Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brisa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Parece-me...

por deepo » 20/1/2009 13:16

...que vai fazer uma subida.
Tal deve-se ao RSI e às 3 últimas sessões.
Não percebo muito de AT...
Alguém entendido :) pode comentar a situação deste papel.
Obrigado.
Anexos
Brisa.JPG
Brisa.JPG (83.77 KiB) Visualizado 7133 vezes
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

por Açor3 » 19/1/2009 10:26

RESEARCH PORTUGAL-Banesto corta target Brisa para 9,58 euros

19/01/2009

LISBOA, 19 Jan (Reuters) - O Banesto reviu em baixa o preço-alvo para as acções da Brisa para 9,58 euros de 11,1 euros, alterando a recomendação para 'Buy' de 'Overweight'.

A casa de investimento afirma que a recente alteração no contrato de concessão acordado entre a Brisa e o Estado português é positiva para a concessionária, já que aumenta o potencial de crescimento da empresa.

A Brisa anunciou, em Dezembro, que acertou com o Estado português um novo contrato de concessão que alarga o prazo desta em três anos até 2035 e autoriza a transformação da empresa numa 'holding'.

"Esta alteração estrutural vai aumentar a capacidade de dívida da empresa, o que irá aumentar a sua capacidade de participar em novos projectos e portanto suportará o crescimento", afirma o analista José Brito Correia num 'research' de hoje.

"Na nossa opinião, as acções de operadoras de auto-estradas são uma boa alternativa a investimentos em dívida pública. Oferecem receitas extremamente recorrentes, com baixo risco regulatório", acrescenta.

Negociaram-se 119.326 acções da Brisa a subir 0,71 pct para 4,82 euros
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

Suporte.

por rg7803 » 16/1/2009 18:28

Aparentemente a zona dos 4,80 está a consolidar-se como suporte. Com o RSI como está poderá ser potencialmente um bom ponto de entrada...ou não!
Abraço,
RG

Registado: 1/5/2008 23:09

Re: [b]Brisa[/b]

por tiagopt2 » 16/1/2009 17:44

soso Escreveu:Esta cotada está a desenvolver um padrão que eu gostava que comentassem:

A subir 2% o indicador MACD está a fazer valores abaixo dos dias anteriores....

Alguém quer comentar esta aparente divergência....

Segue o gráfico em anexo.

Cumprimentos bolsistas.

Soso,
A divergência dos indicadores em relação à cotação pode ser um sinal, mas se vires, os próprios indicadores estão a contrariar-se. Será que é possível tirar daí conclusões?
Só se for que demasiados indicadores só confundem :wink:
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

[b]Brisa[/b]

por soso » 16/1/2009 15:23

Esta cotada está a desenvolver um padrão que eu gostava que comentassem:

A subir 2% o indicador MACD está a fazer valores abaixo dos dias anteriores....

Alguém quer comentar esta aparente divergência....

Segue o gráfico em anexo.

Cumprimentos bolsistas.
Anexos
brisa jan.JPG
brisa jan.JPG (174.64 KiB) Visualizado 7750 vezes
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

[b]Brisa[/b]

por soso » 15/1/2009 23:47

jorgemmc escreveu:

Podes explicar a razão pela qual escolhes o valor de 20 para o RSI como ponto de entrada? É alguma regra relativa ao próprio indicador? Resulta do teu conhecimento do comportamento da cotação?

Obrigado desde já.

(O RSI ficou nos 26)

-----------------------------------------------------Efectivamente resulta do meu estudo relativo ao indicador :idea: .

Contudo só ponho a mão no fogo em empresas denominadas de "bluexips" ou de grande liquidez.

Numa "bluexip", para RSI<20 eu compro de imediato ; até à data sempre foi dinheiro em caixa :wink: .

Mas atenção vendo passadas 1 a 2 semanas:entro longo, mas num espaço temporal curto.

Se tiver a sorte de a cotação chegar ao valor referido, dou a ordem de compra.

