Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Preparem-se para o pior

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 28/1/2009 6:44

Atomez Escreveu:Há rumores que os americanos inventaram uma "arma secreta" que lhes está a ser muito útil no Iraque e terá sido um dos factores do sucesso que tiveram este ano no Iraque -- um tal "Radar UWB" de Ultra Wide Band. Esta coisa supostamente permite "ver" para dentro de edifícios e até subterrâneos, detectar a presença de pessoas e armas dentro deles e permitir assim destruir essa ameaça antes sequer de tropas terrestres se aproximarem.

Isto parece coisa de ficção científica. No último filme "Batman" há uma cena parecida que dá a ideia do que pode ser. São só rumores, mas são cada vez mais numerosos e credíveis.

Quem quiser que goze à vontade, mas esta coisa existe mesmo. Até já está à venda para quem a quiser comprar.

Prism 200 Lets You See Through Walls

A UK company called Cambridge Consultants has developed a system called the Prism 200, which can see through walls. It works using ultrawide-band radar. It can only see objects that are moving, but that includes the movement from breathing or even a beating heart.

Imagem

Prism 200 is a handheld through-wall radar, which has been designed to be used by police, special forces or the emergency services.

It provides quick and covert intelligence on the movement and location of people in a room or building - without the need for invasive sensors. prism 200 has been designed for situations where a high degree of insight is essential for success.

This compact, portable and durable product uses advanced signal processing to highlight moving people and objects in cluttered environments, through doors or brick, block and concrete walls. prism 200 is easy to use and with the press of a button, operators can switch between front, plan or profile views for a complete picture. The user can also observe the scenario in a 3D view, where the perspective can be rotated to look at a room or building from various vantage points.

To extend the flexible operation of Prism 200 a Laptop Application has been developed that allows the user to remotely monitor and record the intelligence gathered. This permits Special Forces or Police Special Operation teams to deploy the Prism 200 Through Wall Radar and monitor the intelligence from a safe distance.

Highlights

Suitable for the quick evaluation of room occupancy
Can be tripod-mounted for long-term surveillance
Constructed from highly durable materials to withstand harsh environments
Remote monitoring and data recording using a laptop computer

Part numbers:
Prism 200 Through Wall Radar: C7461-GA-001
Prism 200 Radar Set: NSN:5840-99-679-8569
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

comentário

por jotabilo » 6/1/2009 4:02

Nada de novo ?!!
Oh caro Atomez...estás a perder-te por aqui.

Bem mas a mim não me convences. A tua terminologia não condiz com esse proclamado conhecimento...apanhas coisas no ar, atamancas um ar desimpedido e depois refugias-te no dar a ganhar algum aos foreiros que te possam ler.
Mas as tuas apostas têm saído um pouco furadas e facilmente se tornam palpites. Então aonde fica a 2ª linha de resistência?...para se chegar à terceira que tu previas?.
Ser anti-militarista não é a mesma coisa que ser anti-militar. Espero que saibas distinguir estes conceitos.
No recosto de um sofá todos são pacíficos e pacifistas....mas como afirmou o Mcarvalho...quando o frio espreita das árvores desamparadas na planície do desespero as coisas afiam mais fino.
Tu e as reportagens dos rockets dos jornalistas que temos deixam-me esclarecido.
Com que então a 1ª linha de resistência já foi ultrapassada!... Imagina tu a expores isso numa conferência e alguém, no tempo destinado a perguntas, te exortava a explicitar esse conceito de linha de resistência....ficavas por ali a dar explicações mancas e que ninguém podia entender.
Bem....ficamos assim.

cumps

Registado: 3/12/2007 20:31

Re: comentário

por atomez » 6/1/2009 3:05

jotabilo Escreveu:Convidei o Atomez a uma léitura de um artigo escrito por alguém que tem conhecimentos actualizados sobre a problemática em causa.

Já li e nada de novo.

MozHawk Escreveu:Atomez,

Fazes-me alguma confusão... A propensão para o sangue e a forma de daí retirar algum proveito "angustia-me".

Francamente... que eu saiba não tenho nenhuma propensão para o sangue nem guerras. Se há coisa que sou é anti-militarista.

