Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Açor3 » 26/1/2009 17:05

CEO BPI vê custos operação Portugal a descerem em 2009

26/01/2009

Por Sérgio Gonçalves

LISBOA, 26 Jan (Reuters) - O BPI , terceiro banco cotado de Portugal, prevê cortar os custos operacionais da sua actividade doméstica em 2009, mas as imparidades de crédito não deverão cair dada a crise económica em Portugal e Espanha, disse Fernando Ulrich, Chief Executive Officer (CEO).

Em 2008, o rácio consolidado de eficiência - cost-to-income - subiu para 60 pct versus 53,7 pct em 2007, tendo o da operação doméstica subido para 70 pct contra 58,1 pct do ano anterior.

Os custos de estrutura subiram 6,8 pct para 697,7 ME, tendo os custos com pessoal crescido 0,9 pct para 381,7 ME, os Fornecimentos e Serviços Externos diminuído 1,2 pct para 225,9 ME e as amortizações aumentado 16 pct para 52,4 ME.

Fernando Ulrich adiantou que, após ter aberto 38 novos balcões, na operação doméstica, para um total de 700 balcões em 2008, o BPI "não tem planos para aumentar a sua rede de distribuição em Portugal durante 2009".

"(Quanto) aos custos em Portugal, 2009 será melhor do que 2008. Podemos esperar que as despesas operacionais diminuam em 2009 comparando com 2008", afirmou Fernando Ulrich, numa 'conference call' com analistas.

Em 2008, os 'loan impairments' subiram 45 pct para 117,3 ME, tendo no quarto trimestre fixado em 54,3 ME devido sobretudo a um 'impairment' relativo à construtora espanhola Habitat, uma das vítimas do colapso do mercado imobiliário em Espanha.

O montante de imparidades constituídas para a Habitat, no quarto trimestre, correspondeu a 30 pct da exposição total do Grupo à Habitat, de cerca de 70 ME.

"No quarto trimestre, tivemos um caso (de impairment) com a empresa espanhola Habitat (...) O aumento que vimos no NPL no quarto trimestre foi quase totalmente devido à Habitat", disse.

"Não estou à espera que os 'loan impairments' melhorem em 2009 face a 2008", referiu, lembrando "a fraca envolvente económica em Portugal e Espanha", países que entraram em recessão económica.

Mas, salientou que o BPI uma exposição "relativamente pequena" a empresas espanholas de real state, realçando ainda que os 'loan impairments' totais do grupos têm um peso reduzido -- de apenas 0,40 pct -- da carteira de crédito total do banco.

Em 2008, o lucro líquido do BPI caiu 57,7 pct para 150,3 ME, abaixo dos 187,2 milhões de euros (ME) estimados pela média de estimativas de uma Poll, tendo o return-on-equity (ROE) fixado em nove pct mas, exlcuindo factores 'one-off', seria 13,6 pct.

"Pelo menos, a partir de agora, vamos incluir a rentabilidade como uma das nossas prioridades", afirmou.

O lucro do BPI em 2008 foi influenciado por uma imparidade de 184,4 ME com uma posição, entretanto desfeita, no Millennium bcp e um custo após impostos de 27,7 ME com reformas antecipadas.

Estes impactos negativos não foram contrabalançados com o ganho de 130,6 ME com a venda de 49,9 pct do Banco de Fomento Angola (BFA).

Em 2008, a margem financeira do BPI subiu 2,2 pct para 676,2 ME contra os 653,1 ME estimados na média da Poll, as comissões caíram 10,8 pct para 305,5 ME e os lucros em operações financeiras e outros derraparam 44 pct pct para 118 ME.

Ulrich lembrou que tem havido um aumento do custo médio do funding, uma forte desaceleração do crescimento do crédito e que o BPI tem estado a ajustar em alta os spreads de crédito.

"Apesar de termos tido uma evolução positiva no NII do quarto trimestre e de haver razões para esperar que isto continue, temos de ser cautelosos pois há factores que apontam no sentido oposto. É uma questao em aberto", afirmou.

O crédito a clientes subiu 7,5 pct para 29.275,2 ME em 2008.

Quanto às comissões referiu que "serão reduzidos ou eliminados alguns subsidios cruzados" que o banco oferecia.

Acerca da contribuição do Fundo de Pensões, Ulrich afirmou: "deveremos ver um número de zero ou ligeiramente negativo em 2009. Estamos a assumir zero".