A 4,60 o RSI esteve a 23.... caso tivesse comprado podia ter vendido pouco depois com mais valias de 0,20€;mas com os mercados quase a colapsar há que ser muito prudente.

E nunca esquecer uma regra:há mais marés que marinheiros.....

Cumprimentos bolsistas.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

Re: [b]BRISA[/b]

por Perigoso Neoliberal » 15/1/2009 21:29

soso Escreveu:A cotação da Brisa está a começar a despertar o meu interesse.

A 4,60€, já estamos a 14% de distância da MA 20....

Os indicadores, apesar de ainda terem margem de queda, já denotam alguma exaustão.

Se o RSI baixar dos 20 será o meu ponto de entrada.

Será que vai visitar o patamar psicológico dos 4,50.... conto com isso.

Segue em anexo o gráfico.

Cumprimentos bolsistas.

Podes explicar a razão pela qual escolhes o valor de 20 para o RSI como ponto de entrada? É alguma regra relativa ao próprio indicador? Resulta do teu conhecimento do comportamento da cotação?

Obrigado desde já.

(O RSI ficou nos 26)
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch

Registado: 25/10/2007 0:02

por blitzwar » 15/1/2009 20:36

O facto de ter atingido minimos de 2003 nao poderá ser uma oportunidade a curto/medio prazo.

Acho que vou aguardar mantendo um olho nesta menina.
Nunca digas nunca.

Registado: 27/11/2008 15:34

por Celeste » 15/1/2009 16:46

Longe vão os tempos em que todos se acotevelavam quando alguém queria vender participações grandes. Ou então, para que não as haja (coteveladas), lançam-se estas notícias, e o pessoal vende, e os mais espertos compram :lol:
Para mim, esta notícia do BPP e da Brisa é o que mais próximo está da época de saldos :!:
Celeste

Registado: 29/11/2007 2:35

por Nyk » 15/1/2009 16:31

Em quatro sessões
Brisa recua mais de 14% com receios de venda da posição do BPP
A Brisa já desvalorizou mais de 14% nas últimas quatro sessões e negoceia nos valores mais baixos desde Maio de 2003. A pressionar a negociação da concessionária está a especulação de que a Privado Holding se continue a desfazer da posição que detém na companhia, segundo os analistas e operadores contactados pelo Negócios.

--------------------------------------------------------------------------------

Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

A Brisa já desvalorizou mais de 14% nas últimas quatro sessões e negoceia nos valores mais baixos desde Maio de 2003. A pressionar a negociação da concessionária está a especulação de que a Privado Holding se continue a desfazer da posição que detém na companhia, segundo os analistas e operadores contactados pelo Negócios.

A empresa liderada por Vasco de Mello seguia a ceder 1,65% para os 4,77 euros, depois de ter chegado a descer 4,89% para os 4,613 euros, um mínimo desde Maio de 2003. Apenas esta semana, o título acumula uma perda superior a 14%.

Recorde-se que, na passada sexta-feira, a Privado Holding, sociedade gestora de participações sociais que controla a totalidade do Banco Privado Português (BPP), informou que passou a deter menos de 5% do capital da Brisa.

“Para além do sentimento negativo generalizado do mercado, as acções da Brisa estão a reflectir os receios de que a Privado se continue a desfazer da sua participação na empresa, o que coloca pressão sobre o título”, referiu ao Negócios um analista que preferiu não ser identificado.

Um operador, que também preferiu o anonimato, lembrou que, esta semana, surgiu a notícia, ainda não confirmada, de que a Brisa teria ganho a concessão do Baixo Tejo, “uma notícia favorável para a empresa, pelo que o único factor que pode estar a penalizar são os rumores de venda da participação do Privado”.