O que sei é que o que se passa na zona em causa tem, ou pode ter, influência directa no tema deste forum. E quem frequenta este forum de certeza que o faz para tentar aprender alguma coisa que lhe permita ganhar algum.

Eu pessoalmente acho que ninguém que acede a este forum tem capacidade para influenciar o que quer que seja no desenrolar dos acontecimentos. Portanto neste âmbito tenho tentado transmitir alguma informação que permita aos interessados tirarem as suas conclusões e, mal oou bem, são mais dados a ter em conta nas suas opções de investimento.

Uma conclusão de tudo o que se está a passar é que se a situação de degradar e resvalar para um conflito maior será, por exemplo, de investir em futuros de petróleo. As coisas são como são e não sou eu que tenho capacidade para as mudar.

Mas não quero de modo algum ferir susceptibilidades nem criar angústias em ninguém. Portanto acho melhor não falar mais no assunto.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

comentário

por jotabilo » 6/1/2009 2:50

Caro MozHawk

Agradeço a tua postura face aquilo que vou dizendo sem a preocupação em ser disciplinado na exposição e por isso mesmo, contradizendo-me por vezes.
Convidei o Atomez a uma léitura de um artigo escrito por alguém que tem conhecimentos actualizados sobre a problemática em causa.
Julgo que tem menos extensão que os seus intermináveis lençóis em inglês e dá uma ideia mais aprofundada daquilo que eu, de uma forma mais reduzida, venho tentando dizer.
Vale a pena uma leitura porque quase todas as questôes capitais da geopolítica e da estratégia são abordadas.
Gostava que todos pudessem ler porque julgo que é uma visão concisa de uma matéria que demora anos a sistematizar e a entender.
Novamente dou a referência:

http://www.ciari.org/eventos/ter2004/37 ... acao37.pdf

Uma leitura dará uma noção de toda a envolvência que determina os acontecimentos que sucedem no médio oriente incluindo a zona da palestina.

Recomendo bastante uma leitura a este artigo.

O Atomez, não me atinge com as suas palavras menos aceitáveis. Sei que é natural que assim suceda quando o conhecimento dos conceitos em discussão ainda têm uma dinâmica menor e ainda assentam na propaganda.
Parece-me um bom espirito e capaz de vir a entender que estas coisas precisam de maior reflexão e estudo.

cumps

por MozHawk » 6/1/2009 2:11

Atomez Escreveu:
jotabilo Escreveu:Existe uma realidade mais crua que importa emcontrar.

Então digne-se v. exª de uma vez por todas deixar-se de tretas generalistas e explique-nos a nós, meros idiotas ignaros vítimas da propaganda, que realidade é essa.

E de que modo podemos tirar partido dela para ganhar algum.

Atomez,

Fazes-me alguma confusão... A propensão para o sangue e a forma de daí retirar algum proveito "angustia-me". Primeiro era no verão, depois no outono e finalmente a "surprise" não sei de quando (antes do fim do ano mas precisamente já não me lembro e não me apetece procurar).

Incomoda-me um bocado a forma como o jotabil é "vilipendiado" por causa da sua postura "delirante" e, aparentemente, "alienada" entre tantos outros adjectivos passíveis de serem utilizados pelo que escreve. A mim incomoda-me um bocado porque o jotabil fala muito do que é a minha formação académica e embora opte por não comentar muito, fico parvo com as certezas de tantos sobre temas tão complexos para além do que é visível...

O "povo" é o meio, não o fim. De forma mais expressiva, citando o sanguinário Estaline, "a morte de uma pessoa é uma tragédia, a de um milhão é estatística!".

Fiquem bem.
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por atomez » 6/1/2009 0:35

Será que este tipo anda a ler aqui o Caldeirão?

Isto é o que já dizia no 1ª post:

O conflito entre Israel e os palestinianos poderá catapultar os preços do petróleo para os 80 dólares por barril se os combates se alastrarem a outras regiões, afirmou na semana passada o principal economista da área energética do Deutsche Bank, Adam Sieminsky.

