Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Segurança social perde 302 milhões na bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tugatuga111 » 10/1/2009 12:43

Pata-Hari Escreveu:Francamente, acho a crítica acérrima muito injusta.

Tudo bem! São pontos de vistas diferentes que têm de ser aceites.
Investir na bolsa para se perder é sempre um risco mas que pode sempre ser minimizado se quem estiver à frente for profissional e filho deste ou daquele que estiveram lá "dentro", ou seja duvido que seja o mérito e capacidades demonstradas que fizeram esses profissionais entrarem para gerir fundos com essa responsabilidade. Vão buscar profissionais que conseguem obter boas rentabilidades mesmo com a performance negativa do mercado. Como sabemos são uma minoria e é essa minoria que quem tem a responsabilidade por esses fundos "de todos nós" deve tentar captar. Viva a méritocracia! Abaixo a cunha e a desresponsabilização.

Registado: 18/7/2008 19:50

por artista_ » 10/1/2009 12:31

tugatuga111 Escreveu:Mas não são profissionais que estão a gerir essas carteiras? :evil: Mas que profissionais são esses? :x
Quem se responsabiliza? :x
Abraço. :roll:

Este exemplo serve bem para ilustrar, ou ilucidar, aqueles que pensam que na bolsa "os grandes é que se safam", obviamente que quem tem muit capital para gerir tem muito mais dificuldades em o transferir para outras aplicações quando os mercados estão bear. Com uma carteira pequena entramos e saímos do mercado quando quisermos, coisa que não conseguiriamos fazer se tivéssemos uns largos milhões de euros para gerir, por mais profissionais que sejamos...

Penso que o que importa aqui disutir é aquilo que o Açor3 referiu, será que um fundo da segurança social deverá aplicar o seu capital na bolsa ou em quaisquer outros investimentos de risco?! Eu, à partida, penso que sim, pelo menos em acções com bons fundamentais...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Açor3 » 10/1/2009 12:11

Pata-Hari

Para mim se calhar o problema nem é esse como dizes a queda para quem jogou na bolsa em 2008 não me parece exagerada.O problema é se com o dinheiro de todos nós e para mais aquele dinheirinho que nos vai garantir as nossas pensões de reforma se o mesmo devia ser aplicado em investimentos como é o caso da bolsa?Teria sido melhor e teriam ganho mt mais se tivessem feito um depósito a prazo no BPN. :mrgreen:
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por Pata-Hari » 10/1/2009 12:05

Aliás, se pensarmos que um trader usa como stop 3%, qualquer um de nós diria que é um stop demasiado apertado a não ser para traders de curto prazo. Quando mais criticar gestão de longo-prazo por valores destes. Francamente, acho a crítica acérrima muito injusta.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 10/1/2009 11:42

tuga, eu acho esta noticia relativamente positiva. A queda é pequena percentualmente e significa que temos parcialmente um sistema de capitalização na gestão. Não esquecer nunca que os profissionais não são adivinhos e notar que 3% é um valor muito reduzido.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por tugatuga111 » 10/1/2009 11:37

Mas não são profissionais que estão a gerir essas carteiras? :evil: Mas que profissionais são esses? :x
Quem se responsabiliza? :x
Abraço. :roll:

Registado: 18/7/2008 19:50

por Açor3 » 10/1/2009 11:12

10 Janeiro 2009 - 00h30

Fundo: Desvalorização foi muito inferior à registada noutros produtos
O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS), activo destinado a pagar as despesas com as pensões dos portugueses, sofreu uma desvalorização de 302 milhões de euros, em 2008. Por este terramoto financeiro, que dava para pagar uma reforma média de 415 euros a quase 52 mil pessoas durante um ano , foi responsável "a grande volatilidade nos mercados financeiros", disse ao CM Manuel Baganha, presidente do Instituto de Gestão de Fundos da Segurança Social (IGFSS). Mesmo assim, a rentabilidade negativa do FEFSS não foi além de 3,73 por cento, taxa muito inferior à queda de 15,5 por cento dos fundos de pensões profissionais do País.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], nbms2012, Sinedrio e 368 visitantes