Tudo o que aprendi este ano (2008) nos mercados financeiros
Será que os gestores de fundos dos bancos portugueses e estrangeiros não trabalham?
Têm licenciaturas, mestrados, MBA's em mercados financeiros, médias finais de cursos brilhantes.
Será que trabalham nos mercados financeiros menos que tu ou eu?
Serão menos inteligentes?
Não terão estofo psicológico?
Então porque perderam no ano passado? Logo todos? Não há nenhum que se aproveite?...
Têm licenciaturas, mestrados, MBA's em mercados financeiros, médias finais de cursos brilhantes.
Será que trabalham nos mercados financeiros menos que tu ou eu?
Serão menos inteligentes?
Não terão estofo psicológico?
Então porque perderam no ano passado? Logo todos? Não há nenhum que se aproveite?...
Editado pela última vez por redhot em 6/1/2009 17:20, num total de 1 vez.
Monkey Trader
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]
Brilhante!
Tiago,
Muitos parabéns, pelo trabalho exaustivo e ultra-profissional.
Nm ano evoluiste mais do que 99,9% dos traders que não têm um trading plan. Eu já iniciei várias vezes um diário, mas depois desisto por falta de tempo (leia-se preguiça).
Gostei particularmente de teres escrito os erros cometidos e avaliares se os voltaste a cometer ou não. Isto faz toda a diferença.
O teu blog passou a leitura obrigatória e já está na minha lista de favoritos.
Muitos parabéns, pelo trabalho exaustivo e ultra-profissional.
Nm ano evoluiste mais do que 99,9% dos traders que não têm um trading plan. Eu já iniciei várias vezes um diário, mas depois desisto por falta de tempo (leia-se preguiça).
Gostei particularmente de teres escrito os erros cometidos e avaliares se os voltaste a cometer ou não. Isto faz toda a diferença.
O teu blog passou a leitura obrigatória e já está na minha lista de favoritos.
If the descent is thus sometimes performed in sorrow, it can also take place in joy. The struggle itself toward the heights is enough to fill a man's heart. One must imagine Sisyphus happy.
Albert Camus
Albert Camus
tmms Escreveu:E também não faço a mínima ideia do que seja oscilar entre fases de euforia e fases depressivas.
Abraço,
Tiago
O excesso de utilização de alavancagem, sem regras é um típico sinal "maniacó" (eufórico).
Quanto ao trabalho e à sorte é muito relativo:
O alemão milionário que hoje se suicidou com 74 anos, não terá "trabalhado" muito mais que nós no trading? Não teria muitos mais conhecimentos que nós?
É relativo...
Todos nós tentamos fazer o nosso trabalho nos mercados de forma a ficarmos milionários.
Acontece que se formos muito egocêntricos o nosso trabalho (para nós) será sempre melhor que o trabalho dos outros.
Depois podemos ter por exemplo os egocêntricos pouco inteligentes. Estes acham que trabalham melhor que os outros devido à sua egocêntridade mas a sua inteligência não os faz produzir resultados.
Temos também os egocêntricos "gurus" que são perdedores mas não assumem, e ganham a vida publicando umas notícias nos jornais e fazendo programas de TV sobre análise de mercados. Nos EUA há centenas...
Enfim há montes de combinações de personalidades, inteligências, e culturas nos mercados.
O resultado final é o que conta: ganhar dinheiro.
Monkey Trader
redhot Escreveu:Depois vieram os golpes de azar e cai na realidade....O que ganhei na fase "maniacó" perdi na fase da "depressivo".
A tua frase deixa bem evidente que a nossa forma de encarar o trading (e a vida) é demasiado diferente e incompatível.
Eu não tenho sorte... nem azar. Eu trabalho! Claro que há quem diga que eu, como muitos outros, temos muita sorte na vida.
E também não faço a mínima ideia do que seja oscilar entre fases de euforia e fases depressivas.
Abraço,
Tiago
tmms Escreveu:redhot Escreveu:Isto de olhar só para "os bonecos" e mandar umas postas de pescada ao ar a ver se pega comigo não funciona, ok?Eu gosto muito de debater argumentos bem fundamentados e intelectualmente estimulantes. Agora preconceitos, opiniões e ideias feitas, por favor! Isto não é o café ali da esquina.
Eu deslumbrado com um mês de 170%? Haja paciência... No mundo só há uma coisa que verdadeiramente me deslumbra quer pela sua beleza quer, sobretudo, pela sua inteligência: a minha mulher!
Abraço,
Tiago
Hummmm, bad attitude...
Monkey Trader
tmms Escreveu:Portanto, que tal começares a por em prática aquilo que defendes?
Tiago
Mas eu já ponho isso em práctica.
Também já tive os meus golpes de sorte em 2007 que também me "enfeitiçaram". Felizmente o "feitiço" foi quebrado.
Também já tive drawdowns muito elevados. A alavancagem é um vício...Que nos leva rápidamente ao Céu e ao Inferno...
Os meus golpes de sorte fizeram-me achar que era o Super-Homem, o melhor do mundo. Os outros eram todos estúpidos ao pé de mim. Depois vieram os golpes de azar e cai na realidade....O que ganhei na fase "maniacó" perdi na fase da "depressivo".
Considero normal neste meu processo de aprendizagem. Depois disso passei a ser mais comedido com a alavancagem e ler alguma leitura (de qualidade) sobre trading.
Uma coisa é certa: não estou milionário. Mas sei muito mais do que sabia em 2007. E continuo com os pés bem assentes na terra.
Boa sorte!!!!
Monkey Trader
redhot Escreveu:Estás deslumbrado com um mês de +170%
Mas temos de ser realistas...
Eu concordo em absoluto que temos de ser realistas. Portanto, que tal começares a por em prática aquilo que defendes?