“O conflito israelo-palestiniano não terá grande impacto nas cotações do petróleo porque não há muito crude envolvido nessa guerra. Mas se, de alguma forma, o actual conflito se estender e envolver um país como o Irão, isso será muito mau e poderá levar o petróleo para cerca de 80 dólares por barril”, afirmou aquele responsável em entrevista à Bloomberg TV.

in Jornal de Negócios
Niccolò Machiavelli

comentário

por jotabilo » 4/1/2009 18:46

Caros

De facto, é um pouco difícil levar a pessoas a sair dos factos concretos para poderem perceber as linhas dorsais da realidade.
Se eu mirar um quadro a óleo de um artista afamado, muit de perto, apenas vejo manchas de tinta aparentementement sem ordm e sem nexo.
Se nos afastarmos uns três metros, dá-se o milagre, tudo se transforma e é facilmente perceptível.
Tudo fiz para que pudessem compreender o que significa a atrição da palestina no contexto geral do globo.
Mas creio que os caros gostam de viver os acontecimentos e comentar apenas o imediato.

Sendo assim, nada há a fazer.Na verdade é mais prferível observar um jogo de futebol e depois no fim comentar os erros do árbitro....sempre despejamos o stress da vida...do que pensar sobre as perspectivas gerais do desenvolvimento da liga.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 6/1/2009 2:56, num total de 1 vez.

Finalmente..

por mcarvalho » 4/1/2009 17:38

Já estou mesmo a ver o Hamas a tremer e Israel a condescender...

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/1bc ... 6dc75.html

Médio Oriente: Portugal pede contenção a ambas as partes e reitera apelo para cessar-fogo
04 de Janeiro de 2009, 15:54

Lisboa, 04 Jan (Lusa) - Portugal voltou hoje a apelar à contenção das partes em conflito na Faixa de Gaza e defendeu como imperioso um cessar-fogo que ponha fim ao conflito e ao agravamento da situação humanitária, segundo um comunicado.

"Portugal apela uma vez mais à contenção de ambas as partes, considerando imperioso o estabelecimento de um cessar-fogo que ponha fim ao conflito e ao agravamento da situação humanitária", lê-se no comunicado, divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português um dia depois de Israel lançar uma operação terrestre na Faixa de Gaza.

O texto afirma que "o governo português continua a acompanhar com a maior preocupação a situação no Médio Oriente", particularmente "a campanha militar terrestre iniciada em Gaza", e reitera os termos da declaração que fez a 29 de Dezembro em que lamentava os actos violentos de parte a parte e apelava para um cessar-fogo.

Nessa declaração, divulgada na véspera da reunião extraordinária de ministros da União Europeia da qual saiu uma proposta de cessar-fogo, o Governo afirmou que "não pode deixar de lamentar os actos violentos que têm levado à perda de inúmeras vidas e condena o lançamento de 'rockets' a partir de Gaza e as operações militares em larga escala desencadeadas por Israel" como retaliação.

"Importa estabelecer de imediato um cessar-fogo, retomando a via do diálogo e possibilitando a prestação de auxílio humanitário às populações atingidas", lê-se também.

No comunicado de hoje, Portugal reafirma o seu apoio "às iniciativas diplomáticas em curso que visam interromper o presente ciclo de violência, limitar os riscos de alastramento da crise e salvaguardar o bem-estar das populações civis afectadas."

MDR.

Lusa/Fim

Registado: 17/2/2004 1:38

por cest » 4/1/2009 17:36

Curiosa a forma como o Exmo Sr. Jotabilo se perdeu na elaboração de uma resposta ao meu comentário.

Lamento caso se tenha ofendido com tão pouco, lamento tambem o facto da democracia que os capitães de Abril ajudaram a construir não funcione.

Pensei que se podesse discutir qualquer assunto sem tabus, mas pelos vistos, quando se mexe com a ala mais à esquerda, as coisas não são o que o 25 de Abril fez parecer.

Quanto ao tema do tópico, e mesmo que muitos não queiram que se fale assim, eu vou na nmesma seguir o caminho que alguem aqui ditou através de resistencias.

É verdade que aquilo que alguem aqui disse ser a primeira resistencia já foi iniciado. Mais concretamente começou a operação terrestre.

Israel já afirmou tambem que estará atenta à fronteira com o Líbano e que fará incursões até onde for necessário, como tal se alguem considerou uma resposta do HEZBOLLAH como a próxima resistencia, considerou-o bem.

