Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A certeza paga-se caro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Aqui_Vale » 23/1/2009 21:15

Ulisses Pereira Escreveu:
Já agora, deixo uma sugestão: Porque não agregar todos esses importantes artigos num único tópico, para facilitar a pesquisa? Ou então, juntar aos artigos didácticos.

Tiago, não tinha reparado no teu post. É uma boa sugestão que, mal tenha tempo, farei.

Um abraço,
Ulisses

Os meus parabéns aos dois. ULISSES & TIAGOPT, um no CALDEIRÃO e outro no CI.

Bom Fim-de semana.

CumPrim/
AquilinoVale

Registado: 29/11/2007 2:04

por Ulisses Pereira » 22/1/2009 14:58

Já agora, deixo uma sugestão: Porque não agregar todos esses importantes artigos num único tópico, para facilitar a pesquisa? Ou então, juntar aos artigos didácticos.

Tiago, não tinha reparado no teu post. É uma boa sugestão que, mal tenha tempo, farei.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Capitão Nemo » 21/1/2009 2:09

Crómio Escreveu:
Tens alguma certeza que me possas dar?

Eu tenho duas, que vou morrer e que o bull vai começar.

Abraço

Deixa lá o morrer para o ano 2100 pelo menos, mas do bull também estou à espera e tenho a certeza que vai chegar só não sei quando...
Cumprimentos,

Cap. Nemo

Registado: 4/12/2007 0:58

por bertoluci1 » 21/1/2009 1:53

Crómio Escreveu:

Abraço

concordo, é tudo uma questão de tempo.

Abraço

Registado: 10/12/2007 11:15

por Crómio » 21/1/2009 1:48

Há.

Normalmente estão redondamente enganados.

Casos excepcionais, só no long run é que se pode saber se tiveram sorte, se tinham razão ou ambos.

Isto porque podemos ter razão e azar ao mesmo tempo, aí... deixamos de ter razão. LOL

Tens alguma certeza que me possas dar?

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por bertoluci1 » 21/1/2009 1:42

Ulisses Pereira Escreveu:juros, eu critico quem afirma que "o mercado de certeza fará isto ou aquilo". Critico quem diz que "quem comprar hoje vai de certeza fazer dinheiro", critico quem diz que "não há nenhuma dúvida que vamos a novos mínimos".

Não critico quem faz previsões. Não critico quem estabelece cenários. Não critico quem define "setups" de negociação.

Penso ter sido claro.

Um abraço,
Ulisses

há aqui alguém neste forum que tenha alguma vez afirmado que tinha a certeza de um movimento futuro de uma acção?

Registado: 10/12/2007 11:15

por Ulisses Pereira » 21/1/2009 1:15

juros, eu critico quem afirma que "o mercado de certeza fará isto ou aquilo". Critico quem diz que "quem comprar hoje vai de certeza fazer dinheiro", critico quem diz que "não há nenhuma dúvida que vamos a novos mínimos".

Não critico quem faz previsões. Não critico quem estabelece cenários. Não critico quem define "setups" de negociação.

Penso ter sido claro.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por artista_ » 21/1/2009 0:23

juros Escreveu:citando o ulisses: "Quando regressar ao mercado? Pessoalmente, continuo a defender (tal como o tenho feito ao longo deste ano no fórum online “Caldeirão de Bolsa” do Negocios.pt) que devemos esperar por sinais claros de força por parte dos touros. O primeiro grande sinal seria a ruptura, em alta, da resistência horizontal na casa dos 7900 pontos."

Então explica-me lá onde é que está ai uma previsão? eu não vejo nenhuma...

artista
Editado pela última vez por artista_ em 21/1/2009 2:44, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por juros » 21/1/2009 0:19

Eu é que continuo a não perceber o que estás a dizer?! Não serás de informática?!

Se alguém só pensa na subida de um título, não lhe passa pela cabeça perder, apenas pensa nos vários cenários com ganhos de 20, 50, 100% ou mais, o que é que interessa se tem a certeza ou se tem quase?!?!