Aqui ficam apenas algumas frases minhas acerca do assunto:

Isto de olhar só para "os bonecos" e mandar umas postas de pescada ao ar a ver se pega comigo não funciona, ok?

Eu deslumbrado com um mês de 170%? Haja paciência... No mundo só há uma coisa que verdadeiramente me deslumbra quer pela sua beleza quer, sobretudo, pela sua inteligência: a minha mulher!
Abraço,
Tiago
tmms Escreveu:
E, já agora, aproveito para informar que face aos resultados (de aprendizagem e não rentabilidade) obtidos em 2008 decidi, mais a minha mulher, dedicar também 2009 exclusivamente a esta actividade. Vai ser uma espécie de mestrado por conta própria com a diferença que está a sair um bocado mais caro.![]()
Abraço,
Tiago
Boa sorte e que tudo corra bem.
Mas...Cuidado...O mês de Maio pode-te estar a "enfeitiçar". Estás deslumbrado com um mês de +170%, esquecendo-te que os outros meses (a maioria excepto o de +60%) foram medianos a negativos.
Insconscientemente poderás estar apenas a "olhar" para o Maio e desejas fazer tudo para ter mais meses iguais. É natural. É o que todos queremos.
Face ao histórico, deverás considerar esse mês um golpe de sorte para não te deslumbrares.
É evidente que o que desejaria para ti (e especialmente para mim...

Mas temos de ser realistas...
Um exercício: Apaga da tua análise os meses de elevado drawdown (Mar, Abr, Mai) e analiza o que fica.
Monkey Trader
redhot Escreveu:O relatório está muito bom.
Obrigado, redhot.
redhot Escreveu:Critíca 1:
- Tiveste um mês de Maio atípico.
- ...milagre da alavancagem como é evidente.
Efectivamente, durante o primeiro semestre de 2008 (por desconhecimento) a minha estratégia tinha um risco de ruína igual a 100%. No segundo semestre isso já não aconteceu visto eu ter tomado algumas medidas correctivas.
E em 2009, se cumprir o plano rigorosamente como em 2008, a perda máxima possível é de 50% do capital investido.
redhot Escreveu:Critíca 2:
- Mas 40 páginas para um relatório?...
- Não será muito tempo perdido? Com esses gráficos todos?
- Preferiria ler um bom livro de trading.
Depende redhot, tudo é relativo!
Efectivamente, o trabalho que eu desenvolvi nos mercados em 2008 poderia ser extraordinário se o tivesse acumulado com outros afazeres profissionais muito exigentes. Mas, como o Crómio já disse, e bem, eu resolvi dedicar o ano de 2008 em exclusivo a estudar e operar nos mercados de futuros financeiros.
Portanto, todo o trabalho que estou a desenvolver não é nada de extraordinário, nem trabalhoso, nem tempo perdido. É apenas normal, como em outra profissão qualquer.
E, já agora, aproveito para informar que face aos resultados (de aprendizagem e não rentabilidade) obtidos em 2008 decidi, mais a minha mulher, dedicar também 2009 exclusivamente a esta actividade. Vai ser uma espécie de mestrado por conta própria com a diferença que está a sair um bocado mais caro.