(Editado por Patrícia Vicente Rua)

((---Lisboa Editorial, 351-21-3509204 lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))

--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

Fracos resultados devem pressionar acções do BPI

por rasteiro » 26/1/2009 10:52

A Lisbon Brokers reduziu hoje a sua recomendação para o BPI, notando que o papel deverá estar hoje sob pressão em bolsa, após os resultados apresentados.

Os resultados anuais que o BPI divulgou na passada sexta-feira foram inferiores às expectativas da corretora lisboeta em 20,3%, diz em nota de análise a Lisbon Brokers.

"Não há muito mais a dizer, já que estes números são um reflexo justo do ano passado", lê-se no documento.

Embora considere que a visibilidade no sector é limitada, e que as perspectivas são más, na melhor das hipóteses, a Lisbon Brokers adianta que, depois dos fracos números divulgados, a sua recomendação para o BPI é revista em baixa de "manter" para "vender", uma vez que "acreditamos que as acções vão ficar sob pressão adicional durante a sessão de hoje, já que o resultado saiu abaixo das expectativas do mercado".

De qualquer modo, a Lisbon Brokers acredita que a sua avaliação de 1,50 euros por acção para o BPI deverá manter-se inalterada, uma vez que é necessário manter em mente que as taxas de juro começaram a cair dramaticamente, com um impacto positivo nos modelos de avaliação.

Na sexta-feira, o BPI anunciou que o seu lucro recuou 57,7% para os 150,3 milhões de euros em 2008.

:mrgreen: ATÉ AO MOMENTO NÃO ESTOU A VER NADA DISSO, OU O TIRO SAI-VOS PELA CULATRA.............
Abraços

Registado: 29/11/2007 12:24

por Açor3 » 26/1/2009 10:51

Acções em alta
Analistas assinalam melhoria nos rácios de capital do BPI
Os resultados do Banco BPI ficaram abaixo das estimativas dos analistas, mas estes destacam a melhoria dos rácios de capital do banco, que se situam em níveis confortáveis, o que justifica a negociação em alta das acções. A Lisbon Brokers reduziu a recomendação para reduzir .

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Os resultados do Banco BPI ficaram abaixo das estimativas dos analistas, mas estes destacam a melhoria dos rácios de capital do banco, que se situam em níveis confortáveis, o que justifica a negociação em alta das acções. A Lisbon Brokers reduziu a recomendação “para reduzir”.

As acções do BPI sobem 0,87% para 1,515 euros, depois de na sexta-feira o banco ter anunciado uma queda de 57% nos resultados líquidos, para 150 milhões de euros, quando os analistas aguardavam lucros de 187 milhões de euros.

As casas de investimento destacam que os números da demonstração de resultados ficaram abaixo do esperado, mas salientam que o banco apresenta rácios de capital confortáveis, uma posição considerada positiva, sobretudo na actual conjuntura do mercado de capitais.

A alta das acções do BPI deve-se também ao dia positivo do sector, depois do britânico Barclays ter afastado a necessidade de realizar um aumento de capital.

ESR: “forte posição de solvência”

A Espírito Santo Research (ESR), na nota diária de hoje, refere que os resultados “decepcionaram”, com o banco a ser “claramente penalizado pelo ambiente desafiante em 2008”, o que pode gerar uma “reacção inicial negativa do mercado”.

Ainda assim, o banco de investimento destaca que “a forte posição de solvência” do BPI é “claramente positiva” para o banco e representa uma “vantagem relativa face aos seus pares”.

O banco alcançou um rácio de adequação dos fundos próprios de base ("tier one") de 8,8%, superando o novo valor mínimo que o Banco de Portugal vai exigir a partir de Setembro.

A ESR adianta ainda que o BPI está claramente focado no controlo de custos, destacando pela negativa a “actividade em Portugal”.

A ESR tem uma recomendação de “comprar” para o BPI, com um “preço-alvo” de 2,40 euros.

Lisbon Brokers: baixa recomendação para “vender”

A Lisbon Brokers decidiu reduzir a recomendação das acções do BPI de “manter” para “vender”, na sequência dos “fracos” resultados apresentados.

A casa de investimento perspectiva que as acções vão estar “sob pressão” na sequência dos resultados apresentados, apesar de o banco ter uma posição de capital “confortável”.

Ainda assim, a Lisbon Brokers manteve o “preço-alvo” de 1,50 euros para o BPI, lembrando que a descida “acentuada” das taxas de juro tem um impacto positivo nas avaliações.