Quanto ao que disse o Ulisses isso nem se coloca, porque ele nunca falou na maior ou menor probabilidade de subir até aqui ou ali...

abraço

artista

citando o ulisses: "Quando regressar ao mercado? Pessoalmente, continuo a defender (tal como o tenho feito ao longo deste ano no fórum online “Caldeirão de Bolsa” do Negocios.pt) que devemos esperar por sinais claros de força por parte dos touros. O primeiro grande sinal seria a ruptura, em alta, da resistência horizontal na casa dos 7900 pontos."[/quote]

artista.. não serás tu informático e eu chinês???

:lol:
A crise segundo eu:
Hipótese: Imagina que DEUS existe mesmo...
Tese: DEUS acaba de ser assassinado.

Registado: 7/10/2008 13:29

por artista_ » 20/1/2009 20:34

juros Escreveu:
Estamos a falar da bolsa certo?? Então o melhor é não misturar com cenas um pouco gore :) :) :)

Afinal tens a mesma linha de pensamento que eu tenho, i.é, (na bolsa :) ) não há certezas, apenas probabilidades abaixo de 1.

Então, quando alguém me diz que "tenho a certeza que amanhã a acção XPTO vai subir..." eu, seguindo a minha linha penso... "amanhã, a acção XPTO tem elevada probabilidade de subir..."

Para entender o que nos dizem, não basta interpretar o que é dito... mas sim o que nos pretendem dizer...

:) :) :)

Eu é que continuo a não perceber o que estás a dizer?! Não serás de informática?!

Se alguém só pensa na subida de um título, não lhe passa pela cabeça perder, apenas pensa nos vários cenários com ganhos de 20, 50, 100% ou mais, o que é que interessa se tem a certeza ou se tem quase?!?!

Quanto ao que disse o Ulisses isso nem se coloca, porque ele nunca falou na maior ou menor probabilidade de subir até aqui ou ali...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 20/1/2009 16:40

juros Escreveu:Estamos a falar da bolsa certo?? Então o melhor é não misturar com cenas um pouco gore :) :) :)

Afinal tens a mesma linha de pensamento que eu tenho, i.é, (na bolsa :) ) não há certezas, apenas probabilidades abaixo de 1.

Então, quando alguém me diz que "tenho a certeza que amanhã a acção XPTO vai subir..." eu, seguindo a minha linha penso... "amanhã, a acção XPTO tem elevada probabilidade de subir..."

Para entender o que nos dizem, não basta interpretar o que é dito... mas sim o que nos pretendem dizer...

Independentemente das interpretações que (tu) dás a quem diz o que quer seja, há individuos que têm certezas em Bolsa. E essas certezas tendem a sair caro, mais cedo ou mais tarde...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por juros » 20/1/2009 16:32

Crómio Escreveu:
juros Escreveu:é como digo... não tenho um pensamento rígido... o que é uma probabilidade 100%??? onde é que isso existe??? dás-me um exemplo???

ainda estamos a falar da bolsa ou perdi algo???

:twisted: :twisted: :twisted: 8-)

Eu tenho a certeza que se me cortarem a cabeça morro.

Se levar um tiro na cabeça existe uma probabilidade alta de morrer.

Se tiver a certeza de que o mercado hoje vai subir, significa que estou iludido, nos mercados não há certezas, só probabilidades abaixo de 1.

Se quiseres pegar pela probabilidade de 100% então eu reformulo e digo que uma certeza é uma probabilidade de 1.

Estamos a falar da bolsa certo?? Então o melhor é não misturar com cenas um pouco gore :) :) :)

A crise segundo eu:

por Crómio » 20/1/2009 14:51

juros Escreveu:é como digo... não tenho um pensamento rígido... o que é uma probabilidade 100%??? onde é que isso existe??? dás-me um exemplo???

Eu tenho a certeza que se me cortarem a cabeça morro.

Se levar um tiro na cabeça existe uma probabilidade alta de morrer.

Se tiver a certeza de que o mercado hoje vai subir, significa que estou iludido, nos mercados não há certezas, só probabilidades abaixo de 1.