Abraço,
Tiago
Bom dia Tiago.
O relatório está muito bom.
Critíca 1:
- Tiveste um mês de Maio atípico. Se este fosse um mês normal a tua rendibilidade seria outra. Isto não considerando Março e Abril. Cuidado homem!!!
- O drawdown nestes três meses (Março, Abril e Maio), esteve nos pincaros. E por acaso a roleta foi para o lado positivo. Podes ter o azar de ir para o lado negativo. Cuidado!!!!
- O drawdown deve-se ao milagre da alavancagem como é evidente.
Critíca 2:
- Sei que queres ser muito certinho e analisar os teus resultados ao mais infímo detalhe. Mas 40 páginas para um relatório?...
Força!!!!

O relatório está muito bom.
Critíca 1:
- Tiveste um mês de Maio atípico. Se este fosse um mês normal a tua rendibilidade seria outra. Isto não considerando Março e Abril. Cuidado homem!!!
- O drawdown nestes três meses (Março, Abril e Maio), esteve nos pincaros. E por acaso a roleta foi para o lado positivo. Podes ter o azar de ir para o lado negativo. Cuidado!!!!
- O drawdown deve-se ao milagre da alavancagem como é evidente.
Critíca 2:
- Sei que queres ser muito certinho e analisar os teus resultados ao mais infímo detalhe. Mas 40 páginas para um relatório?...
Força!!!!

Monkey Trader
Esclarecimentos
ejadias Escreveu:Engraçado, e eu a pensar que só eu é que tinha tido perdas!
vset Escreveu:mas negociar com dinheiro real de uma conta tua, neste estilo de trading, será completamente diferente.
Olá.
Dois esclarecimentos muito importantes:

Abraço,
Tiago
Re: t
Crómio Escreveu:vset Escreveu:Viva,
li na diagonal.
Talvez seja focado no documento, mas negociar com dinheiro real de uma conta tua, neste estilo de trading, será completamente diferente. Acredito que os trades não teria sido iguais, podendo ser o resultado global final melhor ou pior.
Cumprimentos.
Vset,
Pelo que eu percebi o tmms tirou um ano sabático e pegou em 5.000€ para a experiência...
Se estiver enganado desculpem qualquer coisinha, mas essa é uma impressão minha que não me dei ao trabalho de verificar...
Abraço
Não estás não, o Tiago refere isso logo no inicio.
...O único objectivo desta experiência foi aprender o máximo possível durante o ano e fazê-lo
da forma mais profissional possível. Para esse efeito abri uma pequena conta de futuros
(5 mil euros) cuja eventual perda total ou parcial seria encarada como o custo deste
processo de aprendizagem.
Cumprimentos,
Cap. Nemo
Cap. Nemo
Re: t
vset Escreveu:Viva,
li na diagonal.
Talvez seja focado no documento, mas negociar com dinheiro real de uma conta tua, neste estilo de trading, será completamente diferente. Acredito que os trades não teria sido iguais, podendo ser o resultado global final melhor ou pior.
Cumprimentos.
Vset,
Pelo que eu percebi o tmms tirou um ano sabático e pegou em 5.000€ para a experiência...
Se estiver enganado desculpem qualquer coisinha, mas essa é uma impressão minha que não me dei ao trabalho de verificar...
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Estou impressionado!
Principalmente pela capacidade de auto-análise distanciada e fria.
É autenticamente uma experiência zen "out of the body".
Principalmente pela capacidade de auto-análise distanciada e fria.
É autenticamente uma experiência zen "out of the body".
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
t
Viva,
li na diagonal.
Cumprimentos.
li na diagonal.
Cumprimentos.
- Registado: 11/1/2004 13:37
antes de mais parabéns!
é de salientar, não só, todo o trabalho envolvido, mas também o facto de o ter disponibilizado.
também sou novo nisto. é importante ver os erros e este ano serviu bem para isso....
Engraçado, e eu a pensar que só eu é que tinha tido perdas!
é de salientar, não só, todo o trabalho envolvido, mas também o facto de o ter disponibilizado.
também sou novo nisto. é importante ver os erros e este ano serviu bem para isso....
Engraçado, e eu a pensar que só eu é que tinha tido perdas!