CaixaBI: Posição de solvabilidade e liquidez “bastante satisfatória”

O CaixaBI destaca que “os resultados ficaram abaixo das nossas estimativas” e os números apresentados “permitem percepcionar claramente o ambiente difícil em que os bancos nacionais operam actualmente”.

Ainda assim, a casa de investimento assinala “o forte contributo da actividade internacional para os resultados apresentados, que permitiu compensar a inexpressiva performance no mercado doméstico”.

“Saliente-se, finalmente, que em termos de solvabilidade e liquidez (os temas que consideramos centrais no presente contexto de incerteza no sistema financeiro internacional), o BPI voltou a apresentar uma posição bastante satisfatória e,

julgamos, de relevo no actual contexto da banca nacional”, adianta.

O CaixaBI recomenda “comprar” acções do BPI, com um preço-alvo de 2,80 euros.

Jornal Negócios
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Pois è!!!!!!!

por rasteiro » 26/1/2009 10:17

está mais que visto que é a acção a nivél de bancos nacionais a favorita dessas casas, mas estão a jogar pelo seguro e á que dar recomendações baixas para os clientes deles se encherem delas o maximo possivél.
daqui a 3 a 6 meses vejam qual vai ser a recomendações para o BPI.
Eu já guardei em documento Word, estas recomendações de hoje, para depois comparar.

Abraços

Açor3 Escreveu:COMENTÁRIOS ANALISTAS-Lucro BPI cai 57,7 pct para 150,3 ME

26/01/2009

LISBOA, 26 Jan (Reuters) - O lucro líquido do BPI caiu 57,7 pct para 150,3 milhões de euros (ME) em 2008 penalizado por uma imparidade de 184,4 ME, tendo saído abaixo das estimativas, segundo o banco.

Uma Poll de sete analistas previa que o lucro do terceiro banco nacional cotado se fixasse numa média de 187,2 ME.

O BPI contabilizou uma imparidade de 184,4 ME com uma posição que tinha no Millennium bcp e teve um custo após impostos de 27,7 ME com reformas antecipadas.

Seguem comentários de analistas:

LISBON BROKERS

Preço-alvo: 1,50 euros

Recomendação: Sell (Revista de Hold)

"Estes números reflectem de forma justa o que se passou no ano passado. (...) Depois de um conjunto fraco de números, baixamos a recomendação do BPI para Sell, já que acreditamos que as acções irão sofrer pressão adicional na sessão de hoje devido a um bottom-line aquém das expectativas, apesar do banco ter uma posição de capital confortável".

CAIXA BI

Preço-alvo: 2,8

Recomendação: Buy

"Os resultados ficaram abaixo das nossas estimativas (e do consensus do mercado, conforme Poll da Reuters). Os resultados apresentados permitem percepcionar claramente o ambiente difícil em que os bancos nacionais operam actualmente, duplamente pressionados tanto ao nível dos revenues (margem financeira, comissões e trading) como dos custos (imparidades com a carteira de crédito)".

JP MORGAN

Recomendação : Neutral

"A divergência entre os números da actividade em Portugal e a forte tendência de Angola continuou a verificar-se, com a performance doméstica influenciada de forma decisiva pelo desempenho negativo do mercado e por provisões mais elevadas. A posição de capital reforça a convicção de que o BPI é a nossa aposta favorita em Portugal, embora não seja suficiente para que adoptemos uma postura mais favorável à acção"

Banco BPI

por Açor3 » 26/1/2009 10:09

COMENTÁRIOS ANALISTAS-Lucro BPI cai 57,7 pct para 150,3 ME

26/01/2009

LISBOA, 26 Jan (Reuters) - O lucro líquido do BPI caiu 57,7 pct para 150,3 milhões de euros (ME) em 2008 penalizado por uma imparidade de 184,4 ME, tendo saído abaixo das estimativas, segundo o banco.

Uma Poll de sete analistas previa que o lucro do terceiro banco nacional cotado se fixasse numa média de 187,2 ME.

O BPI contabilizou uma imparidade de 184,4 ME com uma posição que tinha no Millennium bcp e teve um custo após impostos de 27,7 ME com reformas antecipadas.