Esta é a sexta sessão consecutiva de perdas para a Brisa. Durante estas sessões, a empresa já caiu mais de 15,5%. Em 2009, acumula uma quebra de 10,86%, sendo a companhia que mais desvaloriza neste período.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Açor3 » 15/1/2009 13:56

Brisa em mínimo 6 anos com receio BPP tenha vender participação

15/01/2009

LISBOA, 15 Jan (Reuters) - A Brisa-Auto-Estradas de Portugal caiu 4,9 pct para o mínimo em quase seis anos, com os receios que o Banco Privado Português (BPP) tenha de vender a sua posição para resolver problemas de liquidez, disseram traders e analistas.

O BPP, que recentemente recorreu a um empréstimo de 450 milhões de euros (ME) por um consórcio bancário com o aval do Estado, é o quarto maior accionista da Brisa com ligeiramente menos de cinco pct.

Fonte oficial da Privado Holding, detentora do BPP, escusou-se a comentar, adiantando: "não posso confirmar se estamos a vender ou não. Posso apenas confirmar as comunicações que já foram feitas ao mercado".

A Brisa também não comenta, segundo fonte oficial.

"A Brisa tem vindo a descer de forma abrupta desde segunda-feira. Sobretudo, há receios de que o BPP vá vender o resto da sua posição", disse um analista que pediu para não ser identificado.

Negociaram-se 1.133.197 acções da Brisa a caírem 2,04 pct para 4,751 euros após tocarem nos 4,613 euros -- valor mais baixo desde Maio de 2003 -- em contra-ciclo com as subidas de 1,18 pct do índice sectorial DJ Stoxx .

Desde o início da semana, após ter sido anunciado que o BPP tinha desfeito uma pequena parcela da sua anterior posição, as acções da Brisa já perderam 17 pct.

"Nesta altura, com muitos investidores a precisar de liquidez, o medo de que o título vá descer mais, leva também a que alguns prefiram sair já dos títulos", disse outro analista.

Os analistas realçam que, a somar aos receios da venda da posição do BPP, há o facto da Standard & Poor's ter posto em revisão o 'rating' de Portugal, o que pode ter um efeito de 'cascata' em algumas empresas nacionais caso haja mesmo um 'downgrade' para a República.

Em Dezembro último, a S&P e a Moody's colocaram a Brisa em 'creditwatch', tendo a segunda agência de 'rating' alertado que poderia cortar o actual rating de 'BAA1' para a Brisa.

Além do BPP, a Brisa é detida em 29,9 pct pelo grupo Mello, em 14,61 pct pela espanhola Abertis , em 15,07 pct pela Babcock & Brown .

(Por Elisabete Tavares; Editado por Sérgio Gonçalves)
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

por Elias » 15/1/2009 13:36

dancing Escreveu:Humm, portanto a minha estratégia de antecipar-m à movimentações de mercado é lunática?

Já andava a desconfiar disso.

Epá... aqui não se desmente ninguém :mrgreen:

Agora a sério, acho que deves definir a tua estratégia e segui-la. Não existe uma estratégia perfeita, depende muito do perfil do investidor.

Há pouco esqueci-me de responder à tuaoutra questão: "Alguém decidiu vender as acções todas ao mesmo tempo?"

A resposta é: não, as vendas duram quase ininterruptamente há mais de um ano...

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 15/1/2009 13:35

Elias Escreveu:
dancing Escreveu::lol:

Esta pressão vendedora excepcional só poderá ter sido provocada pela necessidade de liquidez, certo?

Alguém decidiu vender as acções todas ao mesmo tempo?

Qual é a tua perspetiva?

Normalmente não me questiono sobre os motivos que levam alguém a comprar ou a vender, apenas procuro identificar onde está o interesse comprador ou vendedor.

Olha deixa-me fazer a seguinte analogia: se decidisses abrir um restaurante, que tipo de restaurante escolhias, isto é, com que tipo de comida? E porquê?

