Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estado do Indiana quer dinheiro em ouro e prata

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Xitonhane » 16/1/2009 21:00

Isso não será por sinal um regresso ao passado?estão a sugerir uma materialização da moeda, já que até aqui houve o inverso, uma desmaterialização desta.Acho muito difícil,para não dizer impossível...
Quem tem nas suas reservas ouro ou prata suficiente para cobrir a moeda emitida até agora?mas é um debate interessante

Registado: 14/7/2008 16:47

por Branc0 » 16/1/2009 18:22

Djovarius, acho que não passa pela cabeça de ninguém implementar uma coisa destas sem afectar o preço do ouro.

Das duas uma:
1) Baixam os preços dos serviços e produtos
2) Aumenta o valor nominal dos metais preciosos

Uma redução do CPI do ponto 1) não tem nada a ver com o que estamos a ver agora a nível de impactos na economia com a pseudo deflação.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por djovarius » 16/1/2009 17:59

Já vamos tarde :|

O problema é que a conversão das actuais unidades monetárias (USD, EUR, etc...) em Ouro implicaria uma grande valorização dos metais.

Porque, à cotação actual, o ouro e a Prata que existem à disposição (não contar com o que poderá estar nas minas) da sociedade, têm um valor muito menor do que o valor da totalidade da massa monetária disponível.

Por isso, defendo há muito uma solução do tipo: moeda garantida a 25% por um "cesto" de metais, com destaque óbvio para o ouro e prata, e a outros 25% por divisas estrangeiras que sigam regras semelhantes. Os outros 50% seriam aquilo que chamamos garantia fiducidária.
Esta, quando parece por vezes chegar a quase 100%, torna-se a base da charlatanice monetária... legal !!

Abraço, excelente fds

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Estado do Indiana quer dinheiro em ouro e prata

por Branc0 » 16/1/2009 17:48

Copy & Paste do que escrevi noutro lado mas penso que interessará a alguns membros do Caldeirão:

Se é verdade que todos os dias vemos políticos surpreenderem-nos pela sua falta de honestidade e pura retórica não deixa de acontecer o ocasional momento de lucidez que de vez em quando um atravessa para nos deixar espantados. E espantado foi mesmo o que eu fiquei quando li que um Senador do estado de Indiana veio esta semana propor legislação para uma moeda em ouro que possa ser usada para efectuar pagamentos como se de dólares se tratassem.

É uma alegria para mim ver políticos “mainstream” a aproximarem-se das minhas ideias, mesmo sabendo que a probabilidade de um sistema destes falhar é demasiado grande (historicamente o dinheiro “mau” sempre expulsou o dinheiro “bom” da economia, por razões de facilidade de acesso e pela confusão que é habitualmente feita entre dinheiro e riqueza) continua a ser uma oportunidade fascinante a de mostrar a uma nova geração, que nunca conheceu este tipo de dinheiro, de conviverem com ele no dia a dia. Trará também desafios interessantes a nível da banca e de postos ATM (multibanco) que serão interessantes de ser resolvidos e mais importante que tudo será saber como poderá um cidadão comum converter o seu saldo em ouro (se vai realmente ver o metal ou se vai ter apenas certificados).

Links:
Texto da proposta de lei
Website sobre a proposta

PS: A proposta ainda está muito longe de chegar a lei, de qualquer das formas não deixa de ser interessante.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmanel21, Google [Bot] e 177 visitantes