Seguem comentários de analistas:

LISBON BROKERS

Recomendação: Sell (Revista de Hold)

"Estes números reflectem de forma justa o que se passou no ano passado. (...) Depois de um conjunto fraco de números, baixamos a recomendação do BPI para Sell, já que acreditamos que as acções irão sofrer pressão adicional na sessão de hoje devido a um bottom-line aquém das expectativas, apesar do banco ter uma posição de capital confortável".

CAIXA BI

Preço-alvo: 2,8

Recomendação: Buy

"Os resultados ficaram abaixo das nossas estimativas (e do consensus do mercado, conforme Poll da Reuters). Os resultados apresentados permitem percepcionar claramente o ambiente difícil em que os bancos nacionais operam actualmente, duplamente pressionados tanto ao nível dos revenues (margem financeira, comissões e trading) como dos custos (imparidades com a carteira de crédito)".

JP MORGAN

Recomendação : Neutral

"A divergência entre os números da actividade em Portugal e a forte tendência de Angola continuou a verificar-se, com a performance doméstica influenciada de forma decisiva pelo desempenho negativo do mercado e por provisões mais elevadas. A posição de capital reforça a convicção de que o BPI é a nossa aposta favorita em Portugal, embora não seja suficiente para que adoptemos uma postura mais favorável à acção"

Banco BPI

por Açor3 » 26/1/2009 9:26

Banca
BPI espera 2009 "muito exigente" mas promete melhorar rentabilidade
A administração do Banco BPI está convencida de que 2009 vai ser um ano "muito exigente", mas acredita que "o trabalho de casa" feito nos últimos 12 meses vai permitir que a instituição melhore a sua rentabilidade e até a quota de mercado.

Maria João Gago
mjgago@mediafin.pt

A administração do Banco BPI está convencida de que 2009 vai ser um ano "muito exigente", mas acredita que "o trabalho de casa" feito nos últimos 12 meses vai permitir que a instituição melhore a sua rentabilidade e até a quota de mercado.

"O banco está numa situação bastante forte e muito interessante em termos de capital e liquidez, pelo que, a médio prazo, pode sair entre os vencedores desta crise", afirmou Fernando Ulrich, na apresentação dos resultados de 2008.

Apesar de os lucros terem caído 57,7% no último ano, o banco alcançou um rácio de adequação dos fundos próprios de base ("tier one") de 8,8%, superando o novo valor mínimo que o Banco de Portugal vai exigir a partir de Setembro.

Além disso, tem disponibilidades que lhe garantem 5,5 mil milhões de euros de "funding" sem ter que ir ao mercado. Enquanto o crescimento dos recursos tem sido mais do que suficiente para financiar o aumento do crédito. Por estas razões, o BPI não prevê, "nos próximos meses", emitir dívida com recurso à garantia disponibilizada pelo Estado.

Jornal Negócios

por AC Investor Blog » 26/1/2009 7:45

Isto vai de encontro aquilo que eu venho afirmando aqui :

"A administração do Banco BPI está convencida de que 2009 vai ser um ano "muito exigente", mas acredita que "o trabalho de casa" feito nos últimos 12 meses vai permitir que a instituição melhore a sua rentabilidade e até a quota de mercado.

"O banco está numa situação bastante forte e muito interessante em termos de capital e liquidez, pelo que, a médio prazo, pode sair entre os vencedores desta crise", afirmou Fernando Ulrich, na apresentação dos resultados de 2008.

Apesar de os lucros terem caído 57,7% no último ano, o banco alcançou um rácio de adequação dos fundos próprios de base ("tier one") de 8,8%, superando o novo valor mínimo que o Banco de Portugal vai exigir a partir de Setembro.

Além disso, tem disponibilidades que lhe garantem 5,5 mil milhões de euros de "funding" sem ter que ir ao mercado. Enquanto o crescimento dos recursos tem sido mais do que suficiente para financiar o aumento do crédito. Por estas razões, o BPI não prevê, "nos próximos meses", emitir dívida com recurso à garantia disponibilizada pelo Estado."
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por nautilus » 26/1/2009 2:17

Jiboia Cega Escreveu:virgilio, eu também não sou pro em AT, tenho noções.
Admito que as minhas linhas possam não estar totalmente correctas mas neste caso específico só queria perceber se tinhas outra interpretação para o gráfico semanal. A minha é que a tendência é claramente de baixa. Foi apenas essa a minha conclusão. :wink:

