custo!
Não é a mesma coisa e o grau de implicação não é naturalmente o mesmo (embora, é claro, uma coisa fique a meio caminho da outra).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 26/1/2009 14:19, num total de 2 vezes.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Ó Nuno mas de qualquer forma e mesmo sem dumping, as grandes superfícies já vendem tudo muito mais barato que as mercearias de bairro...
Isso é uma grande ilusão, pelo menos certos locais que conheço.... em outros até é verdade....
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Branc0 Escreveu:Mas o mercado livre é assim mesmo, se metes o preço abaixo da concorrência é dumping, se metes acima és monopolista e se tiveres o preço parecido com o da concorrência então és um cartel. Muito bom só se for para o Estado arrecadar mais uns cobres em multas.
Branc0, acabaste de resumir de forma excelente o mercado, tal como o conhecemos hoje em dia!
1 abraço,
Elias
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MarcoAntonio Escreveu:Chama-se dumping e provavelmente também te vai custar a acreditar mas é prejudicial ao consumidor a longo-prazo...
Só é prejudicial ao consumidor se houver barreiras à entrada de novas empresas no sector.
Se uma empresa conseguir remover a concorrência através de dumping, assim que ela voltar a ter um retorno acima da média (não valia a pena estas práticas se não fosse esse o objectivo) entrarão novas empresas para se aproveitarem dessa margem de lucro.
Obviamente quem faz dumping não o pode fazer ad-eternum e cada vez que aparecer um concorrente novo sobre pena de acumulação de prejuizos.
Mas o mercado livre é assim mesmo, se metes o preço abaixo da concorrência é dumping, se metes acima és monopolista e se tiveres o preço parecido com o da concorrência então és um cartel. Muito bom só se for para o Estado arrecadar mais uns cobres em multas.
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O dumping (Venda de um produto abaixo do custo) é ilegal e serve para proteger os pequenos comerciantes do ataque dos grandes comerciantes.
Caso fosse legal vender abaixo do preço de custo, os supermercados venderiam alguns dos bens abaixo do preço de custo (por exemplo, leite, pão, arroz, ...) enquanto aumentavam a margem ligeiramente noutros produtos que se compram no supermercado e não se nota tanto na variação dos preços. isto levaria a que os pequenos supermercados e mercearias de bairro tivessem de fechar as portas pois não conseguem competir com aqueles preços. Quando esses comércios fechassem, os preços no supermercado voltariam ao normal ou até mesmo um pouco mais elevados, pois haveria menos concorrência.
Eu não sei em que área é que trabalhas, mas imagina que um concorrente teu (com muito mais capital e possibilidade de aguentar com o prejuízo) vendia o teu produto abaixo do preço de custo. O que é que tu poderias fazer?
Um abr
Nuno
Caso fosse legal vender abaixo do preço de custo, os supermercados venderiam alguns dos bens abaixo do preço de custo (por exemplo, leite, pão, arroz, ...) enquanto aumentavam a margem ligeiramente noutros produtos que se compram no supermercado e não se nota tanto na variação dos preços. isto levaria a que os pequenos supermercados e mercearias de bairro tivessem de fechar as portas pois não conseguem competir com aqueles preços. Quando esses comércios fechassem, os preços no supermercado voltariam ao normal ou até mesmo um pouco mais elevados, pois haveria menos concorrência.
Eu não sei em que área é que trabalhas, mas imagina que um concorrente teu (com muito mais capital e possibilidade de aguentar com o prejuízo) vendia o teu produto abaixo do preço de custo. O que é que tu poderias fazer?
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