- Registado: 24/3/2008 19:57
Uma vez mais obrigado pelas palavras simpáticas que vão chegando. Ao mesmo tempo que são um bom estimulo constituem também uma grande responsabilidade e exigência para o futuro.
Ulisses, aproveito para dizer que a tua forma de estar nos mercados tem sido para mim uma verdadeira inspiração.
Acho que nem preciso de dizer (mas digo) que subscrevo na integra alguns dos teus artigos publicados recentemente no Jornal de Negócios, nomeadamente, "o erro". Resumes num pequeno artigo tudo o que já li em muitos livros e que hoje sei, pela experiência, ser totalmente verdadeiro!
Um abraço,
Tiago
Ulisses, aproveito para dizer que a tua forma de estar nos mercados tem sido para mim uma verdadeira inspiração.
Acho que nem preciso de dizer (mas digo) que subscrevo na integra alguns dos teus artigos publicados recentemente no Jornal de Negócios, nomeadamente, "o erro". Resumes num pequeno artigo tudo o que já li em muitos livros e que hoje sei, pela experiência, ser totalmente verdadeiro!
Um abraço,
Tiago
Bom dia,
Muito obrigado a todos pelos vossos comentários e opiniões tão amáveis.
O documento que agora partilho convosco reflecte apenas o que eu consegui assimilar da sabedoria que todos vocês partilharam comigo ao longo de 2008.
Como já disse uma vez: já li muitos livros sobre mercados mas a melhor escola é esta!
Um abraço e um bom ano a todos,
Tiago
Muito obrigado a todos pelos vossos comentários e opiniões tão amáveis.
O documento que agora partilho convosco reflecte apenas o que eu consegui assimilar da sabedoria que todos vocês partilharam comigo ao longo de 2008.
Como já disse uma vez: já li muitos livros sobre mercados mas a melhor escola é esta!
Um abraço e um bom ano a todos,
Tiago
não tive oportunidade de ler ate ao final mas o caracter racional e cientifico com que trabalhas o mercado é de louvar e o aspecto que considero ser mais importante para se ter a médio/longo prazo boas rentabilidades sem correr o risco de levar KO.
eu invisto pratica// so em acções desde o final desde 2002 tendo uma estrategia bastante diferente da tua. so invisto longo e estou fora qd o mercado esta mto volatil ou bear. perco o potencial de ganho das quedas e volatilidades mas "vingo-me" em anos de soft bull (2003-2007) alavancado em conta margem. mais adequado ao meu perfil e tempo que tenho para dedicar aos mercados.
uma coisa que penso que vais aprender este ano (e colegas mais experientes poderão confirmar a minha opiniao) é que mesmo tendo identificado (e ate quantificado) tipos de erros vais torna-los a repetir sentindo-te um verdadeiro idiota!
paso a paso e nunca pasos maiores que a perna!
eu invisto pratica// so em acções desde o final desde 2002 tendo uma estrategia bastante diferente da tua. so invisto longo e estou fora qd o mercado esta mto volatil ou bear. perco o potencial de ganho das quedas e volatilidades mas "vingo-me" em anos de soft bull (2003-2007) alavancado em conta margem. mais adequado ao meu perfil e tempo que tenho para dedicar aos mercados.
uma coisa que penso que vais aprender este ano (e colegas mais experientes poderão confirmar a minha opiniao) é que mesmo tendo identificado (e ate quantificado) tipos de erros vais torna-los a repetir sentindo-te um verdadeiro idiota!
paso a paso e nunca pasos maiores que a perna!
- Registado: 29/11/2007 9:38
Parabéns e obrigado
Tiago e muitos amigos que "andem" por aqui..
vocês são a prova de que afinal ainda há "gente boa"
gente que partilha e que ainda deve haver esperança .. neste país .
A "geração rasca" é a geração anterior à vossa (a minha) que fruto de um egoísmo e estupidez extrema conseguiu "comer" o que os seus progenitores lhes deixaram comer aquilo que era vosso e ainda querem comer aquilo que será vossos filhos..
Não desistam
abraço
mcarvalho
vocês são a prova de que afinal ainda há "gente boa"
gente que partilha e que ainda deve haver esperança .. neste país .
A "geração rasca" é a geração anterior à vossa (a minha) que fruto de um egoísmo e estupidez extrema conseguiu "comer" o que os seus progenitores lhes deixaram comer aquilo que era vosso e ainda querem comer aquilo que será vossos filhos..
Não desistam
abraço
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69 e 22 visitantes