Um abraço
Jiboia

Boa noite,
Fora AT que não é o meu forte, e aproveitando o tópico, a Lisboa Brokers está assim tão chateada com o BPI que não se farta de o enxovalhar??
Esquisito!?!
Há no entanto outras instituições que só passar brilho e tal.
Hei Jim! what your doing with that gun in your hand?
SAM

Registado: 21/2/2008 23:37

por Jiboia Cega » 26/1/2009 1:10

virgilio, eu também não sou pro em AT, tenho noções.
Admito que as minhas linhas possam não estar totalmente correctas mas neste caso específico só queria perceber se tinhas outra interpretação para o gráfico semanal. A minha é que a tendência é claramente de baixa. Foi apenas essa a minha conclusão. :wink:

Um abraço
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Virgilio67 » 25/1/2009 22:56

Jiboia Cega Escreveu:
Virgilio67 Escreveu:Se a LT for ligeiramente corrigida, podemos dizer que a rompeu, o problema é que voltou a cair abaixo desta.

Em que é que ficamos, a LTD é válida ou não? :lol:
Já agora podes corrigir a minha e mostrar como é que a traçarias? :)

È evidente que a palavra corrigir foi mal empregue. Eu estava-me a referir a que esta tivesse inicio ligeiramente acima, mais ou menos como a do rsacramento. :)
Longe de mim pensar em corrigir seja quem for em AT. E logo eu... :oops:

Mas, graças aos foreiros, já olho para os gráficos com outros olhos. E se não sigo mais a análise ao que vejo é porque no estado em que as coisas estão, mercado muito volátil, em pleno bear, com perdas e já com experiências negativas a marcarem a minha carteira :) , tenho medo de entrar e que o mercado continue a cair. É que os melhores negócios que fiz, foi quando vendi, mesmo com menos-valias.
Desejo os melhores negócios a todos.
Virgilio67

Registado: 1/5/2008 21:26

Re: ....

por rsacramento » 25/1/2009 22:26

AC Investor Blog Escreveu:Sacramento,

peguei no teu gráfico e apliquei-lhe o patrão mais bullish que há , Inverted Head & Shoulders !!!! com objectivo 2.16 :mrgreen: :mrgreen: este padrão ainda tá activo :mrgreen: :mrgreen: com a neckline a 1.78

tricéfalo, bi-ombróide, etc etc :wink:

Registado: 29/11/2007 12:50

....

por AC Investor Blog » 25/1/2009 22:18

Sacramento,

peguei no teu gráfico e apliquei-lhe o patrão mais bullish que há , Inverted Head & Shoulders !!!! com objectivo 2.16 :mrgreen: :mrgreen: este padrão ainda tá activo :mrgreen: :mrgreen: com a neckline a 1.78
Anexos
sc.jpg
sc.jpg (56.41 KiB) Visualizado 7469 vezes
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

...

por AC Investor Blog » 25/1/2009 22:14

Aquele duplo fundo ali no gráfico pode ou não ser aplicável, visto o time frame ser muito curto. O que é mais evidente é a zona de ressaltos que ocorre sempre que é atingido o bottom das bollinger bands.
Anexos
sc.jpg
sc.jpg (150.23 KiB) Visualizado 7491 vezes
AC Investor Blog

por rsacramento » 25/1/2009 22:09

já agora, a minha LTd, que tem 4 toques exactamente pelos fechos:
Anexos
bpi ltd.png
bpi ltd.png (11.95 KiB) Visualizado 6328 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por aaugustobb_69 » 25/1/2009 21:28

Eu tambem estou a apostar tudo nesta acção, não só, é dos bancos mais sólidos,como tem uma estrutura acionista muito forte.

Estou a uma média de cerca de 1.65, por isso até vejo com bons olhos, que a cotação desça até aos 1.30, para assim realizar mais um reforço.

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

Julgo eu que...

por deepo » 25/1/2009 21:03

- Após a apresentação dos resultados, que " parecem" ser menos bons que o esperado (por ausência de comparativos) :shock:
- Tendo em conta a conjuntura económica global actual :evil:
- MM50 quebrada em baixa :!:
- RSI neutro :|

Por isto, quer-me parecer que a curto prazo irá ter tendência para testar o suporte de 1.35/36 e acabar por fazer o duplo fundo já referido.