Pela minha parte se me dedicasse a esse negócio, claramente abriria um McDonalds. Porquê? Porque há muito interesse comprador, há muita gente aconsumir esses produtos, logo haveria perspectivas de bons lucros.
Agora poderias perguntar: e em tua opinião o que leva tanta gente ao McDonalds?
Eu responderia: isso para mim não é muito relevante; o que é relevante é que há muita gente a ir lá (ou seja, há interesse comprador).

resumindo e baralhando, em minha opinião o mais importante é ler os movimentos do mercado e não tanto as razões que conduzem a esses movimentos. É assim que se identificam as oportunidades.

abraço,
Elias

Boas!

Parece-me que é importante perceber os motivos porque as pessoas vão ao McDonalds, pelo menos para os gestores da empresa, para garantirem que elas continuam a ir lá.

Penso que o exemplo que utilizaste não foi o mais feliz, porque a perspectiva de um empresario ou gestor de um negocio é garantir que ele dê lucro. A perspectiva de um investidor na bolsa é diferente, como já vimos com o caso da JM, embora haja lucros (muitos e bons) não há interesse comprador.

Um abraço,

Alexandre Santos

Registado: 14/11/2008 0:48

por dancing » 15/1/2009 13:24

Humm, portanto a minha estratégia de antecipar-m à movimentações de mercado é lunática?

Já andava a desconfiar disso.

Registado: 13/1/2009 17:42

por Elias » 15/1/2009 13:10

dancing Escreveu::lol:

Esta pressão vendedora excepcional só poderá ter sido provocada pela necessidade de liquidez, certo?

Qual é a tua perspetiva?

Normalmente não me questiono sobre os motivos que levam alguém a comprar ou a vender, apenas procuro identificar onde está o interesse comprador ou vendedor.

Olha deixa-me fazer a seguinte analogia: se decidisses abrir um restaurante, que tipo de restaurante escolhias, isto é, com que tipo de comida? E porquê?

Pela minha parte se me dedicasse a esse negócio, claramente abriria um McDonalds. Porquê? Porque há muito interesse comprador, há muita gente aconsumir esses produtos, logo haveria perspectivas de bons lucros.
Agora poderias perguntar: e em tua opinião o que leva tanta gente ao McDonalds?
Eu responderia: isso para mim não é muito relevante; o que é relevante é que há muita gente a ir lá (ou seja, há interesse comprador).

resumindo e baralhando, em minha opinião o mais importante é ler os movimentos do mercado e não tanto as razões que conduzem a esses movimentos. É assim que se identificam as oportunidades.

abraço,
Elias

Re

por bolsa » 15/1/2009 13:08

A irmos por aqui, o que como sabes pode ser falível, julgo que 5% andará à volta dos 30 milhões de títulos, se pesquisares um pouco verás que eles têm reduzido a posição a pouco e pouco, se fosse tudo de uma vez deves imaginar o resultado.

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por Açor3 » 15/1/2009 13:05

Possuiam cerca de 26000000 de acções pelo que li na imprensa.

por dancing » 15/1/2009 13:03

Ah Ok.

Já agora, têm informação aproximada da carteira desses srs?

É q investi fortemente na Brisa e ... (o resto já sabem) :(

Re

por bolsa » 15/1/2009 13:02

É quase de certeza a holding proprietária do BPP a vender mais umas quantas, ainda têm cerca de 5% (ou tinham).

Cump.s e B.N.

Re

por bolsa » 15/1/2009 13:01

É quase de certeza a holding proprietária do BPP a vender mais umas quantas, ainda têm cerca de 5% (ou tinham).

Cump.s e B.N.

por Açor3 » 15/1/2009 13:00

Talvez BPP esteja a precisar de liquidez.Abraço

por dancing » 15/1/2009 12:56

:lol:

Qual é a tua perspetiva?

por Elias » 15/1/2009 12:47

Não faço ideia... Cada pessoa / investidor tem as suas razões para vender.

por dancing » 15/1/2009 12:37

Elias Escreveu:Sim. Muita pressão vendedora.

E quais as razões que podem provocar essa pressão??

por Elias » 15/1/2009 12:11

soso não consigo ver o teu gráfico...

podes verificar pf?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PXYC e 190 visitantes