Se quiseres pegar pela probabilidade de 100% então eu reformulo e digo que uma certeza é uma probabilidade de 1.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por migueljat » 20/1/2009 14:41

tiagopt Escreveu:Excelente como sempre, Caro Ulisses :clap:
Reparei que na lateral do artigo está uma lista com os mais recentes, mas mesmo assim não é a mesma coisa. Fica a sugestão ;)
Abraço

Boas pessoal

Subescrevo o Tiago

cumps

Registado: 20/11/2008 12:30

por juros » 20/1/2009 14:28

é como digo... não tenho um pensamento rígido... o que é uma probabilidade 100%??? onde é que isso existe??? dás-me um exemplo???

A crise segundo eu:

por Crómio » 20/1/2009 13:54

juros Escreveu:sou de matemática... quando uma pessoa me diz que tem a certeza... eu penso em probabilidades... altamente provável...
não tenho o cérebro rígido a ideia pré-formadas.
uma previsão é apenas isso... uma questão de probabilidades.
:)

Sendo de matemática penso que percebas que uma certeza é uma probabilidade de 100%. :twisted:

Parabéns Ulisses, por, estares a levar a mensagem para fora do Caldeirão, nós por aqui claro que já estamos bem cientes da tua opinião e ensinamentos.

Abraço

William Bernstein

por juros » 20/1/2009 13:26

sou de matemática... quando uma pessoa me diz que tem a certeza... eu penso em probabilidades... altamente provável...
não tenho o cérebro rígido a ideia pré-formadas.
uma previsão é apenas isso... uma questão de probabilidades.
:)
A crise segundo eu:

por Vencer na Bolsa » 20/1/2009 11:39

Gostei imenso do artigo especialmente do 3º erro e flexibilidade mental.
Tal não só deve ser aplicado nos investimentos como na vida geral.

Publiquei no VENCER NA BOLSA.

Abraço,
AMR
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por Ulisses Pereira » 20/1/2009 3:20

Opiniões e cenários são indispensáveis para o "trading". Certezas é uma coisa bem diferente. e no dia em que me vir dizer que "isto vai acontecer" avise-me. Ou então pode procurar em muitos anos de escrita. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por juros » 20/1/2009 3:18

comentário: não foi você que... que disse que a retoma (do psi 20) se daria quando o psi20 superasse os quase 8000 pontos??? num artigo publicado à 15 dias no máximo???
não será isto uma espécie de previsão? ou será mesmo uma previsão?
A crise segundo eu:

por tiagopt2 » 20/1/2009 1:50

Excelente como sempre, Caro Ulisses :clap:
Reparei que na lateral do artigo está uma lista com os mais recentes, mas mesmo assim não é a mesma coisa. Fica a sugestão ;)
Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

On-Fire

por Stress » 19/1/2009 21:00

Afinal não é só o Michael Jordan que tem a mão-quente. Parabéns pelo artigo e por todos os contributos!

Registado: 7/11/2008 23:17

por Jiboia Cega » 19/1/2009 15:22

Os leitores do JN são uns felizardos! :wink:
Mas nós aqui do CdB somos ainda mais! :lol:

Obrigado pelo artigo!

um abraço
Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por scpnuno » 19/1/2009 15:02

Ulisses, quando é que fazes anos?
A gente faz aqui uma vaquinha e arranjamos-te outra foto que com aquela pareces ter o dobro da idade...cadê o meu "despenteado" preferido?

Beijocas

P.S. Bem, em off topic - que eu não quero dar cabo da tradição de NÃO comentar o conteudo dos artigos - quem anda por aqui no Caldeirão já leu e releu sobre as certezas absolutas que acabam por se revelar absolutas incertezas ou, pior ainda, erros fatais. Tem sido um assunto falado, refalado, discutido, argumentado...mas é como a calviçe nos homens - por muito evidente que seja, não a reconhecem. Não me lembro de algúém escrever "eu tinha a certeza absoluta que estava certo e afinal estava totalmente errado".
Mas desde que o conceito aos poucos vá sendo ouvido, já não é mau
Editado pela última vez por scpnuno em 19/1/2009 15:35, num total de 1 vez.
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

A certeza paga-se caro

por Ulisses Pereira » 19/1/2009 14:53

Foi hoje publicado o meu artigo "A certeza paga-se caro":

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=349770

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: nbms2012, Olhar Leonino, paulosantinhoamado, Àlvaro e 97 visitantes