Creio que não existe interesse do Irão que tal aconteça, na medida em que, não tendo ainda armamento nuclear, precisa de tempo para que tal aconteça e assim sendo, temem que a finalidade de tudo isto possa ser a destruição das suas centrais afim de retardar mais uma vez o seu programa nuclear.

Para terminar, creio que o objectivo primordial de tudom isto passa por aí.

Registado: 29/11/2007 2:36

por Quico » 4/1/2009 17:05

Cutucando a onça com vara curta

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/gfGfB5sNqkE&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/gfGfB5sNqkE&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por PETRONIO » 4/1/2009 16:26

Caro Jotabilo,

A teoria do bloco continental e maritimo, já é visivel , desde os primórdios da nacionalidade, em que Portugal establece uma aliança com a Inglaterra, a mais duradoura e forte da história mundial.
Ambos os Países entenderam as vantagens.
A Espanha sempre teve foi atraida pelas potencias continentais e foi em diversas vezes a sua perdição.
A Russia aliada ao bloco continental , acho exagerado, com alguma lógica , mas errado.
A Rússia é com a China as potencias que estão a desafiar a potencia dominante EUA.
Existe um professor Americano , que tem a teoria dos ciclos, e os EUA estão na fase na perda ou renovção de outro ciclo, não é por mero acaso que as despesas militares estejam elevadas.
Houve um ciclo Português no século XVI, como potencia dominante e é curioso que a Espanha sempre foi uma potencia desafidora (!), como a Alemanha e a França.
Relativamente á Rússia , é ai em que se deve ter muita atenção e cuidado, a situação actul, na faixa de Gaza não é muito importante, é mais importante a politica agressiva energética da Rússia e que já está afecyar os Países vizinhos e a Europa.
Jotabilo, li há pouco tempo num forum , algo interessante, no inicio da II Guerra com a invasão da Polonia pela parte da Alemanha e União Soviética, e a Ingaterra e França só declaram á Alemanha.
Na invasão da Finlandia , esta fica sózinha e só um pouco apoiada pela a Alemanha.

Registado: 22/5/2008 21:52

Estas

por mcarvalho » 4/1/2009 16:12

discussões filosóficas levam a nada..

Admiro muito todos os intervenientes mas escrever num bom computador, numa casa com todas as comodidades e com a barriga cheia é divagar sobre uma realidade que não conhecem nem sentem... experimentem e vão para o campo... tentem despir-se de tudo e de todos os preconceitos e pré- criados e chegarão à conclusão de que o miúdo é que tem razão:

- " O REI VAI NU "

abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

comentário

por jotabilo » 4/1/2009 12:20

Caros.

Não queria remetê-los para refexões desta natureza que ao longo dos meus pots tentei dizer de uma forma mais sintétca e perceptível.
No entanto, se desejarem percorrer análises mais pormenorizadas e mais fundamentadas aconselho-vos esta leitura:

-http://www.ciari.org/eventos/ter2004/37ter/comunicacao37.pdf

Pessoalmente acho-a muito pormenorizada e pouco concisa mas ajuda a uma percepção da realidade dos interesses actuais em jogo.

A invasão de Gaza e os EUA

por lmmj » 4/1/2009 12:09

Comentário do Senador Ron Paul e a situação dos EUA perante a invasão de Gaza:

http://www.youtube.com/watch?v=08gTWqWrI4M

<object width="480" height="295"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/08gTWqWrI4M&hl=en&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/08gTWqWrI4M&hl=en&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="295"></embed></object>

Registado: 27/10/2008 12:15

comentário

por jotabilo » 4/1/2009 2:08

Caro Atomez

Não é falta de consideração...mas por hoje ...chega para mim.

Depois continuamos...naquilo que chamamos de ciências ocultas.

Diria como o que foi meu instrutor o Gen Loureiro dos Santos....só devemos responder àquilo que os paroquianos perguntam e nunca a doutrina toda...além do mais existe matéria reservada.

Bem...boa noite.

cumps

por atomez » 4/1/2009 1:57

jotabilo Escreveu:Existe uma realidade mais crua que importa emcontrar.

Então digne-se v. exª de uma vez por todas deixar-se de tretas generalistas e explique-nos a nós, meros idiotas ignaros vítimas da propaganda, que realidade é essa.