Vou ficar atento para possível entrada nos 1.40/1.35.
Anexos
BANCO BPI.png
BANCO BPI.png (11.97 KiB) Visualizado 6399 vezes
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

por rate » 25/1/2009 18:25

olhando para o grafico do jiboia, parece que se está a desenhar um duplo fundo nos 1,35, não acham?
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

por Jiboia Cega » 25/1/2009 18:25

AC Investor Blog Escreveu:A bolsa deve ser encarada numa perspectiva de 6 a 12 meses.

AC, mesmo que estivesse de acordo contigo isso invalida a minha análise técnica? - Estou apenas a falar de AT, não estou a falar dos resultados.

Virgilio67 Escreveu:Se a LT for ligeiramente corrigida, podemos dizer que a rompeu, o problema é que voltou a cair abaixo desta.

Em que é que ficamos, a LTD é válida ou não? :lol:
Já agora podes corrigir a minha e mostrar como é que a traçarias? :)

Registado: 21/3/2006 10:46

Ora ai está.....

por rasteiro » 25/1/2009 15:33

Não tenho duvidas nenhumas que se estajam a preparar para lançãr uma OPA ao BPI.
A estes preços está super barata, e vão fazer tudo para comprarem as que faltam a estes valores, e fazerem o pequeno as venderem, visto que como isto não está para brincadeiras.
OK, mas eu vou ser teimoso, e vou reforçar a minha carteira se ela se mantiver a estes preços ou venha a desçer.
Ainda me vão dar muitas alegrias estas acções.
Não tenham pressa em vender, mesmo com estes resultados que para mim até não foram nada maus.

Abraços

[size=18][b]33% neste caso especifico.[/quote]

Já não falta assim tanto como isso...

Tendo em conta o free float reduzido do BPI, os 3,5% que ainda têm que ser adquiridos pelo La Caixa para completar os 33%, podem causar alguns movimentos de subida interessante ...[/quote]
[/b]
[/size]

por Virgilio67 » 25/1/2009 2:49

Jiboia Cega Escreveu:AC e rasteiro, posso concordar com vocês na maioria dos argumentos, mas quero deixar outra visão das coisas que não sei se já tinham analisado.

Junto segue gráfico semanal.

:arrow: Incapacidade de romper a LTD que vem de Outubro 2007 - bastante forte.
:arrow: Tendência descendente de CP com suporte nos 1,35€

Ou seja, ainda há espaço para quedas que possamos justificar com alguma antecedência.

Abraços
Jiboia

Se a LT for ligeiramente corrigida, podemos dizer que a rompeu, o problema é que voltou a cair abaixo desta.

Gostaria de pedir à Pata Hari para nos dar a sua opinião em relação a esta menina, se for possivel.
Já que consta que é uma defensora da mesma, seria bom ouvir as razões (fundamentais) de quem percebe disto mais do que eu.
Editado pela última vez por Virgilio67 em 25/1/2009 17:21, num total de 1 vez.
Virgilio67

por Virgilio67 » 25/1/2009 2:40

Tem um VC bastante acima da cotação (2.18€) e um rácio de endividamento baixo (0.43).
Virgilio67

por artista_ » 24/1/2009 23:10

AC Investor Blog Escreveu:
A bolsa deve ser encarada numa perspectiva de 6 a 12 meses.

Não percebo este comentário?! Deve ser encarada como? não se pode investir a curto prazo?

Em termos técnicos faz todo o sentido o comentário do Jibóia... enquanto for fazendo topos e fundos mais baixos manterá a sua tendência de queda!

Abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por - GOE - » 24/1/2009 20:19

AC Investor Blog Escreveu:
- GOE - Escreveu:Já agora uma questão:

Qual é o limite perante o qual o Banco de Portugal obriga determinada instituição ao lançamento de uma OPA?

Ouvi em qualquer lado que eram 33%, alguém pode confirmar este valor?

Obrigado desde já e bons negócios :wink:

33% neste caso especifico.

Já não falta assim tanto como isso...

Tendo em conta o free float reduzido do BPI, os 3,5% que ainda têm que ser adquiridos pelo La Caixa para completar os 33%, podem causar alguns movimentos de subida interessante ...

Registado: 5/12/2007 16:26

por AC Investor Blog » 24/1/2009 20:15

- GOE - Escreveu:Já agora uma questão:

Qual é o limite perante o qual o Banco de Portugal obriga determinada instituição ao lançamento de uma OPA?

33% neste caso especifico.
AC Investor Blog

por - GOE - » 24/1/2009 19:58

Já agora uma questão:

Registado: 5/12/2007 16:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 120 visitantes