E de que modo podemos tirar partido dela para ganhar algum.
Niccolò Machiavelli

comentário

por jotabilo » 4/1/2009 1:46

Não resisto perante tanta manipulação.

A OTAN é uma organização constituída para desmembrar uma eventual união da Eurásia. São os USA que determinam e mandam publicar nesse âmbito.
No Libano estão forças da UE de paises de lealdade vendável.
Ou julgam os caros que fomos para a Bósnia só para colaborarmos nas operações de paz e humanitárias?...a candura dos Caros.

Como é que a EU resolve os conflitos sem recorrer à guerra?!!!....deixou morrer ...ou talvez provocasse...centenas de mihares de mortos na ex-jugoslávia e o que fez?

O Kosovo foi bombardeado e massacrado e os europas a assoniar para o lado!!!.

Claro que as lealdades vendáveis ou compráveis....alinharam com a potência marítima....
para a legitimarem nos actos...apenas e a troco de dinheiros inconfssáveis....como seja os italianos, os espanhóis....e nós.
Até ao uranio empobrecido...a patranha da reivindicação quando a administração dos USA mudava.

Não alinhem com aquilo que a propagabda evidencia para apenas vermos aquilo que parece. Existe uma realidade mais crua que importa emcontrar.

cumps

por Dwer » 4/1/2009 1:39

Atomez Escreveu:
Dwer Escreveu:O hezbollah só disparará se a UE deixar. O sul do Líbano está ocupado por forças da UE.

Essas forças da UN na prática são meros observadores, só podem fazer alguma coisa com autorização do governo libanês.

Não. Estão lá na sequência da última guerra Israel / Hezbollah.
Estão lá para impedir o Hezbollah de atacar novamente. Se têm ou não capacidade operacional é outra história. Ou talvez não. O facto de não terem capacidade operacional diz muito do commitment para com Israel da UE.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por atomez » 4/1/2009 1:24

Dwer Escreveu:O hezbollah só disparará se a UE deixar. O sul do Líbano está ocupado por forças da UE.

Essas forças da UN na prática são meros observadores, só podem fazer alguma coisa com autorização do governo libanês.
Niccolò Machiavelli

por Dwer » 4/1/2009 1:19

Atomez Escreveu:
Dwer Escreveu:E claramente, a europa sempre apoiou, objectivamente, os palestinianos.

A UE apoia muito mais Israel. Não é impensável que Israel venha a entrar para a NATO e até mesmo para a UE, lá para a altura em que a Turquia também entrar.

Isso de juntar França, Alemanha e Russia numa mesma "potência terrestre" é delirante.

Uma diferença histórica fundamental dos dias de hoje face ao passado é que a UE (União Europeia) é o 1º bloco político-económico que voluntariamente renunciou ao uso da força como meio de solucionar conflitos políticos, económicos ou territoriais.

Entretanto:
JPost

The army is on high alert along the northern border out of concern that Hizbullah will fire rockets - or use Palestinian proxies to do so - in response to the IDF's escalation of its operations in Gaza.

This would open a second front for Israel as it operates against Hamas in the South.

On Saturday, Saeed Jalili, the secretary of Iran's Supreme National Security Council, arrived in Syria to discuss the situation in the Gaza Strip. According to media reports, Jalili said Iran and Hizbullah had reached an agreement under which the Lebanese group would launch rockets into Israel if the IDF began a ground operation in Gaza.

Olha, é uma boa altura para testar o commitment da UE com Israel.

O hezbollah só disparará se a UE deixar. O sul do Líbano está ocupado por forças da UE.
Abraço,
Dwer

comentário

por jotabilo » 4/1/2009 1:17

Caro Dwer

Quero dizer-te que eu não me atenho a essa teoria somente. Sempre afirmei que existe uma linha de pensamento geopolítico em que essa teoria é mais um elemento de progresso no conhecimento.

Podia ir à Net e colocar essa figura e dizer umas palavras gerais.~

O Atomez apenas se limitou a ir retirar da minha refeência o mapa que se encontra facilmente.

A seguir a essa teoria exista apenas uma outra teoria geopolitica significante. Não é coisa assim tão obsoleta como ele refere.

Vê lá se ele refere alguma dessas teorias que tornam esta demodé?

Esta teoria tem mais corolários importantes a retirar e que ele nem sequer recorta.

Mas como tu dizes eu sou um complicado.

cumps

por atomez » 4/1/2009 1:15

Dwer Escreveu:E claramente, a europa sempre apoiou, objectivamente, os palestinianos.

A UE apoia muito mais Israel. Não é impensável que Israel venha a entrar para a NATO e até mesmo para a UE, lá para a altura em que a Turquia também entrar.

Isso de juntar França, Alemanha e Russia numa mesma "potência terrestre" é delirante.

Uma diferença histórica fundamental dos dias de hoje face ao passado é que a UE (União Europeia) é o 1º bloco político-económico que voluntariamente renunciou ao uso da força como meio de solucionar conflitos políticos, económicos ou territoriais.

Entretanto:
JPost

The army is on high alert along the northern border out of concern that Hizbullah will fire rockets - or use Palestinian proxies to do so - in response to the IDF's escalation of its operations in Gaza.

This would open a second front for Israel as it operates against Hamas in the South.

On Saturday, Saeed Jalili, the secretary of Iran's Supreme National Security Council, arrived in Syria to discuss the situation in the Gaza Strip. According to media reports, Jalili said Iran and Hizbullah had reached an agreement under which the Lebanese group would launch rockets into Israel if the IDF began a ground operation in Gaza.
Niccolò Machiavelli

comentário

por jotabilo » 4/1/2009 0:59

Caro Atomez

Se observares com atenção a orla anterior definida no mapa, esta coincide com a actual fronteira de interesse da potência marítima...os actuais e principais pontos de atrição.

Quem me diz que os especialistas que tu referes e que eu não conheço como eminentes nesta área, não pertencem ou são comprados pela lógica de uma das facções em confronto?

A guerra assimétrica é antiquíssima....a designação é que é nova....e não passa de um desconhecimento da terminologia militar.

Estás enganado, a opinião publica sempre aqui foi referida como um factor a ter em conta na estratégia.
Nadas dizes de novo que me comova e não citas um desses especialistas que venham a afirmar a obsolescência que referes da teoria.

Fazes-me lembrar a ligireza dos power points....dia positivos para cegar o olho sem um mínimo de reflexão.

Existem constantes quando se enceta uma ciência e uma arte...e que não devemos esquecer como método a ter no necessário progresso do conhecimento.
Veio-me à lembrança a existência dos heróis inocentes onde a propaganda prospera.

Os Israelitas são um exército bem enquadrado, disciplinado e bem treinado tanto em termos de forças de combate, como de apoio ao combate e apoio de serviços...naturalmente que o potencial relativo de combate é muito desigual....o hamas passará à guerra irregular para constituir uma resistência credível.

O que afirmas é uma coisa óbvia e faz-me lembrar alguns foreiros que durante este ano apenas diziam o que era claramente previsível...os indices caminhariam para baixo....e faziam ondas atrás de ondas para depois concluirem que o SPX....desceria.

E auto eleogiavam-se por aquelas tremendas conclusões....eheheheh

A guerra do yon Kipuur serviu como guerra inovadora no plano da função logistica da manutenção do material....os Carros de Combate eram quase reparados na frente de combate atravès dos designados COIAGS....ou seja centros de operações integradas de apoio geral....poupa-se muito tempo e material para dar prontidão ao material e consequentemente às unidades... O exército israelita é uma força de referência em doutrina e meios. Naturalmente que controlarão a faixa de Gaza e a Cisjordânia se disso depender a sua sobrevivência.
Nunca tive dúvidas disso.

Mas termino.

cumps

por Dwer » 4/1/2009 0:47

Atomez Escreveu:
jotabilo Escreveu:É natural que os palestinianos se organizem para continuar a resistência, furtando-se ao confronto directo. E irão continuar porque são apoiados exteriormente, por esta europa terrastre que tentará até à exaustão, expulsar a infuência da potência marítima da zona do médio oriente.

Então a Europa está a apoiar os Palestinianos e o Hamas para combater a influência dos EUA na zona "até à exaustão" ???

Ora francamente! Para quem se afirma tão "douto" em matérias de geoestratégia essa é uma visão delirante!

Essa visão de um conflito entre a "potência tesrrestre" e a "potência marítima" é totalmente inválida nos tempos que correm, se é que alguma vez foi válida.

É a Heartland Theory de Mackinder.

Imagem

Resumindo-a, segundo Mackinder:
"Who rules East Europe commands the Heartland;
who rules the Heartland commands the World-Island;
who rules the World-Island controls the world."

Como podemos observar mesmo nos dias de hoje, tal visão está completamente errada.

Essa teoria está totalmente obsoleta desde a 2ª Guerra Mundial. Por várias razões, como apontam os especialistas:

- o aparecimento da força aérea, mísseis, armas nucleares e outros desenvolvimentos tecnológicos que tornaram irrelevante que um grande continente ou um grande mar sejam defesas estratégicas

- a guerra assimétrica

- o peso da opinião pública nas decisões politico-militares (sobretudo desde a guerra do Vietnam)

Atomez, eu não desdenharia tão depressa a tese do jotabil. É mais uma. E não deixa de ser interessante. Pode ou não estar desactualizada. Mas é mais uma ideia a ter em conta.

E claramente, a europa sempre apoiou, objectivamente, os palestinianos.

Apoiar o hamas já é um pormenor.

Curiosamente, só agora é que percebi a tese da potência terrestre e da potência marítima. E há quanto tempo o jotabil vem com esta história!

Ou sou muito burro ou o jotabil tem muita dificuldade em expressar-se ou então é propositadamente críptico. Sendo a última hipótese a que mais tenho dificuldade em compreender.
Abraço,
Dwer

comentário

por jotabilo » 4/1/2009 0:08

Caro Atomez

Vais buscar essa informação à net, citas umas sentenças que lês mas existem mais outros corolários a retirar da teoria do mackinder.
A ele já sucederam outras teorias....e eu apenas o citei como marco de uma evolução do pensamento geopolítico e condicionador que é, dos eventuais progressos a verificar nesse campo.

O que mudou da teoria foi que a aparceu o vector de combate da força aérea, cujos alcances de actuação tornaram a zona pivot vulnerável deixando se ser considerada uma zona de refúgio de forças como antes sucedia,
Mas, foi o próprio Mahan que pela primeira vez utilizou a expressão do médio oriente....e talvez seja essa actualmente a área de maior importância geopolítica do continente da eurásia dada a importância económica do petróleo.
Tudo tem uma continuidade e nada pode ser olvidado num pensamento geopolítico.
Se olhares bem esse mapa, verás que é à volta do médio oriente,da África ocidental, da África Meridional, da América Latina, que se desenvolvem as principais atrições do globo.
No médio Oriente situam-se 90% das reservas de petróleo conhecidas.
Daí a maldição dos islâmicos, daí a interminável guerra da palestina acirrada contra os israelitas, daí a invasão do Iraque pela potência marítima, daí o desinquietar dos iranianos....e tudo o resto que sucede na região
Tu limitas-te a seguir uma atrição que os israelitas têm de cumprir dado que se apoiam maioritariamente na potência maritima...a potência terestre, hoje encabeçada pela Alemanha, benelux, frança, Russia, ...apoia claramente os palestinianos para ver se pode entrar nessa região da terra ...ou pelos menos desestabilizar os islâmicos para diminuirem o poder instalado pela potência marítima.
Pois...o que a propaganda tem como ideia força é esse desiderato que é convencer a opinão publica que essa rivalidade não existe e que são os islâmicos os maus da fita.... Mas isto não acaba agora...os israelitas dentro em breve, cumprida que foi a missão que lhe ordenaram....regressam a quartéis...

Como te disse tens de estudar uma compilação sobre estudos estratégicos, saber o que é o potencial estratégico, como se obtém que factores devemos ter em conta, ver quais são os determinantes para os planos a elaborar, em vista dos objectivos politicos a atingir e que são objecto de rivalidades de insteresse....quase dissea definição de estartégia.

Não vás facilmente nesses lençóis que apenas propagandeiam o que se deseja que seja assimilado pelas massas ignaras.

Acredita se usares a razão.

cumps
Editado pela última vez por jotabilo em 4/1/2009 1:20, num total de 1 vez.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: nbms2012, Olhar Leonino, paulosantinhoamado, Àlvaro e 99 visitantes